Вы находитесь на странице: 1из 25

Segurana e Sade Fora do Trabalho

Eng Annete Piccoli Chefe do DAS Gelci Almeida Rodrigues dson Duarte Weren Alfredo Cardoso Dra. Sara Peroni Luana Lucas de Souza Estagiria DAS

Os acidentes domsticos so muito comuns, apesar de poucos divulgados e analisados.

Mesmo com todo o cuidado acidentes acontecem, portanto, fundamental aprendermos com os acidentes.
Objetos e situaes apresentam riscos; s vezes esses acidentes so to graves que podem levar morte.

CUIDADOS NO FOGO
- Aventais ou toalhas plsticas na cozinha. - Deixar fsforos ou isqueiros ao alcance de crianas um atentado contra sua casa e integridade fsica das mesmas.

- Use de preferncia as "bocas" de trs do fogo. - Os cabos das panelas para trs

- Ao pegar uma panela quente, tenha certeza que conseguir transporta-l, evitando que caia de suas mos.

CUIDADO NA ESCADA...
- Iluminao -O primeiro e o ltimo degraus devem ser sinalizados com fitas refletoras.

-Um corrimo firme deve ser colocado em cada lado da escada.

O piso dos degraus deve ser antiderrapante.

- Mantenha a escada desobstruda,nunca deixe os sapatos, ferramentas, livros, brinquedos, e outros objetos.

- Quando houver crianas pequenas na casa, as entradas das escadas devem ser bloqueadas com portes ou grades de proteo.

CUIDADO COM O GS -Mangueira de ligao prazo de -Preferencialmente, validade ou sempre que notar instale o botijo de ressecamento. gs fora da cozinha. - De acordo com a ABNT, a
mangueira no deve ter mais de 80cm de comprimento.

-Nunca faa a ligao passando a mangueira por trs do fogo, ao utilizar o forno, pode haver superaquecimento da mangueira, ressecando-a ou mesmo provocando rompimento. -Mantenha o botijo de gs a uma distncia mnima de 50 cm do fogo, para evitar que ele receba calor.

- Sempre que no estiver utilizando o fogo, feche o registro do botijo de gs. -Utilize a ferramentas correta para apertar o regulador do botijo.

-Cuidado com vazamentosPorta de entrada.

VENENO PARA RATOS E BARATAS

-manter sempre os venenos, em suas embalagens originais,


-com os rtulos bem conservados. -quando for necessrio trocar embalagens, no esquecer de rotular novamente;

-mantenha trancado, longe do alcance e fora de vista

-quando o veneno em spray certifique-se que no h ningum no local

CUIDADOS COM PRODUTOS DE LIMPEZA


- Leia atentamente os rtulos antes de usar qualquer produto domstico e siga as instrues cuidadosamente; -Mantenha os produtos nas suas embalagens originais. -Nunca coloque produtos derivados de petrleo (querosene, gasolina), alvejantes, em embalagens de refrigerantes, sucos.

-Guarde detergentes, sabo em p e outros produtos de uso domstico longe dos alimentos, trancados e fora do alcance das crianas;

CUIDADOS COM REMDIOS..


- Nunca deixe de ler o rtulo ou a bula antes de usar qualquer medicamento; -No utilize remdios sem orientao mdica; -Mantenha os medicamentos nas embalagens originais;

Mantenha medicamentos trancados e fora do alcance das crianas.

-Nunca use medicamentos com prazo de validade vencida


- Descarte remdios vencidos.

- No d remdio no escuro para que no haja trocas perigosa - Cuidado com remdios de uso infantil e de adulto com embalagens muito parecidas. Erros de identificao podem causar intoxicaes graves e, s vezes, fatais; importante que a criana aprenda que remdio no bala, doce ou refresco. Quando sozinha, ela poder ingerir o medicamento.

CUIDADO COM A ELETRICIDADE


- Nunca deixe ferro eltrico ligado quando tiver que fazer alguma outra coisa, mesmo que seja por alguns minutos, pois isto tem sido causa de grandes incndios. Nunca substituir fusveis ou dijuntores por ligaes diretas com arames ou moedas.

- No sobrecarregar as instalaes eltricas com vrios utenslios ao mesmo tempo, pois os fios esquentam e podem ocasionar um incndio.

Observe se os orifcios e grades de ventilao dos eletrodomsticos (como T.V., vdeo e forno de microondas) no se encontram vedados por panos decorativos, cobertas, etc.

- Manter as instalaes em bom

estado, para evitar sobrecarga, mau contato e curto-circuito. - No usar tomadas e fios em mau estado ou de bitola inferior recomendada.

TAPETES

-Os tapetes do banheiro devem ser antiderrapantes. Coloque os tapetes de borracha no interior das banheiras ou no piso do chuveiro. -Os tapetes e carpetes devem estar bem assentados sobre o piso.

QUAL A NECESSIDADE DE SOLTAR ROJES?

Para soltar fogos de artifcios no use as mos; use a inteligncia: amarre o foguete ou rojo a uma estaca firme sobre o cho; afaste as pessoas e acenda.

Вам также может понравиться