Вы находитесь на странице: 1из 41

Revisto em 20/10/2012

EXECUO DE PAREDES DUPLAS

05-11-2012

Joo Neves

INTRODUO
As paredes de alvenaria que realizam a envolvente dos edifcios tm um papel decisivo no comportamento trmico e mecnico das construes, para alm de representarem uma parcela importante do preo final da construo, pelo seu custo, incluindo revestimentos. Portugal um pas da Europa do Sul, marcadamente mediterrnico no zona central e meridional, mas com influncias atlnticas crescentes para Noroeste. Com excepo de algumas zonas montanhosas, o clima ameno e a pluviosidade, associada vertente atlntica, mais intensa no litoral Norte.

05-11-2012

Joo Neves

A arquitectura tradicional portuguesa apresentava solues de carcter regional, fruto dum longo processo evolutivo muito adaptadas s condies climatricas. Predominava a utilizao da pedra em paredes espessas e pesadas. Com excepo de algumas zonas rurais ou em edifcios mais rudes do Norte do pas, onde eram frequentes as solues em pedra vista, nos edifcios correntes as paredes de pedra eram revestidas por rebocos espessos, porosos, de baixa rigidez e realizados em vrias camadas por mo de obra muito experiente. Na vertente atlntica, nas zonas mais expostas aco da chuva, era habitual procurar melhorar-se a resistncia penetrao da gua pelo reboco com a introduo de uma camada impermevel, base de argamassa asfltica, ou mais recentemente argamassa rica em cimento Portland adictivada com hidrfugo, aplicada directamente sobre o suporte.

05-11-2012

Joo Neves

05-11-2012

Joo Neves

Com carcter mais regional e com o mesmo objectivo de melhorar o comportamento gua da chuva, utilizavam-se, alm dos revestimentos decorativos cermicos, revestimentos de estanquidade descontnuos, sendo os mais frequentes em ardsia ou chapas de fibrocimento, sobretudo em empenas. As paredes exteriores so um elemento construtivo sobre o qual recai uma multiplicidade de exigncias, onde se destacam como mais significativas as seguintes: exigncias de segurana (estrutural e sob aco do fogo); - exigncias de conforto (trmico e acstico); - exigncias de estanquidade gua da chuva; - exigncias de aspecto; - exigncias de adaptao utilizao; - exigncias de economia e produtividade.
05-11-2012 Joo Neves 5

A melhoria das condies de conforto nos edifcios em geral e na habitao em particular, associada s preocupaes de gesto racional de energia, conferem ao comportamento trmico das construes um peso relevante. As exigncias de conforto trmico so assim condicionantes da concepo da envolvente das construes, com destaque para as paredes exteriores. Cabe portanto s paredes conciliar um conjunto muito vasto de requisitos distintos, nem sempre facilmente compatibilizveis. Tendo em vista a prossecuo dos objectivos referidos, consubstanciam-se as seguintes alternativas:

05-11-2012

Joo Neves

- a primeira alternativa procura, no limite, um elemento para cada funo, ou seja, um elemento ou componente asseguram a segurana estrutural, outros elementos tm apenas como objectivo a separao dos espaos, cabendo ainda a outros as funes de isolamento trmico, estanquidade gua da chuva, etc.; - a segunda alternativa, optimizante mas mais complexa, procura concentrar num nico componente construtivo uma multiplicidade de funes que a parede deve desempenhar. Designam-se estes elementos como elementos de 2 gerao.

05-11-2012

Joo Neves

Embora esta perspectiva seja redutora do problema, verificase que existem em termos construtivos estas duas tendncias. A preferncia por uma ou outra das alternativas radica-se em diversas variveis como a tradio construtiva das diferentes regies, as solues arquitectnicas mais correntes, os aspectos relativos ao clima, materiais de construo disponveis, e mesmo aspectos de moda, podendo, sem nenhuma incoerncia, coexistirem as duas tendncias na mesma regio.

05-11-2012

Joo Neves

Em Portugal nos ltimos anos tem-se assistido a modificaes no sector da construo de edifcios, principalmente nas seguintes vertentes: - alargamento do enquadramento regulamentar, visando uma melhoria de desempenho das construes em termos de conforto; - evoluo das prticas construtivas no sentido de uma maior racionalidade e economia de mo-de-obra; - aparecimento de novos materiais e sistemas construtivos. Autor: Hiplito Jos Campos de Sousa Excerto Adaptado

05-11-2012

Joo Neves

CONDIES TCNICAS DO PROCESSO DE EXECUO


Referidas na execuo de Paredes Simples, mais as seguintes: No caso de ficar caixa de ar entre panos, estes sero contraventados por meio de BORBOLETAS em varo de ferro de 6mm de dimetro, recobertas com calda de cimento, afastadas de 1m em qualquer direco (4 borboletas/m2, dispostas em quincncio); Em paredes duplas com caixa de ar, na base de parede interior deixar-se- por assentar 1 tijolo em cada 3, a fim de permitir a LIMPEZA final das argamassas cadas na caixa, s se procedendo colocao destes ltimos tijolos aps esta limpeza; A base da caixa de ar, ter um enchimento em argamassa hidrofugada com pendente para o exterior e ser impermeabilizada com produto adequado, por forma a recolher as guas de CONDENSAO que possam existir entre os dois panos; Para escoamento da gua de condensao depositada na caleira da base da caixa de ar, sero deixados FUROS entubados no pano exterior, junto base.
05-11-2012 Joo Neves 10

05-11-2012

Joo Neves

11

CONDIES TCNICAS DO PROCESSO DE EXECUO


Na construo da parede dupla, seria teoricamente mais correcto construir o pano interior em primeiro lugar, sendo assim possvel garantir o aprumo do pano exterior (construdo do lado exterior). No entanto, e em edifcios em altura, esta opo obriga, a partir do 1 piso, construo sobre andaimes, o que se pode caracterizar como mais dispendioso e menos seguro, sendo a opo alternativa a construo do pano exterior em primeiro lugar.

O processo de aplicao das placas WALLMATE CW-A conhece pequenas alteraes de acordo com a ordem segundo a qual se construam os dois panos de parede.
05-11-2012 Joo Neves 12

Pano interior seguido do pano exterior: Constri-se o pano interior da parede fixando as borboletas para amarrao dos dois panos e assegura-se que a sua superfcie fica limpa e lisa, de forma a poder receber as placas de isolamento trmico. Faz-se a marcao do fundo da caixa-de-ar, construindo as primeiras trs fiadas de tijolo do pano exterior. Executa-se a pendente do fundo da caixa-de-ar que posteriormente impermeabilizado com emulso asfltica, e executam-se os dispositivos de drenagem que devero ser totalmente desentupidos. Encostam-se as placas de isolamento ao pano interior, colocando as placas na vertical e para que os encaixes horizontais sejam realizados com o macho na parte inferior e a fmea na parte superior. As placas devem ficar bem juntas, no devendo existir qualquer junta aberta.
05-11-2012 Joo Neves 13

* Poder ser necessrio, para que as placas no tombem, a sua colagem mediante um simples ponto de cimento-cola (ou uma fixao mecnica) colocado ao centro da placa. * Depois de instalada a superfcie de isolamento trmico, conclui-se a execuo do pano exterior, e faz-se a colocao das grelhas de ventilao. extremamente importante que a caixa-de-ar, entre o isolamento trmico e o pano exterior, fique completamente limpa e desimpedida.

05-11-2012

Joo Neves

14

Caixa-de-ar com isolante, obstrudas e com isolante mal posicionado (situaes no recomendadas)
05-11-2012 Joo Neves 15

Tijolo de 30x20x11 em pano interior Revestimento para pintar


Ligador metlico Barreira p/vapor

Reboco pintado ou Revestimento cermico Tijolo de 30x20x15 em pano exterior

Tubo de respirao

Fixador isolamento
Junta argamassa Isolamento Junta em argamassa

Meia cana

Tubo de drenagem Rede

Parede dupla tradicional em tijolo furado


05-11-2012 Joo Neves 16

05-11-2012

Joo Neves

17

O que pode acontecer quando uma parede dupla mal concebida sujeita ao da chuva

05-11-2012

Joo Neves

18

Exemplo de como executar a drenagem da caixa de ar

05-11-2012

Joo Neves

19

Parede dupla terminada pelo interior

Marcao da parede interior

Exemplo da caleira com a execuo da parede exterior j terminada


05-11-2012 Joo Neves 20

PAREDE DUPLA EXECUTADA PELO INTERIOR

05-11-2012

Joo Neves

21

Pano exterior seguido do pano interior: Constri-se o pano exterior da parede e assegura-se que a sua superfcie fica limpa e lisa, retirando qualquer rebarba de argamassa que exista. Faz-se a marcao do fundo da caixa-de-ar, construindo as primeiras trs fiadas de tijolo do pano interior, e executa-se a pendente no seu fundo, seguindo-se a sua impermeabilizao. Executam-se os dispositivos de drenagem e colocam-se as grelhas de ventilao no topo do pano exterior da parede. Limpa-se a caixa-de-ar, no devendo permanecer qualquer rebarba de argamassa ou outro detrito que impea a adequada aplicao das placas de isolamento ou dificulte a correcta drenagem de humidades. Especial cuidado deve ser posto em garantir que os dispositivos de drenagem so totalmente desentupidos.
05-11-2012 Joo Neves 22

05-11-2012

Joo Neves

23

Cortam-se os calos em XPS (que vo garantir o afastamento do isolamento ao pano exterior) com a medida da caixa-dear e colam-se trs por placa na direco diagonal. Esta colagem poder ser feita atravs de cimento-cola ou, inclusivamente, da emulso betuminosa que foi utilizada para a impermeabilizao do fundo da caixa-de-ar (caso tenha sido esta a opo de impermeabilizao). Note-se que estes calos sero utilizados caso no sejam aplicados dispositivos de travamento dos dois panos de parede que tambm permitam garantir o devido afastamento do isolamento ao pano exterior.

05-11-2012

Joo Neves

24

05-11-2012

Joo Neves

25

Encostam-se as placas de isolamento ao pano exterior (garantindo a existncia da caixa de ar entre o isolamento trmico e o pano exterior atravs dos calos previamente cortados e colados), colocando as placas na vertical e para que os encaixes horizontais sejam realizados com o macho na parte inferior e a fmea na parte superior. As placas devem ficar bem juntas, no devendo existir qualquer junta aberta. Uma vez que j se construram as primeiras trs fiadas de tijolo do pano interior, as placas ficaro seguras, no tendo a tendncia de tombar.

05-11-2012

Joo Neves

26

05-11-2012

Joo Neves

27

05-11-2012

Joo Neves

28

Depois de instalada a superfcie de isolamento trmico, conclui-se a execuo do pano interior. De notar que, com este processo, o pano interior construdo encostado superfcie contnua das placas WALLMATE CW-A, o que impede a passagem de qualquer rebarba de argamassa para a caixa-de-ar, sendo assim certo que esta ficar completamente limpa.

05-11-2012

Joo Neves

29

05-11-2012

Joo Neves

30

Nota: Os fixadores devem ser colocados quando da execuo (interior ou exterior) da primeira parede, perfurando o Wallmate na sua aplicao

05-11-2012

Joo Neves

31

Ligadores metlicos, tm a finalidade da amarrao das duas paredes e devem ser colocados com uma ligeira inclinao do interior para o exterior. (4 por m2)

05-11-2012

Joo Neves

32

Para garantir a estabilidade de uma alvenaria no confinada temos obrigatoriamente que promover a ligao dos dois panos de parede atravs de elementos metlicos ou de plstico, os grampos ou ligadores. Com esta ligao entre os dois panos de parede pretende-se que ar existncia do conjunto venha melhorada. Estes grampos ou ligadores devem localizar-se nas juntas, com uma pequena inclinao para o exterior para evitar escorrncias para o pano interior (se foram instalados na horizontal devem dispor de pingadeira que evite qualquer escorrimento para o pano interior), o que complica a sua colocao pois os dois panos de parede so, normalmente, executados, temporalmente desfasados, o que torna difcil acertar altimetricamente as juntas.

05-11-2012

Joo Neves

33

Outra questo que complica a sua colocao a introduo de isolamento trmico na caixa-de-ar. No entanto, em certas condies, indispensvel a sua colocao, como so os casos determos o pano exterior com pouca espessura, o apoio na laje de pequenas dimenses ou grande desenvolvimento das paredes quer em altura ou comprimento. O n de ligadores a colocar deve andar entre os 2 e os 4 por m2. Como j foi referido os grampos podem ser metlicos ou de plstico. Os primeiros tm o problema de poderem sofrer corroso. Os segundos no garantem a transmisso dos esforos de compresso e so susceptveis ao fogo. Os grampos metlicos, quando executados com metais ferrosos devem ento ser galvanizados ou protegidos com revestimento epoxi que resista ao ataque das argamassas e da humidade
05-11-2012 Joo Neves 34

CAIXAS DE ESTORE
Um dos problemas que mais vezes aparecem so a falha de isolamento nas zonas das caixas dos estores. Para o efeito uma boa prtica o uso de caixa pr-fabricadas venda j com o isolamento incorporado, que permitem um melhor isolamento destes pontos singulares. Alm de permitirem um fcil desenvolvimento da construo da parede dupla e do seu isolamento, ajudam a corrigir este problema.

05-11-2012

Joo Neves

35

CONSTRUO DA CAIXA DE ESTOR


Exemplo da construo da caixa de estore recorrendo ao emprego de blocos de leca com o perfil da caixa. Existem no mercado vrios tipos de caixa pr-fabricadas que podem facilitar o trabalho.
Bloco de caixa de estore

05-11-2012

Joo Neves

36

05-11-2012

Joo Neves

37

Caixa Stormax-evo

Tampa da caixa de estore

Topo em polipropileno

05-11-2012

Joo Neves

38

Caixas de Estores Isotrmicas Caixa com caractersticas tcnicas difceis de superar, esta caixa perfeitamente colocada em qualquer espao de uma forma rpida e fcil. Pode ser fornecida com diversas larguras e alturas, podendo atingir um comprimento mximo de 6mts e uma largura de 36.5cm, adaptada a qualquer tipo de parede ou reboco.

05-11-2012

Joo Neves

39

Caixas de estore
DESIGN E QUALIDADE Formada por uma estrutura em ao que lhe d grande resistncia, o seu corpo feito em ploiestireno expandido de alta densidade (+/- 30Kg/m3), dois tipos de revestimento (pr-reboco ou fibra resinosa de compostos de madeira) para uma mxima aderncia do reboco caixa e acabamentos em perfil de alumnio, onde a aresta fica pronta a pintar ou podendo ser adaptado a este um perfil em PVC tipo "clip" disponvel em diversas cores. assim uma das melhores solues na construo, onde agrupa a durabilidade, a resistncia, a capacidade de isolamento trmico e acstico, a reduo de custos de obra e a poupana no consumo de energia.

05-11-2012

Joo Neves

40

Concluso
O presente trabalho foi concebido com o recurso a alguns textos e imagens minhas e outras disponveis na internet principalmente no frum da casa e tem a finalidade de ajudar quem estiver com duvidas na execuo deste processo construtivo.

05-11-2012

Joo Neves

41

Вам также может понравиться