Вы находитесь на странице: 1из 19

Terapia Cognitiva Comportamental para Casais

Tcnicas para facilitar a empatia, assertividade e comunicao

Nos dissemos que o comeo sempre, sempre inesquecvel, e, no entanto, meu amor, que coisa incrvel... esqueci nosso comeo inesquecvel.... (Joo Bosco / Aldir Blanc)

Desenvolvendo a Empatia
Tarefa Para Casa Esposa Pedir para que a mulher, durante a semana, escolha uma noite para fazer um jantar inesquecvel para seu marido e tirar fotos. Na sesso o marido compartilhar o que achou e o que sua esposa fez para ele (sem claro entrar na intimidade). Pode ser feito um mural, no qual sero colocadas as fotos tiradas pela esposa. No final voc pode compartilhar da importncia do: Romantismo; O Carinho Sempre Necessrio; Demonstrar o Amor; Saindo da Rotina; Regando o Relacionamento, etc.

Desenvolvendo a Empatia
Tarefa Para Casa Esposo
Pedir para que o marido, durante a semana, escolha uma noite para fazer um jantar inesquecvel para sua esposa e tirar fotos. Na sesso a esposa compartilhar o que achou e o que seu marido fez para ela (sem claro entrar na intimidade). Pode ser feito um mural no qual sero colocadas as fotos tiradas pelos maridos. (OBS: O marido ter que fazer o jantar, no podendo receber ajuda da sua esposa. E a atividade poder ser realizada em semana alternada.) No final voc pode compartilhar da importncia do: Romantismo; O Carinho Sempre Necessrio; Demonstrar o Amor; Saindo da Rotina; Regando o Relacionamento, etc.

Desenvolvendo a Assertividade
Acordo Vivel (Smith, 1997)
Prope um acordo que contemple as duas partes envolvidas na conversao. Um prope um acordo entre as duas alternativas, onde tanto quem props quanto quem recebeu a proposta se sintam bem. Mas nem sempre possvel se chegar a um acordo porque nem tudo negocivel. No dever ser violado os valores do cnjuge.

Desenvolvendo a Assertividade
Questionamento negativo (Smith, 1997) Provoca a crtica do outro, a fim de usar a informao quando vlida, fazendo com que o crtico seja mais especfico. Concorda com a possibilidade de a crtica ser real, mas pede mais informaes sobre a colocao. Se a crtica tiver o objetivo de mudana de comportamento, conseguir ser especfico, mas se a crtica for destrutiva, o crtico no conseguira ser especfico e ter dificuldade de dar feedback.

Desenvolvendo a Assertividade
Desarmar a Ira (Caballo, 2008) Ignora o contedo da mensagem irada e concentra a ateno e conversao no fato de que o outro est aborrecido. Dever, calmamente, expressar que retornaro a conversa, logo que o outro se acalme e recusa qualquer tentativa de conversa antes que isso acontea.

Desenvolvendo a Comunicao

Escuta Ativa; Informao Gratuita para manuteno de conversaes; Os Silncios Tambm para manuteno de conversaes e organizao de pensamento. Chamados de pausas naturais e ocorrem normalmente nas conversaes oferecendo um lapso de tempo. O silncio trar reflexo sobre o que foi dito, para fazer perguntas ou para mudar de assunto.

Outras Tcnicas
Pedimos para os casais trocarem alianas renovando os votos. Objetivo: Relembrar o dia em que trocaram a aliana e porque se aproximaram, reviver o momento. Na dinmica, o casal tem que praticar a comunicao e caminhar conforme a orientao do cnjuge. Colocar uma venda em um dos cnjuges e pedir para que o outro siga as instrues. Exemplo: pegue a folha do lado direito, levante ande para esquerda e pegue a caixa de canetas, vire para a direita d dois passos e sente, etc Objetivo: trabalhar a escuta, a confiana permitindo ser guiado pelo outro. Uma pessoa tem que contar algum fato engraado ou que chateou durante a semana, e a outra tem que prestar ateno nas expresses faciais e dizer como o outro provavelmente se sentiu atravs das expresses. Objetivo: treinar a comunicao no verbal Dinmica do batom. O marido tem que tirar o batom de sua esposa e depois passar novamente. Objetivo: vivenciar a execuo de uma atividade do seu cnjuge e provocar uma reflexo. Como por exemplo, fazer com que a esposa perceba a dificuldade do seu esposo, em algo que para ela to prtico.

Tcnica de Resoluo de Problemas


No treino de resoluo de problemas os casais so ensinados a seguir passos formais durante a negociao de uma soluo para o problema. A primeira diretriz geral a definio do problema. Depois de definido o problema, o casal passa para a tempestade de idias.. Durante a tempestade de idias, o casal gera a maior diversidade possvel de solues para o problema, sem se preocupar com a sua qualidade. At solues engraadas e absurdas so encorajadas para evitar qualquer autocensura ou o risco de excluir uma idia que poderia ser valiosa. Esgotadas as possibilidades imaginadas, o casal avalia cada proposta. Idias absurdas so eliminadas e solues possveis so consideradas pelas suas vantagens e desvantagens. Por ltimo, a escolha da soluo possvel deve enfatizar a negociao e o compromisso mtuo e o acordo alcanado deve ser concretizado nos aspectos da sua execuo prtica e formalizado por escrito (Christensen et al., 1995).

Para a Terapia em Grupos


CINDERELA Esta brincadeira pode ser feita com uns 15 ou 20 casais.
Pede-se as esposas para tirarem seus sapatos e amonto-los num canto da sala. Misturam-se todos os sapatos femininos, de modo que os pares no fiquem juntos. Coloca-se uma fileira de cadeiras, uma ao lado da outra, para que todas as esposas participantes possam se sentar. ordem do facilitador, os esposos devero encontrar os sapatos de suas esposas tem de ser o par e cal-los nela A esposa no pode dizer ao esposo se o sapato que ele trouxer no for o dela. O primeiro esposo a calar a esposa com seus prprios pares de sapato ganha a brincadeira. Encerra-se a brincadeira com a esposa vencedora recompensando seu esposo com um beijo, um abrao ou uma declarao de amor.

Para a Terapia em Grupos


Pegue a folha e divida ao meio (deitada). Do lado esquerdo escreva: O que eu mais gosto nele(a). Do lado direito escreva: O que eu no gosto nele(a). Pea aos casais que se separem para poderem escrever. D uns 10 a 15 minutos para finalizarem a tarefa. Pea que sejam o mais honestos possvel, assegurando que no ser revelado a identidade das pessoas. Pea que devolvam os papis. Faa a leitura dos pontos positivos e dos pontos negativos, sem revelar nomes. (leia quantos puder, de acordo com o tempo disponvel). Procure misturar os comentrios de diversos papis para garantir o anonimato. A reao dos casais de riso e de constrangimento.Os elogios causam um bem-estar muito grande e os defeitos que so revelados produzem o incio de uma mudana na relao do casal. Voc tambm pode pedir que pessoas se renam em pequenos grupos e discutam solues para alguns dos problemas levantados, e os apresentem aos demais. Tambm pode encerrar com cada pessoa fazendo um carto de agradecimento e elogios para entregar a seu cnjuge.

As cinco linguagens do Amor


Cada ser humano nasce com uma forma de identificar, dar e receber amor. A isso chamaremos "linguagem" e s diferentes formas de express-la de "dialetos". O primeiro passo identificar qual a sua linguagem, e em seguida qual a do seu cnjuge.Com isso ser possvel tanto expressar amor de forma que a pessoa se sinta amada como tambm levar seu cnjuge percepo de qual a linguagem que faz com que voc receba de forma efetiva sua expresso de amor.

As cinco linguagens do Amor

As cinco linguagens do Amor


Todos tm uma linguagem principal, e ainda que voc diga "eu te amo" nas outras quatro linguagens seu cnjuge continuar sentindo apenas sua indiferena.O importanre usar a linguagem correta constantemente e se aperfeioar em conhecer dia a dia todas as formas, ou, dialetos pelos quais sua expresso entendida da forma mais efetiva. Experimente: o amor incrvel e os resultados ainda mais!...

Msicas
Vai (Ana Carolina) Espera a! Nem vem com essa histria Eu nem quero ouvir No d pra te esquecer agora Como assim? 'C disse que me amava tanto ontem Eu juro que ouvi Calma a! Que diabo voc t dizendo agora? Que onda essa de outro lance pra viver? Voc nem pode t falando srio... Vivi pra voc Morri pra voc...

Msicas
Estria de um lar (Cristina Mel) o comeo de mais uma discusso Outra vez os olhos tristes vo chorar Tantas coisas so faladas sem razo Nessa hora ningum para pra pensar Duas vidas e uma triste deciso No encontram foras pra continuar Mesmo sem ouvir a voz do corao Acham que a soluo separar O pai abraa o filho e diz ao seu ouvido Meu filho eu agora vou partir E pe o p no mundo Se sente um vagabundo, no tem para onde ir A me em desespero vivendo um pesadelo De ver que a vida no tem mais valor O lar em decadncia, mais uma conseqncia Da ausncia do amor....

Soneto de Fidelidade
De tudo ao meu amor serei atento Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto Que mesmo em face do maior encanto Dele se encante mais meu pensamento. Quero viv-lo em cada vo momento E em seu louvor hei de espalhar meu canto E rir meu riso e derramar meu pranto Ao seu pesar ou seu contentamento

E assim, quando mais tarde me procure Quem sabe a morte, angstia de quem vive Quem sabe a solido, fim de quem ama
Eu possa me dizer do amor (que tive): Que no seja imortal, posto que chama Mas que seja infinito enquanto dure. Vinicius de Moraes

Componentes do Grupo
Adriana Pires Alexandra Pires Aldilei Gentil Aline Harca Dbora Lima Fernanda Muniz Renata Chrysostomo

Вам также может понравиться