Вы находитесь на странице: 1из 40

SEGURANA NO TRABALHO

SEGURANA NO TRABALHO 1

FOTO AREA DA GE CELMA


PI-04 PI-03 PI-09 PA-05 PI-06 PI-08 PI-01 PA-06 PA-03 PA-02 PI-02 PI-07 PI-05 PA-01 Posto-02 PI-10

SEGURANA NO TRABALHO 2

LINHA DE PRODUO

SEGURANA NO TRABALHO 3

O QUE SIGNIFICA EHS?

E - Environment (Meio Ambiente)


H - Health (Sade) S - Safety (Segurana)

SEGURANA NO TRABALHO 4

POR QUE EHS ?


No queremos que fatos como estes aconteam com os nossos funcionrios.

SEGURANA NO TRABALHO 5

SESMT- Servio Especializados em Engenharia de Segurana e em Medicina do Trabalho-NR04.


Tem a finalidade de promover a sade e proteger a integridade do trabalhador no local de trabalho.
Na GE CELMA o SESMT conhecido como rea de EHS, onde atuam o engenheiro de segurana, mdicos do trabalho, tcnicos em segurana no trabalho e tcnicos em enfermagem do trabalho.

SEGURANA NO TRABALHO 6

Global Star
um programa da GE, em escala mundial, que visa a excelncia em sade e segurana em todas as suas unidades.

SEGURANA NO TRABALHO 7

POLTICA DE SADE E SEGURANA


OBJETIVOS
1
Prevenir acidentes e doenas ocupacionais

2
Ter ambiente de trabalho seguro e saudvel

3
Atender legislaes

5
Estabelece procedimentos e assegura treinamentos

6
Estabelece metas anuais

PROGRAMA

Sade e Segurana so altas prioridades

8
Empregados e contratados Devem seguir procedimentos e usar EPIs

9
Gerentes e Lderes Devem prover recursos e dar suporte ao plano

RESPONSABILIDADES

Empregados e contratados Devem participar dos treinamentos e cumprir os requisitos do plano

SEGURANA NO TRABALHO 8

METAS DE SADE E SEGURANA

ANUALMENTE A EMPRESA ESTABELECE METAS DE SADE E SEGURANA QUE PODEM SER ENCONTRADAS NOS QUADROS DE AVISO ESPALHADOS PELA EMPRESA. ESTAS METAS DEVEM SER DE CONHECIMENTO DE TODOS OS FUNCIONRIOS.

SEGURANA NO TRABALHO 9

O que a GE CELMA espera de seus funcionrios? - Manter organizada e limpa a rea de trabalho;
Utilizar EPIs;

Reportar condies inseguras; Participar dos treinamentos.

Todos os funcionrios so avaliados quanto a sua participao e desempenho no programa de sade e segurana
SEGURANA NO TRABALHO 10

OS RISCOS DE ACIDENTES E DOENAS DO TRABALHO SO IDENTIFICADOS ATRAVS DE :


- Mapas de Risco

- Analise de Segurana do Trabalho (AST/JSA)

- Fichas de Informao de Segurana de Produto Qumico


(FISPQ/MSDS). - Contatos de Segurana. - DISK RISCO.

Todos os funcionrios tem autoridade e obrigao de paralisar imediatamente as atividades que oferecam riscos graves e iminentes.
SEGURANA NO TRABALHO 11

OBJETIVO DA PARTICIPAO & ENVOLVIMENTO DOS FUNCIONRIOS


Criar uma cultura em que os empregados e colaboradores sejam os donos do programa da unidade e dele participem ativamente . Os funcionrios podem participar atravs: -Time de Ergonomia - CIPA (Comisso Interna de Preveno de Acidentes) - Time de Gerenciamento de Produtos Qumicos - Aponte o Risco - Concursos, etc
SEGURANA NO TRABALHO 12

ESPECIALISTA DE SADE E SEGURANA


Quais suas principais atribuies?
- Liderar a manuteno dos programas de sade e segurana.

- Avaliar e aprovar os Procedimentos de Sade e Segurana. - Participar do processo de gerenciamento de mudana de produtos e processos. - Avaliar a necessidade de treinamentos de sade e segurana. - Fornecer orientao tcnica e de conformidade legal em sade e segurana.
SEGURANA NO TRABALHO 13

INVESTIGAO DE ACIDENTES
OBJETIVOS: Identificar a causa raz dos acidentes, incidentes/quase acidentes e doenas ocupacionais para implementao de aes corretivas e preveno de novas ocorrncias. A classificao dos acidentes pode ser: - Reportvel com Afastamento. - Reportvel sem Afastamento (com ou sem restrio). - Primeiros Socorros - Acidentes de Trajeto.

SEGURANA NO TRABALHO 14

TREINAMENTO DE SADE E SEGURANA OBJETIVOS:


Prover aos empregados os conhecimentos e habilidades que necessitam para realizar um trabalho com segurana, em conformidade com as exigncias legais. Os treinamentos podero ocorrer para atender as seguintes situaes: Treinamentos requeridos por Lei. Necessidades levantadas por: deficincias de treinamentos anteriores praticas de trabalho irregulares acidentes ocorridos inspeo de segurana modificao e/ou introduo de novos processos, equipamentos ou procedimentos.
SEGURANA NO TRABALHO 15

Os EPIs so recursos empregados para a preveno de leses e/ou doenas decorrentes da ocorrncia de acidentes ou exposio a agentes agressivos. So fabricados em conformidade com especificaes tcnicas e requerem homologao junto ao Ministrio do Trabalho atravs de Certificado de Aprovao (CA).

SEGURANA NO TRABALHO 16

Cada rea/tarefa requer o uso de um determinado conjunto de EPIs. Estes equipamentos so identificados nas matrizes de EPI disponveis nas placas de entrada de clula.

Botas

culos de Segurana Estes so alguns dos EPIs requeridos na maioria dos prdios industriais.

Protetor Auricular

SEGURANA NO TRABALHO 17

As placas de sinalizao de EPI auxiliam na identificao dos equipamentos necessrios para acesso aos prdios e requeridos nas reas de trabalho, porm no especificam o tipo ou modelo, cabendo sempre consultar as matrizes das respectivas atividades para tal. Dvidas com relao a EPI procure o seu Lder ou a equipe de EHS

SEGURANA NO TRABALHO 18

TREINAMENTO Alguns EPIs requerem treinamento especfico quanto ao seu uso, limitaes e manuteno, como por exemplo os respiradores, vestimentas de proteo contra agentes qumicos e outros.

Todos os funcionrios que desempenharem funes com uso de protetores respiratrios devero passar por avaliao mdica.

obrigatria a realizaco de fit-test (teste de vedaco) antes de iniciar o uso de proteco respiratria e ao menos anualmente.

SEGURANA NO TRABALHO 19

SO RESPONSABILIDADES DOS FUNCIONRIOS EM RELAO AOS EPIS 1) Usar os EPIs constantemente e apenas para as finalidades a que se destinam;

2) Usar os EPIs indicados na Matriz de EPI para suas tarefas, ou para circular em reas de risco;
3) Ter conhecimento do uso adequado dos EPIs;

4) Responsabilizar-se por sua guarda, conservao e higienizao;


5) Inspecionar os EPIs antes do seu uso;

6) Comunicar ao seu superior qualquer alterao que torne o EPI imprprio para o uso.

SEGURANA NO TRABALHO 20

OS EMPREGADORES SO RESPONSVEIS POR: 1) Fornecer aos funcionrios apenas EPIs aprovados (CA).

2) Treinar os funcionrios sobre o uso adequado, conservao e highienizao dos EPIs;


3) Tornar obrigatrio o uso do EPI (o que feito atravs da Norma Interna 06); 4) Substitu-lo imediatamente quando danificado ou extraviado.

SEGURANA NO TRABALHO 21

O no uso dos EPIs requeridos para sua tarefa ou recomendado pelo seu setor, estaro sujeitos as medidas disciplinares previstas na Consolidao das Leis do Trabalho (CLT).

SEGURANA NO TRABALHO 22

ABANDONO DE REA Se o alarme de abandono de rea tocar, o funcionrio deve parar de fazer sua atividade e calmamente se dirigir para o Ponto de Encontro mais prximo. Ao Segundo toque o Supervisor/ Lder ou um funcionrio mais experiente ir orientar os demais at o Ponto de Centralizao mais prximo.
Treinamentos trimestrais

so realizados para garantir que todos os empregados reconheam os sinais de alarme e procedam adequadamente por ocasio das emergncias.
SEGURANA NO TRABALHO 23

PRINCIPAIS RESPONSABILIDADES DURANTE EMERGNCIAS

Lderes e gerentes:
Devem coordenar suas equipes para a desocupao de rea, quando requerido, fazendo o controle do efetivo e aguardando orientaes da equipe de EHS ou pessoa na coordenao de emergncia.

Brigadistas:
So auxiliares da equipe de EHS nas situaes de emergncia, devendo se reunir no ponto de reunio quando solicitados ou por ocasio dos alarmes, aguardando instrues do chefe de equipe ou coordenador de emergncia para atuar. Em suas reas respondem pela reao a princpios de incndio e resgate de vtimas.

SEGURANA NO TRABALHO 24

FUNCIONRIOS / ESTAGIRIOS
E PRESTADORES DE SERVIO
Todas as pessoas que no fazem parte dos times de reao devem manter-se sob orientao de seus respectivos lderes ou gerentes evitando qualquer ao para a qual no tenham sido previamente treinamentos ou instrudos pela equipe de EHS. Qualquer situao de emergncia verificada deve ser prontamente comunicada atravs do ramal 4800.

SEGURANA NO TRABALHO 25

ANLISE DE SEGURANA DO TRABALHO


O QUE ? JSA - Job Safety Analysis,(Anlise de Segurana do Trabalho) um importante instrumento de segurana que avalia, passo a passo, a tarefa a ser executada em nossas atividades, visando identificar os posssveis riscos potenciais de acidentes e a partir desta informao, indicar a maneira segura para execuo da tarefa. ONDE ESTO OS JSA's ? Esto disponveis para todos os funcionrios nas pastas de Procedimentos de Segurana e Meio Ambiente do seu setor, ou fixado nas mquinas. Havendo dvidas sobre a localizao dos JSAs, vocs devem recorrer aos lderes e/ou Equipe de EHS.

SEGURANA NO TRABALHO 26

QUANDO UTILIZAR OS JSA's ?


Para realizao de qualquer operao na empresa, o funcionrio responsvel pela execuo, dever ter conhecimento dos riscos potenciais que a tarefa possa oferecer e assim, aplicar as aes recomendadas ( EPI's, postura, ateno no trabalho e outros) descritos nos JSA's.

SEGURANA NO TRABALHO 27

O QUE SO OPERAES DE ALTO RISCO?


So atividades de trabalho/processos que podem causar fatalidades, ferimentos graves ou apresentar um risco segurana dos empregados e da comunidade. Exemplos de Operaes de Alto Risco: Espaos Confinados; Trabalho em Altura (acima de 1,20 m); Trabalho a Quente; Talhas e Pontes Rolantes / Iamento; Eletricidade; Produtos Qumicos / Txicos / Inflamveis; Radiao Ionizante (Raios-X), etc...

SEGURANA NO TRABALHO 28

HIGIENE INDUSTRIAL
Objetivos:
Reconhecer, avaliar e controlar riscos de sade aos empregados, causados por agentes qumicos, fsicos e biolgicos no ambiente de trabalho.

Todos os empregados expostos a agentes agressivos devem ser comunicados e devidamente treinados quanto aos cuidados a serem tomados para sua proteo.
SEGURANA NO TRABALHO 29

GESTO AMBIENTAL
SEGURANA NO TRABALHO 30

E-FRAMEWORK

A GE Celma possui em sua poltica de Meio Ambiente, Sade e Segurana o compromisso de estar continuamente buscando uma condio de excelncia.

Para cumprir com a sua meta em Meio Ambiente, Sade e Segurana, a GE desenvolveu um plano de trabalho que dividido em dois programas: o H&S Framework Scorecard, composto por 21 elementos, e o E-Framework Scorecard, composto por 07 elementos relacionados ao meio ambiente.

SEGURANA NO TRABALHO 31

Atravs do E-Framework, a GE visa minimizar os impactos desfavorveis e danosos ao meio ambiente e s comunidades nas quais opera.

AR

GUA SOLO /SUB-SOLO


ORGANIZAO

PESSOAS

FAUNA

FLORA

RECURSOS NATURAIS

Todas as unidades da GE no mundo inteiro tm o compromisso de implantar, desenvolver e buscar a excelncia neste programa.
SEGURANA NO TRABALHO 32

Os 7 elementos do E-Framework e seus principais objetivos so:


ELEMENTO 01 AR Controlar os poluentes emitidos no ar, para garantir o cumprimento das exigncias impostas por rgos ambientais, requisitos e diretrizes da empresa. ELEMENTO 02 GUA Garantir a manuteno do cumprimento de todos os requisitos vigentes relacionados ao lanamento de efluentes (esgoto) gerados nas unidades da GE. ELEMENTO 03 RESDUOS

Compreender os elementos fundamentais de um sistema eficaz de gerenciamento de resduos (lixo), para garantir sua implementao eficaz e, assim, o cumprimento da legislao vigente e das diretrizes da GE.

SEGURANA NO TRABALHO 33

ELEMENTO 04 EXPEDIO Assegurar a conformidade com exigncias impostas pelos rgos competentes, requisitos e diretrizes da GE relacionadas ao transporte de cargas perigosas (produtos, equipamentos, resduos etc). ELEMENTO 05 QUMICOS Controlar os produtos qumicos, para garantir o cumprimento de todas as exigncias legais e diretrizes coorporativas aplicveis. ELEMENTO 06 MEIO AMBIENTE GERAL

Controlar as diversas questes ambientais da empresa, conforme as exigncias da Legislao Ambiental e da poltica interna da GE (exemplos: mudanas de processo, equipamentos, licenas, etc).
ELEMENTO 07 PROTEO RADIOLGICA Controlar o descarte de materiais contaminados por radiao e a emisso de raios-X, para garantir o cumprimento da legislao vigente e das diretrizes da GE.
SEGURANA NO TRABALHO 34

MEIO AMBIENTE
Ciente de que a manuteno e preservao do meio ambiente um dever de todas as empresas, a GE investe na implantao e desenvolvimento do E-Framework, para garantir o seu desenvolvimento sustentvel e evitar conseqncias prejudiciais ao ambiente em que atua.
Conseqncias que estamos vivendo devido degradao e poluio do meio ambiente: Escassez de gua; Enchentes; Epidemias de doenas; Cncer de Pele; Aquecimento da Terra; Destruio da Camada de Oznio; Chuva cida

SEGURANA NO TRABALHO 35

Por que a degradao e a poluio do meio ambiente acontece?


No incio de sua existncia, o homem vivia apenas para sua sobrevivncia (o homem adaptava-se a natureza). Com o desenvolvimento da humanidade e o surgimento de novas tecnologias (meios de transporte, industrializao etc), o homem passou a explorar o meio ambiente sem preocupar-se com sua deteriorizao, acreditando que o meio ambiente fosse uma fonte inesgotvel de recursos naturais e um receptor com capacidade infinita para receber e processar rejeitos, como o lixo, esgoto, qumicos etc (natureza tendo que se adaptar ao homem). Hoje, este pensamento est mudando. O homem est se conscientizando que essa degradao provoca srias conseqncias, prejudiciais sua sade e ao meio em que vive, que podem tornar-se irreversveis para o meio ambiente e para as futuras geraes.

SEGURANA NO TRABALHO 36

O compromisso de respeitar e proteger o ambiente em que a GE atua tambm depende da participao de todos os funcionrios, porque:
Todos os funcionrios tem uma funo, como se fosse um rgo do corpo humano. No possvel sobreviver se todos no funcionarem direito. Ns (os funcionrios) fazemos o corao da empresa bater. Fazemos ela existir. E por isso somos to responsveis quanto ela pela preservao do meio ambiente.

SEGURANA NO TRABALHO 37

Os funcionrios podem colaborar com o programa da GE atravs de pequenas aes, como por exemplo:
Colaborando com a coleta Seletiva da empresa.

Jogando lixo no lixo.


Evitando o desperdcio: Procurando imprimir ou fazer cpias de documentos apenas na quantidade necessria e, sempre que possvel, utilizar as duas faces da folha de papel; Ao escovar os dentes, manter a torneira fechada.

Separar resduos perigosos (como lmpadas, pilhas e baterias) do lixo comum.


SEGURANA NO TRABALHO 38

LEGISLAO AMBIENTAL
O E-Framework foi desenvolvido tambm para garantir o cumprimento da Legislao Ambiental vigente.

Legislao Ambiental um conjunto de leis, convenes, protocolos e decretos que visam regulamentar a explorao dos recursos naturais de forma a proteger o Meio Ambiente. A Legislao Ambiental uma ferramenta que obriga as pessoas fsicas e jurdicas a cumprir com as questes ambientais.
Os principais requisitos aplicveis ao processo da GE abrangem temas como: poltica do meio ambiente, licenciamento ambiental, crimes ambientais, ao civil pblica, destinao final de resduos, proteo da camada de oznio, fumaa preta etc.
SEGURANA NO TRABALHO 39

OBJETIVO:

Colaborar com o meio ambiente dentro e fora da empresa!!!

SEGURANA NO TRABALHO 40

Вам также может понравиться