Вы находитесь на странице: 1из 79

FONTES

Ponto de Hoje
1 Fontes Formais do Direito do Trabalho. Conceito, classificao e hierarquia; 2 Hermenutica: interpretao, integrao e aplicao do Direito do Trabalho. Mtodos bsicos de exegese. O papel da eqidade; 3 - Eficcia das normas trabalhistas no tempo e espao. Revogao. Irretroatividade. Direito Adquirido.

Se num sistema podem surgir conflitos normativos, h de se admitir que as normas entram no sistema a partir de diferentes canais, que com relativa independncia, estabelecem suas prescries. Se se admite lacunas, porque se aceita que o sistema a partir de um centro unificado, no cobre o universo dos comportamentos, exigindose outros centros produtores. So estas as suposies que esto por detrs das discusses em torno das chamadas fontes do direito (Trcio S. Ferraz Jr.)

Ateno, muita ateno!


A palavra fonte utilizada com mais de um significado pela doutrina. Como conseqncia, nas provas os examinadores pedem, muitas vezes, coisas diferentes, quando se referem a fontes, dependendo de que texto legal, ou doutrinador, estejam utilizando para alicerar a questo.

Exemplos da Meleca...
Godinho: O contrato tambm comparece a estudos sobre fontes de Direito, mas, em geral, com o intuito de se conferir nfase ao fato de no se constituir, definitivamente,em mecanismo criador e revelador de normas jurdicas. (...) No se configura, assim, como fonte de regras jurdicas, mas como fonte de obrigaes e direitos especficos, concretos e pessoais, com abrangncia a seus contratantes.

Orlando Gomes: A fonte primria, ou fonte de criao, comum a todo direito privado, a vontade das partes. , realmente, do contrato que nasce o vnculo de trabalho (...). O contrato , pois, a nica e exclusiva fonte voluntria da relao de emprego.

Um pouco de luz...
Segundo Evaristo de Moraes Filho (Introduo ao Direito do Trabalho): 1 Em sentido amplo, na linguagem comum e no direito, fonte significa aquilo de onde se origina alguma coisa, de onde parte, jorra, nasce alguma coisa, que comea a existir e no existia antes;

Fonte Material = Dado Social


2 As fontes podem ser materiais, reais ou primrias (ainda segundo Evaristo), quando, com essa expresso, se pretende indicar fatores ou elementos que determinam o contedo das normas jurdicas. A rigor, trata-se de problema estranho cincia do direito em sentido rigoroso, isto , tcnica do direito. Prende-se mais a objeto ou tema de sociologia, de filosofia ou mesmo de teologia jurdica. A norma jurdica encontraria sua origem em Deus, na natureza das coisas, na razo humana, na conscincia dos homens, etc. Com maior ou menor nfase, sempre souberam os tericos do direito que a norma jurdica (ou deve ser) feita para regular a vida dos homens em sociedade. Logo, a norma positiva surge sempre do meio social e para ele se volta, regulando-o neste ou naquele sentido, segundo o valor dominante que o informa. O direito sempre o construdo pelo homem, a sua deciso poltica, diante do dado social que lhe oferecido.

Fonte Formal = Aquelas que criam (e corporificam) normas jurdicas gerais, impessoais, abstratas, dotadas de sano.
Nas palavras de Evaristo, fontes formais so os processos de manifestao da norma jurdica, pelos quais se reconhece sua positividade. Como exemplo, teramos a lei (Constituio, lei, decreto, tratados internacionais, etc), os costumes, as normas coletivas (sentena normativa, conveno coletiva e acordo coletivo) e outros.

Vamos ver alguns outros autores, s pra...comparar!!!!

Descendo a Biblioteca...

Amauri M. Nascimento & Ruy R. Pinho (Instituies de Direito Pblico e Privado) informam que fonte palavra usada em direito como sinnimo de incio e causa. Duas so as classes das fontes: a) fonte de produo (material) que a vida social, a civilizao, o progresso, ou seja, os fatores que impulsionam o Estado a ditar o direito; b) fontes formais, ou de conhecimento, so as maneiras pelas quais o direito se exterioriza e se objetiva. Ex.: lei, costume,

Veja o que diz Andr Franco Montoro (Introduo Cincia do Direito): Procurar a fonte de uma regra jurdica significa investigar o ponto em que ela saiu das profundezas da vida social para aparecer na superfcie do direito. (...) Os autores costumam distinguir as fontes formais, isto , os fatos que do a uma regra o carter de direito positivo e obrigatrio, das fontes materiais, representadas por elementos que concorrem para a formao do contedo ou matria da norma jurdica. Como fontes formais do direito indicam-se tradicionalmente: a) legislao; b) costume; c) jurisprudncia; doutrina. Como fontes materiais: a) a realidade social; b) o conceito (idia) de justia.

A Classificao das Fontes em Material e Formal culpa de um francs: Franois Geny


Geny aponta a existncia de dois tipos bsicos de fontes. De um lado, temos as fontes substanciais (materiais) que so dados (...) que contribuem para a formao do direito, dos elementos histricos (representados pela conduta humana no tempo) e outros. So fatores que conduzem s regras, como as fontes econmicas e histricas (a revoluo industrial) ou filosficas (o socialismo). De outro lado teramos as fontes formais que seriam os mecanismos exteriores pelos quais as regras se revelam.

Subdiviso das Fontes Formais


Monistas S o Estado seria a fonte do direito, porque s ele emitiria comandos com coero/sano;

Pluralistas H distintos centros de positivao jurdica (costume, CCT e outros).

Acorda que questo de prova!!!


Expresso do pluralismo jurdico presente no sistema normativo brasileiro, as greves so consideradas fontes materiais do direito do trabalho, mesmo quando declaradas abusivas pelo Poder Judicirio. Comente. (AGU Procurador Federal 2003)

Resposta Possvel
Se se admite que fonte material o dado social, vale dizer, a realidade, os fatores e elementos que determinam o contedo da norma jurdica, inegvel que a greve fonte material do direito do trabalho, posto que foi, justamente, por conta de movimentos dessa espcie, conjuntamente com outros fatores relevantes da relao capital e trabalho, que, no sculo XVIII, surgiram as primeiras leis do que se convencionou chamar de Direito do Trabalho Moderno. A questo da abusividade da greve no impede essa concluso, porquanto a realidade no se limita a produzir fatos que esto de acordo com o ordenamento jurdico. Em outras palavras, tambm acontecimentos considerados ilegais, imorais ou contrrios aos costumes de uma determinada sociedade, podem e muitas vezes so servir de motivao, incio, ou causa, para o surgimento do Direito. Uma bela resposta (merecendo uma estrelinha!!!) de segunda fase, alm dessa idia central, poderia apresentar uma parte introdutria sobre a definio de fontes de direito, a distino clssica entre fontes materiais e formais e a concluso pela veracidade da afirmao apresentada.

Classificao Mais Comum das Fontes Formais.


Fontes Heternomas Produo das normas feita por pessoas diferentes dos destinatrios. Ex.: Constituio, leis, sentena normativa, etc.; Fontes Autnomas Os destinatrios participam da elaborao das normas. Ex.: CCT, ACT, costume, etc.

As mais-mais da doutrina...
So apontadas como fontes formais do direito do trabalho por quase toda a doutrina:

1 Lei (em sentido amplo) a principal fonte (p/ AMB); 2 Tratados e Convenes Internacionais (que, p/ Evaristo, esto englobadas pelo item anterior); 3 CCT, ACT e Sentenas Normativas; 4 Costumes;

Destas, nem todo mundo gosta!


1 Regulamento de Empresas (Evaristo diz que sim, e heternoma, quando o empregado no participa da confeco, mas maioria diz que no inclusive em exames que veremos); 2 Jurisprudncia e Princpios so vistos com dvida, sobretudo ps smulas vinculantes.;

3 Doutrina, eqidade, contrato e analogia so considerados, quase que de forma unnime, como no pertencentes s fontes de direito.

Razes da Contrariedade
1- Contrato Como j vimos nos dizeres de Godinho, no seria genrico (geral) -- mas alcanando apenas os contratantes -- nem impessoal; 2 Jurisprudncia Careceria de sano e generalidade; 3 Princpios Gerais - Sem sano; 4 Doutrina S existe para auxiliar na compreenso do fenmeno do Direito, no criando a regra de comportamento. No est nem mesmo no rol do artigo 8o da CLT (que uma minoria de autores entende como exemplificativo das fontes do DT); 5 Analogia e Eqidade Sem chance.

Outra Dissertativa!!!

Diante do contedo do princpio dispositivo, as sentenas normativas classificam-se como fontes formais e autnomas do direito do trabalho, com exceo daquelas proferidas por provocao do Ministrio Pblico do Trabalho?

Resposta: A alegao est incorreta, porque a sentena normativa considerada como fonte formal heternoma do Direito do Trabalho, vez que estabelece regras gerais, abstratas e impessoais, sendo certo que os juzes que proferem a deciso no so os destinatrios principais da norma (heternoma, portanto). A participao do Ministrio Pblico como agente provocador do dissdio irrelevante para a caracterizao deste como fonte autnoma ou heternoma, vez que mesmo quando instaurado pelas partes (sindicatos) a deciso atinge toda a categoria da base territorial e, dessa forma, so beneficirios pessoas diversas daqueles que participaram da elaborao/criao da norma. PS Princpio Dispositivo aquele do DPC, segundo o qual o juiz aguarda a provocao das partes (inrcia da Jurisdio) e decide apenas em relao ao que foi apresentado (nos limites) por elas.

Hierarquia das Fontes do Direito do Trabalho


Em princpio, vale sempre a norma mais favorvel ao invs de uma regra rgida de hierarquia entre as normas trabalhistas;

H questes de provas, entrementes, que no informam sobre o contedo das normas. Nesses casos,pode ser a soluo para o problema a escala criada por Orlando Gomes e reproduzida por vrios doutrinadores.

Conflitos e Hierarquia conforme Orlando Gomes: do mais amplo para o mais restrito.
Fontes Internacionais (tratados e convenes)
Fontes Imperativas de Produo Estatal (lei) Fontes de Produo Mista (Sentena Normativa) Fonte Profissional Pura (CCT, ACT) Usos e Costumes, Regulamento da Empresa, CCT (prevalece o mais amplo)

A mesma coisa, mas dita de outra forma:


1 Entre fontes estatais (leis) e internacionais, prevalecem as ltimas; 2 Entre fontes estatais (leis) e sentenas normativas, valem as primeiras; 3 Entre sentenas normativas e usos e costumes, regulamento de empresa e CCT, prevalece a primeira; 4 Entre usos e costume, regulamento da empresa e CCT prevalece o que tenha mbito mais generalizado.

Segundo Godinho...
Quando decreto restringe lei, vale a lei. Ex.: decreto 93.412/86 que regulamentou lei 7.369/85 e criou a figura do sistema eltrico de potencias, no previsto em lei; Quando decreto amplia a lei, prevalece o decreto. Ex.: smula 157 que consagrou o direito ao 13o no caso de pedido de demisso (previsto no decreto 57.155/65 que regulamentou a lei 4.090/62)

Smula 51, II, do TST


Havendo a coexistncia de dois regulamentos da empresa, a opo do empregado por um deles tem efeito jurdico de renncia s regras do sistema do outro.

Hermes (Mercrio) O Mensageiro

Hermenutica e Interpretao
1 Deriva do deus grego Hermes, que era o mensageiro dos deuses. 2 Segundo AMB, a hermenutica tem por objeto o estudo e a sistematizao dos processos que devem ser utilizados para que a interpretao se realize. Como se situa num campo mais abstrato no apresenta tanta dificuldade como a interpretao, embora alguns autores (Miguel Reale, v.g.) as identifiquem. 3 Interpretao um processo mental de pesquisa do real contedo da lei. (Caio Mrio da Silva Pereira).

De Onde Vem...

Mtodos de Interpretao
1 - Interpretao Gramatical; 2 Interpretao Lgica ou Racional; 3 Interpretao Histrica; 4 Interpretao Sistemtica; 5 Interpretao Teleolgica.

Interpretao Gramatical
Nesta espcie de mtodo de interpretao, o intrprete deve se preocupar em buscar o real significado e alcance das palavras utilizadas na lei. Parte-se do pressuposto de que a ordem das palavras e o modo como elas so conectadas so importantes para obter o correto significado da norma (Trcio). Ex.: 795, par. 1o CLT Dever, entretanto, ser Declarada ex officio a Nulidade fundada em Incompetncia de foro...

Interpretao Lgica ou Racional


Trata-se de um instrumento tcnico inicialmente a servio da identificao de inconsistncias (Trcio). Assim, se uma norma a concede um benefcio que uma norma b nega, configura-se a impossibilidade de convivncia dos dois comandos, posto que contraditrios (ilgicos).Ex.: Art. 3o CLT X art. 442, pr. nico (cooperativas).

Interpretao Histrica
Este mtodo de interpretao tem como preocupao a pesquisa das circunstncias e do momento em que a norma legal foi elaborada, investigando, tambm, o histrico da evoluo legislativa daquele determinado assunto. Ex.: Art. 7o, I da CF, relao de emprego protegida contra despedida arbitrria ou sem justa causa, nos termos de lei complementar, que prever indenizao compensatria, dentre outros direitos.

Interpretao Sistemtica
Aqui o intrprete busca a confrontao de vrios textos legais, na inteno de descobrir qual o real comando que est por trs do texto a ser interpretado. Nas palavras de Trcio Sampaio Ferraz Jr., quando se enfrentam as questes de compatibilidade num todo estrutural, fala-se em interpretao sistemtica. Ex.: Inconstitucionalidade do artigo 118 da 8.213/91, diante da lei complementar do artigo 7o da CF (v. smula 378, I, TST).

Interpretao Teleolgica.
Esse mtodo preocupase com a inteno que est por trs do texto interpretado. (Qual foi a finalidade daquele dispositivo?). Ex.: a licena maternidade da me adotante, que se transformou no artigo 392-A da CLT.

Outras Classificaes da Interpretao


1 Quanto aos efeitos:

A) Declarativa Quando o legislador atribui lei o sentido exato das palavras nela utilizadas. B) Ab-rogante Quando h incompatibilidade entre duas normas (Serio o caso do art. 390 da CLT, que impede trabalho para mulher p/ servios c/ + de 20 ou 25kg e a igualdade entre homens e mulheres da CF?); C) Extensiva ou Ampliativa A lei quis mais do que disse, ou seja, o dispositivo se aplica a casos no previstos expressamente por ele. Ex.: art. 373-A, CLT, proibio de revista ntima (tambm alcana homens); D) Restritiva o oposto da anterior. No se vai nem uma vrgula alm do que parece ter sido a inteno da lei (art. 482 da CLT e lista restritiva da justa causa).

Quanto ao agente ou origem


1 Interpretao Autntica Elaborada pelo prprio rgo que editou a norma (uma nova lei para informar qual o alcance de lei anterior, imperfeita); 2 Interpretao Pblica Deriva dos rgo do Poder Judicirio, nas sentenas e decises e do executivo nos decretos que regulamentam as leis.

Integrao
Integrao = Aspecto da hermenutica por meio do qual o Juiz preenche as lacunas do sistema jurdico (lembre-se: nos termos do artigo 126 do CPC o juiz no se exime de sentenciar ou despachar alegando lacuna ou obscuridade da lei). CLT, Art. 8 - As autoridades administrativas e a Justia do Trabalho, na falta de disposies legais ou contratuais, decidiro, conforme o caso, pela jurisprudncia, por analogia, por eqidade e outros princpios e normas gerais de direito, principalmente do direito do trabalho, e, ainda, de acordo com os usos e costumes, o direito comparado, mas sempre de maneira que nenhum interesse de classe ou particular prevalea sobre o interesse pblico. Pargrafo nico - O direito comum ser fonte subsidiria do direito do trabalho, naquilo em que no for incompatvel com os princpios fundamentais deste

Classificao do Processo de Integrao (Carnellutti)


Auto-integrao Preenchimento da lacuna pela utilizao de recursos da prpria fonte de direito, geralmente atravs de analogia.

Heterointegrao- Preenchimento da lacuna pela utilizao de normas ou preceitos derivados de outra fonte de direito. Dentre ns, nos termos do artigo 8o da CLT, equidade, costumes, princpios gerais do Direito, doutrina, jurisprudncia e Direito Comparado (v. Instituies, Maranho, Sussekind & Cia).

Analogia
Analogia Pode ser definida como o preenchimento de lacuna legal com a comparao entre casos semelhantes, buscando utilizar o regramento j existente de uma situao, em um caso parecido que ainda no sofreu regulamentao especfica. Exemplo.: aplicao do artigo 72 da CLT para os casos de digitadores (smula 346 do TST consagra essa analogia).

Questo de 2a Fase: Magistratura, Paran, 2001.


08. D o conceito de analogia, distinguindo a analogia legis da analogia juris. Na aplicao de normas, quando h subsuno e quando h integrao ?

Classificaes da Analogia
1 Analogia Legal (legis) Aplicao de norma legal (e especfica) estabelecida para caso afim; 2 Analogia Jurdica (iuris) Aqui a comparao feita no com outra norma, mas com um princpio geral do Direito do Trabalho (ou, conforme Carlos Maximiliano citado por Godinho, 2007, pg. 244 --, com um conjunto de normas disciplinadoras de um instituto que tenha pontos fundamentais com aqueles que os textos positivos deixaram de contemplar). Neste ltimo caso, quanto maior for o complexo das normas utilizadas, tanto mais amplo ser o princpio que delas resulta, at chegar-se aos chamados princpios gerais de direito (Maranho, op. cit. pg. 146).

Outra
1 Analogia Interna Aquela em que o intrprete se vale da legislao trabalhista para resolver a lacuna; 2 Analogia Externa Aqui a soluo adotar a legislao do Direito Comum.

Diferena entre Analogia e Interpretao Extensiva


Analogia 1 Parte da comparao entre dois casos; 2 forma de integrao, buscando preencher lacunas; 3 No se admite em casos de CCT e sentena normativa de categorias diversas, pela especificidade das categorias Interpretao Extensiva 1 No usa comparao, necessariamente; 2 forma de interpretao, ou seja, a norma j existe, mas preciso elastecer o alcance dela; 3 Pode ser utilizada para interpretao de normas coletivas;

2a fase, magistratura, Sta. Catarina, 2000.


Considerando as espcies de interpretao das normas jurdicas, responda, fundamentadamente: a) O que interpretao declarativa, extensiva e restritiva? b) H distino entre a analogia e a interpretao extensiva?

Figuras da Heterointegrao
1 Jurisprudncia; 2 Doutrina; 3 Equidade; 4 Direito Comparado; 5 Costumes; 6 - Princpios

Jurisprudncia
1 - A emenda 45 da CF previu efeito vinculante apenas para as smulas do Supremo Tribunal Federal (STF), no para as dos TST; 2 As smulas do TST surgem com a votao da maioria absoluta dos membros de Pleno do TST; 3 - As OJs surgem quando as cinco turmas do TST decidem no mesmo sentido matria idntica; ou houver trs acrdos da Seo Especializada em Dissdios Individuais e, pelo menos, trs acrdos de trs Turmas na mesma direo; ou ainda quando houver, pelo menos, duas decises unnimes de cada uma das duas Subsees da Seo Especializada em Dissdios Individuais sobre a mesma matria (cf. Instruo Normativa n. 19, do TST, de 17/09/2000, apud AMB, 2007, pg. 155)

O Papel da Equidade
A Equidade , segundo Aristteles, a justia do caso concreto. Conforme Trcio Sampaio Ferraz Jr., a soluo de litgios por equidade a que se obtm pela considerao harmnica das circunstncias concretas, do que pode resultar um ajuste da norma especificidade da situao a fim de que a soluo seja justa. (Introduo ao Estudo do Direito, 1996, pg. 248)

AMB assevera que a equidade est presente expressamente no art. 8o da CLT, ou em outros artigos que fazem meno ao prudente arbtrio do magistrado, bem como no artigo 766 da CLT quando autoriza os tribunais a fixar novas condies de trabalho na sentena normativa.

Ainda Equidade...
O artigo 127 do CPC estabelece que o recurso equidade somente deve ocorrer quando a lei expressamente assim autorizar; J a CLT, no artigo 8o, prescreve que basta existir a lacuna para que o juiz possa se socorrer dela para efetuar o julgamento.

Lei Trabalhista no Tempo -Irretroatividade


1 - Conforme o artigo 1o da Lei de Introduo ao CC (DecretoLei 4.657/42), salvo disposio contrria, a lei comea a vigorar em todo o pas 45 dias depois de publicada e a lei trabalhista no exceo regra; 2 Da mesma forma, obedece-se ao artigo 6o desse mesmo diploma que dispe: A lei em vigor ter efeito imediato e geral, respeitados o ato jurdico perfeito, o direito adquirido e a coisa julgada. Par. 1o Reputa-se ato jurdico perfeito o j consumado segundo a lei vigente ao tempo em que se efetuou; Par. 2o Consideram-se adquiridos assim os direitos que o seu titular, ou algum por ele, possa exercer, como aqueles cujo comeo de exerccio tenha termo pr-fixo, ou condio preestabelecida inaltervel, a arbtrio de outrem. Par. 3o Chama-se coisa julgada ou caso julgado a deciso judicial de que j no caiba recurso.

QUESTO 1. O direito como cincia exige constante aperfeioamento diante da realidade social, com projeo para o futuro. Todavia, quando o ordenamento jurdico sofre inovaes, deparamo-nos com o chamado conflito de normas no tempo. Quais os princpios e regras de que o candidato lanaria mo para solucionar, luz das regras de direito material e processual, eventual conflito entre a lei nova e a lei velha no que se refere s situaes jurdicas ainda no consumadas, ou seja, em andamento ou pendentes? 2a fase Magistratura, Paran 2005.

Aderncia das Normas Coletivas?


Trs teorias: A) Aderncia Irrestrita; B) Aderncia Limitada pelo Prazo; C) Aderncia Limitada por Revogao;

2 Smula 277 do TST As condies de trabalho alcanadas por fora de sentena normativa vigoram no prazo assinado, no integrando, de forma definitiva, os contratos.

Direito do Trabalho no Espao: Territorialidade


Smula 207, TST a relao jurdico trabalhista regida pelas leis vigentes no pas da prestao do servio e no por aquelas do local da contratao. Maranho & Cia. defendem que a primazia do direito mais favorvel deve limitar-se ao mesmo ordenamento jurdico, no sendo admissvel sua extenso ao terreno internacional, porque nessa hiptese, ver-se-ia o juiz, muitas vezes, ante a dificuldade, praticamente insupervel, de determinar qual dos ordenamentos, considerados em conjunto, o mais favorvel. Sem embargo disso, o legislador ptrio parece no comungar da opinio dos autores citados, pois a lei 7.064/82 (trabalhadores das empresas de servios de engenharia e obras) determina a aplicao da lei brasileira para o trabalhador que se ative no estrangeiro, quando a lei brasileira for mais favorvel do que a estrangeira, no conjunto de normas de cada matria (art. 3o, II)

Definio de Direito Adquirido


Em resumo, direito adquirido aquele que, j integrante do patrimnio de seu titular, pode ser exercido a qualquer momento, no podendo lei posterior, que tenha disciplinado a matria de modo diferente, causar-lhe prejuzo.(Gurgel de Faria).

2) Consideradas as afirmaes abaixo, marque a resposta correta: I - A flexibilizao tem a ver com o deslocamento do direito do trabalho rumo prevalncia da vontade dos grupos privados interessados na formao das relaes jurdicas por ele reguladas, sobre o controle da norma estatal, que se ocupa de garantir todos os direitos dos trabalhadores. No se confunde com a desregulamentao das relaes de trabalho, que significa a total ausncia de regras, capaz de extinguir o prprio direito do trabalho. II - Constituem fontes formais do direito do trabalho: os costumes, as convenes e acordos coletivos do trabalho (fontes heternomas), a Constituio, as leis, os regulamentos normativos, tratados e convenes internacionais ratificados e as sentenas normativas (fontes autnomas). III - No direito do trabalho, a hierarquia das normas difere do direito comum, e a pirmide normativa construda de modo plstico e varivel, alando ao seu vrtice no necessariamente a norma de status mais elevado, mas, sim, aquela que mais se aproxime do carter teleolgico do ramo juslaborista. Tem pertinncia o princpio da norma mais favorvel ao empregado, em caso de conflito. IV - Hermenutica jurdica e interpretao no se confundem: a primeira apreende e fixa os critrios que devem reger a interpretao - que os absorve e concretiza a dinmica interpretativa. V - O direito do trabalho submete-se ao princpio jurdico geral que rege o conflito das normas jurdicas no tempo, quer dizer, a nova norma jurdica ter simples efeito imediato, respeitados o direito adquirido, o ato jurdico perfeito e a coisa julgada, ressalvadas as excees feitas na prpria Constituio. a - I e II esto erradas. b - II e III esto erradas. c - Somente IV est correta. d - IV e V esto erradas. e - Somente V est correta.

2) Consideradas as afirmaes abaixo, marque a resposta correta: I - A flexibilizao tem a ver com o deslocamento do direito do trabalho rumo prevalncia da vontade dos grupos privados interessados na formao das relaes jurdicas por ele reguladas, sobre o controle da norma estatal, que se ocupa de garantir todos os direitos dos trabalhadores. No se confunde com a desregulamentao das relaes de trabalho, que significa a total ausncia de regras, capaz de extinguir o prprio direito do trabalho. II - Constituem fontes formais do direito do trabalho: os costumes, as convenes e acordos coletivos do trabalho (fontes heternomas), a Constituio, as leis, os regulamentos normativos, tratados e convenes internacionais ratificados e as sentenas normativas (fontes autnomas). III - No direito do trabalho, a hierarquia das normas difere do direito comum, e a pirmide normativa construda de modo plstico e varivel, alando ao seu vrtice no necessariamente a norma de status mais elevado, mas, sim, aquela que mais se aproxime do carter teleolgico do ramo juslaborista. Tem pertinncia o princpio da norma mais favorvel ao empregado, em caso de conflito. IV - Hermenutica jurdica e interpretao no se confundem: a primeira apreende e fixa os critrios que devem reger a interpretao - que os absorve e concretiza a dinmica interpretativa. V - O direito do trabalho submete-se ao princpio jurdico geral que rege o conflito das normas jurdicas no tempo, quer dizer, a nova norma jurdica ter simples efeito imediato, respeitados o direito adquirido, o ato jurdico perfeito e a coisa julgada, ressalvadas as excees feitas na prpria Constituio. a - I e II esto erradas. b - II e III esto erradas. c - Somente IV est correta. d - IV e V esto erradas. e - Somente V est correta.

O artigo 8, da Consolidao das Leis do Trabalho, dispe: As autoridades administrativas e a Justia do Trabalho, na falta de disposies legais ou contratuais, decidiro, conforme o caso, pela jurisprudncia, por analogia, por eqidade e outros princpios e normas gerais do direito, principalmente de direito do trabalho. E, ainda, de acordo com os usos e costumes, o direito comparado, mas sempre de maneira que nenhum interesse de classe ou particular prevalea sobre o interesse pblico. O texto, em sua literalidade, est: a) declarando que os princpios gerais do direito do trabalho tm um funo integrativa do direito positivo e so aplicveis nos casos de lacunas da legislao; b) enumerando, taxativamente, as fontes formais do direito do trabalho; c) determinando a prevalncia da analogia e da eqidade sobre as fontes formais no texto previstas; d) autorizando o uso dos princpios do direito do trabalho como meio de evitar e retificar os efeitos indesejveis da lei trabalhista.

O artigo 8, da Consolidao das Leis do Trabalho, dispe: As autoridades administrativas e a Justia do Trabalho, na falta de disposies legais ou contratuais, decidiro, conforme o caso, pela jurisprudncia, por analogia, por eqidade e outros princpios e normas gerais do direito, principalmente de direito do trabalho. E, ainda, de acordo com os usos e costumes, o direito comparado, mas sempre de maneira que nenhum interesse de classe ou particular prevalea sobre o interesse pblico. O texto, em sua literalidade, est: a) declarando que os princpios gerais do direito do trabalho tm um funo integrativa do direito positivo e so aplicveis nos casos de lacunas da legislao; b) enumerando, taxativamente, as fontes formais do direito do trabalho; c) determinando a prevalncia da analogia e da eqidade sobre as fontes formais no texto previstas; d) autorizando o uso dos princpios do direito do trabalho como meio de evitar e retificar os efeitos indesejveis da lei trabalhista. So Paulo Mag. 2000.

7)- De acordo com literal disposio da legislao trabalhista, so fontes do Direito do Trabalho, que devem ser observadas pelas autoridades administrativas e a Justia do Trabalho: a)- em todos os casos, a jurisprudncia, a analogia, a eqidade e os princpios e normas gerais de direito, principalmente do direito do trabalho, e, ainda, de acordo com os usos e costumes, o direito comparado. b)- na falta de disposies legais ou contratuais, a jurisprudncia, a analogia, a eqidade e os princpios e normas gerais de direito, principalmente do direito do trabalho, e, ainda, de acordo com os usos e costumes, o direito comparado. c)- o direito comum como fonte subsidiria do Direito do Trabalho, obrigatoriamente em todos os casos. d)- os princpios do Direito do Trabalho, subsidiariamente naquilo em que no for incompatvel com os princpios gerais do direito; e)- leis e princpios gerais de direito, exclusivamente. Mato Grosso 2007

7)- De acordo com literal disposio da legislao trabalhista, so fontes do Direito do Trabalho, que devem ser observadas pelas autoridades administrativas e a Justia do Trabalho: a)- em todos os casos, a jurisprudncia, a analogia, a eqidade e os princpios e normas gerais de direito, principalmente do direito do trabalho, e, ainda, de acordo com os usos e costumes, o direito comparado. b)- na falta de disposies legais ou contratuais, a jurisprudncia, a analogia, a eqidade e os princpios e normas gerais de direito, principalmente do direito do trabalho, e, ainda, de acordo com os usos e costumes, o direito comparado. c)- o direito comum como fonte subsidiria do Direito do Trabalho, obrigatoriamente em todos os casos. d)- os princpios do Direito do Trabalho, subsidiariamente naquilo em que no for incompatvel com os princpios gerais do direito; e)- leis e princpios gerais de direito, exclusivamente. Mato Grosso 2007

Analise as proposies abaixo relativas hierarquia/conflitos das fontes do Direito do Trabalho e, a seguir, assinale a resposta correta: I - A lei a principal fonte do Direito do Trabalho; II - A Constituio encontra-se no pice da pirmide das fontes, seguida da lei complementar, da lei ordinria, da lei delegada, do decreto legislativo, dos decretos (regulamentos), das portarias, da sentena normativa, do laudo arbitral, da conveno coletiva, dos acordos coletivos, do regulamento interno da empresa e do contrato de trabalho; III - Havendo conflito entre as fontes estatais (leis) e as internacionais, prevalecem as primeiras; IV - Se o conflito se estabelece entre as fontes estatais (leis) e a sentena normativa, prevalece esta ltima; V - A jurisprudncia, embora no se situe entre as fontes formais, pode ser includa na classificao de fonte informativa ou intelectual, dada a sua importncia para o Direito do Trabalho, em particular.

a) todas as alternativas esto corretas; b) todas as alternativas esto erradas; c) as alternativas I e V esto erradas; d) apenas a alternativa V est correta; e) as alternativas III e IV esto erradas.
Rio Magistratura 2005.

Analise as proposies abaixo relativas hierarquia/conflitos das fontes do Direito do Trabalho e, a seguir, assinale a resposta correta: I - A lei a principal fonte do Direito do Trabalho; II - A Constituio encontra-se no pice da pirmide das fontes, seguida da lei complementar, da lei ordinria, da lei delegada, do decreto legislativo, dos decretos (regulamentos), das portarias, da sentena normativa, do laudo arbitral, da conveno coletiva, dos acordos coletivos, do regulamento interno da empresa e do contrato de trabalho; III - Havendo conflito entre as fontes estatais (leis) e as internacionais, prevalecem as primeiras; IV - Se o conflito se estabelece entre as fontes estatais (leis) e a sentena normativa, prevalece esta ltima; V - A jurisprudncia, embora no se situe entre as fontes formais, pode ser includa na classificao de fonte informativa ou intelectual, dada a sua importncia para o Direito do Trabalho, em particular.

a) todas as alternativas esto corretas; b) todas as alternativas esto erradas; c) as alternativas I e V esto erradas; d) apenas a alternativa V est correta; e) as alternativas III e IV esto erradas.
Rio Magistratura 2005.

6) A hermenutica, de origem etimolgica grega, tem sua genealogia no deus Hermes, que era o intrprete da vontade divina. A hermenutica jurdica, no dizer de alguns doutrinadores, a teoria cientfica da arte de interpretar, ou processo mental de pesquisa de contedo real da lei. Dentre os vrios mtodos de interpretao, assinale aquele que corresponda interpretao elaborada pelo prprio rgo que editou a norma declarando o seu sentido e contedo por meio de outra norma jurdica: a) extensiva; b) analgica c) autntica; d) restritiva; e) histrica.
Rio de Janeiro Magistratura 2005.

6) A hermenutica, de origem etimolgica grega, tem sua genealogia no deus Hermes, que era o intrprete da vontade divina. A hermenutica jurdica, no dizer de alguns doutrinadores, a teoria cientfica da arte de interpretar, ou processo mental de pesquisa de contedo real da lei. Dentre os vrios mtodos de interpretao, assinale aquele que corresponda interpretao elaborada pelo prprio rgo que editou a norma declarando o seu sentido e contedo por meio de outra norma jurdica: a) extensiva; b) analgica c) autntica; d) restritiva; e) histrica.
Rio de Janeiro Magistratura 2005.

Considerando as fontes formais do direito do trabalho, seu conceito, classificao e hierarquia, conflitos de normas e suas solues; interpretao e aplicao do direito do trabalho, o papel da eqidade e a eficcia das normas trabalhistas no tempo e no espao; revogao, irretroatividade e direito adquirido no direito do trabalho, assinale a opo incorreta. A O regulamento interno da empregadora no considerado fonte formal do direito do trabalho. B A teoria do conglobamento utilizada como mtodo para se aferir a norma mais benfica ao empregado.

C De acordo com a legislao trabalhista vigente, a jurisprudncia uma fonte de integrao da lei.
D Se determinada pessoa fsica for contratada no Paraguai, por pessoa jurdica de nacionalidade paraguaia, para prestar servios no Brasil, inexistindo qualquer dispositivo no contrato individual do trabalho regulando de maneira contrria, a norma trabalhista aplicvel ser a vigente no Brasil poca da prestao. E Havendo dois regulamentos estabelecidos pela empregadora, disciplinando as mesmas matrias, a opo do empregado por um deles importar a renncia s regras previstas no outro. Bahia Magistratura 2006.

Considerando as fontes formais do direito do trabalho, seu conceito, classificao e hierarquia, conflitos de normas e suas solues; interpretao e aplicao do direito do trabalho, o papel da eqidade e a eficcia das normas trabalhistas no tempo e no espao; revogao, irretroatividade e direito adquirido no direito do trabalho, assinale a opo incorreta. A O regulamento interno da empregadora no considerado fonte formal do direito do trabalho. B A teoria do conglobamento utilizada como mtodo para se aferir a norma mais benfica ao empregado.

C De acordo com a legislao trabalhista vigente, a jurisprudncia uma fonte de integrao da lei.
D Se determinada pessoa fsica for contratada no Paraguai, por pessoa jurdica de nacionalidade paraguaia, para prestar servios no Brasil, inexistindo qualquer dispositivo no contrato individual do trabalho regulando de maneira contrria, a norma trabalhista aplicvel ser a vigente no Brasil poca da prestao. E Havendo dois regulamentos estabelecidos pela empregadora, disciplinando as mesmas matrias, a opo do empregado por um deles importar a renncia s regras previstas no outro. Bahia Magistratura 2006.

No Direito de Trabalho, em processo de aplicao e interpretao, correto afirmar: I. No processo de autointegrao o preenchimento das lacunas legais se d pela analogia e eqidade. II. A legislao trabalhista arrola a jurisprudncia como forma de integrao do sistema jurdico. III. O processo de analogia iuris mais amplo que o de analogia legis, abarcando aquele recurso aos princpios gerais do direito. IV. A analogia e a interpretao extensiva so mtodos de integrao do sistema jurdico, tendo por escopo cobrir lacunas da lei. V. As convenes coletivas de trabalho so fontes formais do Direito do Trabalho. a) todas as proposies so verdadeiras b) somente as proposies I e V so verdadeiras c) somente as proposies II, III e V so verdadeiras d) somente as proposies I , IV e V so verdadeiras e) somente as proposies I, II e III so verdadeiras - Paran 2006.

No Direito de Trabalho, em processo de aplicao e interpretao, correto afirmar: I. No processo de autointegrao o preenchimento das lacunas legais se d pela analogia e eqidade. II. A legislao trabalhista arrola a jurisprudncia como forma de integrao do sistema jurdico. III. O processo de analogia iuris mais amplo que o de analogia legis, abarcando aquele recurso aos princpios gerais do direito. IV. A analogia e a interpretao extensiva so mtodos de integrao do sistema jurdico, tendo por escopo cobrir lacunas da lei. V. As convenes coletivas de trabalho so fontes formais do Direito do Trabalho. a) todas as proposies so verdadeiras b) somente as proposies I e V so verdadeiras c) somente as proposies II, III e V so verdadeiras d) somente as proposies I , IV e V so verdadeiras e) somente as proposies I, II e III so verdadeiras - Paran 2006.

02. Assinale a alternativa adequada: a) entre as fontes formais do direito do trabalho, no se incluem a jurisprudncia e os princpios gerais do direito; b) a fonte formal por excelncia do direito do trabalho a eqidade, conforme previsto na Constituio Federal; c) o direito civil a fonte formal principal do direito do trabalho, uma vez que o segundo originou-se do primeiro; d) no Brasil, dada a liberdade contratual e a autonomia dos sindicatos, a principal fonte formal do direito do trabalho a negociao coletiva entre entidades representativas de empregados e de empregadores, dando origem a convenes e acordos coletivos; e) todas as proposies acima esto erradas. Pernambuco 2006 -

02. Assinale a alternativa adequada: a) entre as fontes formais do direito do trabalho, no se incluem a jurisprudncia e os princpios gerais do direito; b) a fonte formal por excelncia do direito do trabalho a eqidade, conforme previsto na Constituio Federal; c) o direito civil a fonte formal principal do direito do trabalho, uma vez que o segundo originou-se do primeiro; d) no Brasil, dada a liberdade contratual e a autonomia dos sindicatos, a principal fonte formal do direito do trabalho a negociao coletiva entre entidades representativas de empregados e de empregadores, dando origem a convenes e acordos coletivos; e) todas as proposies acima esto erradas. Pernambuco 2006 -

03. Assinale a alternativa adequada: a) no direito do trabalho, no h hierarquia entre as fontes formais, uma vez que a aplicao do princpio protetor implica que todas tenham a mesma importncia jurdica; b) a hierarquia das fontes formais do direito do trabalho igual hierarquia do direito comum, no podendo uma norma de carter convencional coletiva ou uma clusula de contrato individual prevalecer sobre a lei, em qualquer hiptese; c) o carter protetivo do direito do trabalho permite a inverso da hierarquia das fontes formais, prevalecendo a condio mais favorvel ou a norma mais benfica, mesmo que de origem contratual coletiva ou individual; d) a hierarquia das fontes formais do direito do trabalho matria de interesse apenas legislativo, sem nenhuma importncia prtica para o aplicador do direito; e) nenhuma das proposies acima correta. Pernambuco 2006 -

03. Assinale a alternativa adequada: a) no direito do trabalho, no h hierarquia entre as fontes formais, uma vez que a aplicao do princpio protetor implica que todas tenham a mesma importncia jurdica; b) a hierarquia das fontes formais do direito do trabalho igual hierarquia do direito comum, no podendo uma norma de carter convencional coletiva ou uma clusula de contrato individual prevalecer sobre a lei, em qualquer hiptese; c) o carter protetivo do direito do trabalho permite a inverso da hierarquia das fontes formais, prevalecendo a condio mais favorvel ou a norma mais benfica, mesmo que de origem contratual coletiva ou individual; d) a hierarquia das fontes formais do direito do trabalho matria de interesse apenas legislativo, sem nenhuma importncia prtica para o aplicador do direito; e) nenhuma das proposies acima correta. Pernambuco 2006 -

15. Existindo lacunas normativas, o aplicador do direito do trabalho poder recorrer autointegrao ou buscar auxlio em outros ramos do direito. Tal tarefa dever ser efetuada com observncia de alguns critrios que no direito brasileiro so: I. proibio de se recorrer aos costumes, em face do carter legislado do nosso direito; II. prevalncia do interesse do trabalhador, sobrepondo-se a qualquer outro interesse, segundo o princpio do in dubio pro operario; III. a jurisprudncia e a analogia so fontes a que deve recorrer o aplicador do direito do trabalho na sua tarefa de preencher as lacunas normativas; IV. a incompatibilidade entre as normas de direito comum e os princpios do direito do trabalho no impedimento para a aplicao subsidiria daquele na soluo dos conflitos decorrentes da relao de trabalho, desde que no haja norma trabalhista para o caso; V. na falta de norma, o aplicador do direito do trabalho poder deixar de decidir o conflito, com base no princpio da legalidade, que estabelece: ningum obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa seno em virtude da lei. a) todas as proposies esto erradas; b) s a I e a II esto certas; c) s a III e a V esto certas; d) s a V est correta; e) s a III est correta.

15. Existindo lacunas normativas, o aplicador do direito do trabalho poder recorrer autointegrao ou buscar auxlio em outros ramos do direito. Tal tarefa dever ser efetuada com observncia de alguns critrios que no direito brasileiro so: I. proibio de se recorrer aos costumes, em face do carter legislado do nosso direito; II. prevalncia do interesse do trabalhador, sobrepondo-se a qualquer outro interesse, segundo o princpio do in dubio pro operario; III. a jurisprudncia e a analogia so fontes a que deve recorrer o aplicador do direito do trabalho na sua tarefa de preencher as lacunas normativas; IV. a incompatibilidade entre as normas de direito comum e os princpios do direito do trabalho no impedimento para a aplicao subsidiria daquele na soluo dos conflitos decorrentes da relao de trabalho, desde que no haja norma trabalhista para o caso; V. na falta de norma, o aplicador do direito do trabalho poder deixar de decidir o conflito, com base no princpio da legalidade, que estabelece: ningum obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa seno em virtude da lei. a) todas as proposies esto erradas; b) s a I e a II esto certas; c) s a III e a V esto certas; d) s a V est correta; e) s a III est correta.

Assinale a alternativa a INCORRETA: a) Constituem fontes tpicas do direito do trabalho a conveno coletiva, o acordo coletivo, a sentena normativa, o regulamento de empresa e o estatuto sindical. b) Frustrada a negociao coletiva, as partes podero eleger rbitros. Recusando-se qualquer das partes negociao coletiva ou arbitragem, facultado s mesmas, de comum acordo, ajuizar dissdio coletivo de natureza econmica, podendo a Justia do Trabalho decidir o conflito, respeitadas as disposies mnimas legais de proteo ao trabalho, bem como as convencionadas anteriormente. c) A conveno coletiva tem aplicao sobre toda a categoria econmica e profissional interessada, enquanto que a abrangncia do acordo coletivo restringe-se a uma ou determinadas empresas. d) As fontes materiais de direito equivalem aos fenmenos sociais, econmicos e polticos. e) So fontes tpicas do direito do trabalho a eqidade, a analogia, o contrato, a Constituio e a lei.

Assinale a alternativa a INCORRETA: a) Constituem fontes tpicas do direito do trabalho a conveno coletiva, o acordo coletivo, a sentena normativa, o regulamento de empresa e o estatuto sindical. b) Frustrada a negociao coletiva, as partes podero eleger rbitros. Recusando-se qualquer das partes negociao coletiva ou arbitragem, facultado s mesmas, de comum acordo, ajuizar dissdio coletivo de natureza econmica, podendo a Justia do Trabalho decidir o conflito, respeitadas as disposies mnimas legais de proteo ao trabalho, bem como as convencionadas anteriormente. c) A conveno coletiva tem aplicao sobre toda a categoria econmica e profissional interessada, enquanto que a abrangncia do acordo coletivo restringe-se a uma ou determinadas empresas. d) As fontes materiais de direito equivalem aos fenmenos sociais, econmicos e polticos. e) So fontes tpicas do direito do trabalho a eqidade, a analogia, o contrato, a Constituio e a lei.

Assinale a alternativa CORRETA: a) Empresa integrante do mesmo grupo econmico somente responsvel pelos encargos trabalhistas de seus prprios empregados, no podendo, de modo algum, assumir, em carter solidrio, os nus sociais relativos a empregados de outra empresa consorciada ao grupo. b) O direito comum no pode ser invocado como fonte subsidiria do direito do trabalho. c) Na aplicao do direito do trabalho, ser levado em conta que nenhum interesse particular ou de classe deve prevalecer sobre o interesse pblico. d) As transformaes scio-econmicas so irrelevantes ao intrprete do direito do trabalho. e) A interpretao gramatical sempre a mais adequada nas questes trabalhistas, considerando a hipossuficincia do trabalhador.

Assinale a alternativa CORRETA: a) Empresa integrante do mesmo grupo econmico somente responsvel pelos encargos trabalhistas de seus prprios empregados, no podendo, de modo algum, assumir, em carter solidrio, os nus sociais relativos a empregados de outra empresa consorciada ao grupo. b) O direito comum no pode ser invocado como font subsidiria do direito do trabalho. c) Na aplicao do direito do trabalho, ser levado em conta que nenhum interesse particular ou de classe deve prevalecer sobre o interesse pblico. d) As transformaes scio-econmicas so irrelevantes ao intrprete do direito do trabalho. e) A interpretao gramatical sempre a mais adequada nas questes trabalhistas, considerando a hipossuficincia do trabalhador.

Вам также может понравиться