Вы находитесь на странице: 1из 30

Questo Palestina

Jovens ativistas Maio de 2011

CRONOLOGIA
1947- ONU aprova resoluo que prev a partilha da Palestina. 1948-O Estado de Israel proclamado. Os palestinos ficam sem territrio prprio. 1956 - Guerra do Suez. EUA e URSS obrigam Israel a recuar. 1959 - Criao da Al Fatah 1964 - Palestinos criam a OLP. 1967 - Guerra dos Seis Dias

1972 -Um grupo guerrilheiro palestino seqestra 11 atletas israelenses. 1973 - Guerra do Yom Kippur. 1979 - Acordos de Camp David. 1982 - Invaso do Lbano.

1987 - Intifada. 1993 - Acordos de Oslo. 1995 - Rabin assassinado por um militante judeu contrrio aos acordos de paz.

Dcada de 90 - Acordos de paz tm avanos, e palestinos comeam a receber territrios, sob administrao da Autoridade Palestina. 2000 - Segunda Intifada 2001 - Sharon eleito primeiro-ministro israelense.

2004 - Morre Yasser Arafat. 2006/2007 - O grupo islmico Hamas vence as eleies parlamentares palestinas. 2008 - Aps trgua de seis meses entre Hamas e Israel, o grupo islmico passa a lanar foguetes da Faixa de Gaza. 2009 - Israel invade a Faixa de Gaza.

ISRAEL ...
... Sua doutrina se baseia em demonstrar a sua superioridade diante dos paises indefesos.

... Permite a tortura a prisioneiros palestinos, que inclui mulheres e crianas.

Instituio do estado de Israel como reparao internacional aos sofrimentos padecidos pelo povo judeu, na viso dos sionistas Israel descreve a maioria da populao palestina como fanticos religiosos e,colonialista ideologia pela sua relao com que de ter os direitos o Hezbollah, os acusajustificacarter terrorista dos invasores sobre as terras que pertenciam A democracia de Israel funciona como um aos habitantes apartheid originrios da palestina.

Israel remodela as fronteiras de acordo com sua convenincia: desconexo unilateral

Os palestinos ficaram dispersos em um territrio totalmente descontnuo, alm de se submeterem s regras da dependncia financeira total.

Dificuldades na criao do Estado Palestino.


No existe margem para construir essa entidade na geografia cercada por muros e desmembrada da Margem Ocidental.

Para Israel renunciar s pores j recolonizadas da Cisjordnia e de Jerusalm teria que sofrer uma derrota de grande impacto, um desgaste insuportvel como ocupante, uma forte corroso interna ou uma perda de apoio internacional.

FMI e ONUEm relatrios, rgos dizem que a escassez de ajuda financeira e as restries de Israel ameaam a criao de economia vivel.

A realidade que h pouca coisa que possa ser feita em condies de ocupao prolongada, questes no resolvidas sobre o status final, falta de avanos srios a respeito de uma soluo com dois Estados e continuidade da diviso entre os palestinos, diz coordenador especial da ONU para o processo de paz do Oriente Mdio.

O FMI, no entanto, disse que a economia palestina j est sofrendo com uma forte reduo nas doaes.

"A recente escassez na ajuda est constituindo srios riscos capacidade de construo de um Estado por parte da ANP, especialmente diante da sua ainda elevada dependncia em relao ajuda", disse o FMI.

O FMI diz que as perspectivas econmicas para os palestinos da Cisjordnia so sombrias.

J na Faixa de Gaza, que administrada pelo grupo islmico Hamas, o crescimento disparou de 15 por cento em 2010 para 28 por cento no primeiro semestre deste ano. Isso, segundo o FMI, reflete a reduo das restries de Israel regio desde meados de 2010, mas o PIB da regio ainda continua inferior ao que era em 2005.

Possvel soluo do conflito possibilidade: construo de um Estado nico, laico e democrtico para os habitantes da regio.

comeou a ser esboada a partir dos anos 1970.

- no possui aceitao de ambos os lados, em especial por seu carter laico

Opinio internacional sobre o pedido palestino de adeso como estado membro da ONU

EUA
Apoio a Israel a partir da Guerra dos Seis Dias. Percepo da necessidade de um aliado na regio, salientada pela presena de grandes jazidas de petrleo no territrio israelense e ainda mais pelo enorme arsenal militar mantido por Israel. Defende a resoluo do conflito por acordos bilaterais entre Palestina e Israel.

FRANA
O presidente da Frana, Nicolas Sarkozy, props ONU conceda aos palestinos o status de Estado observador, enquanto se estabelece um mapa para a paz dentro de um ano. Adverte que o veto do Conselho de Segurana da ONU s ambies palestinas por um Estado arrisca deflagrar um novo ciclo de violncia no Oriente Mdio.

TURQUIA
O primeiro-ministro turco diz que o reconhecimento de um Estado palestino uma obrigao, e no uma opo. Alm disso, defende que a mentalidade do governo israelense uma barreira para a paz no Oriente Mdio. Aos chanceles rabes, o premi turco afirmou que Israel se isolou e deve "pagar o preo" depois de se recusar a pedir desculpas pelo ataque a uma flotilha com ajuda humanitria Faixa de Gaza em maio do ano passado, quando oito ativistas turcos e um turco-americano foram mortos.

RSSIA
O embaixador da Rssia nas Naes Unidas, Vitali Churkin, anunciou que seu pas apoiar o pedido de adeso de um Estado Palestino ONU "Vamos, claro, votar a favor de qualquer proposta dos palestinos, mas devo ressaltar que ns no os pressionamos (nesse sentido)", disse.

BRASIL
Brasil j reconhece o Estado palestino com as fronteiras estabelecidas antes da guerra de 1967. "Chegou o momento de ter representada a Palestina a pleno ttulo", afirmou Dilma. Reconhecimento ajudar a obter "uma paz duradoura no Oriente Mdio", e "apenas uma Palestina livre e soberana" poder atender aos pedidos de Israel por segurana.

A presidenta ressaltou que, no Brasil, diferentes religies convivem sem conflitos, e assim deveriam ser as relaes bilaterais entre Israel e os palestinos.
preciso que as naes encontrem uma forma legtima de ajudar (os pases em convulso). Estamos convencidos de que o uso da fora a ltima alternativa. A busca pela paz no pode se limitar a intervenes em situaes extremas."

HAMAS
Os palestinos deveriam libertar sua terra, no implorar pelo reconhecimento da ONU. Em declarao feita horas antes de Abbas pedir oficialmente o reconhecimento da ONU um dos dirigentes do Hamas, Ismail Haniyeh, disse que isso no conduziria independncia.

"Nosso povo palestino no implora por um Estado (...) Pases no so construdos com base nas resolues da ONU. Estados libertam suas terras e estabelecem suas entidades", disse Haniyeh, que lidera o governo do Hamas na Faixa de Gaza.

O povo palestino vem lutando, resistindo e enfrentando dificuldades h mais de 60 anos, oferecendo milhares de mrtires, milhares de prisioneiros (...) para libertar a terra", acrescentou Haniyeh a jornalistas. "O Estado no ser criado por meio de barganhas e essa chantagem poltica.

Adeso da Palestina UNESCO como Estado-membro


A admisso da Palestina UNESCO como Estado membro afasta as perspectivas de um acordo de paz, afirmou o governo israelense, ao condenar "a manobra unilateral" palestina. Posio israelense: em prol do dilogo como nica maneira de conquistar a paz, segundo argumentado por autoridades do pas Reao EUA: retirada de doaes UNESCO, por serem contra

Obrigado
Amanda Ana Lidia Ana Paula Caio Germano Clara Cunha Julia Dias Marinara Moreira Thayane Peixoto Rafaela

Вам также может понравиться