Вы находитесь на странице: 1из 13

Os seres vivos possuem organizao celular:

Todos os rgos dos seres vivos so formados por pequenas estruturas chamadas clulas. Assim, a pele, os ossos, o corao, o intestino, por exemplo, so cada um formados por milhes de pequenas estruturas vivas: as clulas. A maior parte das clulas so microscpicas e necessitamos de um microscpio para v-las.

A clula unidades basica dos seres vivos Ela se divide em trs partes principais:

: O citoplasma de uma clula est rodeado por uma membrana celular ou membrana plasmtica. A membrana plasmtica em plantas e procariontes normalmente coberta por uma parede celular. Esta membrana serve para separar e proteger uma clula do seu ambiente circundante e feita principalmente a partir de uma camada dupla de lipdeos (hidrfoba semelhante as molculas de gordura) e molculas de fsforo hidroflicas.

O citoplasma um espao intra-celular preenchido por uma matriz semi-fluida (com consistncia de gel), denominada hialoplasma, onde est "mergulhado" tudo que se encontra dentro da clula, como molculas e organelas. O hialoplasma pode ter uma consistncia de gel mais viscoso, denominado citogel ou uma consistncia de gel mais lquido, denominado citosol. composto principalmente por gua (80%), mas tambm contem ons, sais e molculas grandes, como protenas, carboidratos e o RNA.

O ncleo celular, organelo primeiramente descrito por Franz Bauer, em1802, uma estrutura presente nas clulas eucariontes, que contm o ADN(ou DNA) da clula. delimitado pelo envoltrio nuclear, e se comunica com ocitoplasma atravs dos poros nucleares. O ncleo possui duas funes bsicas: regular as reaes qumicas que ocorrem dentro da clula (metabolismo), e armazenar as informaes genticas da clula

Tipos de diviso celular As clulas so originadas a partir de outras clulas que se dividem. A diviso celular comandada pelo ncleo da clula. Ocorrem no nosso corpo dois tipos de diviso celular: a mitose e a meiose.

Antes de uma clula se dividir, formando duas novas clulas, os cromossomos se duplicam no ncleo. Formam-se dois novos ncleos cada um com 46 cromossomos. A clula ento divide o seu citoplasma em dois com cada parte contendo um ncleo com 46 cromossomos no ncleo. Esse tipo de diviso celular, em que uma clula origina duas clulas-filhas com o mesmo nmero de cromossomos existentes na clula me, chamado de mitose.

Na formao de espermatozides e de vulos ocorre outro tipo de diviso celular: a meiose. Na primeira diviso, originam-se dois novos ncleos; na segunda, cada um dos dois novos ncleos se divide, formando-se no total quatro novos ncleos. O processo resulta em quatro clulas-filhas, cada uma com 23 cromossomos.

Um tecido um conjunto de clulas especializadas, iguais ou diferentes entre si, separadas ou no por lquidos e substncias intercelulares, que realizam determinada funo num organismo multicelular.

Вам также может понравиться