Вы находитесь на странице: 1из 12

A constatao de Lawrence Kohlberg

(1927-1987)

Texto de Elemar DEV, consultado em:


http://elemarjr.net/2012/05/13/qual-o-seu-estgio-de-desenvolvimento-moral/

Apresentao para disciplina Legislao e tica no mbito da Educomunicao. Fbio Rogrio Nepomuceno

Teoria de Kohlberg dos nveis de desenvolvimento moral


Nvel 1 (Pr-moral ou Pr-Convencional) Estgio 1. Orientao "punio obedincia" (Como eu posso evitar a punio?) Estgio 2. Orientao auto-interesse (ou "hedonismo instrumental") (O que eu ganho com isso? Toma l, da c.)
Nvel 2 (Convencional) Estgio 3. Acordo interpessoal e conformidade (Normas sociais) (Orientao "bom moo"/"boa moa") Estgio 4. Orientao "manuteno da ordem social e da autoridade" (Moralidade "Lei e Ordem") Nvel 3 (Ps-Convencional) 5. Orientao "Contrato Social" 6. Princpios ticos universais (Conscincia principiada)

Estgio 1 Castigo e obedincia

Estando nesse estgio de desenvolvimento, no avanamos o sinal vervelho por termos medo de sermos flagrados por um policial. Entretanto, quando tivermos certeza de que no seremos punidos, avanamos.

Estgio 2 Troca Instrumental

Quem est nesse estgio persegue seus prprios objetivos e interesses deixando os outros fazerem o mesmo. Nesse estgio, h uma-mo-lava-a-outra, o jeitinho, a lei de Jerson.

Estgio 3 Conformidade interpessoal Nesse estgio, valorizamos, confiamos, cuidamos e somos leais a quem pertence ao nosso grupo. Este estgio de desenvolvimento moral implica na existncia de um ns e eles (...) O importante, aqui, ser aceito

Estgio 4 Lei e ordem

Nesse estgio, na medida que evolumos, entendemos que valores, direitos e princpios formam a base das leis e as transcendem. Entendemos que h algo maior que o grupo.

Estgio 5 Direitos universais, contrato social Entendemos que valores so bsicos eque os conceitos de certo e errado no foram definidos para controlar a sociedade. Mas, so inatos. Nesse estgio, procuramos o bem do todo e, por isso, questionamos as leis que no esto de acordo com esses direitos.

Estgio 6 tica e princpios universais Nesse estgio, indivduo age movido por princpios universais baseados na igualdade e no valor da vida humana. Pessoas nesse estgio buscam o bem comum. Ou seja, o melhor para todos.

Princpios, segundo Kohlberg


O desenvolvimento por estgios invarivel. Ou seja, no se pode
pular estgios. No podemos sair do Castigo e Obidincia para Lei e Ordem diretamente.

No podemos compreender o raciocnio moral que ocorre alm do


prximo estgio daquele em que estamos. Pessoas em estgios diferentes, ao discutir tica, tem interpretaes muito diferentes.

Os indivduos so cognitivamente atrados por raciocnios um estgio


acima do nvel em que se encontram.

A evoluo de um estgio para outro se verifica quando criado um


desequilbrio cognitivo ou emocional. Isso ocorre quando nossa interpretao da vida j no adequada para a soluo de um determinado dilema moral.

Comentrio do autor do texto, Elemar DEV

''

Estamos em tempos do politicamente correto. Para mim, trata-se de uma encenao de tica e princpios universais por parte de indivduos que, na maioria dos casos, ainda vive Troca Instrumental. Consequncia: estamos condenando o falar errado, mas estamos fazendo pouco a respeito do fazer

errado

''

tica um conjunto de valores. Quando dizemos que uma pessoa, ou empresa, tica, nos referimos a seus valores. Se meus valores E MINHAS ATITUDES esto de acordo com determinado estgio de desenvolvimento moral, ento, isso tica. Valores so observados a partir do estgio 4. Logo, antes disso, no podemos identificar como tica qualquer pessoa (ou empresa formada por pessoas) que estejam em estgios mais baixos.

Para pensar Identificar o estgio em que nos encontramos uma excelente oportunidade para que possamos observar as caractersticas que norteiam o prximo estgio. uma oportunidade de promover o tal desequilbrio cognitivo. (...)

O desequilbrio cognitivo se d pelo questionamento moral.

Вам также может понравиться