Вы находитесь на странице: 1из 8

Fundamentos de Economia

Marco Antonio S. Vasconcellos Manuel Enriquez Garcia

3 Edio | 2009 |

Captulo 7
Estruturas de mercado

Captulo 7 Estruturas de Mercado

7.1 Introduo As estruturas de mercado dependem de trs caractersticas: nmero de empresas que compem esse mercado; tipo do produto: idnticos ou diferenciados; se existem ou no barreiras ao acesso de novas empresas nesse mercado. 7.2 Concorrncia pura ou perfeita: tipo de mercado em que h grande nmero de vendedores que uma empresa isoladamente no afeta a oferta do mercado, nem seu equilbrio, elas so apenas tomadores de preos. mercado atomizado; produtos homogneos; no existem barreiras para novas empresa; transparncia do mercado.

Captulo 7 Estruturas de Mercado

7.3 Monoplio Mercado monopolista: apresenta condies opostas s da concorrncia perfeita, no h concorrncia, nem produto concorrente.

Barreiras para novas empresas:


monoplio puro ou natural; patentes; controle de matrias-primas bsicas; monoplio estatal;

Os lucros extraordinrios devem persistir tambm no longo prazo em mercados monopolizados.

Captulo 7 Estruturas de Mercado

7.4 Oligoplio: estrutura formada por pequeno nmero de empresas que dominam a oferta de mercado. cartel: organizao de produtores dentro de um setor que determina poltica de preos para todas as empresas que a ela pertencem; liderana de preos: empresas lderes e empresas satlites. oligoplios com produtos diferenciados; oligoplios com produtos homogneos; objetivos: na teoria marginalista a maximizao de lucros e na teoria da organizao industrial maximizar o Mark-up.

Mark-up= receita de vendas custos diretos

Captulo 7 Estruturas de Mercado

Preo calculado no modelo de mark-up: p= (1+m)C Taxa de mark-up: fixada de forma a cobrir custos diretos e custos fixos e atender a carta taxa de rentabilidade desejada pelos acionistas. Teoria: as empresas no conseguem prever a demanda por seu produto e, portanto, suas receitas, mas conhecem bem seus custos. Elas fixam preos a partir de uma base mais objetiva, nos seus custos. 7.5 Concorrncia monopolstica: estrutura de mercado intermediria entre concorrncia perfeita e monoplio. Caractersticas: nmero relativamente grande de empresas com certo poder de concorrncia, porm com segmentos de mercados e produtos diferenciados;

margem de manobra para fixao dos preos no muito ampla, uma vez que existem produtos substitutos no mercado.

Captulo 7 Estruturas de Mercado

7.6 Estruturas do mercado de fatores de produo: mo-deobra, capital, terra e tecnologia, apresenta diferentes estruturas e possui demanda derivada. 7.6.1 Concorrncia perfeita no mercado de fatores: mercado cuja oferta do fator de produo abundante, tornando o preo desse fator constante. 7.6.2 Monoplio no mercado da fatores: quando h um monopolista na venda de insumos.

7.6.3 Oligoplio no mercado de fatores: empresas produzem um determinado insumo.

quando

poucas

7.6.4 Monopsnio: forma de mercado na qual h somente um comprador para muitos vendedores dos servios dos insumos.

Captulo 7 Estruturas de Mercado

7.6.5 Oligopsnio: mercado em que h poucos copradores negociando com muitos vendedores na compra de insumos. 7.6.6 Monoplio bilateral: quando um monopsonista, defronta com um monopolista na venda de um fator de produo. 7.7 Grau de concentrao econmica no Brasil: para verificar o grau calcula-se a proporo do faturamento das quatro maiores empresas de cada ramo de atividade sobre o total faturado no ramo respectivo. Quanto mais prximo de 100%, maior o grau de concentrao do setor. 7.8 A ao governamentale e os abusos do poder: Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrncia constitudo de rgos (Cade, SDE, SEAE) que julgam processos administrativos relativos a abusos de poder econmico e analisa fuses de empresas.

Вам также может понравиться