Вы находитесь на странице: 1из 39

11

PODER ESTADO E FORA

Clique para editar o estilo do subttulo mestre

Ren Dreifuss

22

IV REALIDADE DE ESTADOE PRTICA DE PODER

33

44

INTRODUO

Entre os temas centrais da pesquisa acadmica de Max Weber estiveram a economia e a poltica dos Estados nacionais da Europa Ocidental e Central e, em especial, da Alemanha. Em manuscritos inacabados, Weber deixou subentendida a inteno de tratar da formao do Estado e do seu desenvolvimento atravs da histria. Entretanto, em seu trabalho como um todo, ele no abordou o Estado nas dimenses terico-conceitual, analtico-histrica e poltica. No pensamento weberiano, os termos Estado e fora so noes que no podem ser separadas de outros termos, como: dominao, poder e ao poltica. Ren Dreifuss, autor do livro, afirma que para entender o pensamento de Weber preciso decodificar o sentido de sua produo intelectual por meio de textos escritos em pocas diferentes, com preocupaes distintas e sentindo amplo. Alm disso, Weber usa muitos termos carregados de duplo sentido, o que exige ainda mais esforo daqueles que tentam traduzi-lo. Ou seja, no fcil estudar Max Weber.

55

Weber entende o Estado como um veculo de poder e o examina atravs de trs tipificaes: tradicional, carismtica e legal-racional. Nesse sentindo, o Estado concentra a dominao, independente de quem est no poder: prncipe, sulto, monarca, chefe militar, por exemplo. Assim como Maquiavel, Weber exclui a moralidade enquanto efeito limitador da compreenso, concentrando-se na reflexo e anlise do que realmente . Dreifuss apresenta o pensamento de Weber de acordo com a interpretao de vrios estudiosos do socilogo alemo. Outra caracterstica observada durante o texto sua tentativa do autor de dar significao a termos em alemo.

66

POLTICA E DELIMITAO TERRITORIAL


Segundo Weber, quando qualquer associao (sejam comunidades de vilarejos, grupos corporativos, unies profissionais, sindicatos e at familiares, por exemplo) passam a reivindicar territrio, elas se tornam agrupamentos polticos. Um dos mais importantes campos de associao compulsria o controle de reas territoriais. p. 67 Outros estudiosos de Weber reforam a relao grupos territrio agrupamentos polticos:

77

Julien Freund a atividade poltica caracterizada, em primeiro lugar, pelo fato de que acontece dentro de um territrio delimitado. Suas fronteiras no precisam estar estritamente demarcadas; podem ser varireis; mas sem a existncia de um territrio individualizando o grupo no pode haver poltica. Ainda segundo Freund, o grupo adota uma conduta orientada em relao ao territrio, no sentido de que a atividade de todos fica condicionada autoridade responsvel pela manuteno da ordem, envolvendo o possvel uso da coero e a obrigao de defender a sua integridade como comunidade. Ao mesmo tempo, os membros do grupo poltico so beneficiados pela vida em conjunto.

88

A delimitao territorial tem, para Weber, relao com o conceito de nao. De acordo com o socilogo alemo, nao trata-se de um sentimento nacional expressado de formas diferentes por povos diferentes. Segundo Weber, nao no a mesma coisa que povo de um Estado, ou seja, no um conjunto de membros vivendo em um territrio. O termo nao problemtico, pois nem poltica, nem conceitualmente trata-se de um termo com significado nico. Est ligado realidade emocional das pessoas.

99

AO SOCIAL

Para Weber a sociedade pode ser compreendida a partir do conjunto das aes dos indivduos. As normas e as regras sociais so o resultado do conjunto de aes individuais. Ao social uma ao que orientada pelas aes de outras pessoas. Isto , todo comportamento cuja origem depende da reao ou da expectativa de reao de outras partes envolvidas. Essas outras partes podem ser indivduos ou grupos, prximos ou distantes, conhecidos ou desconhecidos por quem realiza a ao. A ideia central da ao social a existncia de um sentido na ao, ou seja, algo realizado de algum para outro algum. uma atitude sobre a qual recai o desejo de relacionamento. impossvel diferenciar claramente o que pode ser ou no considerada ao social.

1010

- Aes Tradicionais: so aes realizadas devido a um costume ou a um hbito enraizado. Podem se tornar parte da cultura de um povo. Como: tirar o chapu na hora das refeies, fazer o sinal da cruz ao passar por uma igreja, etc. - Aes Afetivas: podem ser chamadas de aes emocionais. So aes tomadas devido s emoes do indivduo, para expressar sentimentos pessoais. Por exemplo, comemorar uma vitria, chorar em um funeral, etc. - Aes Instrumentais: tambm conhecida com ao por fins. So atitudes cujo planejamento orientado pelos resultados que sero alcanados com sua realizao. A ao planejada previamente e executada aps avaliadas as suas consequncias. Um exemplo seriam as transaes bancrias. - Aes Racionais: tambm pode ser chamada de racionais por valores. So aes realizadas de acordo com os princpios do indivduo, ou seja, determinadas pela crena consciente num valor considerado importante.

1111

Essa classificao baseia-se em modelos idealizados, cujos exemplos puros raramente podem ser encontrados na sociedade. Muitas vezes so vrios os motivos de uma ao, o que cria a possibilidade de ela ser includa em mais de um tipo. Exemplo: professor em sala de aula.

1212

POLTICA E DELIMITAO SOCIAL


Uma sociedade, para Weber, uma relao social onde a atitude na ao social se inspira numa compensao de interesses por motivos racionais. As sociedades, no final das contas, so, meros compromissos de interesses em luta. p. 69 Sociedade est ligada a Aes Sociais por Fins e Racionais. Luta e conflito so inerentes sociedade. Por outro lado, uma comunidade uma relao social onde a ao social se inspira na vontade de cada participante de constituir um todo. A ao comunal se refere quela ao que orientada pelo sentimento dos atores, de que eles pertencem a um conjunto. p. 69 Comunidade est ligada a Aes Sociais Afetivas e Tradicionais. Capacidade de poder fazer: possibilidade de impor a prpria vontade, numa relao social. Potencialidade de poder impor: probabilidade de um comando ser obedecido por um dado grupo de pessoas. Weber, portanto, empresta poltica mais dois significados: a poltica como questo do poder e a poltica da dominao.

1313

PODER E DOMINAO

A fora e mais coercitiva e mais imediata que o poder, o poder mais genrico e mais vasto. No Brasil atual, o poder referido como local Poder como capacidade determinada, estipulada sciopoliticamente e condicionada culturalmente. Poder para Weber : A probabilidade de um ator situado dentro de uma relao social estar numa posio que lhe permita realizar sua prpria vontade apesar de encontrar resistncia. Guerra para Clausewitz: Ato de violncia ou fora fsica que tenciona obrigar o oponente a realizar o desejo de quem compele.

1414

Herrshaft dominao ou institucionalidade e instituio do senhor um termo alemo de difcil interpretao por sua polissemia. Herrshaft influencia nas relaes militares, econmicas, sociais e culturais. Para Weber, Herrshaft a probabilidade de que um comando com um contedo especfico dado ser obedecido por um grupo de pessoas, um ato, uma capacidade, uma vontade um poder autoritrio de comando. Toda relao poltica uma relao de comando e obedincia. Weber indaga: Quando e porque os homens obedecem?

1515

PODER E LEGITIMAO
Weber: sobre que justificativa interna e sobre que meios externos descansa essa dominao? H trs tipos puros,ideais de instrumentos que aproximam a legitimao da realidade: o tradicional, o carismtico e o racional-legal. Tais tipos puros se tornam um problema da cincia poltica. Para haver organizao de um grupo,tem que haver autoridade. Dominao impor uma ordem e tal ordem ser obedecida.

1616

Dentro desse contexto, com base na questo do poder, a poltica vai ganhar mais um significado.

Ou seja, se esforar para influenciar a distribuio de poder entre estados ou entre grupos dentro de um estado.

1717

Relao de poder que visa a manuteno da lei e da ordem no pas, consistindo nisso o elemento poltico.

Com essa relao de poder = manter a lei e ordem no pas.

1818

Decisivo para existir direito e a necessidade de um quadro coativo

Apesar disso no classifica como direito, uma ordem que apenas estar assegurada pela expectativa de reprovao e represlias.

1919

Lei e ordem no apenas vontade e desgnio de dominao

Vai afirmar que sociedade esta acostumada com a segurana uma feio poltica que faz influencia a direo da burocratizao.

2020

Pois para ser considerada como direito a ordem estabelecida alem de estar assegurada pelos interesses requer um quadro especialmente a impor o seu cumprimento. Ou seja necessita de uma estrutura e organizao.

2121

Todo o curso das polticas internas do estado justia e administrao- regulada pelo inevitvel pragmatismo das razes de estado.

deves ajudar o direito a triunfar pelo uso da fora, pois se assim no for , tambm sers responsvel pela injustia

2222

Quando esse fator esta ausente o estado tambm est; A fora e a ameaa da fora, depende das relaes de poder e no do direito tico. Distribuio do poder ocorre quando h criao forada de uma formao inteiramente nova de autoridade

2323

Frana maquina do poder permaneceu essencialmente a mesma . Essa maquina faz com que a revoluo seja tecnicamente impossvel, especialmente quando o aparelho controla os meios de comunicao e tambm em virtude de sua estrutura interna racionalizada. Frana demonstra que esse processo substitui a revoluo por golpes de estado

2424

Comando e obedincia minoria impe sobre a maioria. Esta impe os seus interesses e no o interesse da maioria. Na medida que o aparato de dominaao e bem sucedido ao assegurar a sua continuidade tera que ter sigilo.

2525

Tendncia de existir segredos em certos campos chamado de natureza material. Segredo encontrado em toda parte onde os interesses de poder da estrutura de dominao em relao ao exterior. [diplomacia e militar] Segredismo para weber a condio indispensvel a toda atividade poltica coerente e efetiva. no possvel uma dominao que no permanea secreta em alguns pontos essenciais.

2626

DOMINAO E ORGANIZAO

Para Weber a dominao organizada requer uma administrao contnua, para que a conduta humana seja condicionada obedincia para com eles senhores que reivindicavam ser os portadores de poder legtimo entre os quais: Associao Hierocrtica Articulao associativa ou dominao poltica

2727

A partir do ponto de vista na Alemanha bismarckiana ou na Guilhermina e mesmo antes desses perodos, a violncia como efeito e como instrumento politico um dado. Weber completa com outra reflexo: o uso da fora fsica no seria nem o nico nem o mais usual mtodo de administrar a estrutura de dominao, mas pelo contrrio de acordo com o autor: seus detentores tm empregado todos os meios para realizar seus objetivos.

2828

O aparelho de Estado Burocrtico e o homo politicus racional integrado ao Estado cumprem suas funes de forma ideal e desejvel mas no descartam a ameaa ou a violncia. Instrumental civil ( legal-policial) Instrumental militar (exercito e milcia) Objetivos da poltica : de conservao e ou mudana de relao de poder ou distribuio do mesmo.

2929

Weber termina parte do texto dizendo Na nossa terminologia, somente esse recurso violncia que constitui uma associao poltica.

3030

DOMINAO E MONOPOLIO DA FORA


H uma outra maneira capaz de caracterizar a instituio ou associao de dominao, que pelo agrupamento poltico reivindicando que a autoridade da sua estrutura administrativa e executiva seja reconhecida dentro do territrio dado e para o conjunto da estrutura societria. Contudo, a associao de dominao que possui esta designao no admite de forma alguma, a concorrncia e o antagonismo em um determinado territrio e em uma configurao social.

3131

DOMINAO E AO POLTICA

A poltica para Weber tambm significa o processo que incessantemente almeja formar, desenvolver, obstruir, deslocar ou revirar as relaes de dominao. E, Freund diria: A dominao a expresso prtica e emprica de poder. Sobre o texto weberiano Freund observa uma outra questo: A dominao essencial ao fenmeno poltico e o grupo poltico basicamente, um grupo exercendo dominao. A ao poltica pode, consequentemente, ser definida como a atividade que pretende o direito de dominao, em nome da autoridade estabelecida em um territrio, com a possibilidade de usar a fora ou a violncia em caso de necessidade, seja para manter a ordem interna e as vantagens que dela decorrem, ou para defender a comunidade contra a ameaa externa. A fora e a violncia so fundamentais na percepo que Weber tem de diversas situaes. Embora saliente que o uso de fora oposto, reconhece que todo tipo de ao mesmo quando h violncia, pode ser orientado economicamente. Contudo, Weber define a dominao poltica como um poder que alcana alhures e que , em princpio, distinto de autoridade domstica.

3232

FORA E POLTICA
Weber se refere poltica como envolvendo eventos que expressam, sustentam ou modificam relaes de dominao estabelecidas, desejadas ou rejeitadas. Qualifica-se como poltico tudo o que tem a ver com a preservao, incentivo, alterao e subverso das relaes de dominao no mbito das organizaes, associaes e articulados polticas diversas. Mas Weber abstrai o exerccio da dominao de qualquer finalidade por ela servida.

3333

POLTICA, VIOLNCIA E ESTADO

Weber tambm define a poltica como a influente liderana de uma associao poltica, o que seria um Estado. Uma associao poltica compulsria ou instituio poltica de atividade ou organizao contnua ser chamada de Estado. Tanto a territorialidade quanto a organizao continua da capacidade de exercer fora fsica ou coero so elementos constitutivos da dominao. Se no existissem instituies sociais que conhecessem o uso da violncia ento o conceito de Estado seria eliminado. A fora certamente no o nico nem o meio normal do Estado mas um meio especifico do Estado.

3434

CARACTERIZAO DO ESTADO

A caracterstica do EM a de ser um sistema de administrao e de lei modificvel por legislao(Gesetz) Natureza monopolstica da dominao do Estado atravs da fora. Instituio que requer e dispe de uma base territorial. Weber no considera possvel definir uma associao ou instituio poltica em termos do objetivo a que sua ao de dominao esteja destinada.

3535

O moderno Estado uma associao compulsria, que organiza a dominao p.88 de natureza do Estado salvaguardar ou modificar a distribuio interna e externa de poder. Uso essencial da violncia somente este apelo violncia, e no pode ser definido de outra maneira

3636

Weber considera que, em ultima instncia podese definir sociologicamente o Estado moderno somente em termos de seus meios especficos e peculiares, caractersticos das associaes polticas, isto , o uso da fora fsica.

3737

Caracterizao do Estado pela sua aplicao, a qual assegurada pela ameaa ou emprego da fora. Empreendimento institucional de carter poltico , quando for capaz de ter o monoplio legitimo do uso da fora para se impor. Estado como organizador , quanto a prpria organizao de dominao

3838

O Estado uma relao de homens dominando homens, sustenta pela violencia legitima. Territorialidade como caracteristica essencial do Estado Estado como organizao continua que por um processo histrico especifico de cada cultura passa a centralizar os meios de domoniao.

3939

Em resumo o Estado para Weber uma Organizao continua da dominao atravs de diversos meios, com base historica na fora e uso legitimo e exclusivo da fora em um determinado territorio.

Вам также может понравиться