Вы находитесь на странице: 1из 17

Infncia Amarela e Branca: notas e anotaes em torno

Profa. Msc. Ivone Veloso (UFPA/CUNTINS)

Escrito em 1978 Sob encomenda Coletnea ARTE PARA CRIANA Telas de Tomie Ohtake Sete cartas e dois sonhos Publicao:1987

Principais diferenas

Imagens da infncia e o modo de representar a criana rompem com o modelo tradicional de Literatura infantil

Literatura infantil e Infncia

at o fim do sculo XIII, no existem crianas caracterizadas por uma expresso particular e, sim homem de tamanho reduzido (ries:p;18) No existia textos especficos para as crianas.

Por volta do sc.xviii, na transio da sociedade feudal para a sociedade burguesa, a instituio familiar se torna mais evidente e a criana passa a ser o centro das atenes.

A literatura infantil surge do entendimento de que a criana um ser frgil e que no tem a mentalidade totalmente desenvolvida. Carter pedagogizante e moralizante. Surge a in fancia, o in-fanto, o sem voz, aquele que no pode falar As narrativas muitas vezes so protagonizadas por adultos. O narrador adulto, a viso de mundo adulta.

A criana , em geral, representada como um ser passivo ou quando transgressora ela reprimida ou castigada.

Na segunda metade do sc. XIX, h modificaes no modo de representar as crianas, tornam-se personagens e at narradoras, mas persiste a viso de mundo do adulto.

No Brasil persiste o quadro europeu. Monteiro Lobato, abrasileira os clssicos e traz o universo infantil para as suas narrativas. Lygia Bojunga herdeira do Legado de Lobato, Linguagem simples, de estilo coloquial Sintaxe infantil

Eu no sei se eu j nasci desse jeito ou se eu fui ficando assim

por causa do meu amigo pintor, mas quando eu olho pra uma coisa eu me ligo logo na cor[...] Mas no era isso que eu queria contar. Eu queria era dizer que na tera-feira, quando cheguei da escola, eu fiquei sabendo que ele tinha morrido. No aguentei olhar pra ele assim morto: virei a cara pra parede e dei de cara com um quadro que ele tinha pintado: uma mulher amarela(um dia ele me disse que ela estava assim porque ela tinha acordado contente, e eu- que ainda no sacava nada de cor- fiquei achando que era birutice de pintor.
(BOJUNGAp.10-13)

Rompe com o sentido utiitrio e moralizante (re)apresenta o universo infantil, seu discurso, seus conflitos, inquietaes e angstias Apresenta temas incomuns: morte, suicdio, traio, etc, sob o ponto de vista da criana. Em O meu amigo Pintor: Cladio, o meninonarrador de mais ou menos 11 anos, fala da sua amizade com o pintor e o despertar da sensibilidade artstica.

Infncia

AMARELA

Infncia Amarela
Representao de uma ideia positiva de infncia : alegre, sensvel, criativa, questionadora, viva. Entretanto, no reitera o mito da infncia feliz ou do Ado antes do pecado(CHOMBARTE DE LAWE:p.53)

- Mas por que ele ia fazer isso? Eu perguntei. - porque ele estava doente, meu filho. [...] - Mas voc quer, por favor, me explicar direito tudo o que acontece? - [...] - Ele gostava tanto de pintar, de jogar gamo, de comer[...] - E ele vai e acaba com tudo isso que era to bom? - Por que, por que, por qu?! (BOJUNGA, 2009, p31/32)

Infncia Branca
Remete a idia de vazio, de infncia como tbula rasa. Ser passivo das narrativas pedagogizantes O meu colega olhou pro papel. Olhou pra mim: - No pode. Tem que ser vermelho, e tem que ser pontudo embaixo. Me d aqui o papel que pra eu te mostrar como que . - [...] - Me d o papel, deixa eu desenhar isso direito. ( BOJUNGA, 2009, p.52)

a relao adulto-criana
Pai, me e o sndico: postura tradicional O Pintor: 1. relao de igualdade 2. O adulto ensina instigando a imaginao, a autonomia e a percepo esttica. D.Clarice: figura intermediaria

Consideraes finais
A imagem da infncia que emerge da obra, a voz narrativa infantil favorece a identificao do leitor mirim

Вам также может понравиться