Вы находитесь на странице: 1из 40

tica - Conceitos Bsicos

GRUPO:

Promio
tica usualmente citada no dia a dia: tica da Globalizao A tica como credo Clonagem, cincia e tica A tica do futebol etc.

Definio de tica
Cincia do que o homem deve ser em funo daquilo que ele .

Giz; Sol; Ser Humano;

Definio de tica
Realizao Fundamental;
Realizao profissional, realizao social, etc.

Realizar-se como pessoa

Definio de tica
Construo da tica:
Exigncias ou necessidades humanas; Desenvolvimento das potencialidades humanas;

Objetivo da tica
Apontar rumos; Pensada como positiva e no proibitiva; Mais importante respeitar a vida do que no matar;

Definio de tica
Concluso:
No uma imposio ou obrigao; Objetivos devem ser assimilados pelo indivduo concreto. a pessoa em todas as suas dimenses; Unidade do Ser e Dever;

TICA E MORAL
tica, do grego = costumes.

Moral, do latim = costumes.

TICA E MORAL
Tendncias de separar ou diferenciar o sentido destas palavras

Primeira forma: A moral seria um estudo de como os costumes devem ser numa determinada poca ou lugar. A tica seria um julgamento da moral, enquanto distingue o bem do mal.

TICA E MORAL
Segunda forma:

Moral como a parte terica do estudo do comportamento.

tica como a parte prtica que detalha como deve ser o comportamento.

TICA E MORAL
Terceira forma:

Moral como comportamentos que abrangem a todas as pessoas.

tica como moral de um grupo organizado.

TICA E MORAL
ltima forma: Moral como um fundamento teolgico. tica como um fundamento filosfico.

A MUTABILIDADE DA VIVNCIA TICA


Divergncias de comportamentos

A MUTABILIDADE DA VIVNCIA TICA


Razes das divergncias

Primeira razo: o prprio conhecimento que o ser humano tem de si mesmo, tanto individualmente como coletivamente.

Na medida em que a humanidade se conhece melhor, ela tem a possibilidade de mudar seus comportamentos.

A MUTABILIDADE DA VIVNCIA TICA


Segunda razo: provm do conhecimento que o homem tem de sua realidade e do sentido das coisas.

A MUTABILIDADE DA VIVNCIA TICA


Terceira razo: engloba tradies e culturas com princpios, preconceitos e tabus que se enrazam e, de certa forma, se perpetuam como paradigmas de comportamento.

A MUTABILIDADE DA VIVNCIA TICA


Quarta razo: ocorre devido ao avano das cincias e da tecnologia, que derruba conceitos e mitos do passado, entretanto, cria novos.

Ontem

Hoje

MUTABILIDADE NA TICA PROFISSIONAL


As quatro razes citadas anteriormente tambm esto presentes na tica profissional. Dessa forma, possvel perceber que a tica no exerccio da profisso depende das variaes culturais, interesses imediatistas e manuteno do poder.

O princpio fundamental da tica

Princpio fundamental: necessrio fazer o bem e evitar o mal.

Toda pessoa sabe que deve procurar o bem, porm pode ocorrer uma divergncia em sua compreenso concreta.

Mas o que o bem?


Bem tudo aquilo que est de acordo com a natureza em geral e especialmente com a humana, perfazendo uma integridade ou harmonia no todo. Pensar em progredir na profisso pode ser um bem; Tomar remdio contra reumatismo pode ser um bem; Namorar pode ser um bem.

E o mal o que ?
uma negao, uma falta de um bem, uma desarmonia causada num todo pela ausncia de algo. Matar outra pessoa um mal; Ser desonesto no preo de uma mercadoria um mal; Ser adltero um mal; Sonegar impostos um mal.

Natureza do ser humano


O que favorece ou no natureza do ser humano? Desta forma, o bem e o mal, o certo e o errado, embora possam e devam ser determinados em si, concretamente exigem uma reflexo constante, especialmente diante de novas situaes.

Critrios auxiliares
Para facilitar a concretizao do princpio fundamental, existem 3 critrios auxiliares:
Primeiros princpios; Segundos princpios; Concluses remotas.

Critrios auxiliares
Primeiros princpios: So mais genricos e de fcil compreenso e aceitao por qualquer pessoa. So universais, ou seja, independentes de culturas ou ideologias especficas. Senso comum.

Ex: Respeitar a vida humana; respeitar as coisas alheias; proferir a verdade; viver a honestidade e a sinceridade; ser fiel na vida conjugal.

Critrios auxiliares
Segundos princpios: So concretizaes em situaes mais especficas dos primeiros princpios com mais dificuldades para aceitao unnime. Normalmente dependem de culturas, ideologias, tradies, costumes e interesses. Divergncias. Ex: Respeitar a vida humana de um feto; respeitar as coisas alheias de um rico; proferir a verdade a um doente; viver a honestidade e a sinceridade na declarao de impostos; ser fiel na vida conjugal no caso de ser trado.

Critrios auxiliares
Concluses remotas: So aplicaes dos segundos princpios em situaes especialssimas e bem definidas, onde a unanimidade bem mais difcil. Problemas ou realidades pessoais, especialmente de ordem emocional. Ex: Respeitar a vida humana de um feto descerebrado; viver a honestidade e a sinceridade na declarao de impostos em poca de crise financeira; ser fiel na vida conjugal no caso de ser trado pelo melhor amigo; proferir a verdade a um doente em fase terminal de vida.

Critrios auxiliares
Diante desses critrios auxiliares que cada pessoa procura responder para si mesma o que deve fazer.
Despede ou no? Lana ou no? Desliga ou no?

A TICA EM RELAO A OUTRAS CINCIAS


Objetivo de algumas cincias: Antropologia= Estuda o agir das pessoas como pertencentes a determinadas raas e culturas.

Sociologia= Estuda o comportamento das pessoas como membros de um grupo (ex: esportivo,poltico,religioso...).

Economia= Estuda o comportamento humano enquanto produzem e consomem bens e servios.

Teologia= Estuda o agir do homem a partir de suas relaes com a Divindade.

A TICA EM RELAO A OUTRAS CINCIAS Histria= procura compreender o comportamento humano dos fatos do passado em suas causas e conseqncias. Psicologia= Estudo do individuo em si, procurando entender no seu agir o que ele faz, porque faz e como faz. Direito= Conjunto de normas que disciplinam o comportamento humano ou a vida em sociedade.

A TICA EM RELAO A OUTRAS CINCIAS


Administrao= Estuda a anlise, o planejamento, a implantao e o controle dos processos necessrios para atividades de uma empresa. Contabilidade= Cincia que permite, atravs de suas tcnicas, manter o controle permanente do patrimnio da empresa. Pedagogia= Cincia da educao, enquanto visa transmitir conhecimentos adequados para o desenvolvimento dos vrios aspectos do ser humano.

TICA PROFISSIONAL
...aplicao da tica geral no campo das atividades profissionais; a pessoa deve estar imbuda de certos princpios ou valores prprios do ser humano para viv-los nas suas atividades de trabalho.

A tica profissional exige: -Deontologia= estudo dos deveres especficos que orientam o agir humano no seu campo profissional; -Diciologia= estudo dos direitos que a pessoa tem ao exercer suas atividades.

TICA PROFISSIONAL Condies pra ser uma profisso: - A atividade deve envolver operaes intelectuais acompanhadas de grande responsabilidade; - Analisar sobre o que se faz para operar com eficincia, eficcia e efetividade; - Profisso no s terica ou acadmica, mais tambm prtica; - Todo profissional no precisa ser um professor na sua rea, mais que possui artifcios para passar aos outros sobre sua profisso - Toda profisso deve dispor de organizaes adequadas com atividades,obrigaes e responsabilidades com conscincia de grupo.

TICA PROFISSIONAL

CDIGO DE TICA ...cdigos de tica fazem parte do sistema de valores que orientam o comportamento das pessoas,grupos e das organizaes e seus administradores...

1.9 A tica e a Virtude


1.9.1 Noo As virtudes ticas so essencialmente pessoais e a aquisio delas exige prtica constante. No provm de herana e nem resultam de circunstncias, do ensino ou do meio. As virtudes determinam e fixam as inclinaes e os atrativos, assegurando a constncia da conduta. Na conduta tica, a virtude condio basilar, ou seja, no se pode conceber o tico sem o virtuoso como princpio, nem deixar de apreciar tal capacidade em relao a terceiros. (S 1996:65)

1.9.2. As virtudes bsicas


A prudncia a noo reta daquilo que se deve fazer ou evitar. A justia a vontade firme e constante de respeitar todos os direitos e todos os deveres. a base da vida em sociedade. Homem justo, imparcialidade, piedade, veracidade, fidelidade, gratido, a liberdade e a equidade.

A fortaleza a firmeza interior contra tudo que molesta a pessoa neste mundo. Perseverana que vai sempre adiante e pacincia que no recua.
Temperana a regra, a medida e a condio de toda virtude; o meio justo entre o excesso e a falta. Continncia, sobriedade, humildade, mansido e a modstia.

1.9.3. Os vcios
Os vcios no so propriamente a negao das virtudes, mas atitudes contrrias ao bem ou disposies estveis para agir mal; 1.9.4. Os vcios principais O orgulho a procura desordenada por excelncia; A avareza a procura desordenada de bens materiais; A gula a procura desordenada dos prazeres de comer e beber;

A luxuria a procura desordenada dos prazeres sexuais;


A inveja a tristeza pelo bem alheio como um obstculo ao prprio bem; A preguia o recuo diante do trabalho e do esforo; A ira a violncia contra aquilo q resiste a sua vontade, procurando vingana;

1.9.5 Concluso As virtudes bem como os vcios, demonstram que a tica uma construo da pessoa a partir do que ela pretende com seu ser, ento o ser humano no pode esperar que as coisas aconteam, mas dever esforar-se para imprimir um ritmo sua vida.

Dvidas? Questionamentos?

Вам также может понравиться