Вы находитесь на странице: 1из 22

mariajosef.lima@gmail.

com

NOS SERVIOS DE URGNCIA E EMERGNCIA

Enf Maria Jos Ferreira Lima

Setembro de 2012.

Acolhimento
Tradicionalmente, a noo de acolhimento no campo da

sade tem sido identificada: Ora a uma dimenso espacial, que se traduz em recepo administrativa e ambiente confortvel; Ora a uma ao de triagem administrativa e repasse de encaminhamentos para servios especializados que afirma, na maior parte das vezes, uma prtica de excluso social, na medida em que escolhe quem deve ser atendido. Nesta definio tradicional de acolhimento, o objetivo principal o repasse do problema tendo como foco a doena e o procedimento, e no o sujeito e suas necessidades.

mariajosef.lima@gmail.com

Os processos de anestesia de nossa escuta e de produo de indiferena diante do outro, em relao s suas necessidades e diferenas, tm-nos produzido a enganosa sensao de salvaguarda, de proteo do sofrimento.

mariajosef.lima@gmail.com

Acolhimento
Acolher dar acolhida, admitir, aceitar, dar

ouvidos, dar crdito a, agasalhar, receber, atender, admitir (FERREIRA, 1975). O acolhimento como ato ou efeito de acolher expressa, em suas vrias definies, uma ao de aproximao, um estar com e um estar perto de, ou seja, uma atitude de incluso. Ele est presente em todas as relaes e os encontros que fazemos na vida, mesmo quando pouco cuidamos dele.

Acolhimento
O acolhimento uma ao tcnico-assistencial que

pressupe a mudana da relao profissional/usurio e sua rede social atravs de parmetros tcnicos, ticos, humanitrios e de solidariedade, reconhecendo o usurio como sujeito e participante ativo no processo de produo da sade. O acolhimento um modo de operar os processos de trabalho em sade de forma a atender a todos que procuram os servios de sade, ouvindo seus pedidos e assumindo no servio uma postura capaz de acolher, escutar e pactuar respostas mais adequadas aos usurios.

mariajosef.lima@gmail.com

O ACOLHIMENTO COMO POSTURA E PRTICA NAS AES DE ATENO E GESTO FAVORECE UMA RELAO DE CONFIANA E COMPROMISSO ENTRE EQUIPES E SERVIOS.

mariajosef.lima@gmail.com

Importante
O acolhimento no um espao ou um

local, mas uma postura tica, no pressupe hora ou profissional especfico para faz-lo, implica compartilhamento de saberes, necessidades, possibilidades, angstias e invenes. Desse modo que o diferenciamos de triagem, pois ele no se constitui como uma etapa do processo, mas como ao que deve ocorrer em todos os locais e momentos do servio de sade.

mariajosef.lima@gmail.com

preciso no restringir o conceito de acolhimento

ao problema da recepo da demanda.


O acolhimento na porta de entrada s ganha

sentido se o entendermos como parte do processo de produo de sade, como algo que qualifica a relao e que, portanto, passvel de ser apreendido e trabalhado em todo e qualquer encontro no servio de sade.

mariajosef.lima@gmail.com

Desafios Servios de Urgncia e Emergncia


Superlotao; Processo de trabalho fragmentado; Conflitos e assimetrias de poder;

Excluso dos usurios na porta de entrada;


Desrespeito aos direitos desses usurios; Pouca articulao com o restante da rede de servios;

mariajosef.lima@gmail.com

Classificao de Risco
A classificao de risco uma ferramenta

que, alm de organizar a fila de espera e propor outra ordem de atendimento que no a ordem de chegada, tem tambm outros objetivos importantes, como:

mariajosef.lima@gmail.com

Garantir o atendimento imediato do usurio com grau de risco elevado;

mariajosef.lima@gmail.com

Informar o paciente que no corre risco imediato, assim como a seus familiares, sobre o tempo provvel de espera;

mariajosef.lima@gmail.com

Promover o trabalho em equipe por meio da avaliao contnua do processo;

mariajosef.lima@gmail.com

Dar melhores condies de trabalho para os profissionais pela discusso da ambincia e implantao do cuidado horizontalizado;

mariajosef.lima@gmail.com

Aumentar a satisfao dos usurios e, principalmente, possibilitar e instigar a pactuao e a construo de redes internas e externas de atendimento.

mariajosef.lima@gmail.com

A realizao da classificao de risco isoladamente no

garante uma melhoria na qualidade da assistncia. necessrio construir pactuaes internas e externas para a viabilizao do processo, com a construo de fluxos claros por grau de risco, e a traduo destes na rede de ateno.

mariajosef.lima@gmail.com

Uma vez que no se trata de fazer um diagnstico prvio

nem de excluir pessoas sem que tenham sido atendidas pelo mdico, a classificao de risco realizada por profissional de enfermagem de nvel superior, que se baseia em consensos estabelecidos conjuntamente com a equipe mdica para avaliar a gravidade ou o potencial de agravamento do caso, assim como o grau de sofrimento do paciente. Os protocolos de classificao so instrumentos que sistematizam a avaliao que, em muitos casos, feita informalmente pela enfermagem e devem ter sempre respaldo mdico.

mariajosef.lima@gmail.com

O protocolo de classificao de risco uma ferramenta

til e necessria, porm no suficiente, uma vez que no pretende capturar os aspectos subjetivos, afetivos, sociais, culturais, cuja compreenso fundamental para uma efetiva avaliao do risco e da vulnerabilidade de cada pessoa que procura o servio de urgncia. O protocolo no substitui a interao, o dilogo, a escuta, o respeito, enfim, o acolhimento do cidado e de sua queixa para a avaliao do seu potencial de agravamento

mariajosef.lima@gmail.com

RISCOS E VULNERABILIDADE
Avaliar riscos e vulnerabilidade implica estar atento tanto

ao grau de sofrimento fsico quanto psquico; Muitas vezes o usurio que chega andando, sem sinais visveis de problemas fsicos, mas muito angustiado, pode estar mais necessitado de atendimento e com maior grau de risco e vulnerabilidade.

mariajosef.lima@gmail.com

Resolutividade x Resolubilidade
Resolutivo a ao focada em solues

possveis para um problema, jamais no problema em si! Ex: Ao resolutiva para diminuir o tempo de atendimento ao cliente. Resolubilidade: Nos remete qualidade, resoluo; resolver determinados problemas impostos pela sociedade.

mariajosef.lima@gmail.com

Legislao
RESOLUO COFEN N 423/2012 - NORMATIZA, NO MBITO DO SISTEMA

COFEN/CONSELHOS REGIONAIS DE ENFERMAGEM, A PARTICIPAO DO ENFERMEIRO NA ATIVIDADE DE CLASSIFICAO DE RISCOS RESOLVE: Art. 1 No mbito da equipe de Enfermagem, a classificao de risco e priorizao da assistncia em Servios de Urgncia privativa do Enfermeiro, observadas as disposies legais da profisso. Pargrafo nico. Para executar a classificao de risco e priorizao da assistncia, o Enfermeiro dever estar dotado dos conhecimentos, competncias e habilidades que garantam rigor tcnico-cientfico ao procedimento. Lei do Exerccio Profissional da Enfermagem n 7.498, de 25 de junho de 1986 o artigo 11, inciso I, alnea "m", da, segundo o qual o Enfermeiro exerce todas as atividades de Enfermagem, cabendo-lhe, privativamente, a execuo de cuidados de enfermagem de maior complexidade tcnica e que exijam conhecimentos de base cientfica e capacidade de tomar decises imediatas; Cdigo de tica dos Profissionais de Enfermagem, aprovado pela Resoluo n 311/2007; o artigo 13 Portaria GM/MS n. 2048, de 5 de novembro de 2002. PORTARIA N 1.600, DE 7 DE JULHO DE 2011 Reformula a Poltica Nacional de Ateno s Urgncias e institui a Rede de Ateno s Urgncias no Sistema nico de Sade (SUS). PORTARIA N 2.648, DE 7 DE NOVEMBRO DE 2011

mariajosef.lima@gmail.com

Vale a pena sair dos lugares j destinados para construir outros mundos... podemos nos fortalecer nos bons encontros que fazemos... Para compartilhar os sonhos e utopias e para lhes dizer que vale a pena insistir na vida.
Regina Benevides

Вам также может понравиться