Вы находитесь на странице: 1из 13

Colocao pronominal

Prof. Ricardo Slvio (ricardandrade.2008@hotmail.com)

Pronominais
D-me um cigarro Diz a gramtica Do professor e do aluno E do mulato sabido Mas o bom negro e o bom branco Da nao brasileira Dizem todos os dias Deixa disso camarada Me d um cigarro.
Oswald de Andrade

Colocao pronominal
a posio que os pronomes oblquos tonos ocupam na frase em relao aos verbos que se referem. Vide tabela:
PRONOMES TONOS Me, te, se, o, os, a, as, lhe, lhes, nos e vos A relao possvel entre os elementos na colocao pronominal na lngua portuguesa se d em trs possibilidades: Prclise: pronome colocado antes do verbo Mesclise: pronome no meio do verbo nclise: pronome colocado aps o verbo.

Normas de colocao: prclise.


obrigatria quando houver palavra atrativa antes do verbo, desde que entre a palavra atrativa e o verbo no haja pausa, marcada na escrita por sinal de pontuao:
PALAVRA ATRATIVA Nunca PRONOME o VERBO vi.

Ontem o concederam frias. Ontem, concederam-lhe frias.

Conjunes subordinativas ou pronomes relativos.


CONJUNES SUBORDINATIVAS So as que ligam duas oraes dependentes, subordinando uma outra. Podem ser:

INTEGRANTES: introduz ou completam (que, se...)


CAUSAL: estabelece relao de causa (porque, visto que...) COMPARATIVA: relao de comparao (como, assim como...) CONCESSIVA: estabelecem relao de concesso (ainda que, mesmo que...) CONDICIONAL: relao de condio, hiptese (se, caso...) CONFORMATIVA: relao de conformidade (segundo, conforme...) CONSECUTIVA: relao de consequncia (que precedido de tal, tanto, to...) PROPORCIONAL: relao de proporcionalidade ( medida em que, quanto mais...) TEMPORAL: relao de tempo ou momento (quando, enquanto...

Ele desejava que se entendessem. Ele desejava algo que lhe satisfizesse.

Pronomes indefinidos demonstrativos Todos se impressionaram com aquele caso. Oraes iniciadas por pronomes ou advrbios interrogativos
ADVRBIOS INTERROGATIVOS Introduzem perguntas: onde? Aonde? Donde? Como? PRONOMES INTERROGATIVOS Aparecem, em geral, em frases interrogativas: Que h de novo?, por que motivo no veio?

Quem te contou isso?

Palavras exclamativas Como me sinto feliz!

Oraes optativas Deus te ajude!

Oraes sindticas optativas Ou se decidia pela compra, ou desistia de vez.

Colocao pronominal: Mesclise


S ocorre com verbos no futuro (do presente ou do pretrito) e mesmo assim, sem fatores de prclise. Os amigos encontrar-se-o na festa.

COMPARE: Os amigos no se encontraro na festa.

Colocao pronominal: nclise


No se inicia frase com pronome oblquo tono: Me d um cigarro (errado) D-me um cigarro (certo) Verbo no infinitivo impessoal Era necessrio envolver-nos com o projeto.
INFINITIVO IMPESSOAL Diz-se do verbo no infinitivo impessoal que ele apresenta sentido genrico ou indefinido, no direcionado a nenhuma pessoa em especial, sendo sua forma invarivel: Amar sofrer.

Colocao pronominal nas locues verbais


Verbo auxiliar + verbo no particpio Tinha-lhe contado a verdade. Com fator de prclise: No lhe tinha contado a verdade.
PARTICPIO

uma forma nominal do verbo, por isso pode, s vezes, comportar-se como um adjetivo. Verbos no particpio tendem a serem flexionados, concordando com o sujeito
Vende-se uma moto Vendem-se apartamentos novos.

Вам также может понравиться