Вы находитесь на странице: 1из 26

A

palavra

adolescente que

vem

do

latim

adolescere,

significa

fazer-se

homem/mulher ou crescer na maturidade.


Fonte: Muuss, 1982.

Menina Moa Luiz Antonio Voc, boto de rosa, Amanh a flor mulher, Jia preciosa Cada um deseja e quer, De manh banhada ao sol, Vem o mar beijar, Lua enciumada, Noite alta vai olhar. Voc, menina-moa, Mais menina que mulher Confisses no oua, Abra os olhos, se puder, Tudo tem seu tempo certo, Tempo para amar, Corao aberto, Faz chorar.

Hoje a Adolescncia uma fase entre a infncia e a idade adulta, em que h transformaes tanto fsicas, quanto psicolgicas, possibilitando comportamentos irreverentes e desafiantes com os outros, e o questionamento de padres e comportamentos infantis, o que necessrio ao crescimento.
Fonte: Glucia Bueno, 2004

A sexualidade do adolescente pode se expressar atravs de relao heterossexual e/ou homossexual, da masturbao e de fantasias; E esse comportamento durante a adolescncia deve-se s expectativas sociais e modelao a partir da televiso, filmes e msicas.
Fonte: Muss, 1996.

Aqui no Brasil, a adolescncia possui diferentes configuraes, pois depende da classe social em que o adolescente est inserido.
Fonte: Pereira, 1996.

Adolescentes brasileiros(as)
Fontes confiveis para obter informaes sobre sexualidade: Famlia; Escola; Livros e revistas;

Servios de sade.
Fonte: Unicef, 2002.

O acesso dos adolescentes aos servios de sade no fcil, pois no h muitas unidades de ateno primria em sade e hospitais preparados para atender a essa faixa etria e s necessidades prprias dessa idade.

Comportamento Sexual:
Em 2001/2002, 32,8% dos adolescentes, entre 12 e 17 anos, j haviam tido relaes

sexuais; Sendo que 61% eram do sexo masculino e 39% do sexo feminino.
Fonte: Unicef, 2002.

Comportamento Sexual :
70% dos (as) jovens referem ter contato

sexual com parceiro nico por 12 meses; A maioria recusa a perspectiva de amor sem fidelidade; Mais de um tero dos(as) jovens acredita ser o nico parceiro para as namoradas(os).
Fonte: UNESCO, 2004.

necessrio reconhecer que, no campo da sexualidade, informaes apenas no bastam

para se evitar a gravidez na adolescncia, as doenas sexualmente transmissveis e a AIDS.


Fonte: Cavasin, 1999.

Os motivos que levam gravidez na adolescncia so inmeros:


Acaso;

Ingenuidade; Submisso; Violncia; Dificuldade em obter o contraceptivo;


Fonte: Cavasin, 1999.

Os motivos que levam gravidez na adolescncia so inmeros:


Forte desejo de ser me,

com
mudana

expectativas de
de status

social e de obteno de

autonomia;
Desejo de obter uma unio estvel.

Gravidez na Adolescncia
Causas tradicionais:
Menarca em idades precose (meninas tem a primeira relao entre 15,6 e 16 anos, Unesco, 2004); Aumento da liberdade social e necessidade de auto-afirmao; Presso do grupo social e pensamento mgico; Estmulo da mdia;

Causas, Segundo a Unesco


Pouca ou nenhuma presena de programa de educao sexual nas escolas;

Aconselhamento sexual baseado em tabus ou em preconceitos religiosos, distanciados da realidade; Resistncia dos pais em dialogar sobre sexualidade: * Dialogar seria promover ? * Falta de dilogo dentro das famlias e entre alunos e professores.

Causas, segundo a Unesco


Falta de informaes sobre planejamento sexual e reprodutivo; Pouco ou nenhum acesso aos mtodos AC, incluindo a anticoncepo de emergncia ; Falta de conhecimento dos jovens sobre si mesmos e sobre a realidade que os cerca; Falta de estmulos para que os jovens idealizem e mobilizem esforos em torno de um projeto de vida.

Causas, apontadas pelas adolescentes que desejaram ou planejaram a gravidez.


Mudana de status social de menina para mulher; Constituir uma famlia prpria, por sentimento de abandono, falta de carinho e de dilogo com os seus prprios pais. Agresso aos seus pais, auto-afirmao; Testar fertilidade.

CONSEQUNCIAS, COMO PROBLEMA MDICO:

Risco obsttrico maior: *Por no ser planejada; *Pelo diagnstico tardio; *Menor acompanhamento pr-natal. Aborto inseguro, elevando a mortalidade materna.
Fonte: Censo 2000

Consequncias como problema social:


Piora das condies financeiras e emocionais: * Desiluso com as perspectivas de vida; * 70% ficaro desempregadas no futuro;

* Abandono escolar: 25% temporariamente e 17,5% definitivamente ; * Sair da casa dos pais e no constituir a prpria familia.

OPES DA ADOLESCENTE GRVIDA


Levar a gestao ao termo; Morar com os pais; Casamento de convenincia; Parar de estudar e trabalhar para sustentar o filho; Doar o filho; Interromper a gestao.

Gravidez na Adolescncia e Aborto


ABORTAMENTO INSEGURO: As adolescentes que abortam tendem a: * ser solteiras, estudantes, com parceiros mais velhos e baixa auto-estima; * ser estimuladas a abortar pelo parceiro ou pela famlia;

Gravidez na Adolescncia e Aborto


ABORTAMENTO INSEGURO: Razes alegadas para o abortamento: * dificuldade de se empregar e financeiras (parto, criar o filho); * falta de coragem em enfrentar a famlia * assumir as responsabilidades.

Aborto ou complicaes no parto so a 5 causa de

mortes entre adolescentes ou 6% do total de bitos entre


jovens. A cada dia, cerca de 140 meninas tm a gravidez interrompida. A cada hora, seis adolescentes entram em processo de aborto. A cada 17 minutos, uma jovem se

torna me no Brasil.

GRAVIDEZ NA ADOLESCNCIA
Ter um resultado favorvel, praticamente sem riscos, se for conduzida atravs de um pr-natal eficiente e humanizado,

voltado para as reais necessidades nutricionais, emocionais e


psicolgicas da gestante adolescente.

Gravidez na Adolescncia
Representa um grande desafio para a sociedade, que necessita da participao de todos: * Famlia * Escola * Servios de Sade * Instituies Governamentais

Obrigado!

Вам также может понравиться