Вы находитесь на странице: 1из 31

Sigmund Freu

DESENVOLVIMENTO PSQUICO

Jung e Freud

FREUD
- Austria - 1853-1939 (83 anos) - Fundador da psicanlise - Estudos iniciais com a hipnose; - Concepo do Inconsciente; - Anlise de Sonhos - Dilogo entre paciente e psicanalista

Psiqu

Psique: Psiqu

palavra grega que significa alma, esprito, mente. (Borba, 2004).

Teorias do Aparelho Psquico:Freud

1 Teoria:
Consciente Pr-consciente Inconsciente

2 Teoria
Id Ego Supergo

Conscincia
Localizao: reas

pr-frontais do crtex cerebral frontal.

Estado mental em

viglia que determina o conhecimento de si mesmo e das coisas que cercam a pessoa.

Conscincia
A conscincia fruto da necessidade bsica de nos

mantermos vivos.

Consciente: aparelho psquico que recebe ao mesmo tempo

informaes dos mundos interior e exterior e cria registros de acordo com o prazer e desprazer

Sofre influncias do inconsciente

Pr e consciente
Pr-consciente: contedos no presentes na conscincia mas acessveis em momentos diversos. Consciente: aparelho psquico que recebe ao mesmo tempo informaes dos mundos interior e exterior.

Inconsciente
Local onde ficam armazenados os contedos

psquicos reprimidos da conscincia devido a uma idia ou representao insuportvel ou dolorosa que est na origem de um sintoma.
(Bock, 1996)

Inconsciente
Constitudos por contedos reprimidos;
No tem acesso aos sistemas pr e

conscientes; Os contedos podem ter sido conscientes mas foram reprimidos; um aparelho psquico de leis prprias (no possui espao-tempo).

2 Teoria do aparelho psquico


Id reservatrio de energia psquica das pulses, regidos pelo princpio do prazer; Ego sistema de equilbrio entre as exigncias do Id e as ordens do Superego, regido pelo princpio da realidade. Funes bsicas: percepo, memria,

sentimentos e pensamento; Superego sistema originado pelas regras sociais e culturais a partir do Complexo de dipo.

Conceitos importantes
Realidade psquica: formulaes psquicas que possuem fora mental de igual energia a realidade mas que de fato no aconteceram; Pulso: Trieb, significa o broto, uma fora germinativa; um impulso, impulso, propulso. a forma originria do querer. Estado de tenso que busca atravs de algo a supresso deste estado. Eros pulso de vida (sexualidade e autoconservao) / Tanatos pulso de morte (agressividade e destruio)

Mecanismos de Defesa
Mecanismos psquicos inconscientes de privao de sofrimento do ego com deformao da realidade interferindo no

pensamento consciente do indivduo. So utilizados por todos ns e no temos controles sobre eles. Possuem uma finalidade positiva segundo a avaliao do aparelho psquico do indivduo.

Recalque
Um dos mais importantes mecanismos de defesa. Possui uma fora de impedimento de aes

do indivduo; Interfere diretamente na compreenso de eventos atuais e que se chocam com atravs da interpretao do aparelho psquico com eventos de sofrimento marcantes pregressos.

Negao
Alm de um mecanismo de defesa muito evidente e comum, uma das 5 fases do processo de morrer. Racionaliza uma resposta para afastar o peso da responsabilidade imediata do indivduo ao evento gerador de desestabilizao psquica.

Projeo
Mecanismo muito utilizado por profissionais da sade, alm de pacientes e familiares. O indivduo projeta algo seu em outro, no

mundo, em algo ou algum realizando importante crtica ou lhe apresentando singular averso pois encontra no objeto projetado aquilo ou o que ele realmente faz ou .

Regresso
O indivduo retorna a fases anteriores da sua vida atravs de gestos, pensamentos, aes, etc. Um importante ativador desta defesa a frustrao que pode caracterizar um retorno ao momento de vida que correlacionado

pelo aparelho psquico como gerador igual ao daquele momento.

Formao reativa
Ocorre um afastamento do desejo originrio do Id atravs de uma atitude orientada do ego contrria a isto. Pessoas que utilizam este mecanismo frequentemente so tidas como falsas ou duas caras.
Poder tornar-se mais agressivas com os outros quando o ego ou superego no sustentarem a energia intensa vinda do Id.

Racionalizao
Muito frequente nos pacientes bem esclarecidos e est presente na fase de negao e barganha do processo de morrer. Ocorre uma construo com uma argumentao nem sempre plausvel para um fenmeno, deformando a realidade

consciente do fato.

Introjeco
Mecanismo muito utilizado por pacientes introspectivos, em fase de depresso do processo de morrer. O indivduo isola-se no seu ego e procura na instrospeco o alvio para o enfrentamento das situaes atuais, concretas e reais.

Fantasia
Muito comum a todas as pessoas; No muito vista como um mecanismo de defesa por alguns autores; importante na construo de criatividade; O problema quando ela faz com que o indivduo fuja da realidade consciente e passe

a viver frustraes posteriores a fantasia construida.

Identificao
Mecanismo muito comum de adaptao ao meio social.
Muito utilizado pelos pacientes durante a

internao e pelos profissionais no incio de carreira. O indivduo assume caractersticas de outra pessoa e passa agir inconscientemente como ela.

Converso
Realizada por pacientes carentes e com alteraes cargas de energia psquicas.
O paciente frequentemente apresenta

sintomas clnicos vindos da Converso de uma energia psquica de sofrimento para uma determinada regio, sistema ou rgo do prprio corpo.

Deslocamento
Muito usado por enfermeiros, supervisores, lderes para com as equipes ou dos subordinados para com os pacientes ou familiares. Associado a quadros de Sndrome de Burnout em trabalhadores que passam por esgotamento do aparelho psquico. O indivduo desloca a raiva de algum ao qual no pode responder para aquele que pode ser seu subordinado ou algum mais frgil que ele mesmo.

Elisabeth Kubler Ross


KBLER-ROSS, Elisabeth. Sobre a Morte e o Morrer. 4. ed. So Paulo:

Martins Fontes, 1969. KBLER-ROSS, Elisabeth. Morte estgio final da evoluo. 2. ed. Rio de Janeiro: Record, 1975. KBLER-ROSS, Elisabeth. Perguntas e respostas sobre a Morte e o Morrer. So Paulo: Martins Fontes, 1979. KBLER-ROSS, Elizabeth. A morte: um amanhecer. So Paulo: Pensamento, 1991. KBLER-ROSS, Elisabeth. A roda da vida: memrias do viver e do morrer. Rio de Janeiro: GMT, 1998. Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Elisabeth_K%C3%BCbler-Ross"

Modelo Ross
5 estgios de luto / trajdia / perda;
Negao; Revolta / Raiva; Depresso; Barganha; Aceitao.

Negao
Impacto inicial;
acompanhado de isolamento

(questionamento ntimo); Mecanismo temporrio do Ego para suportar a dor psquica originria da desestabilizao; muito comum em todas as faixas etrias e muito intensa com pessoas ativas.

Raiva
O Ego no suportar por muito tempo mentir para si mesmo;
A dor transferida para outros devido a revolta

contra a sua prpria condio; As pessoas mais prximas (familiares) e mais sensveis (enfermagem) sofrem mais; Quanto maiores as limitaes maiores as agresses (perda de autonomia necessidade humana bsica).

Barganha
Negociao entre superego e o ego;
Estar com raiva ou ficar negando a condio

ou situao no resolveu, preciso negociar! Mas com quem? Mdicos, Deus, Medicina, Milagres! Tentativas diversas com o possvel e impossvel.

Depresso
Mecanismo de defesa diferente da doena!
Um pode levar ao outro; Racionalizao e domnio consciente (superego)

de que a condio irreversvel; Desnimo, apatia, tristeza, choro, insnia, etc. Pedido de socorro! preciso dar ateno, colo, compaixo!

Aceitao
Despedida!
No existem sentimentos de revolta; preciso deixar as coisas em ordem e

aproveitar a vida ao mximo carpe diem! Geralmente os tratamentos param! No aceito pelos profissionais da sade com facilidade.

Вам также может понравиться