Вы находитесь на странице: 1из 35

Escola de Enfermagem Kimie Ando Tavares Curso de Especializao: Neonatologia de Risco Profissional de Nvel Tcnico em Enfermagem

Simone Apda Almeida

CATTER PICC IMPORTNCIA , VANTAGENS E CUIDADOS DE ENFERMAGEM

So Paulo, 2012

Trabalho de Concluso de Curso, apresentado disciplina de Enfermagem em Neonatologia de Risco, aplicada no curso de Especializao de Nvel Tcnico da Escola de Enfermagem Kimie Ando Tavares, do Hospital Servidor Pblico Estadual .

Orientadora: Enf. Prof Mrcia Torturella.

Objetivos
Estabelecer aos profissionais de enfermagem oconhecimento a respeito do cateter PICC Demonstrar as vantagens, desvantagens e quais cuidados com o cateter PICC.

Introduo
A neonatologoia surgiu na Frana, em 1892 , com a preocupao de um obstetra em formar um centro que atendesse ao recm-nascido aps a sala de parto. No decorrer da histria foram surgindo cada vez mais locais especilaizados com este fim, alm do surgimento de novas preocupaes que culminaram no surgimento das atuais Unidades de Terapia Intesivas neonatais (UTIN), hoje carcaterizadas por seu aporte tecnolgico. A modernizao dessas unidades e o aumento da taxa de sobrevivncia de recm-nascidos fizeram com que o nmero de procedimentos e terapias realizaddos crescesse e se modificassem. Um exemplo disso a terapia infusional, que dependendo da condio clnica do neonato, torna-se um procedimento rotineiro apesar de ser doloroso e causar estresse e sofrimento..

A terapia venosa teve seu inicio na poca do renascimento quando foi descoberta a circulao sangunea. Durante a Segunda Guerra Mundial (19411945). Os enfermeiros comearam a desenvolver atividades mais complexas , devido ao nmero reduzido de mdicos. Esse grupo de enfermeiros atuava diretamente na administrao de terapias intravenosas. Com o avano da tecnologia novos tipos de cateteres foram surgindo: Cateteres agulhados; cateteres sob agulha; cateteres de linha mdia; cateteres percutneos; cateteres tuneilizados; cateteres venosos implantados; cateter Central de insero Perifrica (PICC) (Phillips, 2001). Na atualidade, os dispositivos de terapia infusional apresentam caractersticas distintas, por isso importante que o profissional esteja atento s indicaes vantagens e desvantagens de cada tipo. Um dos mais utilizados em neonatologia, devido ao desenvolvimento de novos materiais e aprimoramento da tcnica de puno, o cateter central de insero perifrica (PICC) (TOMA 2004). 3

Como sua denominao descreve, inserido atravs de uma puno perifrica e introduzido at a desembocadura da veia cava em trio direito. Este tipo de cateter traz benefcios para o paciente, principalmente no que diz respeito s punes venosas frequentes, pois permanece por mais tempo inserido, podendo ficar at seis meses para ser utilizado como acesso venoso seguro e eficaz (AMORIN; PINTO; SANTOS, 2000). O primeiro relato na histria, na tentativa de acessar as veias centrais por intermdio de um cateter inserido em veia perifrica, foi em 1929, quando um mdico alemo chamado Werner Forssman desenvolveu uma teoria que ningum aceitava: a de que seria possvel introduzir uma sonda por via intravenosa e conduzi-la at o interior do corao, sem matar o paciente. Obviamente, no poderia usar cadveres, pois j estavam mortos. Tentou autorizao dos seus superiores no hospital para levar a efeito a experimentao em algum paciente. claro que no foi autorizado. Ento, no podendo utilizar cobaias humanas, usou o seu prprio corpo. Cortou uma veia do brao e introduziu um cateter (a pronncia correta catetr e no catter) e foi empurrando-o at que atingiu o rgo cardaco. Para provar que havia conseguido e que tal procedimento no matava o paciente, foi at a sala de raios-x e, sob os protestos dos colegas, bateu uma chapa. Era incontestvel! Ningum poderia questionar sua descoberta que viria a salvar tantas vidas no mundo inteiro. Sua recompensa? Foi to punido, criticado e atacado que teve de abandonar a cardiologia!

A eficcia do procedimento foi comprovada na dcada de 50, sculo XX, quando se observou que as drogas que atingiam os grandes vasos, como a veia cava tornava-se mais diludas, diminuindo os riscos de reaes inflamatrias e trombose.qumica, alm de permitir um tratamento por tempo prolongado . Em Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) o PICC foi introduzido a partir de 1973 por Shaw, medico neonatologista.

domiciliar (11). Na dcada de 90 estes cateteres passam a ser confeccionados com materiais mais biocompativeis, menos trombognicos, constitudos de poliuretano. Ou elastmeros de silicone, oferecendo maiores vantagens e benefcios aos pacientes e apresentando menores riscos de complicaes (10). A partir de 1990, o Brasil passou a utilizar essa tcnica e atualmente tem-se usado cada vez mais os PICCs 2 Com o avano tecnolgico e o constante desenvolvimento tcnico-cientfico dos profissionais de enfermagem na rea neonatal, houve uma modificao do perfil das crianas internadas, demandando cuidados mais complexos e procedimentos invasivos para a garantia da sobrevivncia.1 Os recm-nascidos (RNs) internados em unidade de terapia intensiva so submetidos aos procedimentos dolorosos inevitveis e necessrios para o correto diagnstico e tratamento da doena sendo que a enfermeira tem um papel ativo e central no manejo da dor neonatal. Atravs da experincia dos profissionais observou-se que a obteno de um acesso venoso seguro consistia em um dos maiores desafios para a equipe assistencial implementar a teraputica medicamentosa, de forma a assegurar a eficcia do tratamento e a qualidade da assistncia, alm de proporcionar ao RN menor exposio dor, ao estresse e s complicaes mecnicas e infecciosas.2

A insero do PICC uma tcnica que vem ganhando cada vez mais adeptos em decorrncia do desenvolvimento de novos materiais e tcnicas de puno, principalmente nas unidades que atendem recm-nascidos prtermos, cujo acesso venoso perifrico dificultado por mltiplas punes, esclerose venosa, fragilidade capilar, flebite qumica de repetio e condies clnicas alteradas No Brasil, o PICC foi conhecido somente em 1993 atravs de mdicos e enfermeiros que trouxeram a tcnica oriunda do exterior. No ano seguinte PICC comeou a ser comercializado no pas. Os enfermeiros, por serem profissionais capacitados nas tcnicas de punes venosas, se especializaram neste procedimento

A indicao para insero do PICC deve ser efetivada pelo mdico. Na sequncia, o enfermeiro habilitado avalia o paciente quanto disponibilidade de acesso venoso e condies clnicas Protocolo de Insero O exame fsico deve ser realizado O diagnstico mdico e de enfermagem, devem estar disponveis, bem como exames diagnsticos e laboratoriais tambm o sentido de subsidiar uma avaliao geral da criana. No encontrando nenhuma contraindicao estrutural, fsica, emocional ou social que impea a realizao do procedimento neste paciente, o prximo passo, sob o ponto de vista tico e legal, a obteno do consentimento informando dos pais.

Outro aspecto relevante a monitorizao da criana para o procedimento. Sugere-se a adoo de um monitor que disponha de traado eletrocardiogrfico e valores de saturometria de oxignio, possibilitando a identificao imediata de qualquer contingncia no momento. E em caso de surgir complicaes durante a insero do cateter, deve-se disposio, material para reanimao cardiorrespiratria. Alm deste tipo de preparo, em funo da venopuno e progresso do cateter pela veia, causarem dor, devem ser institudas no protocolo de insero, sedao e analgesia apropriadas para cada caso. Vale lembrar que a associao de anestsicos locais, como cremes ou injees intradrmicas, aos sedativos e ou analgsicos sistmicos, produzem resultados positivos e permitem a reduo das doses medicamentosas utilizadas.

Identificao e escolha da veia apropriada O cateter central de insero perifrica (CCIP) um dispositivo intravenoso que inserido em veias de regies perifricas e progride, por meio de uma agulha introdutora, at a poro final da veia cava, adquirindo caractersticas de cateter central7. A escolha da veia a ser puncionada deve ser pautada nas caractersticas especficas que cada regio oferece, aliada s necessidades teraputicas. As veias comumente utilizadas na insero do CCIP so:

Baslica baslica cubital mediana primeira escolha, possui de 4 a 8 vlvulas, menos visvel, porm com menor angulao em seu trajeto; Ceflica ceflica mdia cubital menor do que a baslica, mais visvel na regio cubital, mais delgado do que a baslica, curso varivel, de 06 a 10 vlvulas; Axilar- (neonato) fluxo maior, localiza-se na unio da baslica com a braquial, paralela com a artria axilar risco de puno arterial; Temporal- tamanho varivel, adjacente com a artria temporal. Retro auricular tamanho varivel, mais frgil. Jugular externa- proeminente e mais visvel, maior risco de infeco pelo local, requer habilidade especfica, recomenda-se puno direita, pelo risco na insero esquerda, de ascender para jugular direita ao invs de progredir para veia cava; Grande safena regio mediana do membro inferior pode desenvolver edema; Pequena safena regio lateral do membro inferior, dimetro menor e pode ser tortuosa; Popltea particularmente visvel em prematuros, proximidade da artria popltea;

Femoral abaixo do acesso do ligamento inguinal, no muito visvel, necessrio localizar o pulso arterial femoral para descartar sua puno. Aps a identificao e escolha da veia do paciente, determina-se o calibre do cateter e o comprimento do mesmo, que verificado por meio da mensurao do suposto trajeto, com fita mtrica. Para a localizao central (poro final da veia cava superior) da ponta do cateter, em insero de membros superiores (D e E) ou cabea e pescoo, deve-se encontrar distncia entre o local de puno, seguindo o membro superior ou regio cervical, at a cabea da clavcula direita, descendo at o terceiro espao intercostal na linha esternal.

Indicaes Prematuridade Imunodepresso Acesso vascular pobre Jejum prolongado Desenvolvimento da ingesta via oral Teraputicas Antibiticoterapia Terapia intravenosa por mais de sete dias Nutrio parenteral Terapias hiperosmolares ou com pH no fisiolgico Drogas parenterais vesicantes ou irritantes

Diagnsticos: Patologias infeccisoas Patologias gastrointestinais Desnutrio Contra indicao Situaes de emergncia Inabilidade de identificar a veia de tamanho adequado Necessidade da veia para outros propsitos (cateterismo cardaco) Infeco, escoriao ou queimaduras na regio de puno venosa. Rede venosa comprometida Trombose venosa Recusa familiar Coleta de sangue Infuso de hemoderivados

VANTAGENS As vantagens no uso deste tipo de dispositivo intravenoso devem ser analisadas no sentido de ponderar todos os aspectos envolvidos pra subsidiar a escolha mais adequada para o paciente e terapia especficos Elimina mltiplas punes venosas Preserva sistema venoso perifrico Aumenta fluxo sanguneo (trs a quatro vezes) e a hemodiluio. Diminui o risco de extravasamento ou infiltrao Minimiza riscos associados a puno torcica e cervical Promove acesso seguro para o curso da terapia Diminui custos com a terapia intravenosa Facilidade na insero e remoo Insero beira do leito Acesso central de longa permanncia Minimiza o risco de embolia gasosa na insero Insero menos traumtica do que em cateter central Diminui o risco de infeco pela regio de insero Baixo risco de causar hemorragia Inserido por enfermeiros

CUIDADOS DE ENFERMAGEM COM O CATETER PICC Utilizar somente seringas acima de 5 cc O stio de insero deve ser observado a cada hora para sinais de obstruo da veia curva superior (inchao, brao e pescoo) extravasamentos, sangramentos da fixao do cateter e do curativo oclusivo. No puncionar veias do membro em que for inserido localizado paralelamente ao trajeto do mesmo, no sentido de proteger contra qualquer dano. Em caso desobstruo parcial ou total do cateter no tentar desobstrui-lo diretamente com uma seringa Em caso de banho de imerso envolva o membro onde foi inserido o cateter com saco plstico protegendo-o do contato com a gua. Lavar as mos com soluo degermante antes e aps manusear o catetr e o circuito Friccionar lcool a 70%%, por trs vezes durante 20 segundos nas conexes e tampas.

No deve ser administrado dieta at confirmar localizao do cateter Proceder diluio adequada e infuso em tempo adequado Controle de posicionamento do cateter Planeje as trocas de soro e a administrao de medicamentos de forma a reduzir o nmero de violaes da linha de infuso Evitar fixar adesivos e/ou pinas no cateter. Realizar com cuidados as mudanas de decbito Aps a infuso de solues hiperosmolares, e medicamentos lavar o cateter com soluo salina a 0,9%. No recomendado a infuso de hemoderivados devido ao risco de obstruo, hemlise e perda do cateter. Caso esse procedimento seja inevitvel, devem ser observadas as medidas a seguir. Atentar para a velocidade de infuso Lavar o cateter com soluo salina a 0,9%.7

Вам также может понравиться