Вы находитесь на странице: 1из 24

O CONCEITO DE FAMLIA, A

ABORDAGEM FAMILIAR E OS

INSTRUMENTOS DE ABORDAGEM

PLANO DIRETOR DA ATENO PRIMRIA SADE Oficina VI A Abordagem Familiar

A ABORDAGEM FAMILIAR Remete ao conhecimento pela equipe de sade dos membros da famlia e dos seus problemas de sade

A ABORDAGEM FAMILIAR Para o Ministrio da Sade (2001): A famlia o conjunto de pessoas, ligadas por laos de parentesco, dependncia domstica ou normas de convivncia, que residem na mesma

unidade domiciliar. Inclui empregado (a) domstico


(a) que reside no domiclio, pensionista e agregados
3

A ABORDAGEM FAMILIAR No Brasil, a centralizao na famlia implementada a partir da estratgia de Sade da Famlia, desde 1994, como uma reorientao do modelo assistencial, operacionalizada mediante a

implantao de equipes multiprofissionais em UBS

A ABORDAGEM FAMILIAR Estas equipes so responsveis pelo acompanhamento de um nmero definido de famlias, localizadas em uma rea geogrfica delimitada e atuam com aes de promoo da sade, preveno, recuperao,

reabilitao de doenas e agravos mais freqentes, e na


manuteno da sade desta comunidade

A ABORDAGEM FAMILIAR A associao da equipe com o usurio e sua famlia um requisito bsico para a abordagem familiar e fundamenta-se no respeito realidade e s crenas da famlia, por parte da equipe de sade

INSTRUMENTOS DE ABORDAGEM FAMILIAR

Muitas tcnicas esto disponveis para ajudar os


profissionais de sade a considerar o contexto da famlia como uma parte de sua ateno clnica. Dentre os instrumentos de Abordagem Familiar os mais utilizados so: o Genograma, o Ciclo de Vida da Famlia,

o FIRO e o PRACTICE.

O GENOGRAMA

Ferramenta grfica que mostra a estrutura e o padro de repetio das relaes familiares.

O GENOGRAMA Caractersticas bsicas:

1. identifica a estrutura familiar e seu padro de relao;


2. mostra as doenas que costumam ocorrer; 3. evidencia a repetio dos padres de relacionamento e os conflitos que desembocam no processo de adoecer.

O GENOGRAMA

10

O GENOGRAMA

11

CICLO DE VIDA DA FAMLIA

O Ciclo de Vida das Famlias uma srie de eventos

previsveis que ocorrem dentro da famlia como resultado


das mudanas em sua organizao.

12

CICLO DE VIDA DA FAMLIA

Esta ferramenta identifica na histria da famlia os

diferentes estgios de desenvolvimento, que tambm so


chamados de crises evolutivas e incluem as tarefas a serem cumpridas pelos membros familiares e tambm tpicos de promoo de sade familiar que podem ser implementados.
13

CICLO DE VIDA DA FAMLIA

Vantagem: permite a antecipao de possveis desafios a


serem enfrentados e a realizao de atividades preventivas, que promovam a capacidade de resoluo de problemas e o crescimento e desenvolvimento do sistema familiar.

14

CICLO DE VIDA DA FAMLIA


Estgio do Ciclo de Vida da Famlia Iniciando a vida a dois Tarefas a Serem Cumpridas Estabelecer um relacionamento mutuamente satisfatrio. Aumentar a autonomia em relao famlia de origem e desenvolver novas relaes familiares. Tomar decises sobre filhos, educao e gravidez Desenvolver novas amizades. Ajustar-se e encorajar o desenvolvimento da criana. Estabelecer uma vida satisfatria a todos os membros Reorganizar a unidade familiar de dois para trs ou mais membros. Tpicos de Preveno Discutir a importncia da comunicao. Fornecer informao sobre planejamento familiar.

Famlias com filhos pequenos

Fornecer informaes Envolver o pai na gestao e parto. Discutir desenvolvimento infantil, papel de pais e relacionamento pais e filhos. Encorajar um tempo para o casal. Discutir rivalidade entre irmos. Discutir o sentimento de afastamento dos pais perante o surgimento dos filhos.

15

CICLO DE VIDA DA FAMLIA


Estgio do Ciclo de Vida da Famlia Famlias com crianas pr escolares

Tarefas a Serem Cumpridas


Prover espao adequado para a famlia que cresce Enfrentar os custos financeiros da vida familiar Assumir o papel maduro apropriado famlia que cresce Manter uma satisfao mutua no papel de parceiros, parentes, comunidade.

Tpicos de Preveno
Encorajar um tempo para o casal Estimular o dilogo sobre educao dos filhos Fornecer informaes sobre o desenvolvimento das crianas

Famlias com crianas em idade escolar

Facilitar a transio da casa para a escola. Fazer face as crescentes demandas de tempo e dinheiro. Manter uma relao de casal.

Fornecer informao sobre o desenvolvimento de crianas em idade escolar Monitorar o desempenho escolar e reforar posies realsticas sobre expectativas de desempenho. Sugerir estratgias de manejo de tempo. Encorajar discusses sobre sexualidade com as crianas.
16

CICLO DE VIDA DA FAMLIA


Estgio do Ciclo de Vida da Famlia Famlias com adolescentes Tarefas a Serem Cumpridas Equilibrar liberdade com responsabilidade a medida que os adolescentes vo adquirindo individualidade Estabelecer fundamentos para atividades dos pais aps a sada dos filhos. Tpicos de Preveno Estabelecer relao com o adolescente que reflita aumento de autonomia Fornecer informao aos pais sobre desenvolvimento de adolescentes. Conversar com adolescentes sobre drogas e sexo Discutir com o adolescente o estabelecimento de relaes ao longo da vida Encorajar o casal a fazer planos para aposentadoria: atividades de lazer, finanas, moradia. Independncia dos filhos. Eleio vocacional e do companheiro pelos mesmos. Tolerncia partida dos filhos Explorar o papel de avs. Discutir sexualidade e os processos ligados ao envelhecimento.

Casais de meia idade

Prover conforto, sade e bem estar enquanto casal. Planejar futuro financeiro Crescimento e significado do individuo e do casal. Ser avs.

17

CICLO DE VIDA DA FAMLIA

Estgio do Ciclo de Vida da Famlia Famlias envelhecendo

Tarefas a Serem Cumpridas Tpicos de moradia e finanas. Integridade do ego Sade Ficar mais tempo juntos. Enfrentando a vida sozinho.

Tpicos de Preveno Discutir tpicos de sade, planejamento de longo prazo. Revisar a vida como ferramenta para a sade mental. Encorajar interesses individuais e compartilhados. Preparar para lidar com a perda do companheiro (a).

18

19

FIRO
Situaes nas quais o FIRO aplicvel

2. Quando a famlia sofre mudanas importantes, ou ritos de


passagem, tais como descritos no Ciclo de Vida e faz-se necessrio criar novos padres de incluso, controle e

intimidade.
3. Quando a incluso, o controle e a intimidade constituem uma seqncia inerente ao desenvolvimento para o manejo

de mudanas da famlia.
20

FIRO
As trs dimenses constituem uma seqncia lgica de
prioridades para o tratamento, ou seja, primeiro a incluso, depois o controle e em seguida intimidade (Chile, 2008; Ditterich, 2005).

21

FIRO
Incluso Diz respeito interao dentro da famlia para sua vinculao e organizao, ou seja, desvenda os que esto dentro ou que esto de fora do contexto familiar. Refere-se s interaes do exerccio de poder dentro da famlia.

Controle

Intimidade Refere-se s interaes familiares correlatas s trocas interpessoais, o modo de compartilhar sentimentos, tais como esperanas e frustraes, o desenvolvimento de atitudes de aproximao ou de distanciamento entre os familiares, as vulnerabilidades e as fortalezas.
22

PRACTICE
O modelo PRACTICE facilita o desenvolvimento da avaliao familiar, fornecendo as informaes sobre que

intervenes podem ser utilizadas para planejar aquele


caso especfico. Este modelo pode ser usado para itens da ordem mdica, comportamental e de relacionamentos

(Walters apud Ditterich, 2005, p. 42).


Deve ser aplicada sob a forma de momentos de entrevista

familiar e a abordagem pode ocorrer em diversas


aproximaes.
23

PRACTICE
P - Problem R - Roles and Structure A Affect Problema apresentado Papis e estrutura Afeto

C Communication
T Time in Life I Illness in Family C Coping with stress

Comunicao
Tempo no Ciclo de Vida Doenas na famlia, passadas e presentes. Lidando com o estresse

E Environment or Ecology Meio ambiente ou Ecologia


24

Вам также может понравиться