Вы находитесь на странице: 1из 53

Programao para Arduno

Curso de Extenso Prof. MSc. Algeir Sampaio

Sumrio
Introduo Caractersticas Comeando... Programao Bsica Projetos Bibliografia Sites

Introduo
Microprocessador
CPU ULA UC

Microprocessador x Microcontrolador
CPU UC ULA

Introduo

Definio
O que um microcontrolador?
computador num chip, que contm um processador, memria e funes de E/S.

Elementos adicionais
Memria RAM, EEPROM ou flash Perifricos Interfaces de E/S.

Baixo consumo de energia.


5

Microcontrolador

Arquitetura Interna de um C

Aplicao de Cs

Sistemas Microcontrolados
Os microcontroladores so rpidos e precisos. So mquinas seqenciais. Sistemas que necessitam Controle Automtico so microcontrolados. Aplicao dos microcontroladores
Telefonia, Automveis, Aviao Eletrodomsticos, Celulares, Segurana Eletrnica
9

Microcontroladores (Cs)
Para trabalharmos com microcontroladores precisaremos de:
Hardware de gravao do microcontrolador Kit de desenvolvimento ou simulador Conhecimento de programao Um compilador Projetos de aplicao
10

Arduino
O Arduino uma placa de controle E/S baseada no microcontrolador Atmega (Atmel), que serve de controle para diversos outros sistemas. Esta placa de controle E/S open-source j muito divulgada no exterior. Seu diferencial que a sua concepo opensource. Seus cdigos de aplicao so abertos e divulgados.

Arduino
O conceito do Arduino surgiu na Itlia em 2005 com o objetivo de criar um controlador para projetos/prottipos construdos de forma menos dispendiosa que outros sistemas existentes no mercado, ento. uma plataforma de computao fsica, baseada em uma placa de E/S microcontrolada e desenvolvida sobre uma biblioteca que simplifica a escrita da programao em C/C++.

Arduino
Uma plataforma de computao fsica um conjunto de sistemas digitais ligados a sensores e atuadores, que permitem construir sistemas que tenham noo do ambiente e que atuem sobre esse ambiente com aes fsicas. Um microcontrolador um processador que traz consigo memria e perifricos de E/S.

Arduino
Esta placa foi projetada com finalidades educativas. Ideal para ajudar designers e artistas a criarem obras interativas sem terem muitos conhecimentos de eletrnica. A idia bsica de uso introduzir sensores ou chaves nos conectores de entrada, e LEDs, displays, rels, motores e outros dispositivos que possam ser acionados pelos sinais de sada.

Arduino
Uma plataforma Arduino capaz de receber sinais de entrada que podem indicar diversas variveis, processar esses sinais e controlar seus canais de sadas para atuarem a partir deste processamento. baseado no microcontrolador Atmega e programvel em uma linguagem baseada em C/C++ para executar um conjunto de aes.

Arduino
O grande barato que a comunidade que usa o Arduino, cresce cada vez mais e divulga seus cdigos de aplicao, dentro da filosofia opensource. Qualquer programador pode modificar e ampliar de acordo a necessidade, divulgando, da mesma forma.

Arduino
Projetado com possibilidades multiplataforma, de fcil entendimento, programao e aplicao. Rodando em ambientes Windows, GNU/Linux e Mac OS. Est sendo utilizado, mesmo por quem no tem domnio da eletrnica e pode ser usado tanto para aplicaes simples quanto para tarefas mais complexas.

Caractersticas

Layout

Esquema

Caractersticas
Existem vrias placas Arduino:
Arduino Uno Arduino Duemilanove Arduino MEGA Arduino Nano Tatuino Etc...

Tipos de Arduino

Arduino Nano

Tipos de Arduino

Arduino Mega

Caractersticas
O Arduino Duemilanove uma placa baseada no microcontrolador ATmega168 ou ATmega328. Tem 14 pinos de entrada ou sada digital, dos quais 6 so utilizados como PWM, 6 entradas analgicas, um oscilador de cristal de 16 MHz, um controlador USB, um plug de alimentao, um conector ICSP e um boto de reset.

Caractersticas

O Arduino pode ser alimentado pela conexo USB ou por qualquer fonte externa. A alimentao externa pode ser tanto uma fonte ou uma bateria. A alimentao recomendada de 7 a 12 volt

Caractersticas

Os pinos de alimentao so:


Vin: Entrada de alimentao para a placa. 5V: A fonte utilizada para o microcontrolador e para outros componentes da placa. 3V3: Alimentao de 3,3 volts fornecida pelo CI FTDI. GND: Pino terra.

Caractersticas
O ATmega328 tem 32KB de memria flash (onde o software fica armazenado), alm de 2 KB de SRAM (onde as variveis ficam) e 1 KB de EEPROM (que guarda os dados permanentes). A memria SRAM apagada toda vez que desligamos o circuito.

Caractersticas
Cada um dos 14 pinos digitais ode ser usado como entrada ou sada usando as funes de pinMode( ), digitalWrite( ) e digitalRead( ). Cada uma opera com 5 V. Cada pino fornece ou recebe no mximo 40 mA e tem um resistor pull-up interno de 20 50 Ohms.

Caractersticas
Alguns pinos possuem funo especfica:
Serial: 0 (RX) e 1 (TX): Usados para receber e transmitir dados seriais TTL. PWM: 3, 5, 6, 9, 10 e 11: Fornecem uma sada analgica PWM de 8 bits com a funo analogWrite( ). SPI: 10, 11, 12 e 13: Suportam comunicao SPI. LED: 13: J existe um led conectado a este pino.

Caractersticas
O Arduino Duemilanove tem 6 entradas analgicas, cada uma delas est ligada a um conversor analgico-digital de 10 bits. Os pinos 4 e 5 suportam a comunicao I2C. AREF: Referncia de tenso para as entradas analgicas. Reset: Envia o valor LOW para reiniciar o microcontrolador.

Caractersticas
A comunicao com um computador, com outro Arduino ou com outros microcontroladores simples. O ATmega328 permite comunicao serial no padro UART TTL (5 V), que est disponvel nos pinos digitais 0 (RX) e 1 (TX).

Caractersticas
Algumas verses anteriores do Arduino requerem um reset fsico (boto de presso na placa) antes de carregarem um sketch. No Arduino Duemilanove possvel fazer o reset via software. A placa do Arduino Duemilanove tem um polifusvel que protege a porta USB do computador contra curtocircuitos e sobrecorrentes superiores a 500 mA.

Iniciando o trabalho com Arduino


Adquira uma placa Arduino e um cabo USB. O Arduino pode ser Arduino Uno, Arduino Duemilanove, Nano, ou Diecimila. preciso tambm um cabo USB padro do tipo que voc usaria para conectar uma impressora USB, por exemplo.

Trabalhando com Arduino

Trabalhando com Arduino


Baixe o ambiente Arduino. Obtenha a ltima verso da pgina de downloads. Quando o download terminar, descompacte o arquivo baixado. Certifique-se de preservar a estrutura da pasta. D um duplo clique na pasta para abri-lo. Deve haver alguns arquivos e sub-pastas dentro.

Trabalhando com Arduino


Ao conectar a placa Arduino, automaticamente a energia extrada, a partir da ligao USB no computador ou de uma fonte de alimentao externa. A fonte de alimentao selecionada com um jumper, que se encaixa em dois dos trs pinos entre o USB e os conectores de energia. Ligue a placa Arduino ao computador utilizando o cabo USB e o LED (rotulado PWR) deve acender.

Trabalhando com Arduino


Ao instalar os drivers para o Arduino Uno com Windows7, Vista ou XP:
Conecte a placa e espere pelo Windows para comear seu processo de instalao do driver. Depois de alguns momentos, o processo ir falhar, apesar de seus melhores esforos, clique no menu Iniciar e abra o Painel de Controle. No Painel de Controle, v para Sistema e Segurana. Em seguida, clique em Sistema.

Trabalhando com Arduino


Ao clicar em Sistema:
Quando a janela do Sistema surgir, abra o Gerenciador de Dispositivos e procure em Portas (COM & LPT). Voc dever ver uma porta aberta com o nome Arduino UNO (COMxx). Clique com o boto direito do mouse sobre o "UNO Arduino (COMxx)" port e escolha a opo "Atualizao de driver de software". Em seguida, escolha a opo "Procurar o meu computador para software Driver" opo.

Trabalhando com Arduino


Finalmente, selecione o arquivo Uno do driver, chamado "ArduinoUNO.inf", localizado no "Drivers" da pasta do download do software Arduino (no os Drivers USB FTDI "subdiretrio). Ento o Windows ir terminar a instalao do driver. Consulte http://arduino.cc/en/Guide/Windows para saber como instalar o Uno no Windows XP.

Trabalhando com Arduino


Para instalar os drivers para o Duemilanove, Nano, ou Diecimila com Windows7, Vista ou XP, preciso:
Conectar a placa e o Windows dever iniciar o processo de instalao do driver (se voc no usou o computador com uma placa Arduino antes). No Windows Vista, o driver deve ser baixado e instalado automaticamente. No Windows XP, o assistente Adicionar novo hardware ser aberto:

Trabalhando com Arduino


E deve perguntar se o Windows pode se conectar ao Windows Update para procurar software? Selecione No, no desta vez. Clique em Avanar. Selecione Instalar de uma lista ou local especfico (avanado) e clique em Avanar. Certifique-se de que a opo Procurar o melhor driver nestes locais est marcada:
Desmarque Pesquisar mdia removvel;

Trabalhando com Arduino


Voc deve marcar Incluir este local na pesquisa e procure os drivers /FTDI USB Drivers diretrio da distribuio Arduino. (A ltima verso dos drivers est no site da FTDI.) Clique em Avanar. O assistente ir procurar o driver e, em seguida, ir dizer-lhe que um "Conversor USB Serial" foi encontrado. Clique em Concluir. O assistente de novo hardware aparecer novamente.

Trabalhando com Arduino


Atravesse os mesmos passos e selecione as mesmas opes e local para pesquisar. Desta vez, um "USB Serial Port" vai ser encontrada. Voc pode verificar que os drivers foram instalados, abrindo o Manager de dispositivos do Windows (na aba Hardware do painel de controle do sistema). Procure um "USB Serial Port" na seo Portas, que a placa Arduino.

Iniciando o Aplicativo do Arduino


Para iniciar o aplicativo, basta dar um duplo clique no aplicativo Arduino. Tomemos como exemplo o programa demo Blink. Para abrir este programa (sketch) basta seguir a seqncia:
File > Examples > 1.Basics > Blink.

Iniciando o Aplicativo do Arduino

Selecionando a sua placa

Selecionando a porta serial


Selecione o dispositivo de srie da placa Arduino do menu Tools|Serial Port. Provavelmente, deve ser COM3 ou superior (COM1 e COM2 so normalmente reservados para portas seriais de hardware). Para descobrir, voc pode desconectar sua placa Arduino e reabrir o menu, a entrada que desaparece deve ser a placa Arduino. Volte a ligar a placa e selecione essa porta serial.

Carregando o programa
Agora, basta clicar no boto "Enviar" no ambiente. Aguarde alguns segundos - voc deve ver o RX e TX leds piscando na placa. Se o envio for bem sucedida, a mensagem "Done uploading" aparecer na barra de status. (Nota:. Se voc tem um Arduino Mini, NG, ou outra placa, voc precisa fisicamente do boto de reset na placa imediatamente antes de apertar o boto de upload)

Carregando o programa

Carregando o programa
Alguns segundos aps o trmino do envio, voc dever ver o pino 13 (L) LED na placa comear a piscar. Se isso acontecer, parabns! Voc conseguiu colocar seu Arduino para executar seu programa. Se voc tiver problemas, consulte as sugestes de soluo.

Bibliografia
MARGOLIS, Michael. Arduino Cookbook, OReilly. United States of America, 2011. Fonseca, Erika G. P. & Beppu, Mathyan M. Apostila Arduino, UFF, 2010. McRoberts, Michael. Beginning Arduino, Apress. United States of America, 2010. Oxer, J. & Blemings, H. Practical Arduino, Apress. United States of America, 2009.

Bibliografia
Kurt, Tod E. Bionic Arduino Introduction do Microcontrollers with Arduino. Machine Project, 2007. Evans, Brian W. Arduino Programming Notebook. www.arduino.cc www.arduino.com.br

Prof. Algeir Sampaio


allsampa@uol.com.br prof_sampa@ufpi.edu.br

Вам также может понравиться