Вы находитесь на странице: 1из 19

Trabalho realizado por: Mafalda Alexandre 12E Rogrio Cruz 12E

A cultura o conjunto de valores, crenas, conhecimentos, instituies, normas, comportamentos, produes artiststicas e tcnicas partilhado pelos membros de uma sociedade, transmissveis s geraes seguintes e resultantes da interao social.

Elementos espirituais:
Instituies, normas, valores, crenas, conhecimentos e ideias e produes artisticas e literrias.

Elementos materiais:
Objectos produzidos, tcnologia(conjunto de tcnicas) para produzir instrumentos, para adquirir produtos e para os transportar

Tipos de informao ou conhecimento:


Informao descritiva\ explicativa:
- Descreve a realidade; -Explica os acontecimentos do mundo; -Podem classificar-se em vrios tipo de acordo com o grau de objectividade: conhecimento cientfico, lendas, mitos ou crenas populares;

Informao prctica:
-Permite-nos transformar e utilizar o meio para as nossas necessidades e desejos; -Torna possivel o desenvolvimento de tcnicas, de instrumentos e mquinas que transformam o meio; - Orienta-nos no uso de instrumentos; -Ensina-nos a realizar tarefas prcticas de modo eficaz;

Informao Valorativa:
-Permite-nos avaliar pessoas, objectos, comportamentos ou situaes como desejveis ou indesejveis, bons ou maus, atraentes ou repulsivos; - Est na origem de sentimentos de atraco ou rejeio; - D origem a atitudes como o esteretipo ou o preconceito; - Ensina-nos a enfrentar o que consideramos injusto e a aderir o que merece a nossa aprovao; - Torna possivel constituir um conjunto relativamente organizado de valores que orientam a nossa aco;

Um ser humano isolado ou um deus ou um animal, mas no verdadeiramente um ser humano


Aristteles

Para que cada ser aprenda a desenvolver a capacidade de adaptao, no basta um programa gentico aberto nem um crebro complexo. Estas condies so necessrias mas no suficientes. necessrio um meio que ensine e permita aprender. Esse meio constituido pelas outras pessoas. Estas actuam sobre cada indivduo desde de que nasce-e mesmo antes. Atravs delas e do que ensinam e transmitem, o indivduo, biologicamente muito indeterminado quanto sua conduta aprender a comportar-se de acordo com aquilo que o grupo social exige. Mediante a interaco que se establece, o individuo imaturo aprender a reagir como membro da sua comunidade cultural.

Assim podemos dizer que nascemos genticamente programados para aprender e para nos relacionar-mos com os outros. Sem um meio cultural humano a que pertencemos desde o incio da vida, no desenvolveremos as capacidades e caractersticas que fazem de ns membros do gnero humano.

No nascemos Humanos. Tornamo-nos humanos. Aprendemos a ser humanos.

A cultura varia no tempo e no espao, varia com as pocas e momentos histricos, varia de lugar para lugar, pelo que nunca h uma nica cultura, mas mltiplas culturas. O ser humano biolgicamente inacabado, sendo assim flxivel a uma srie de aprendizagens. Isto significa que no estamos biolgicamente programados a responder de forma fixa aos problemas que nos so colocados pelo meio. Possumos um certo grau de autonomia para responder de diversas formas a determinados problemas. Estas diferentes respostas constituem a diversidade cultural. Em meios distintos e mediante diversas formas de aprendizagem e de adaptao ao meio, os diferentes povos criaram formas de vida distintas. Esta variedade cultural foi tambm favorecida pela falta de contacto e pelo isolamento em que durante muitos sculos os seres humanos viveram uns em relao aos outros. Por exemplo: No Ceilo, reina a poliandria fraternal: O irmo mais velho casa-se e os mais novos mantm relaes com a cunhada. O amor e o cuidado da me pelos filhos desaparecem nas ilhas do estreito de torres e nas ilhas do andamo em que os filhos so oferecidos vizinhana como presente ou sinal de amizade.

A Relatividade cultural designa o facto do homem ser uma realidade culturalmente condicionada nos seus gestos, atitudes, comportamentos, pensamentos e sentimentos.

Assim, a relatividade cultural, implica julgar uma cultura segundo os seus prprios padres. Prtica, sem dvida, de dificil sucesso, porque exige no s a compreenso dos valores de outra sociedade como tambm a suspenso momentnea dos padres culturais pelos quais nos regemos h muito tempo.

Padro de cultura ou padro cultural o conjunto de comportamentos, prticas, crenas e valores comuns aos membros de uma determinada cultura.

Os padres culturais tm um papel muito importante na vida social: so quadros de referncia, so exemplos acessveis s pessoas e influenciam actividades, relacionamentos e atitudes. Atravs do padro cultural podemos descobrir o significado de um dado comportamento numa cultura especfica.

Assim, quando julgamos um dado No entanto, o papel dos padres de cultura comportamento, necessrio analis-lo nem sempre notado. So to banais e consoante a cultura em que est inserido, o constantes que nem tomamos conscincia da seu contexto sociocultural, para que o sua existncia. Embora por vezes estejamos possamos compreender e, ento, avaliar. convictos de que agimos de acordo com os nossos desejos pessoais, a nossa forma de cumprimentar, de falar, de agir e at de pensar est directamente relacionada com o Por outro lado, devemos notar que os padres culturais esto em constante meio em que estamos inseridos e, consequentemente, com os padres culturais mudana devido ao contacto com outras culturas, criao de novos conceitos, s a que obedecemos. descobertas do homem e evoluo de pensamento dos cidados.

Вам также может понравиться