Вы находитесь на странице: 1из 45

UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES

Administrao Ambiental Uma Produo Mais Limpa

Fundamentos Cientficos da Gesto Ambiental Prof. Cesar Lima

Maio/2007

Componentes do Grupo

Katia Teixeira Domingos Jos Pedro Braga Clvis Eduardo Hayashi

ndice
Energias Alternativas

Energia Nuclear Energia Solar Biomassa Energia Maremotriz Energia Geotrmica Energia Hdrica Pequenas Centrais Hidreltricas Energia Elica Hidrognio

Energia Nuclear

Definio: a quebra, a diviso do tomo, tendo por matria prima minerais altamente radioativos, como o urnio.

Energia Nuclear

Aplicao:

Propulso Naval e Militar; Medicina; Indstria; Produo de energia eltrica.

Energia Nuclear

Meio Ambiente: Os problemas ambientais esto relacionados com os acidentes que ocorrem nas usinas e com o destino do lixo atmico.

Energia Nuclear

Impactos ambientais:

Contaminao do meio ambiente (local e distante); Doenas como o cncer; Morte de seres humanos, de animais e de vegetais.

Energia Solar

Definio: Energia eletromagntica proveniente do sol.

Energia Solar

Aplicao:

Aquecimento de gua em residncias, hospitais, hotis (Fototrmica); Energia eltrica (Fotovoltaica).

Energia Solar

Meio ambiente:

No causa impactos ao meio ambiente e pode ser considervel inesgotvel; Varia de acordo com as estaes do ano e as condies climticas locais.

10

Biomassa

Definio: Energia obtida a partir de fontes variadas de matria orgnica no-fssil.

11

Energia Biomassa

Plantas Aquticas e Terrestres; Resduos florestais; Agropecuria ; leos Vegetais; Resduos urbanos; Resduos industriais.

12

Energia Biomassa

Aplicao: Permitem produzir simultaneamente energia eltrica e calor til. Ex.: bagao da cana de acar usado na produo de energia eltrica das usinas e como combustvel.

13

Energia Biomassa

Meio Ambiente: A energia de biomassa renovvel no sentido de que um pequeno espao de tempo necessrio para que se recomponha para uso como fonte energtica.

14

Energia Maremotriz

Energia maremotriz um modo de gerao de eletricidade atravs da utilizao da energia contida no movimento de massas dgua devido s mars. Dois tipos de energia maremotriz podem ser obtidas: energia cintica das correntes devido s mares e energia potencial pela diferena de altura entre as mars alta e baixa.

15

Energia Maremotriz
Constri-se uma barragem, formando-se um reservatrio junto ao mar. Quando a mar alta, a gua enche o reservatrio, passando pela turbina, e produzindo energia. Na mar baixa, o reservatrio esvaziado e a gua que sai do reservatrio passa novamente atravs da turbina, em sentido contrrio, produzindo energia eltrica. Este tipo de fonte tambm usado no Japo, Frana e Inglaterra. A primeira usina maremotriz construda no mundo foi a de La Rance, em 1963.

16

Energia Maremotriz

17

Energia Geotrmica

Energia geotrmica a energia produzida de rochas derretidas no subsolo (magma) que aquecem a gua no subsolo. Na Islndia, que um pas prximo do Crculo Polar rtico, com vulcanismo intenso, onde a gua quente e vapor afloram superfcie (giseres) ou se encontram em pequena profundidade, tem uma grande quantidade de energia geotrmica aproveitvel e a energia eltrica e gerada a partir desta.

18

Energia Geotrmica

As usinas eltricas aproveitam esta energia para produzir gua quente e vapor. O vapor aciona as turbinas que geram quase 3.000.000 joules de energia eltrica por segundo e a gua quente percorre tubulaes at chegar as casas. Nos Estados Unidos h usinas deste tipo na Califrnia e em Nevada. Em El Salvador, 30% da energia eltrica consumida provm da energia geotrmica.

19

Energia Geotrmica

20

Energia Hdrica

Nas usinas hidreltricas, a energia eltrica tem com fonte principal a energia proveniente da queda de gua represada a uma certa altura. A energia potencial que a gua tem na parte alta da represa transformada em energia cintica, que faz com que as ps da turbina girem, acionando o eixo do gerador, produzindo energia eltrica.

21

Energia Hdrica

Utiliza-se a energia hdrica no Brasil em grande escala, devido aos grandes mananciais de gua existentes. Atualmente esto sendo discutidas fontes alternativas para a produo de energia, pois a falta de chuvas esta causando um grande dficit na oferta de energia eltrica. A maior usina hidreltrica do Brasil a de Itaipu, que tem capacidade de 12.600 MW.

22

Energia Hdrica

23

Pequenas Centrais Hidroeltricas


PCH - Pequenas centrais hidroeltricas Este sistema o mesmo utilizado nas grandes hidroeltricas, a diferena que so sistemas pequenos, de baixa potncia, de 5 a 100 KW, e que podem ser instaladas em locais prximos a regies ribeirinhas, aproveitando o fluxo natural de um rio ou riacho, sem acometer um grave desequilbrio para a fauna e flora do lugar, pois o retorno da gua para o rio ou riacho, aps a gerao. No Brasil existe a aplicao deste sistema em algumas regies, principalmente nas regies do sul.

24

Pequenas Centrais Hidroeltricas

25

Energia Elica

O que ? a energia obtida pelos deslocamentos de massas de ar. Histrico Moinhos de vento - Prsia no sc. V - bombear gua para irrigao.

26

Energia Elica
Mecanismo Bsico O vento atinge uma hlice que ao movimentar-se, gira um eixo que impulsiona um gerador de eletricidade.

27

Energia Elica
Quantidade de energia gerada varia de acordo com:

As estaes do ano e as horas do dia. A topografia e a rugosidade do solo. As caractersticas de desempenho, altura de operao e espaamento horizontal dos sistemas de converso de energia elica instalados.

28

Energia Elica
Impactos e Problemas

Altera paisagens com suas torres e hlices. Pode ameaar pssaros se for instalada em rotas de migrao. Emite um certo nvel de rudo. Pode causar interferncia na transmisso de televiso.

29

Energia Elica
Impactos e Problemas

O custo dos geradores elicos elevado. Obtm-se pouca energia em regies onde o vento no constante ou a intensidade muito fraca. H desperdcio de energia quando ocorrem chuvas muito fortes.

30

Energia Elica
Vantagens:

31

uma fonte de energia abundante. Renovvel. Limpa. Disponvel em todos os lugares. Retorno financeiro a um curto prazo. Quase toda a rea ocupada pela central elica pode ser utilizada ou preservada como habitat natural.

Energia Elica
Perspectivas Futuras

Apresenta um custo reduzido em relao a outras opes de energia. As usinas elicas esto em crescimento no Brasil. Movimenta 2 bilhes de dlares no mundo. 30 mil turbinas elicas de grande porte em operao no mundo -> capacidade instalada: 13.500 MW.

32

Energia Elica
Perspectivas Futuras

Pode garantir 10% das necessidades mundiais at 2020. Pode criar 1,7 milho de novos empregos. Pode reduzir a emisso global de CO2 em mais de 10 bilhes de toneladas. Campees de uso: Alemanha, Dinamarca, Estados Unidos, ndia e Espanha.

33

Energia Elica
No mbito nacional:

Cear - um dos primeiros locais a realizar um programa de levantamento do potencial elico -> j consumido por 160 mil pessoas. Outras medies foram feitas no Paran, Santa Catarina, Minas Gerais, litoral do Rio de Janeiro e de Pernambuco e na ilha de Maraj. Capacidade instalada: 20,3 MW. Custo: US$ 70 a 80 por MWh

34

Energia Elica

ELETROBRS

Custo da energia eltrica de novas usinas hidroeltricas na regio amaznica ser bem mais alto que os custos das usinas implantadas at hoje. Quase 70% dos projetos possveis devero ter custos de gerao maiores do que a energia gerada por turbinas elicas.

35

Energia Elica

36

Hidrognio

o mais simples e mais comum elemento do universo. Possui a maior quantidade de energia por unidade de massa que qualquer outro combustvel. Quando resfriado ao estado lquido, ocupa um espao equivalente a 1/700 daquele que ocuparia no estado gasoso, possibilitando o seu armazenamento e transporte.

37

Hidrognio

Se produzido a partir de fontes renovveis (etanol e gua) e tecnologias renovveis (clulas fotovoltaicas, turbinas elicas e de hidreltricas), torna-se um combustvel renovvel e ecologicamente correto.

Quando queimado com: oxignio puro -> calor e gua. ar (68% de nitrognio) -> xidos de nitrognio (NOX). Ainda assim, produz menos poluentes atmosfricos que os combustveis fsseis.

38

Hidrognio
Clula a combustvel -> tecnologia que utiliza a combinao qumica entre os gases oxignio e hidrognio para gerar energia eltrica, energia trmica e gua. Importncia da clula:

Alta eficincia. Ausncia de emisso de poluentes quando se utiliza o hidrognio puro Silenciosa.

39

Hidrognio

Ser em breve uma soluo para a gerao de energia no prprio local de consumo (indstria, residncia, centros comerciais, automveis, avies, motos, nibus, telefone celular e laptops). Armazenamento de Hidrognio Na forma de gs -> necessita de um sistema de grande volume e presso. No estado lquido -> precisa utilizar sistemas criognicos, ou seja, em baixssima temperatura (253C).

40

Hidrognio
Benefcios ambientais:

Emisses nulas, se for utilizado hidrognio e oxignio puros; A cada 25 kg de hidrognio utilizado, evita-se o consumo de um barril de petrleo; A cada 1 kg de hidrognio utilizado ao invs de petrleo, 3 kg de CO2 so evitados.

41

Hidrognio
Vantagens do hidrognio: 1 - Veculos movidos a hidrognio no tero motor combusto. Os motores sero eltricos, o que evitar a poluio do meio ambiente. 2 - O processo de gerao de energia descentralizado. No ser necessrio construir hidreltricas gigantescas, como Itaipu. O hidrognio pode ser produzido a partir de vrias fontes: gua, combustveis fsseis e biomassa. Essa produo pode ainda ser feita com o aproveitamento da energia solar ou elica.

42

Hidrognio
Vantagens do hidrognio: 3 - Fonte renovvel, inesgotvel e no poluente. A produo de energia pode ser realizada em qualquer lugar.

4 - A gerao de energia por meio de pilhas a combustvel pelo menos duas vezes mais eficaz do que a obtida pelos processos tradicionais.

43

Bibliografia

http://www.faperj.br http://www.unicamp.br http://www.inovacaotecnologica.com.br http://www.portalh2.com.br http://www.ambientebrasil.com.br http://www.aondevamos.eng.br http://www.eolica.com.br

44

Bibliografia

http://www.ider.org.br http://pt.wikipedia.org http://www.wwiuma.org.br http://www.nea.ufma.br http://www.fisica.cdcc.sc.usp.br http://www.enersul.com.br

45

Вам также может понравиться