Вы находитесь на странице: 1из 15

O estudo de caso

1. 2. 3. 4. 5. O que o estudo de caso? O que define um caso? Como projetar um estudo de caso? As caractersticas de um estudo de caso. Vantagens e desvantagens do estudo de caso.

1. O que um Estudo de Caso?


um mtodo de investigao qualitativa.

So transportados para casos gerais fatos observados num caso especfico generalizao dos fatos.
Aprofunda a ideia de que se pretende chegar ao qu e o quanto pela compreenso do como.

Consiste na observao detalhada de um contexto ou indivduo e de um acontecimento especfico(o caso). Requer a observao de diversas variveis, de modo a comparar e constatar com outros casos Estudo de Casos Mltiplos. O investigador deve seguir um esquema que depende do enquadramento terico, das suas finalidades, objectivos e recursos disponveis. Os estudos de caso tm em comum a dedicao ao conhecimento e descrio do idiossincrtico e especfico como legtimo em si mesmo.

2. O que define um caso?


A sua delimitao natural ou a sua integridade fenomenolgica. Na sua origem e evoluo, a unidade de estudo deve mostrar estabilidade interna e ser reconhecida como tal pelos membros que a constituem. O seu estudo ser necessariamente sistemtico, detalhado, intensivo, em profundidade e interactivo. O objeto de estudo tem de ser identificador do grupo em estudo.

3. Como Projectar o Estudo de Caso


Projecto de Pesquisa:
um esquema de pesquisa e um plano de ao, que se ocupa de cinco problemas: as questes de um estudo; suas preposies, se houver; suas unidades de anlise; a lgica que une os dados s proposies; os critrios para se interpretarem as descobertas.

O Papel da Teoria:

Para os estudos de caso absolutamente necessrio o desenvolvimento de uma teoria e, em seguida testar essa teoria.

Teorias Individuais Teorias de Grupo Teorias Organizacionais Teorias Sociais

Teorias de desenvolvimento individual, comportamental, de personalidade, etc Teorias de funcionamento familiar, de equipas de trabalho, etc Teorias de burocracias, de funes organizacionais, etc Teorias de desenvolvimento urbano, instituies culturais, etc

Utilizando uma teoria num estudo de caso simboliza um auxlio na definio do projecto de pesquisa e o desenvolvimento dessa teoria torna-se o principal meio para a generalizao dos resultados.

Pesquisa de um Estudo de Caso: O investigador deve focar quatro aspectos: validade do constructo (atravs de fontes mltiplas de evidncias); validade interna (adequao ao padro); validade externa (utiliza lgica de replicao em estudos de casos mltiplos); confiabilidade (desenvolve um leque de dados para o estudo de caso) .

4. As caractersticas de um estudo de caso


As caractersticas comuns aos estudos de caso e que os definem podem resumir-se da seguinte forma:

Totalidade, devem refletir todos os elementos que compem a realidade do caso da unidade. Particularidade, do-nos uma imagem vivida e nica da situao. Realidade, no s informam (criam uma imagem), como participam nos problemas, paradoxos, conflitos, situaes e factos reais que fazem parte da prpria realidade que o caso.

Participao, os participantes reais do caso constroem a realidade que se estuda; tambm o investigador se torna participante no caso, com a sua presena e permanncia no campo. Negociao , negoceia-se desde o uso da informao obtida, aos papis durante o estudo, passando pelas perspectivas e significados. Confidencialidade, implica organizaes, situaes e pessoas na sua vida real e os resultados do estudo podem afetar as suas vidas. A investigao deve decorrer em circunstncias que no prejudiquem os participantes. Acessibilidade, a informao derivada do caso deve ser acessvel a audincias no especializadas.

4.1. O estudo de caso em educao


Estudo de caso como investigao quando o pblico so outros investigadores estilo autocrtico. Estudo de caso como avaliao destina-se a um pblico mais poltico ou administrativo dentro deste o estilo dominante o burocrtico (destinam-se a organismos oficiais por exemplo.) Walker(1983) advoga o estilo democrtico, tanto nos estudos avaliativos como nos de investigao o estudo converte-se num servio para a comunidade.

5. Vantagens e desvantagens do estudo de caso Vantagens:


Podem constituir um arquivo de material descritivo suficientemente rico para permitir reinterpretaes subsequentes. So mais acessveis ao pblico em geral do que outros dados de investigao. Relacionam a teoria prtica (vida quotidiana). Proporcionam uma percepo atravs de exemplos especficos, acontecimentos ou situaes.

Desvantagens/limitaes/dificuldades: So estudos muito complexos, morosos e difceis de levar a cabo. O acesso aos dados levanta problemas, assim como a sua publicao, o investigador tem de ter em conta os problemas de confidencialidade dos dados, os limites, entre o pblico e o privado, preservando o anonimato dos sujeitos. Levanta tambm problemas quanto aos efeitos da implicao do investigador na realidade que estuda e os seus reflexos nos resultados obtidos. O estudo de caso suscita um problema de concepo; quando se estuda um s exemplo, o importante no qual ser esse exemplo? (um problema do investigador), mas sim como aplic-lo minha situao? (um problema do leitor).

Existe tambm o problema da generalizao, uma vez que se trata de um estudo em profundidade de uma realidade especfica, considerando os seus aspectos idiossincrsicos; este aspecto pode, no entanto, ser superado atravs do recurso a estudos de caso mltiplos, seguindo o mesmo esquema de investigao na tentativa de encontrar algumas possveis generalizaes. Quem desenvolve os currculos tende a formar juzos de valor sobre a validade do conhecimento de um caso particular.

Este mtodo desaprovado pelos investigadores como base de investigao na prtica da educao (no serve para tal fim) .

Bibliografia:

Dockrell, W.B. e Hamilton, D.(1983) La realizacion de estudios de casos em educacio: etica, teoria Y procedimento Freire, Isabel Pimenta(1997)O estudo centrado na escola e a investigao sobre indisciplina: questes metodolgicas
Yin, R.K.(2001)Projectando estudos de caso Marcelo, C. e Parrilla, A. e Mingorance, P. e Estabaranz, A. e Sanchez, M.V. e Llinares, S.(1991)El estudio de caso en la formation del professorado y la investigation didtica

FPCE Universidade de Lisboa Cincias da Educao Investigao em Educao II ProfIsabel Freire Trabalho do grupo: Joana Carrio Joana Costa Marisa Martins Patrcia Garcia

Вам также может понравиться