Вы находитесь на странице: 1из 9

Universidade Estadual do Maranho Centro de Ensino, Cincias Exatas e Naturais Departamento de Qumica e Biologia Curso : Cincias Biolgicas Alunos

(as) : Niely Beatriz, Carleane, Leide Dayane, Patricia

MANEJO DE CROCODILIANOS EM CATIVEIRO

Apresentao
O manejo sustentado dos recursos naturais exige conhecimento profundo destes recursos envolvendo a biologia e auto-ecologia das espcies, bem como o estudo da dinmica das populaes e as suas interrelaes com o meio ambiente.

Os crocodilianos ...
A famlia Crocodylidae inclui trs subfamlias: Crocodylinae,

Alligatorinae, Gavialinae. Nessas existem 22 espcies de crocodilianos reconhecidas, das quais 15 so usadas comercialmente para a manufatura de artigos de luxo. No mundo em geral os crocodilianos esto sendo aproveitados de trs formas: Wild harvest ; Ranching ; Farming.

Composio corporal
A composio corporal pode fornecer informaes especificas sobre o estagio de desenvolvimento e a nutrio do

animal. A composio qumica corporal no fixa, variando da concepo at a morte, porm observa-se que esta proporcionalmente muito semente entre os adultos de espcies diferentes, com exceo de gua e gordura. Portanto as variaes observadas numa determinada idade deve-se principalmente ao estado nutricional dependente da reserva de gordura.

Taxa metablica
Os

crocodilianos so animais pecilotrmicos cujo metabolismo apresenta uma enorme variao, sem considerar a hibernao, o metabolismo pode ser acelerado, em condies mxima de atividades ou significativamente reduzido o animal permanece submerso na gua sem respirar por cerca de 4 horas. A ampla faixa de variao na temperatura interna dos rpteis so resultados da sua inabilidade de manter uma alta taxa metablica e da falta de isolamento trmico na superfcie.

Temperatura tima
O termo temperatura tima preferida reflete a

temperatura a qual uma dada espcie esta fisiologicamente adaptada. A temperatura tima preferida pela maioria dos rpteis situa-se entre 20 e 39,5 graus e um Maximo trmico critico a cerca de 38. Porm a temperatura preferida tambm depende do estgio fisiolgico e ecolgico. Animais mantidos em cativeiros devem dispor de uma faixa de variao trmica normal para suas atividades. E isso pode ser feito de duas maneiras: a primeira manter o recintos termicamente uniforme dentro da faixa da atividade normais dos rpteis ou manter o cativeiro com temperaturas variadas permitindo q o animal tenham oportunidade de regular sua temperatura movimentando-se a procura da temperatura ideal.

Alimentao em cativeiro
A nutrio de crocodilianos pouco conhecida, e os requerimentos

nutricionais especficos so baseados em dados limitados sobre os itens alimentares consumidos na natureza. Para a formulao de alimentos para crocodilianos, desejvel uma lista longa de diversos itens, e atualmente esta lista est restrita a alimentos de origem animal

Tipos de alimentos
Fatores que determinam a escolha de um

regime alimentar em cativeiros incluem: Considerao de custo, disponibilidade anual de fonte alimentar primria,qualidade de armazenamento, facilidade de manejo, aceitao pelo animal, requerimentos nutricionais( protenas, carboidratos, lipdios, vitaminas e minerais.) efeito sobre a taxa de crescimento e reproduo. Oferecer aos animais uma alimentao baseada em carne vermelha fresca, peixes, aves, rs, vsceras bovinas como fgado, corao, pulmo. De modo que se assemelhe com o que o animal encontra na natureza.

Bem estar do animal...

A manuteno de crocodilianos em cativeiros requer o conhecimento das necessidades biolgicas bsicas que incluem: temperatura, umidade, espao, luz, nutrio adequada a cada faixa etria , higiene, patologia ( evitar que o animal fique doente), comportamento social e ambiental.

Вам также может понравиться