Вы находитесь на странице: 1из 30

Introduo

O tema desse trabalho de concluso de curso trata do jingle como expresso da cultura musical da sociedade brasileira. Ser abordado a histria do rdio brasileiro, seu incio evoluo e superao da TV. A histria da publicidade radiofnica brasileira e o jingle. Trata tambm de cultura, cultura de massa, indstria cultural, msica e psicologia do consumidor.

Tema
O JINGLE COMO EXPRESSO DA CULTURA MUSICAL: ESTUDO DE CASO

Orientao
Prof. Ms. Lydio Roberto Silva

Delimitao do Problema
Levando se em considerao as sociedades de consumo massificadas e as influncias exercidas pela cultura musical sobre as produes publicitrias que esto apoiadas em duas perspectivas bsicas: aproveitar as tendncias do mercado e/ou gerar comportamentos e necessidades de consumo, pergunta-se: DE QUE FORMA OS JINGLES EXPRESSAM A CULTURA MUSICAL VIGENTE DA SOCIEDADE BRASILEIRA?

Objetivo
Investigar as possveis relaes entre a cultura musical vigente e a produo de jingles, conhecer aspectos da cultura de massa e da indstria cultural. Estudar a histria do jingle na publicidade brasileira e analisar por meio de estudos de casos como o jingle expressa a cultura musical vigente na sociedade brasileira.

Justificativa
Para o lanamento de um produto no mercado, faz-se uma pesquisa scio-econmica e cultural do pblico-alvo para a criao da campanha. A anlise desse estudo o que determina o teor das peas, os meios de comunicao a serem usados, formas, valores sociais, jeitos, roupa e fundo musical. O jingle deve ser produzido considerando a formao, a realidade e a cultura musical do pblico-alvo, para juntamente com outras peas publicitrias chamar a ateno e ajudar a fixar na memria do ouvinte uma marca ou produto.

Estrutura do estudo
Introduo Fundamentao Terica Apresentao e anlise dos jingles Concluso Referncias Bibliogrficas

Fundamentao Terica
Publicidade Histria do Rdio e da Publicidade radiofnica brasileira Cultura, Cultura de massa e Indstria Cultural Linguagem e Comunicao Msica Elementos Musicais Jingles

Fundamentao Terica
Introduo

a anlise dos Jingles

Jingle Elementos musicais O meio rdio.

Apresentao do jingle
Jingle anos 70: Pepsi-Cola
Criado em 1977 pela SONIMA e escrito por Thomas Roth (atualmente jurado do reality show IDOLOS). Esse jingle faz parte das peas publicitrias de uma campanha veiculada em variados meios de comunicao e para manter a marca fixada na mente da populao.

Letra do Jingle
Ns escolhemos a felicidade, O lado da paz e do amor Ns escolhemos a liberdade, Que s Pepsi pode dar Agora hora De voc escolher O seu lado pra ficar Escolha a paz, o riso, o amor Diga Pepsi Cola ooooo Agora hora De voc escolher O seu lado pra ficar Escolha a paz, o riso, o amor Diga Pepsi Cola ooooo

Agora hora De voc escolher O seu lado pra ficar Escolha a paz, o riso, o amor Diga Pepsi Cola ooooo

Anlise do jingle
Esse jingle mostra a vontade dos jovens em conseguir liberdade de expresso que no estavam tendo devido a ditadura militar, que mesmo em decadncia ainda censurava muitos programas, produtos e at mesmo campanhas. A prpria Pepsi em 1972 teve a sua campanha censurada pela ditadura por mostrar a vontade dos jovens brasileiros em terem liberdade de expresso.

Anlise do jingle
Nessa dcada o Brasil sofria grande influncia musical dos Beatles, Rolling Stones, do movimento Woodstock, todos dolos da dcada de 60 e tambm dos militantes brasileiros que lutavam pelo fim da ditadura militar, a qual estavam subjugados e ameaados por atos institucionais como o AI-5, que terminou em 1979. Essa influncia fez com que os produtores do jingle fizessem a relao marcante do produto com a liberdade, como se s o refrigerante Pepsi pudesse dar aos jovens a liberdade que eles tanto sonhavam.

Anlise do jingle
Do ponto de vista musical, a primeira referncia leva o ouvinte ao encontro de uma estrutura musical americanizada (at porque o produto tambm ). Ressalta-se que o canto todo tempo unssono (canto a uma s voz), utiliza timbres jovens, ritmo vibrante para dar idia de movimento. Sem dvida uma produo pop, fato que revela o contexto scio-cultural da poca. O tratamento musical embora divida a pea em dois momentos, notoriamente no deixa que o material perca a unidade. O arranjo equilibrado e no deixa que a mensagem cantada se perca no universo instrumental. Como todo bom jingle, a melodia acessvel garante reconhecimento e assimilao musical, o que torna a pea atrativa e funcional dentro do contexto publicitrio.

Apresentao do jingle
O jingle do iogurte Danoninho(1988) utilizou como trilha uma composio musical conhecida por todas as pessoas que j aprenderam piano ou pelo menos tiveram alguma aula do instrumento, o conhecido bife que segundo Lula Vieira insuportvel tanto para quem ouve quanto para que treina essa seqncia de notas no piano. A agncia MCR vendo que o bife era ensinado nas aulas de msica das escolas e que muitos pais e avs das crianas da poca j conheciam essa seqncia, fizeram a relao da msica com o slogan do iogurte Danoninho Aquele que vale por um bifinho. E foi a partir dessa relao que se criou um dos jingles mais criativos da histria da produo musical publicitria no Brasil.

Letra do Jingle
D Danoninho d Me d Danoninho, Danoninho j Danoninho d, Danoninho d Toda protena que eu vou precisar, j j Me d, me d, me d Me d Danoninho d, Danoninho j Me d Danoninho d, Danoninho j Clcio e vitamina pra gente brincar Me d Lipdios, glicideos , protdeos Clcio, Ferro, Fsforo, Vitamina A Me d mais sade, mais inteligncia Me d Danoninho, Danoninho j Me d

Voc acabou de ouvir o bifinho Oferecimento Danoninho Aquele (que vale por um bifinho)

Anlise do jingle
Esse jingle foi gravado e lanado em 1988, um perodo em que o Brasil se ajustava para seu primeiro governo democrtico psditadura e prximo da sua primeira eleio direta para presidente, que ocorreu em 1989. A cultura musical da dcada de 80 estava voltada tambm para o pblico infantil, era a poca do Balo Mgico, Trem da Alegria, Xuxa, Fofo, todos originrios da TV. Foi o incio da gerao CocaCola influenciada pelos grupos ingleses Sex Pistols e The Police, que criavam um movimento esttico, de atitudes e comportamentos de protesto contra os sistemas de governo que estavam no mundo.

Anlise do jingle
Alm do rock e do punk, o reggae jamaicano despontou por meio de Bob Marley. No Brasil, a era da disc music comeava com Nelson Motta, ao inaugurar no Rio de Janeiro a Phrenetic Dancin' Days, sendo o grupo vocal feminino As Frenticas o que mais representava este movimento no pas. Em 1985 foi realizado o maior evento de rock'n'roll da histria do Brasil, o Rock in Rio. Foi nesse perodo que teve fim a censura no Brasil. A economia nessa dcada passou por mudanas, foi criado o Plano Cruzado, teve implantao da Nova Constituio e as eleies municipais ocorreram em todo o pas, a inflao estava em alta e comprar carne no saia muito barato.

Anlise do jingle
Enfim, o pas viveu uma poca de revigoramento, em que para garantir as novas perspectivas, a ateno sobre a energia do novo gerava muita expectativa. Assim, a prpria publicidade se ateve a gerao de conceitos que mostrassem um Brasil novo e ainda criana. Os mercados cultural e fonogrfico lanaram-se em busca de estratgias para atrair a ateno das crianas. Do ponto de vista musical, o bife uma pea musical simples, de fcil assimilao, intuitiva e que de certa forma j reside na memria musical de muitos ouvintes. Sua estrutura meldica mesmo infantil e a apropriao do iogurte Danoninho associada com um bifinho, a imagem de um produto que tinha valores nutricionais equivalentes ao do alimento bife.

Apresentao do jingle
O jingle Pipoca com guaran produzido pela MCR, mostrou que jingles feitos com inspirao e talento ficam gravados na memria das pessoas. O jingle foi criado por Brunetti / Campa/Mineiro/Lino no ano de 1991 para a campanha do Guaran Antrtica. Foram duas peas publicitrias envolvendo comida e a bebida da Antrtica. O jingle ficou mais conhecido do que o jingle Pizza com Guaran, mas ambos foram criados para a mesma campanha e pela mesma agncia. Lula Vieira elogia a nfase dada no apelo ao apetite e a relao feita com a sede causada pelo sal na pipoca.

Letra do Jingle
Pipoca na panela comea arrebentar Pipoca com sal Que sede que d Pipoca e Guaran Que programa legal S eu e voc e sem piru, que tal? Quero ver pipoca pular Pipoca com Guaran Quero ver pipoca pular Pipoca com Guaran Quero ver pipoca pular, pular Soi loca por pipoca e guaran Guaran Antrtica esse o sabor!

Anlise do jingle
No lanamento desse jingle o pas passava por grandes dificuldades financeiras, recm apossado do cargo de Presidente da Repblica, Fernando Collor de Mello confiscou todas as poupanas, contas correntes e aplicaes deixando para cada cidado portador de um desses servios bancrios apenas 50 mil cruzados novos, o que equivalia a US$ 50 na poca. Nessa poca o cinema estava em alta na sociedade, pois muitos no queriam que os escndalos do governo chegassem aos ouvidos da populao e, como a Rede Globo era quem teria elegido o presidente deposto, certamente era quem tinha a maior parte dos sinais de transmisso liberados no pas, ou seja, quem dominava a cultura de massa.

Anlise do jingle
Como era comum comer pipoca e assistir aos filmes, foi ento que a Antrtica resolveu criar uma campanha que fizesse a relao da pipoca salgada e gostosa com a sede que s seria saciada com um copo bem gelado de guaran. Do ponto de vista musical, num clima jovem, h uma rebusca ao estilo de cantar dos anos 60, com um ar de irreverncia j considerado inocente para os anos 90. Contudo, o ritmo danante do bom pop (meio twist) dos anos 60 est revigorado pela qualidade sonora e pelos timbres instrumentais. Uma s voz (feminina) vai se revigorando com a presena de outras vozes que se somam como complementares, dando massa sonora e idia de coletividade na pea musical.

Anlise do jingle
Esta pea demonstra claramente um pouco do cenrio musical da dcada, pois aps anos de represso, experincias de abertura poltica e cultural, o panorama da musica brasileira tambm investiu em releituras dos anos 60 e 70. Foram muitas as regravaes e at apresentaes inditas de obras que ficaram no silncio da ditadura. Contudo, o estilo irreverente, porm menos reprimido destas releituras foi marcado por um tom de alegria descomprometida. Nas canes parece haver o anncio de uma adolescncia j contaminada pela velocidade e pela necessidade de movimento da era da informao. No diferente do jingle do refrigerante Guaran, o crescimento e o reviver da esttica do pop garantem s produes musicais rpida aceitao coletiva, pois este estilo trata de no s da adolescncia dos filhos da dcada de 90, mas da adolescncia dos pais e avs, outrora adolescentes. Talvez, por esta razo, este jingle seja visto como uma das mais significativas produes do mercado de produo de udio na publicidade.

Concluso
A partir da identificao da problemtica se o jingle expressa ou no a cultura musical de um povo, de um pblico-alvo, esta pesquisa que se iniciou por pesquisa bibliogrfica evoluiu para os estudos de caso com suas conseqentes anlises. A escolha de jingles de trs dcadas distintas, no s uma amostra, bem como corresponde a uma histria um pouco mais recente da produo cultural no pas. Os acontecimentos marcantes para a histria e cultura brasileira, focados nas dcadas de 70, 80 e 90, destacam fatos histricos importantes, como o declnio da ditadura militar, a implantao de uma repblica democrtica, o primeiro impeachment da historia, enfim a abertura poltica e econmica fruto de um mundo globalizado.

Concluso
Foram pocas de muita luta pela liberdade de expresso e imprensa, lutas pelos direitos da populao, militncias, represlias, boicotes, exlios, confiscos entre outros casos. A cultura da brasileira foi modificada, os jovens e nascidos nessas pocas tiveram uma grande influncia estrangeira na sua cultura musical e expresso das vontades e desejos. Ainda nesta cena somam-se guerras frias e sangrentas, encobertas pelos militares que continham o poder sobre imprensa e os veculos de comunicao. A cultura musical brasileira expressa nos mais variados tipos de produes revelam at hoje a vontade do povo em ser ouvido pelos

Referncias Bibliogrficas
BRUSCIA, Kennet. Definindo Musicoterapia. Traduo de Mariza Vellozo Fernandez Conde. 2 edio. Rio de Janeiro: Enelivros, 2000. CSAR, Cyro. Rdio: inspirao, transpirao e emoo. So Paulo, 1996. IBRASA. 3. edio. CORRA, Tup Gomes. Rock nos passos da moda: mdia, consumo x mercado cultural. Campinas SP: Papirus, 1989. CUNHA, A. G. Dicionrio etimolgico Nova Fronteira da lngua portuguesa. 2 edio. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999. GADE, Christine. Psicologia do Consumidor. So Paulo, 1980. EPU. 5 edio. LEITE, Manuel L. Rdio, uma voz que vai de um fim a outro fim do mundo Historia da propaganda no Brasil So Paulo: Ibraco 1990.

Referncias Bibliogrficas
MAGNAMI, Srgio. Expresso e Comunicao na linguagem da msica. Belo Horizonte: UFMG, 1996. MASSIN, Jean & MASSIN, Brigitte. Histria da msica ocidental. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997. MONTANARI, Valdir. Histria da msica: da Idade da Pedra Idade do Rock. 2. ed., So Paulo, tica, 2001. MOREIRA, Sonia V. O rdio no Brasil. Rio de Janeiro: Rio Fundo, 1991. PONTAROLLI, Ricardo e SBALCHEIRO, Elenice. Musica na publicidade radiofnica. Trabalho de concluso do curso de publicidade e propaganda. Curitiba, Unibrasil, 2005. SANTANNA, Armando. Propaganda: Teoria, tcnica e prtica. So Paulo, 2002. PIONEIRA THOMSON LEARNING. 7 edio. SIMES, Roberto. Do prego ao jingle: historia da propaganda no Brasil. So Paulo, Ibraco, 1990.

Referncias Bibliogrficas
ERRATA: Ttulos que constam no trabalho mas acabaram no sendo impressos por erro do computador: MICHAELIS: Pequeno Dicionrio da Lngua Portuguesa. 1998 SADIE, Stanley.Dicionrio Grove de Msica.So Paulo: Zahar,1994 CALDAS, Waldenyr. O que todo cidado precisa saber sobre cultura de massa e poltica de comunicaes. So Paulo: Global, 1986. HELL, Victor. A idia de cultura.So Paulo: Martins Fontes,1989 COELHO, Jos Teixeira. O que industria cultural. So Paulo:Brasiliense, 1989. COSTA, Wellignton Borges. Worms, Luciana.Brasil do sculo XX: ao p da letra da cano popular. Curitiba: Positivo, 2005.

Referncias Eletrnicas
FADUL, Ana Maria. Indstria Cultural e Comunicao de massa. Disponvel em www.crmariocovas.sp.gov.br (ultimo acesso em 15/11/2006). FILHO, Fernando Vieira de Mello. Rdio. Disponvel em http://www.mre.gov.br/cdbrasil/itamaraty/web/port/comunica/radio/apresent/apresent.htm (ltimo acesso em 16/06/2006) RBELO, Paulo; Folha de Pernambuco. Disponvel em http://webinsider.uol.com.br/vernoticia.php/id/2611. (ltimo acesso em 16/06/2006) REIS, Clvis. Evoluo Histrica da Publicidade Radiofnica no Brasil (1922-1990). Disponvel em http://www.sulradio.com.br/destaques/destaque_10554.asp. (ltimo acesso em 16/06/2006) VIEIRA, Lula. Jingles Inesquecveis Rdio CBN. Disponvel em http://radioclick.globo.com/cbn/editorias/jinglesinesqueciveis.asp (ltimo acesso em 30/10/2006) Letras dos jingles do Danoninho e Guaran Antartica disponvel em www.infantv.com.br (ltimo acesso em 15/11/2006)

Вам также может понравиться