Вы находитесь на странице: 1из 26

Rainhas de Portugal

D.Afonso Henriques

Teve uma esposa, a D.Mafalda de Sabia, com a qual teve sete filhos ( Henrique; Mafalda; Afonso II de Arago; Urraca; Sancho I; Teresa; Joo de Portugal e Sancha estes ltimos morreram muito jovens). Fora do casamento teve mais quatro filhos ( D.Urraca Afonso; D.Fernando Afonso; D.Pedro Afonso e D.Teresa Afonso).

D.Mafalda de Sabia condessa de Sabia


Casa Real: Sabia (Itlia) Pais: -Amadeu III conde de Sabia -Mafalda de Albon Data de nascimento: 1125 Rainha de Portugal: 1 rainha de Portugal, entre 1146-1157.

Casamento: casou-se em 1146,

com D.Afonso Henriques (primeiro rei de Portugal).

Faleceu: 4 de Novembro de 1157

D.Sancho I

Casou-se com Dulce de Arago, com a qual teve nove filhos (D.Teresa; D.Sancha; D.Constana: D.Afonso II; D.Pedro; D.Fernando; D,Branca; D.Berengria; D. Mafalda;D.Raimundo e D.Henrique estes dois ltimos morreram em criana).

Fora do casamento teve mais nove filhos (Martim Sanches de Portugal; Urraca Sanches; Rodrigo Sanches; Gil Sanches; Nuno Sanches; Maior Sanches; D.Teresa Sanches; Constana Sanches e Pedro Moniz).

Dulce Berenguer de Barcelona ou de Arago


Casa Real: Barcelona (Itlia) Pais: -Raimundo Berenguer IV -Petronila de Arago Data de nascimento: 1160 Rainha de Portugal: segunda rainha de Portugal, entre 1185-1198. Casamento: em 1175 casou-se com o herdeiro do trono portugus, D.Sancho I

Faleceu: em 1198, em Coimbra

D.Afonso II

Casou-se com D.Urraca de Castela, com a qual teve cinco filhos (D.Sancho II; D.Afonso III; infanta Leonor; Fernado de Portugal e Vicente de Portugal).
Fora do casamento teve mais dois filhos (Joo Afonso e Pedro Afonso).

D.Urraca de Castela infanta de Castela


Casa Real: Borgonha (Castela)

Pais: -Afonso VII de Castela


-Leonor Plantageneta Data de nascimento: 1187 Rainha de Portugal: entre 1211-1220 Casamento: em 1208 casou-se com o infante D.Afonso que subiu ao trono em 1211, sob o nome de D.Afonso II. Faleceu: em 1220, jaz no Mosteiro de Alcobaa

D.Sancho II

Morreu aos 38 anos, no chegando a casar. Como no teve filhos, sucedeulhe o seu irmo D.Afonso III.

D.Afonso III

Do seu primeiro casamento com Matilde II de Bolonha, nasceram dois filhos que morreram muito jovens. Mais tarde, casou-se com Beatriz de Castela e Gusmo, com a qual teve oito filhos (Branca de Portugal; Fernando de Portugal; Dinis; Afonso; Sancha; Maria; Constana e Vicente).

Fora dos dois casamentos, D.Afonso III teve mais dez filhos (Martim Afonso Chichorro; Urraca Afonso; Afonso Dinis; Fernando Afonso; Gil Afonso; Rodrigo Afonso; Leonor Afonso; Urraca Afonso e Henrique Afonso).

Casa Real: Casa de Dammartin (Bolonha)


Pais: -Reinaldo de Dammartin -Ida de Bolonha Data de nascimento: 1202 Rainha de Portugal: entre 1248-1253

Matilde II de Bolonha condessa de Bolonha

Casamento: 1 vez em 1218 com Filipe Hurepel; Aps a morte deste em 1234, voltou a casar-se com D.Afonso III. Divrcio: em 1253, D.Afonso III tentou divorciar-se, devido a que a Matilde no lhe ter dado um herdeiro, mas isto s foi possvel quando esta morreu.

Beatriz de Castela e Gusmo


Casa Real: Borgonha (Castela)

Pais: -Afonso X de Leo e Castela


-Maior Guillen de Guzmn Data de nascimento: 1242 Rainha de Portugal: entre 1253-1279 Casamento: em 1253, com D.Afonso III Faleceu: 27 de Outubro de 1303, sepultada no mosteiro de Alcobaa.

D.Dinis I

Casou-se com a infanta Isabel de Arago, com a qual teve dois filhos (Constana de Portugal e Afonso IV)
Fora do casamento teve mais seis filhos (Pedro Afonso; Afonso Sanches; Maria Afonso; Joo Afonso; Ferno Sanches e Pedro Afonso).

Isabel de Arago infanta aragonesa

Caractersticas: era muito piedosa, passando muito tempo em orao e a ajudar os pobres. Pais: -Pedro II de Arago -Constana de Siclia Data de nascimento: 1270

Rainha de Portugal: entre 1282-1325


Casamento: em 1282, com apenas 12 anos, com D.Dinis I, em Barcelona. Faleceu: em 1336, devido peste negra, em Estremoz. A seu pedido, foi sepultada

O milagre das rosas

A histria mais popular da rainha Santa Isabel, sem dvida a do milagre das rosas. Segundo a lenda, a rainha sau do castelo de Sabugal, numa manh de Inverno para distribuir pes aos mais pobres. Mas foi descoberta pelo D.Dinis, ao qual disse que levava apenas rosas. Este no acreditou. Mas quando D.Isabel exps o contedo do regao do seu vestido, nele haviam apenas rosas.

D.Afonso IV

Casou-se com Beatriz de Castela, com a qual teve sete filhos (Maria de Portugal; Afonso de Portugal-morreu nascena; Dinis de Portugal; D.Pedro I; Isabel de Portugal; Joo de Portugal e Leonor de Portugal) Fora do casamento teve uma filha, Maria Afonso de Portugal.

Beatriz de Molina e Castela

Casa Real: Borgonha (Castela)


Pais: -Sancho IV de Castela

-Maria de Molina

Data de nascimento: 1293 Rainha de Portugal: entre 1325-1357 Casamento: em 1309, com o herdeiro do trono portugus D.Afonso IV.

Casou-se trs vezes. Como a sua primeira esposa,princesa de Castela Branca, no lhe concedeu nenhum sucessor, ela foi repudiada. Do seu segundo casamento com Constana Manuel, teve trs filhos (Lus, Maria e Fernando- rei de Portugal)

D.Pedro I

Do terceiro casamento, com Ins de Castro, teve mais quatro filhos ( Afonso, Beatriz, Joo e Dinis). Fora do casamento ainda teve mais um filho, Joo I.

Branca de Castela infanta de Castela

Pais: -infante de Castela, Pedro


-infanta de Arago, Maria

Data de nascimento: 1315


Casamento: casou-se em 1328 com D.Pedro I. No ano seguinte foi repudiada, por ter debilidades fsicas e mentais. Faleceu: foi mandada para o Mosteiro de Las Huelgas, onde acabou por falecer em 1375.

Constana Manuel rainha de Castela e Leo

Pais: -Constana de Arago -D.Joo Manuel de Castela Data de nascimento: 1318 Casamento: em 1325,com apenas 7 anos o seu pai casou-a com Afonso XI de Castela; mais tarde, em 1339, voltou a casar-se com D.Pedro I.

Faleceu: em 1345, Constana faleceu de desgosto com a traio do marido com a sua aia Ins de Castro.

D.Ins de Castro nobre galega


Data de nascimento: 1320 Pais: -D.Pedro Fernandes de Castro -Aldona Loureno de Valadares Foi uma das aias da esposa de D.Pedro I, por quem este veio a apaixonar-se Faleceu: executada pelas ordens do rei D.Afonso IV, pai de D.Pedro I, em 1355

D.Pedro I veio a apaixonar-se pela D.Ins, uma das aias da sua esposa. Mas este romance foi mal aceite pela corte e pelo povo. D.Afonso IV, no aprovava esta relao, por isso em 1344 manda exilar D.Ins no castelo de Alburque. No entanto a distncia no apagou este amor, pois eles continuaram a trocar corresponncia frequentemente. Aps a morte de D.Constana, D.Pedro, manda regressar D.Ins do exlio, passando a viver com ela.

Romance de D.Pedro e D.Ins

Perante isto, D.Afonso IV, tenta casar o seu filho com uma dama de sangue real, mas este recusa dizendo que ainda no ultrapassara a perda da mulher.
Depois de alguns anon no Norte de Portugal, Pedro e Ins regressam a Coimbra. Havia boatos de que estes dois tinhamse casado em segredo o que era considerada uma ameaa poltica. Perante isto, D.Afonso IV decice que o melhor era matar D.Ins.

Assassinato de D.Ins

Aproveitando a ausncia de D.Pedro, em 1355, o rei enviou Pro Coelho, lvaro Gonalves e Diogo Lopes para matarem D.Ins. D.Pedro ficou revoltado com a morte de D.Ins. E quando tornou-se no oitavo rei de Portugal, em 1357, perseguiu os assassinos de D.Ins e mandou arrancar os seus coraes. D.Pedro mandou construir dois tmulos de D.Pedro I e de D.Ins de Castro no mosteiro de Alcobaa, para onde transferiu o corpo da sua amada, juntando-se a ela em 1367.

Diz a lenda que foram sepultados juntos para que: possam olhar-se nos olhos quando despertarem no dia do juzo final.

D.Fernando I

Teve uma filha, D.Isabel, antes do seu casamento


Com a sua primeira esposa, D.Leonor Teles de Menezes, teve trs filhos (D.Beatriz, D.Pedro e D.Afonso.

Casa Real: Teles de Meneses Data de nascimento: 1350

D.Leonor Teles de Meneses

Pais: -Martim Afonso Telo de Meneses -Aldona Anes de Vasconcelos

Rainha de Portugal: entre 1371-1383


Casamento: aps o seu primeiro casamento com Joo Loureno de Cunha, em 1372 voltou a casar-se com D.Fernando I. Faleceu: em 1386, no mosteiro de Tordesilhas.

Bibliografia

Wikipedia

Вам также может понравиться