Вы находитесь на странице: 1из 9

Reviso para ltima Prova.

Estudaremos toda a matria para prova , porm com um cuidado maior na segunda parte.

SISTEMAS DE AR CONDICIONADO A funo de um sistema de ar condicionado manter uma temperatura confortvel dentro da fuselagem da aeronave. O sistema ir elevar ou abaixar a temperatura do ar conforme necessrio, para se obter a temperatura desejada. A maioria dos sistemas capaz de manter a temperatura de sada do ar entre 70 e 80 F, com temperaturas de sada do ar normalmente programadas. Este ar com a temperatura condicionada ento distribudo para que haja um mnimo de estratificao (camadas quentes e frias). O sistema, em adio, deve possuir controle de umidade, prevenir contra o embaamento das janelas, e deve manter a temperatura dos painis de parede e piso sob nvel confortvel. Em um sistema tpico, a temperatura do ar comparada desejada, selecionado nos controles de temperatura. Ento, se a temperatura no est correta, aquecedores ou resfriadores so colocados em operao para mudar a temperatura do ar, que misturado, produzindo uma temperatura uniforme na cabine. Em resumo, um sistema de condicionamento de ar projetado para desenvolver uma ou todas das seguintes funes: (1) ventilao; (2) aquecimento; e (3) resfriamento.

SISTEMA DE AQUECIMENTO A maior parte das necessidades de aquece-mento para ar condicionado conseguida automaticamente quando o ar comprimido pelos supercarregadores de cabine. Em muitos casos, o calor no necessita ser adicionado. A compresso do ar freqentemente proporciona mais aquecimento que o necessrio. Consequentemente, resfriamento em alguns graus necessrio, mesmo quando a temperatura do ar de sada no alta.

Quando um grau de aquecimento, em adio quele obtido do "calor da compresso" necessrio, um dos seguintes tipos de sistemas colocado em operao: (1) aquecedores a combusto de gasolina; (2) aquecedores eltricos; (3) reciclagem de ar comprimido; e (4) trocador de calor ar-para-ar dos gases de exausto.

SISTEMA DE OXIGNIO

Sistema de fluxo contnuo Numa forma simples, um sistema bsico de fluxo contnuo de oxignio

Sistema de presso por demanda Um sistema simples de presso por demanda, h um regulador de presso por demanda para cada membro da tripulao, o qual poder ajustar o regulador de acordo com a sua necessidade.

CILINDROS DE OXIGNIO O suprimento de oxignio acondicionado em cilindros de alta ou baixa presso. Todos os cilindros de alta presso so identificados pela colorao verde, e tm as palavras oxignio para consumo dos aviadores em letras brancas de 1 polegada, gravadas longitudinalmente.

Os cilindros de alta presso so fabricados numa variedade de formatos e capacidades. Esses cilindros podero conter uma carga mxima de 2.000 P.S.I., mas so normalmente abastecidos com 1.800 a 1.850 P.S.I.

Os cilindros de baixa presso vem com tamanhos diferentes, e so pintados na cor amarela clara. Esta cor indica que eles so usados somente em linhas de baixa presso de oxignio. Os cilindros podero conter no mximo 450 P.S.I. de carga, mas so normalmente abastecidos com presso de 400 a 425 P.S.I. Quando a presso cai para 50 p.s.i., os cilindros so considerados vazios.

SISTEMAS DE PROTEO CONTRA FOGO


O fogo detectado nas aeronaves com motores convencionais, usando um ou mais dos seguintes itens: (1) Detectores de superaquecimento. (2) Detectores de aumento da razo de temperatura. (3) Detectores de chama. (4) Observao pela tripulao.

Um sistema completo de proteo contra fogo, da maioria das grandes aeronaves com motor turbina, incorporam vrios destes mtodos de deteco: (1) Detectores de aumento da razo de temperatura. (2) Detectores sensores de radiao. (3) Detectores de fumaa. (4) Detectores de superaquecimento. (5) Detectores de monxido de carbono. (6) Detectores de vapores de combustvel. (7) Detectores de fibra tica. (8) Observao pela tripulao ou passageiros.

Os compartimentos dos motores so classificados em zonas, baseadas no fluxo de ar que passa atravs deles. Zona classe A - So as zonas que tm uma grande quantidade de fluxo de ar passando entre arranjos com obstrues de formatos semelhantes. A seo de fora de um motor convencional normalmente deste tipo. Zona classe B - So as zonas que tm uma grande quantidade de fluxo de ar passando aerodinamicamente sem obstrues. Tubos do sistema de troca de calor e de escapamento dos gases so normalmente deste tipo so, tambm, zonas na parte interna de carenagens ou outro acabamento liso, livre de obstculos, e adequadamente drenado para que os vazamentos de lquidos no formem poas. Os compartimentos de motores a turbina podem ser considerados nesta classe, se a superfcie do motor estiver aerodinamicamente livre, e as nervuras estruturais da clula forem cobertas com uma camisa a prova de fogo. Zona classe C - So as zonas que tm relativamente pouco fluxo de ar. Um compartimento de acessrios do motor, separado da seo de fora, um exemplo deste tipo de zona. Zona classe D - So as zonas que tm pouco ou nenhum fluxo de ar. Estas incluem os compartimentos das asas e o alojamento das rodas onde existe pouca ventilao. Zona classe X - So as zonas que tm uma grande quantidade de fluxo de ar passando atravs delas e so de construo complicada, criando grande dificuldade para uma uniforme distribuio do agente extintor de incndios.

Os mtodos usados para evitar a formao de gelo (antigelo) ou para eliminar o gelo que foi formado (degelo) varia com o tipo de aeronave e com o modelo.

Вам также может понравиться