Вы находитесь на странице: 1из 56

Trabalho de Concluso de Curso

Curso Tcnico em Segurana do Trabalho

32.1 Do Objetivo e Campo de Aplicao 32.2 Dos Riscos Biolgicos: 32.3 Dos Riscos Qumicos 32.4 Das Radiaes Ionizantes 32.5 Dos Resduos 32.6 Das Condies de Conforto por Ocasio das Refeies 32.7 Das Lavanderias 32.8 Da Limpeza e Conservao 32.9 Da Manuteno de Mquinas e Equipamentos 32.10 Das Disposies Gerais 32.11 Das Disposies Finais

Objetivo e Campo de Aplicao


32.1.1 Esta Norma Regulamentadora - NR tem por finalidade estabelecer as diretrizes bsicas para a implementao de medidas de proteo segurana e sade dos trabalhadores dos servios de sade, bem como daqueles que exercem atividades de promoo e assistncia sade em geral.

32.1.2 Para fins de aplicao desta NR entende-se por servios de sade qualquer edificao destinada prestao de assistncia sade da populao, e todas as aes de promoo, recuperao, assistncia, pesquisa e ensino em sade em qualquer nvel de complexidade.

Riscos Biolgicos

Para fins de aplicao desta NR, considera-se Risco Biolgico a probabilidade da exposio ocupacional a agentes biolgicos

ANEXO I
Os agentes biolgicos so classificados em: Classe de risco 1: baixo risco individual para o trabalhador e para a coletividade, com baixa probabilidade de causar doena ao ser humano.

Classe de risco 2: risco individual moderado para o trabalhador e com baixa probabilidade de disseminao para a coletividade. Podem causar doenas ao ser humano, para as quais existem meios eficazes de profilaxia ou tratamento.

Classe de risco 3: risco individual elevado para o trabalhador e com probabilidade de disseminao para a coletividade. Podem causar doenas e infeces graves ao ser humano, para as quais nem sempre existem meios eficazes de profilaxia ou tratamento.

Classe de risco 4: risco individual elevado para o trabalhador e com probabilidade elevada de disseminao para a coletividade. Apresenta grande poder de transmissibilidade de um indivduo a outro. Podem causar doenas graves ao ser humano, para as quais no existem meios eficazes de profilaxia ou tratamento.

O PPRA

32.2.2.2 O PPRA deve ser reavaliado 01 (uma) vez ao ano: a) sempre que se produza uma mudana nas condies de trabalho, que possa alterar a exposio aos agentes biolgicos; b) quando a anlise dos acidentes e incidentes assim o determinar.

Medidas de Proteo

32.2.4.1 As medidas de proteo devem ser adotadas a partir do resultado da avaliao, previstas no PPRA, observando o disposto no item 32.2.2. 32.2.4.1.1 Em caso de exposio acidental ou incidental, medidas de proteo devem ser adotadas imediatamente, mesmo que no previstas no PPRA.

32.2.4.3 Todo local onde exista possibilidade de exposio ao agente biolgico deve ter lavatrio exclusivo para higiene das mos provido de gua corrente, sabonete lquido, toalha descartvel e lixeira provida de sistema de abertura sem contato manual 32.2.4.3.2 O uso de luvas no substitui o processo de lavagem das mos, o que deve ocorrer, no mnimo, antes e depois do uso das mesmas.

32.2.4.6.4 A higienizao das vestimentas utilizadas nos centros cirrgicos e obsttricos, servios de tratamento intensivo, unidades de pacientes com doenas infectocontagiosa e quando houver contato direto da vestimenta com material orgnico, deve ser de responsabilidade do empregador.

32.2.4.13 Os colches, colchonetes e demais almofadados devem ser revestidos de material lavvel e impermevel, permitindo desinfeco e fcil higienizao. 32.2.4.13.1 O revestimento no pode apresentar furos, rasgos, sulcos ou reentrncias.

32.2.4.14 Os trabalhadores que utilizarem objetos perfuro cortantes devem ser os responsveis pelo seu descarte.

32.2.4.17.1 A todo trabalhador dos servios de sade deve ser fornecido, gratuitamente, programa de imunizao ativa contra ttano, difteria, hepatite B e os estabelecidos no PCMSO. 32.2.4.17.6 A vacinao deve ser registrada no pronturio clnico individual do trabalhador, previsto na NR-07. 32.2.4.17.7 Deve ser fornecido ao trabalhador comprovante das vacinas recebidas.

Riscos Qumicos

32.3.1 Deve ser mantida a rotulagem do fabricante na embalagem original dos produtos qumicos utilizados em servios de sade.

32.3.2 Todo recipiente contendo produto qumico manipulado ou fracionado deve ser identificado, de forma legvel, por etiqueta com o nome do produto, composio qumica, sua concentrao, data de envase e de validade, e nome do responsvel pela manipulao ou fracionamento.

Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional - PCMSO

32.3.5.1 Na elaborao e implementao do PCMSO, devem ser consideradas as informaes contidas nas fichas descritivas citadas no subitem 32.3.4.1.1

Das Medidas de Proteo

32.3.7.1 O empregador deve destinar local apropriado para a manipulao ou fracionamento de produtos qumicos que impliquem riscos segurana e sade do trabalhador. 32.3.7.1.1 vedada a realizao destes procedimentos em qualquer local que no o apropriado para este fim.

32.3.7.5 Nos locais onde se utilizam e armazenam produtos inflamveis, o sistema de preveno de incndio deve prever medidas especiais de segurana e procedimentos de emergncia. 32.3.7.6 As reas de armazenamento de produtos qumicos devem ser ventiladas e sinalizadas.

Gases Medicinais

32.3.8.3 Os cilindros contendo gases inflamveis, tais como hidrognio e acetileno, devem ser armazenados a uma distncia mnima de oito metros daqueles contendo gases oxidantes, tais como oxignio e xido nitroso, ou atravs de barreiras vedadas e resistentes ao fogo.

32.3.8.4 Para o sistema centralizado de gases medicinais devem ser fixadas placas, em local visvel, com caracteres indelveis e legveis, com as seguintes informaes: a) nominao das pessoas autorizadas a terem acesso ao local e treinadas na operao e manuteno do sistema; b) procedimentos a serem adotados em caso de emergncia; c) nmero de telefone para uso em caso de emergncia; d) sinalizao alusiva a perigo.

Medicamentos e Drogas de Risco

32.3.9.2 Deve constar no PPRA a descrio dos riscos inerentes s atividades de recebimento, armazenamento, preparo, distribuio, administrao dos medicamentos e das drogas de risco

Quimioterpicos Antineoplsicos
2.3.9.4.1 Os quimioterpicos antineoplsicos somente devem ser preparados em rea exclusiva e com acesso restrito aos profissionais diretamente envolvidos. A rea deve dispor no mnimo de: a) vestirio de barreira com dupla cmara; b) sala de preparo dos quimioterpicos; c) local destinado para as atividades administrativas; d) local de armazenamento exclusivo para estocagem.

32.3.9.4.6 Com relao aos quimioterpicos antineoplsicos, compete ao empregador: a) proibir fumar, comer ou beber, bem como portar adornos ou maquiar-se; b) afastar das atividades as trabalhadoras gestantes e nutrizes;

c) proibir que os trabalhadores expostos realizem atividades com possibilidade de exposio aos agentes ionizantes;

32.3.9.4.8 Com relao aos quimioterpicos antineoplsicos vedado:


a) iniciar qualquer atividade na falta de EPI; b) dar continuidade s atividades de manipulao quando ocorrer qualquer interrupo do funcionamento da cabine de segurana biolgica.

Radiaes Ionizantes

32.4.2 obrigatrio manter no local de trabalho e disposio da inspeo do trabalho o Plano de Proteo Radiolgica - PPR, aprovado pela CNEN, e para os servios de radiodiagnstico aprovado pela Vigilncia Sanitria.

32.4.3 O trabalhador que realize atividades em reas onde existam fontes de radiaes ionizantes deve: a) permanecer nestas reas o menor tempo possvel para a realizao do procedimento; b) ter conhecimento dos riscos radiolgicos associados ao seu trabalho; c) estar capacitado inicialmente e de forma continuada em proteo radiolgica; d) usar os EPI adequados para a minimizao dos riscos; e) estar sob monitorao individual de dose de radiao ionizante, nos casos em que a exposio seja ocupacional.

32.4.4 Toda trabalhadora com gravidez confirmada deve ser afastada das atividades com radiaes ionizantes, devendo ser remanejada para atividade compatvel com seu nvel de formao.

32.4.5.2 A monitorao individual externa, de corpo inteiro ou de extremidades, deve ser feita atravs de dosimetria com periodicidade mensal e levando-se em conta a natureza e a intensidade das exposies normais e potenciais previstas.

32.4.7 Cada trabalhador da instalao radiativa deve ter um registro individual atualizado, o qual deve ser conservado por 30 (trinta) anos aps o trmino de sua ocupao.

32.4.8 O pronturio clnico individual previsto pela NR-07 deve ser mantido atualizado e ser conservado por 30 (trinta) anos aps o trmino de sua ocupao.

32.4.9.2 O servio de proteo radiolgica deve possuir, de acordo com o especificado no PPR, equipamentos para: a) monitorao individual dos trabalhadores e de rea; b) proteo individual; c) medies ambientais de radiaes ionizantes especficas para prticas de trabalho.

32.4.15.3 A sala de raios X deve dispor de: a) sinalizao visvel na face exterior das portas de acesso, contendo o smbolo internacional de radiao ionizante, acompanhado das inscries: "raios X, entrada restrita" ou "raios X, entrada proibida a pessoas no autorizadas". b) sinalizao luminosa vermelha acima da face externa da porta de acesso, acompanhada do seguinte aviso de advertncia:

"Quando a luz vermelha estiver acesa, a entrada proibida". A sinalizao luminosa deve ser acionada durante os procedimentos radiolgicos.

Resduos

32.5.2 Os sacos plsticos utilizados no acondicionamento dos resduos de sade devem atender ao disposto na NBR 9191 e ainda ser: a) preenchidos at 2/3 de sua capacidade;

b) fechados de tal forma que no se permita o seu derramamento, mesmo que virados com a abertura para baixo; c) retirados imediatamente do local de gerao aps o preenchimento e fechamento; d) mantidos ntegros at o tratamento ou a disposio final do resduo.

32.5.3.2 Para os recipientes destinados a coleta de material perfuro cortante, o limite mximo de enchimento deve estar localizado 5 cm abaixo do bocal. 32.5.3.2.1 O recipiente para acondicionamento dos perfuro cortantes deve ser mantido em suporte exclusivo e em altura que permita a visualizao da abertura para descarte.

32.5.5 Sempre que o transporte do recipiente de segregao possa comprometer a segurana e a sade do trabalhador, devem ser utilizados meios tcnicos apropriados, de modo a preservar a sua sade e integridade fsica.

32.5.7 O transporte dos resduos para a rea de armazenamento externo deve atender aos seguintes requisitos: a) ser feito atravs de carros constitudos de material rgido, lavvel, impermevel, provido de tampo articulado ao prprio corpo do equipamento e cantos arredondados;

b) ser realizado em sentido nico com roteiro definido em horrios no coincidentes com a distribuio de roupas, alimentos e medicamentos, perodos de visita ou de maior fluxo de pessoas.

32.5.8 Em todos os servios de sade deve existir local apropriado para o armazenamento externo dos resduos, at que sejam recolhidos pelo sistema de coleta externa.

Condies de Conforto por Ocasio das Refeies

32.6.1 Os refeitrios dos servios de sade devem atender ao disposto na NR-24. 32.6.2 Os estabelecimentos com at 300 trabalhadores devem ser dotados de locais para refeio, que atendam aos seguintes requisitos mnimos:

a) localizao fora da rea do posto de trabalho; b) piso lavvel; c) limpeza, arejamento e boa iluminao; d) mesas e assentos dimensionados de acordo com o nmero de trabalhadores por intervalo de descanso e refeio; e) lavatrios instalados nas proximidades ou no prprio local; f) fornecimento de gua potvel; g) possuir equipamento apropriado e seguro para aquecimento de refeies.

32.6.3 Os lavatrios para higiene das mos devem ser providos de papel toalha, sabonete lquido e lixeira com tampa, de acionamento por pedal.

Lavanderias

32.7.1 A lavanderia deve possuir duas reas distintas, sendo uma considerada suja e outra limpa, devendo ocorrer na primeira o recebimento, classificao, pesagem e lavagem de roupas, e na segunda a manipulao das roupas lavadas.

Limpeza e Conservao

32.8.2 Para as atividades de limpeza e conservao, cabe ao empregador, no mnimo: a) providenciar carro funcional destinado guarda e transporte dos materiais e produtos indispensveis realizao das atividades; b) providenciar materiais e utenslios de limpeza que preservem a integridade fsica do trabalhador; c) proibir a varrio seca nas reas internas; d) proibir o uso de adornos.

32.9.2 Todo equipamento deve ser submetido prvia descontaminao para realizao de manuteno. 32.9.2.1 Na manuteno dos equipamentos, quando a descontinuidade de uso acarrete risco vida do paciente, devem ser adotados procedimentos de segurana visando a preservao da sade do trabalhador

32.9.3.3 O empregador deve estabelecer um cronograma de manuteno preventiva do sistema de abastecimento de gases e das capelas, devendo manter um registro individual da mesma, assinado pelo profissional que a realizou.

Disposies Gerais
32.10.2 No processo de elaborao e implementao do PPRA e do PCMSO devem ser consideradas as atividades desenvolvidas pela Comisso de Controle de Infeco Hospitalar CCIH do estabelecimento ou comisso equivalente.

32.10.5 vedada a utilizao de material mdico-hospitalar em desacordo com as recomendaes de uso e especificaes tcnicas descritas em seu manual ou em sua embalagem. 32.10.6 Em todo servio de sade deve existir um programa de controle de animais sinantrpicos, o qual deve ser comprovado sempre que exigido pela inspeo do trabalho.

Disposies Finais

32.11.1 A observncia das disposies regulamentares constantes dessa Norma Regulamentadora - NR, no desobriga as empresas do cumprimento de outras disposies que, com relao matria, sejam includas em cdigos ou regulamentos sanitrios dos Estados, Municpios e do Distrito Federal, e outras oriundas de convenes e acordos coletivos de trabalho, ou constantes nas demais NR e legislao federal pertinente matria.

Obrigado pela ateno de todos!

Aluno do curso tcnico em segurana do trabalho

Вам также может понравиться