Вы находитесь на странице: 1из 19

XV SEME AD outubro de 2012

rea temtica: Estratgia em Organizaes

Indicadores para localidades com concentrao de atividades da cadeia Produtiva: Identificao e Consolidao de suas Variveis
Dimas Ozanam Calheiros Jos Osvaldo De Sordi.

Roteiro da Apresentao 1- INTRODUO Objeto de estudo Problema de Pesquisa Objetivo de Pesquisa Dimenses 2- DIAGRAMA DE CONTEXTO 3- INDICADORES 4- METODO DE PESQUISA 5- ANLISE DE DADOS 6- CONCLUSO

INTRODUO
OBJETO DE ESTUDO

O objeto de estudo desta pesquisa so os indicadores de desempenho para localidades com concentrao de atividades da cadeia produtiva, como: arranjos produtivos locais, distritos industriais e clusters.
PROBLEMA DE PESQUISA

Quais indicadores, e suas respectivas variveis, descritos na literatura cientfica nacional e internacional, colaboram para caracterizao da dinmica e organizao de localidades com concentrao de atividades da cadeia produtiva?

INTRODUO
OBJETIVO DE PESQUISA

Identificar e analisar indicadores para avaliao de localidades com concentrao de atividades da cadeia produtiva, decompondo-os em variveis e atributos, agrupando-os em categorias de pertinncia.

DIMENSES ou CATEGORIAS

- Capital Social; - Inovao e Aprendizagem; - Cooperao e Competio; - Governana; - Abrangncia Territorial; - Econmica; - Operao.

INTRODUO
DIMENSES (Categorias)

Capital Social: identificar e interpretar indicadores com seus atributos e variveis que permitiro analisar o relacionamento existente entre membros de empresas distintas, dentro do arranjo.

Inovao e Aprendizagem: reunir os indicadores com seus atributos e variveis que permitiro analisar como o arranjo est inovando e como est tratando a questo da aprendizagem.

INTRODUO

DIMENSES (Categorias) - Continuao

Cooperao e Competio: agrupar os indicadores com seus atributos e variveis que permitiro analisar como as empresas do arranjo esto se fortalecendo atravs da cooperao sem, no entanto, deixar de existir a competio entre os membros e em conjunto contra terceiros.

Governana: quais os indicadores com seus atributos e variveis que permitiro analisar sua existncia, se a mesma clara e caracterizada e como ela exercida ou praticada.

INTRODUO

DIMENSES (Categorias) - Continuao

Abrangncia Territorial: compor os indicadores com seus atributos e variveis que permitiro analisar sua situao e contexto de proximidade das empresas do APL, dos clientes e dos fornecedores.

Econmica: selecionar quais os indicadores com seus atributos e variveis que permitiro analisar fontes de recursos e concorrentes.

Operao: selecionar quais os indicadores com seus atributos e variveis que permitiro analisar o contexto operacional.
7

DIAGRAMA DE CONTEXTO

Localidade Regio Macro-Localidade Empresa Cadeia Produtiva Abrangncia Territorial Governana Econmica Capital Social

LOCALIDADES COM CONCENTRAO DE ATIVIDADES DA CADEIA PRODUTIVA

Orgo de Apoio Ncleo Gestor Governo

Inovao e Aprendizagem
Cooperao e Competio Operao

DIAGRAMA DE CONTEXTO - Foco em Gesto

Localidade Regio Macro-Localidade Empresa Cadeia Produtiva Abrangncia Territorial Governana Econmica Capital Social

LOCALIDADES COM CONCENTRAO DE ATIVIDADES DA CADEIA PRODUTIVA

Orgos de Apoio Ncleo Gestor Governo INDICADORES

Inovao e Aprendizagem
Cooperao e Competio Operao

VARIVEIS

INDICADORES

Conceito

Bernardes (2006) coloca que indicador um instrumento que fornece informao relevante acerca de algum aspecto da realidade. Com isso, o indicador se torna elemento de suma importncia na tomada de deciso, pois, na maioria das vezes o principal elemento de informao disponvel aos gestores e a partir do conhecimento proporcionado pelos indicadores que os tomadores de decises podem decidir as prioridades e os rumos a seguir.

Magalhes (2004) define indicadores como elementos centrais de informao, que podem abordar diversos temas e por isso ele constitui uma importante ferramenta para os tomadores de decises. Para respaldar as diversas necessidades desses, existem diferentes tipos de indicadores, classificados em funo do nvel de anlise e dimenso de representao.
10

Definio

INDICADORES
TIPOS por funo de representao

DESEMPENHO: Realizam uma anlise comparativa entre as condies atuais e os valores de referncia a exemplo de metas ou resultados esperados. EFICINCIA: Permitem a avaliao da eficincia das aes, refletindo qual a relao quantitativa e qualitativa, entre os resultados obtidos e meios empregados. DESCRITIVO: Caracterizam um determinado tpico. Refletem a atual situao, sem referncia de como deveria ser. GLOBAL: So os mais abstratos e sintticos dos indicadores. So, em geral, ndices, agregaes de diversos indicadores transmitindo uma viso geral sobre o assunto em questo.
Fonte: Adaptado de Magalhes (2004)

11

METODO DE PESQUISA

Delineamento

TIPO: ESTRATGIA ou Modo de Investigao PROCEDIMENTO TCNICO:

EXPLORATRIA

DESCRITIVA

ANLISE DE CONTEDO

MTODO:

QUALITATIVA

LGICA DE PESQUISA:

INDUTIVA

QUANTO A NATUREZA:

APLICADA
12

ANLISE DE DADOS
Anlise foi fundamentada no modelo de anlise categorial, alinhado com a tcnica de anlise de contedo (BARDIN, 2009)

Para o tratamento dos resultados e interpretaes o critrio de categorizao foi fundamentado no modelo de anlise categorial. Dessa anlise do corpus derivou-se sete categorias (dimenses).
Quadro 10 - As Categorias (Dimenses)

Unidades de CATEGORIA CONTEXTO (Dimenso) (Indicadores) 1- Abrangncia Territorial 10 2- Governana 3 3- Econmica 8 4- Capital Social 16 5- Inovao e Aprendizagem 5 6- Cooperao e Competio 7 7-Operao 1 Total 50
Fonte: Autores.

Unidades de REGISTRO (Variveis) 18 3 8 22 5 7 1 64


13

ANLISE DE DADOS
Continuao...

A interpretao da anlise do corpus terico, como sntese e seleo dos resultados proporcionou a identificao de cinqenta unidades de contexto (indicadores)

Concluindo a interpretao da anlise do corpus terico, como sntese e seleo dos resultados foram identificadas sessenta e quatro unidades de registro (variveis)
14

CONCLUSO Em resposta pergunta motivadora da pesquisa, foram identificados cinqenta indicadores de avaliao de localidades com concentrao de atividades da cadeia produtiva.

Indicadores decompostos em sessenta e quatro variveis e agrupados em sete dimenses de anlise: abrangncia territorial; governana; econmica; Capital Social; Inovao e Aprendizagem; Cooperao e Competio; e Operao.
Apesar de: intensas pesquisas; o volume pesquisado; o grau de esmero empregado na anlise de dados; outros indicadores podero surgir, o que levar, possivelmente, tanto necessidade de novas variveis como de novas dimenses de anlise.

15

CONCLUSO Em decorrncia da quantidade identificada de indicadores de CS (dezesseis), observa-se na literatura cientfica, tanto nacional como internacional, esforos, direcionamento (ou maior preocupao) com a dimenso capital social.

Existe uma interao entre as diversas dimenses, porm, a de capital social a que apresenta forte funo integradora e que viabiliza, no binmio: competio versus cooperao, a obteno do que Schmitz (2000) chamou de ecincia coletiva, envolvendo um complexo de interaes sociais locais, que propiciam a produo e reproduo de conhecimento tcito, catalisando processos de inovao e difuso. Muitos dos indicadores so abstratos em funo de no terem uma rgua, frmulas especficas, porm, tm sua importncia e validade, uma vez que uma das funes dos indicadores ser instrumento que fornece informao relevante de algum aspecto da realidade
16

CONCLUSO

Qualquer entidade com interesse na gesto e desenvolvimento, de localidades com concentrao de atividade produtivas, associada a uma cadeia deve ater-se aos aspectos crticos, fazer uso de indicadores de avaliao.

Este trabalho agrega nesse sentido, ou seja, indicam: - Possveis indicadores de interesse; - Seu tipo; - Sua descrio; - Sua decomposio em variveis; - Fornece indcios de onde buscar as variveis necessrias; - Agrupa-os por dimenses ou categorias de anlises.

17

CONCLUSO

Percebe-se a necessidade de continuidade das pesquisas para: - Trabalhar outras dimenses; - Busca de novos indicadores; - Identificao de frmulas e rguas para transformar indicadores tanto do tipo descritivo como global em indicadores de eficincia ou de desempenho, uma vez que estes so mais precisos e facilitadores de aes dos gestores. - Outra sugesto de continuidade o desenvolvimento de software para que o gestor alimente as variveis e o sistema produza as informaes necessrias para apoio e ajuda no processo de tomada de deciso.

18

FIM

OBRIGADO!

19

Вам также может понравиться