Вы находитесь на странице: 1из 16

As naes capitalistas subdesenvolvidas abrangem actualmente pouco mais da metade da populao mundial.

Se somarmos a elas os pases de Economias de Transio mais pobres teremos o conjunto denominado Sul, que compreende pouco mais de da populao mundial.

Conceito de Subdesenvolvimento
A descoberta do subdesenvolvimento deuse com a descolonizao e com a publicao pelos organismos internacionais de dados estatsticos dos diversos pases do mundo (ndice de mortalidade, salrio, formas de alimentao, habitao, consumo, distribuio de renda, etc.).

A expresso Terceiro Mundo, surgiu apenas em 1952, quando o estudioso francs Alfred Sauvy a forjou com base numa comparao entre os pases pobres e o Terceiro Estado da Frana nas vsperas da revoluo de 1789. Naquela poca, a expresso reflectia o estado de misria do povo em geral e o da burguesia.

As origens Histricas dos pases subdesenvolvidos

Quase todas as naes do Sul foram colnias antes de se constiturem em pases independentes.

Inversamente, nenhum dos actuais pases desenvolvidos foi de fato colnia. Mesmo os EUA, o Canad, a Austrlia e a Nova Zelndia, que teriam sido colnias da Inglaterra durante alguns sculos, na realidade no o foram.

Durante a poca moderna, do sculo XVI ao XVIII, os europeus unificaram a superfcie terrestre, estabelecendo relaes de troca entre quase todos os povos e regies. Nesse perodo existiram dois tipos principais de colonizao: de explorao e de povoamento.

As Colnias de Explorao, como Mxico, Brasil, Peru e Bolvia, localizadas em reas tropicais, serviram como fonte de enriquecimento de suas metrpoles. Existindo apenas para suprir as necessidades da metrpole, essas foram as verdadeiras colnias tpicas, usurpadas e vilipendiadas.

A partir do sculo passado, as potncias europeias comearam a dividir entre si as terras desse continente, e a demarcao de fronteiras no levou em conta os interesses dos povos africanos. Famlias ou povos com a mesma lngua foram separados por fronteiras, e povos de idiomas e costumes diferentes, s vezes at inimigos tradicionais, acabaram ficando no mesmo territrio, sujeito a leis comuns impostas pelo colonizador.

Raramente uma nao africana apresenta uma unidade de povo com idiomas e costumes em comum. A regra geral haver uma lngua oficial de origem europeia (ingls, francs, portugus, etc.), mas que falada por menos da metade da populao nativa, embora os governos tentem impor esse idioma oficial pela fora militar ou atravs de precrias escolas.

Em pleno sculo XX, frica ainda se encontra mergulhada em lutas tribais devido criao artificial de fronteiras por parte dos europeus. Quase todas as guerras e conflitos sangrentos ocorridos nesse continente nos ltimos anos, tiveram origem em lutas entre etnias ou nacionalidades com rivalidades seculares e que convivem no mesmo territrio.

Nigria Etipia Serra Leoa Zimbabu Sudo Tanznia Nger

Como se pode verificar, a maior parte dos pases subdesenvolvidos situa-se na frica central.

Arranjem uma maneira de pr o trabalho bonito!

Вам также может понравиться