Вы находитесь на странице: 1из 15

LEI DE DROGAS (Lei N 11.

343/06)

DIVISO EM 6 TTULOS
Ttulo I Disposies preliminares. Ttulo II Do sistema Nacional de Polticas pblicas sobre drogas. Ttulo III Das atividades de preveno ao uso indevido, ateno e reinsero social de usurios e dependentes de drogas. Ttulo IV Da represso produo no autorizada e ao trfico ilcito de drogas. Ttulo V Da cooperao internacional. Ttulo VI Das disposies finais e transitrias.

TTULO I DISPOSIES PRELIMINARES


Art. 1 Esta Lei institui o Sistema Nacional de Polticas Pblicas sobre Drogas Sisnad; prescreve medidas para preveno do uso indevido, ateno e reinsero social de usurios e dependentes de drogas; estabelece normas para represso produo no autorizada e ao trfico ilcito de drogas e define crimes. Pargrafo nico. Para fins desta Lei, consideram-se como drogas as substncias ou os produtos capazes de causar dependncia, assim especificados em lei ou relacionados em listas atualizadas periodicamente pelo Poder Executivo da Unio.

Sistema Nacional de Polticas Pblicas sobre Drogas (Sisnad) Fins propostos: 1) Prevenir o uso indevido de drogas 2) Promover a reinsero social de usurios e dependentes, bem como 3) Reprimir a produo e trfico ilcito de drogas. Lei em branco heterognea. Portaria SVS n. 334/98 Regulamentao das substncias proibidas.

A lei atribui ao Sisnad o objetivo de lidar com determinada organizao, distinguindo entre 1) A preveno e reinsero social do usurio e do dependente de drogas. 2) A represso das atividades de traficncia. COMPOSIO DO SISNAD: I Conselho Nacional Antidrogas CONAD II Secretaria Nacional Antidrogas SENAD III conjunto de rgos e entidades pblicos que exeram atividades de que tratam os incisos I e II do art. 1 IV organizaes, instituies ou entidades da sociedade civil que atuam nas reas de ateno sade e da assistncia social e atendam usurios ou dependentes de drogas e respectivos familiares, mediante ajustes especficos.

O artigo 3 - importante referncia polticocriminal. Distino entre: I prevenir minimizando a represso II a represso ao trfico indevido Artigo 4 - equilbrio entre as medidas: Princpios do Sisnad.

A lei esclarece que as drogas so consideras ilcitas em todo o pas, e para todos os fins, salvo especial autorizao regulamentar ou utilizao de acordo com conveno internacional ratificada pelo pas, que trata de plantas de uso ritualsticoreligioso. Nos termos da conveno, a lei prev que a Unio autorize o plantio, cultura e colheita de vegetais que sirvam de matria-prima para produo ou que sejam diretamente utilizados como drogas, desde que para fins medicinais ou cientficos.

TERMINOLOGIA DA ORGANIZAO MUNDIAL DA SADE (OMS) Experimentador. Usurio ocasional. Usurio habitual. Usurio dependente Dependncia Escalada Tolerncia Poliusurio Overdose

PREVENO DO USO DE DROGAS


Tipos de interveno preventiva 1) Preveno Primria: consiste em quaisquer atos destinados a diminuir a incidncia de uma doena numa populao, reduzindo o risco de surgimento de novos casos. 2) Preveno secundria: consiste em quaisquer atos destinados a diminuir a prevalncia de uma doena numa populao, reduzindo sua evoluo e durao. 3) Preveno terciria: consiste em quaisquer atos destinados a diminuir a prevalncia das incapacidades crnicas numa populao, reduzindo ao mnimo as deficincias funcionais consecutivas doena.

DOS CRIMES E DAS PENAS


-

Posse para consumo pessoal Art. 28.

Lei n. 11.343/2006

Lei n. 6.368/76 (Lei anterior): Art. 16 Adquirir, guardar ou trazer consigo, para uso prprio, substncia entorpecente ou que determine dependncia fsica ou psquica, sem autorizao ou em desacordo com determinao legal ou regulamentar: Pena: deteno, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, e pagamento de 20 (vinte) a 50 (cinquenta) diasmulta.

Art. 28. Quem adquirir, guardar, tiver em depsito, transportar ou trouxer consigo, para consumo pessoal, drogas sem autorizao ou em desacordo com determinao legal ou regulamentar ser submetido s seguintes penas: I advertncia sobre os efeitos das drogas; II prestao de servios comunidade; III medida educativa de comparecimento a programa ou curso educativo.

MANUTENO DA CRIMINALIZAO
A nova redao descriminaliza o porte de droga para uso prprio, uma vez que no prev mais a pena privativa de liberdade ao usurio de drogas, trazendo apenas a pena de advertncia e duas penas restritivas de direito. (Corrente doutrinria mnima). Competncia: Juizados Especiais Criminais. O Promotor de Justia, quando do oferecimento da proposta de transao mencionar qual a pena ou penas que devero ser aplicadas pelo usurio.

Retroatividade da lei mais benfica: A norma do novo art. 28 mais benfica em relao do art. 16 da Lei n. 6.368/76. Logo, as novas penas j podero ser aplicadas aos processos em curso e tambm aos findos, com trnsito em julgado, o que dever ser feito, nesse ltimo caso, pelo juzo da execuo. Observncia da Smula 611 STF.

Advertncia sobre os efeitos da droga: Modalidade: sano no privativa de liberdade. Natureza jurdica: pena. Pode gerar reincidncia. Juiz: audincia preliminar Art. 48 da Lei: Havendo a proposta de transao pelo Ministrio Pblico (consistente em advertncia sobre os efeitos da droga), aceita pela defesa. Juiz dever censurar levemente o autor do fato. Lavratura de termo subscrito pelos presentes.

Prestao de servios a comunidade: Pode ser aplicada em audincia preliminar. Prazo mximo da pena: 5 meses . Gratuita Regras do art. 46, pargrafo 3 CP. Local: programas comunitrios, entidades educacionais ou assistenciais, hospitais, estabelecimentos congneres pblicos ou privados, sem fins lucrativos, que se ocupem, preferencialmente, da preveno do consumo ou da recuperao de usurios e dependentes de drogas.

Comparecimento a programa ou curso educativo. Reincidncia: agente que pratica novo crime aps o trnsito em julgado de sentena que o tenha condenado por crime anterior (art. 63 do CP). Art. 28, pargrafo 4 da Lei. Admoestao verbal: nova modalidade de pena instituda pelo art. 28, pargrafo 6, da Lei de Drogas. Multa: Mnimo, em 40 e, no mximo, em 100 diasmulta. Creditados ao Fundo Nacional Antidrogas.

Вам также может понравиться