Вы находитесь на странице: 1из 53

Educao para a Sexualidade

Departamento de Psicopedagogia e Orientao Vocacional

Sexualidade (O.M.S)

() uma energia que nos motiva para encontrar amor, contacto, ternura e intimidade; ela integra-se no modo como nos sentimos, movemos, tocamos e somos tocados; ser-se sensual e ao mesmo tempo ser-se sexual. A sexualidade influencia pensamentos, sentimentos, aces e interaces e, por isso, influencia tambm a nossa sade fsica e mental.

Como So os Meus rgos Sexuais


rgos sexuais masculinos internos:

1. Epiddimo 2. Canais deferentes 3. Vesculas seminais 4. Prstata 5. Glndulas de Cowper 6. Uretra

Como So os Meus rgos Sexuais

As vesculas seminais so duas glndulas que segregam o lquido seminal, necessrio para alimentar e facilitar o movimento dos espermatozides. A prstata, que se situa por baixo da bexiga, a glndula onde se fabrica o lquido prosttico, imprescindvel para garantir a sobrevivncia dos espermatozides. As substncias produzidas por estas glndulas so necessrias para formar, juntamente com os espermatozides, um lquido branco e espesso chamado smen.

Como So os Meus rgos Sexuais

O que o smen? O smen o lquido esbranquiado e espesso que o homem expulsa pela uretra durante a ejaculao. Na sua composio esto includos milhes de espermatozides por milmetro cbico, lquido seminal e lquido prosttico, pelo que constitui o material fecundante masculino.

Como So os Meus rgos Sexuais

As glndulas de Cowper, que se situam debaixo da prstata, produzem um lquido que neutraliza a acidez da urina, facilitando a passagem do smen pela uretra. Este lquido expelido antes da ejaculao e pode conter espermatozides.

A uretra um canal que percorre o interior do pnis. Por ela passam o smen e a urina mas nunca simultaneamente, devido ao de uma pequena vlvula.
No homem no existem ciclos sexuais, embora tambm tenha a actividade sexual regulada hormonalmente. Desde a puberdade, os testculos produzem continuamente espermatozides. A hormona sexual masculina a testosterona que produzida nos testculos, estimula a produo de espermatozides e a responsvel pelas caractersticas sexuais secundrias.

Como So os Meus rgos Sexuais

Os espermatozides so as clulas sexuais masculinas, cuja funo fecundar um vulo feminino. A produo de espermatozides comea durante a puberdade, por volta dos 13 anos, e continua durante toda a vida, mas vai decrescendo a partir dos 50 anos aproximadamente. Um homem produz cada dia cerca de 20 milhes de espermatozides, que so armazenados. Em cada ejaculao so expelidos entre 300 e 500 milhes. Os espermatozides no ejaculados degeneram e so reabsorvidos pelo corpo.

Como So os Meus rgos Sexuais


Os espermatozides podem viver dentro do aparelho reprodutor feminino entre 48 e 72 horas aps terem sido expelidos. Os espermatozides so muito pequenos e quando amadurecem so formados pela cabea, corpo e uma cauda que lhes permite mover-se em busca do vulo. Os espermatozides saem dos testculos e chegam ao epiddimo, onde acabam de amadurecer, e passam, depois, para os canais deferentes, que so duas condutas longas e estreitas que vo dos testculos at s vesculas seminais.

Como So os Meus rgos Sexuais

rgos sexuais masculinos externos:

1. Pnis 2. Glande 3. Prepcio 4. Escroto 5.Testculos

Como So os Meus rgos Sexuais

Um dos rgos sexuais masculinos externos o pnis. atravs dele que saem para o exterior a urina e o smen, mas nunca simultaneamente. Na sua extremidade encontra-se a glande, onde se concentra uma grande quantidade de terminaes nervosas. Encontra-se coberta e protegida por uma pele que se chama prepcio. Por vezes, a glande no pode sair devido ao prepcio e a esta circunstncia d-se o nome de fimose. O escroto uma bolsa de pele fina e sensvel cuja funo proteger os testculos e mant-los a um temperatura 2 C mais baixa do que o resto do corpo. Mas quando a temperatura exterior muito fria, o escroto encolhe e aproxima-se do corpo de forma a proporcionar mais calor aos testculos.

10

Como So os Meus rgos Sexuais

Os testculos so dois rgos de forma oval no interior dos quais so produzidos os espermatozides e a hormona sexual masculina (testosterona). Os testculos encontram-se fora do corpo, uma vez que os espermatozides necessitam de estar a uma temperatura inferior do corpo (37 C) de forma a poderem amadurecer. No interior do pnis existe um tecido semelhante a uma esponja que, por vezes, se enche de sangue, o que faz com que o pnis fique rgido e a sua largura e comprimento aumentem. A este fenmeno dse o nome de ereo.

11

Como So os Meus rgos Sexuais

O que uma ereo? A ereo um fenmeno reflexo em que se produz elevao, aumento de tamanho e dureza do pnis, como consequncia de uma maior acumulao de sangue no seu interior.

As erees produzem-se sempre por carcias sexuais? No. As erees podem ser causadas por muitas coisas: carcias, fantasias, sonhos e at mesmo podem produzir-se de uma maneira totalmente imprevista e espontnea.

12

Como So os Meus rgos Sexuais

A ejaculao deve-se a uma excitao voluntria (como nas relaes sexuais e na masturbao) ou involuntria (como o caso das ejaculaes nocturnas, tambm chamadas polues). O lquido libertado na ejaculao o smen. Contm espermatozides e as substncias produzidas por outras glndulas sexuais (prstata e vesculas seminais). O volume do smen libertado em cada ejaculao varia entre trs e quatro mililitros. Ao atingir a puberdade, os rapazes tm ejaculaes involuntrias, consequncia das mudanas que se vo produzindo no seu corpo. So o sinal de que esto a amadurecer sexualmente. Pode acontecer de forma inconsciente enquanto se dorme.

13

Como So os Meus rgos Sexuais

rgos sexuais femininos externos:

1. Vulva 2. Grandes lbios 3. Pequenos lbios 4. Cltoris 5. Orifcio vaginal 6. Hmen.

14

Como So os Meus rgos Sexuais

Ao conjunto dos rgos sexuais externos d-se o nome de vulva, que composta por: Os grandes lbios, que so duas dobras na pele que se cobrem de plo e que protegem o interior da vulva. Os pequenos lbios, duas dobras mais pequenas, cobertas pelos grandes lbios, e que protegem o orifcio vaginal e a uretra . O cltoris um pequeno rgo situado na juno dos dois pequenos lbios. muito sensvel, devido quantidade de terminaes nervosas que nele se concentram, e tem funo sexual.

15

Como So os Meus rgos Sexuais

Um pouco mais abaixo encontramos o orifcio vaginal, ou entrada da vagina, que se encontra praticamente coberto pelo hmen. O hmen uma membrana fina e muito flexvel na qual existe sempre uma abertura por onde so expelidos o lquido menstrual e o fluxo vaginal. A sua funo proteger de possveis infeces enquanto se criana.

16

Como So os Meus rgos Sexuais

rgos sexuais femininos internos:

1. Vagina

2. Colo do tero ou crvix 3. tero ou matriz 4. Endomtrio 5. Trompas de Falpio 6. Ovrios

17

Como So os Meus rgos Sexuais

A vagina um rgo que liga o tero ao exterior do corpo. Mede cerca de dez centmetros e encontra-se ligeiramente inclinada para as costas. As suas paredes so muito elsticas, uma vez que tm que permitir a passagem de um beb durante o parto. Apesar de tudo, esto, habitualmente, em contacto. O interior da vagina costuma estar hmido devido ao fluxo vaginal. Esta humidade natural lubrifica a vagina e cria um meio cido que evita as infeces, assegurando o equilbrio vaginal. O fluxo vaginal esbranquiado, mas muda de aspecto e consistncia em funo do ciclo menstrual. Face a qualquer alterao da sua cor ou do seu cheiro deve-se entrar em contacto com o mdico.

18

Como So os Meus rgos Sexuais

As Trompas de Falpio so dois canais que unem o tero com os ovrios. A sua funo recolher mensalmente o vulo produzido num dos ovrios, de forma a lev-lo para o tero.

nas Trompas de Falpio que normalmente se produz a fecundao.


Os ovrios so dois rgos pequenos com forma de amndoa, situados na parte inferior do abdmen. As suas funes so amadurecer os vulos e fabricar hormonas sexuais (estrgenos e progesterona) .

19

Como So os Meus rgos Sexuais

A vagina encontra-se separada do tero pelo colo do tero ou crvix, uma abertura do tamanho de uma cabea de alfinete, que une a parte inferior do tero com a vagina. Por esta abertura sa o perodo e passam os espermatozides caso se tenham relaes sexuais sem proteco. Por esta abertura no cabe um tampo. O tero, ou matriz, um rgo muscular oco. Tem o tamanho e a forma de uma pra invertida. Da mesma forma que a vagina, o tero formado por um tecido muscular muito elstico, pois aqui que se desenvolve o feto durante a gravidez. A sua camada interna tem o nome de endomtrio. Tratase de um tecido rico em pequenos vasos sanguneos cuja funo alimentar o embrio no caso do vulo ser fecundado. Se tal no acontece, soltase, dando origem ao perodo.

20

Como So os Meus rgos Sexuais

Ao contrrio dos rapazes, que comeam a produzir espermatozides durante a puberdade, uma rapariga nasce com todos os vulos que ter durante toda a sua vida (cerca de 250 000 em cada ovrio), mas apenas na puberdade comeam a amadurecer. De 28 em 28 dias, aproximadamente, ocorre no interior do corpo feminino um complexo ciclo de mudanas que possibilitam a gravidez. A este processo chama-se ciclo menstrual.

21

Ciclo Menstrual

Fases do Ciclo Menstrual 1 fase: perodo. O perodo ocorre porque o vulo que se encontrava numa das trompas de Falpio no foi fecundado por nenhum espermatozide. O endomtrio, j preparado para receber o vulo fecundado, tornase desnecessrio e solta-se. O desprendimento deste tecido, dotado de muitos vasos sanguneos, d origem ao fluxo menstrual.

22

Ciclo Menstrual
2 fase: pr-ovulao. Imediatamente aps o perodo, as hormonas produzidas pela hipfise (uma pequena glndula situada na base do crebro) alertam os ovrios de que chegou o momento de amadurecer outro vulo. Simultaneamente, as hormonas segregadas pelos ovrios fazem com que o endomtrio (ou camada interna do tero) comece de novo a crescer e a preparar-se para uma possvel gravidez.

23

Ciclo Menstrual

3 fase: ovulao. O vulo j maduro) sai do ovrio e vai para o tero atravs de uma das trompas de Falpio (a esquerda ou a direita, segundo seja o ovrio esquerdo ou direito a gerar o vulo). O vulo tem uma vida frtil de 24 a 48 horas. A ovulao pode produzir-se a qualquer momento do ciclo (ovulaes espontneas), at mesmo durante o perodo.

24

Ciclo Menstrual

4 fase: ps-ovulao. O vulo chega ao tero entre sete e dez dias depois da ovulao. Se no foi fecundado por um espermatozide, o vulo morre e eliminado juntamente com o fluxo menstruaI. A partir desse momento comea uma nova menstruao e, com ela uma nova fase de um novo ciclo.

25

Contraceo

Chamamos contraceo ao conjunto de processos que procuram evitar que a mulher fique grvida quando tem relaes sexuais. A contraceo utilizada no planeamento familiar, permitindo a uma mulher e a um homem escolher: - quando querem ter um filho; - o nmero de filhos que querem ter; - o espaamento entre os filhos.

26

Contraceo

tambm utilizada - ou deveria ser - sempre que uma mulher e um homem tm relaes sexuais, sem estarem interessados em constituir, em conjunto, uma famlia.

Os adolescentes que tm relaes sexuais, no esto em condies de constituir uma famlia e por isso fundamental que utilizem um mtodo eficaz de contraceo.

27

Contraceo

Para compreender os vrios mtodos de contraceo preciso lembrar que: - s durante alguns dias em cada ms a mulher tem um vulo fecundvel; - o ovo forma-se pela unio do espermatozide com o vulo; - que essa unio se d nas trompas;

- que o ovo fecundado se fixa na parede do tero, especialmente preparado para o efeito.

28

Contraceo

Os vrios mtodos contracetivos procuram interferir a nveis diferentes


- sobre o espermatozide:

PRESERVATIVO MASCULlNO - Espcie de dedeira que se enfia no pnis no incio das relaes sexuais e que impede o contacto entre os espermatozides e o aparelho sexual feminino. COITO INTERROMPIDO - O homem, ao sentir aproximar-se o orgasmo, retira o pnis da vagina, ejaculando fora. Impede, embora com muitas falhas, o contacto dos espermatozides com o aparelho sexual feminino. habitualmente considerado pouco satisfatrio, quer para homem, quer para a mulher.

29

Contraceo

PRESERVATIVO FEMININO uma bolsa de poliuretano de dezassete centmetros que se ajusta na vagina. um mtodo contracetivo de barreira.

Protege das Doenas de Transmisso Sexual!!!

30

Contraceo

DIAFRAGMA - rodela de borracha que a mulher aprende a colocar no fundo da vagina para revestir o colo do tero, antes da relao sexual. Impede a passagem dos espermatozides da vagina para o tero.

No protege das Doenas de Transmisso Sexual!!!

31

Contraceo

ESPERMICIDAS - Existem em espuma. creme, geleia, sprays, cones ou velas. Diminuem a vitalidade dos espermatozides, procurando impedir a fecundao.

No protegem das Doenas de Transmisso Sexual!!!

32

Contraceo

LAQUEAO DOS CANAIS DEFERENTES - Interveno cirrgica, em princpio definitiva, que corta ou interrompe os canais deferentes, impedindo a passagem dos espermatozides. H ejaculao sem espermatozides.

No protege das Doenas de Transmisso Sexual!!!

33

Contraceo - sobre os vulos:

PLULA E INJECO so comprimidos ou injeces de hormonas que impedem a formao de vulos.

No protegem das Doenas de Transmisso Sexual!!!

34

Contraceo

LAQUEAO DAS TROMPAS Interveno cirrgica, em princpio definitiva, que corta ou interrompe as trompas, impedindo a passagem dos vulos.

No protege das Doenas de Transmisso Sexual!!!

35

Contraceo

Implante Transdrmico colocado no interior da pele no brao, com anestesia local. Liberta hormonas de forma gradual impedindo a gravidez. Dura em mdia 3 anos, devendo ser mudado nesta altura.

No protege das Doenas de Transmisso Sexual!!!

36

Contraceo

Adesivo contracetivo um mtodo de contraceo constitudo por um adesivo fino e impregnado de hormonas que so continuamente transferidas atravs da pele para a corrente sangunea. O adesivo contracetivo existente no mercado constitudo por 3 adesivos que se colocam durante 3 semanas consecutivas, seguindo-se uma de descanso.

37

No protege das Doenas de Transmisso Sexual!!!

Contraceo
Anel Vaginal colocado no interior da vagina e a mantido durante 3 semanas. Na semana em que retirado ocorre a menstruao e deve ser recolocado na semana seguinte por igual perodo. (O mesmo sistema da plula mas no precisa ser tomado qualquer comprimido diariamente). No protege das Doenas de Transmisso Sexual!!!

38

Contraceo
- sobre o encontro do vulo e do espermatozide:

MTODO DAS TEMPERATURAS - permite determinar o dia da ovulao pela medio diria da temperatura da mulher. H alteraes de temperatura ao longo do ciclo menstrual e a partir do seu registo num grfico identifica-se a alterao provocada pela ovulao. MTODO DO MUCO - permite determinar a altura da ovulao pela alterao da consistncia do muco cervical, que passa para a vagina e que a mulher pode aprender a reconhecer. No protegem das Doenas de Transmisso Sexual!!!

39

Contraceo
- sobre o ovo:

DISPOSITIVO INTRA-UTERINO, DIU, OU "APARELHO - Pequeno aparelho de plstico ou metal que introduzido no tero e que impede a nidao do ovo. H tambm DIUS que actuam de outra forma, impedindo o encontro entre o vulo e o espermatozide. colocado pelo mdico e pode ser retirado pelo mdico em qualquer altura. No protege das Doenas de Transmisso Sexual!!!

40

Contraceo

O Mtodo de Abstinncia Peridica Mtodo do calendrio So mtodos em que se calcula o perodo frtil de uma mulher, evitando ter relaes sexuais nesses dias. So mtodos pouco seguros uma vez que o nosso corpo no funciona exatamente como uma mquina ou relgio. Implicam uma observao longa e atenta (durante 6 a 12 meses) dos ciclos menstruais, para que se conhea o padro menstrual. No protegem das Doenas de Transmisso Sexual!!!

41

A Contraceo de Emergncia

Se teve uma relao sexual no protegida ou se houve falha na contraceo, possvel agir nas primeiras 72 horas (3 dias) a seguir a esse acontecimento, tomando a "pilula do dia seguinte". um recurso de emergncia que no deve ser uma forma regular de contraceo.

No protege das Doenas de Transmisso Sexual!!!

42

* um medicamento para evitar uma gravidez indesejada depois de uma relao sexual no protegida ou mal protegida. Ex.: rompimento ou esquecimento do preservativo, esquecimento da plula diria, deslocao do dispositivo intra-uterino, violao, etc; *Se for tomada de acordo com as recomendaes reduz o risco de engravidar mas no 100% eficaz; *No abortiva; *S deve ser tomada ocasionalmente.

43

Que efeitos secundrios pode provocar? Os mais comuns so nuseas e vmitos, dores de cabea, tenso mamria, perdas de sangue vaginais, menstruao um pouco antes ou depois do previsto, dores abdominais e fadiga. Estes efeitos desaparecem ao fim de alguns dias; Se vomitar nas duas horas aps a toma do medicamento deve tom-lo novamente, porque pode ter perdido o efeito.

44

Plula do Dia Seguinte

Quais os cuidados a ter depois de a utilizar?


Nas relaes sexuais seguintes, e at ao aparecimento da prxima menstruao, utilize outro mtodo de contracepo como o preservativo, espermicida, etc. Se estava a tomar uma plula diria, no pare. Continue a tom-la regularmente para no alterar o perodo menstrual. At prxima menstruao utilize tambm o preservativo nas relaes sexuais, para se proteger de uma gravidez indesejada; Faa um teste de gravidez se a menstruao no aparecer at ao 5 dia aps a data prevista; Para proteger a sua sade, evite repetir a toma da "plula do dia seguinte" no mesmo ciclo menstrual para no sobrecarregar o organismo de hormonas.

45

Plula do Dia Seguinte

importante saber que ...

No substitui os mtodos contracetivos regulares; Os mtodos contracetivos regulares (ex: contracetivos orais, dispositivo intrauterino, preservativo, etc.) so mais seguros e eficazes do que a "plula do dia seguinte"; A "plula do dia seguinte" s deve ser usada em caso de emergncia; A "plula do dia seguinte" no protege contra doenas sexualmente transmissveis (ex.: SIDA). Use preservativo! Antes de tomar a "plula do dia seguinte", informe o seu mdico ou farmacutico se est a amamentar, se tem algum problema de sade (ex.: doenas de fgado, cancro, problemas de coagulao do sangue) e se est a tomar outros medicamentos; Se estiver grvida no deve tomar a "plula do dia seguinte"; No provoca aborto.

46

Contraceo

Nem todos os mtodos podem ser usados por todas as pessoas. Deve-se escolher o mtodo que mais convm a cada caso. Os mtodos contracetivos podem ser utilizados isolados ou combinados e s resultam se forem usados corretamente. O seu grau de eficcia varivel. Os mais eficazes so a plula, o DIU e o preservativo masculino combinado com espermicidas. A sua escolha deve ser objeto duma reflexo cuidada na qual participam a mulher, o homem e um tcnico de planeamento familiar. Para isso existem nos Centros de Sade, Maternidades, alguns Hospitais, Instituto Portugus da Juventude etc., consultas de Planeamento Familiar.

47

Contraceo
- Os adolescentes quando tm relaes sexuais habitualmente no
utilizam meios contracetivos, o que tem como consequncia:

o aumento do nmero de mes adolescentes;


o aumento do nmero de abortos em adolescentes.

48

Contraceo

importante que os adolescentes que tm relaes sexuais saibam que: - mau fazer um aborto; - tambm mau ser me na adolescncia; - a gravidez pode dar-se quando houve apenas:

uma nica relao sexual; na primeira vez que se tem um a relao sexual uma relao sexual incompleta, sem penetrao total; uma relao sexual com coito interrompido.

49

Responsabilidade

50

Doenas de Transmisso Sexual (DST`S)


SIDA provocada pelo Vrus da Imunodeficincia Humana (VIH), que penetra no organismo por contacto com uma pessoa infectada. A transmisso pode acontecer de trs formas: relaes sexuais; contacto com sangue infectado; de me para filho, durante a gravidez ou o parto e pela amamentao.

51

Doenas de Transmisso Sexual (DST`S)


Sfilis Candidase Hepatite B Gonorria ou Blenorragia VIH - vrus da imunodeficincia humana Herpes

52

Doenas de Transmisso Sexual (DST`S)

53

Вам также может понравиться