Вы находитесь на странице: 1из 19

Tecnologia da Esttica - 2 Perodo de 2012 Disciplina: CABELO Professora Martha Mendona

Moniletrix

Tricoclasia

Triconodose
Alunas: Alessandra Lemos Cleriana Deise Lcia Rodrigues Teixeira Ktia Belchior Maria do Socorro Batista Santos

TRICOLOGIA
Tricologia a cincia que estuda e trata as patologias que acometem os fios, pelos ou cabelos. Tricologia - do grego thricos (cabelos) + logos (estudo) Trico = Fio + Logia = Estudo. A Tricologia uma especialidade crescente em diversos pases e estuda a maneira mais efetiva de tratar os problemas capilares. Apesar de ser uma especialidade nova existem inmeros recursos de pesquisas e estudos que ajudam o especialista em tricologia a reconhecer e tratar as doenas que o foco dessa especialidade. O especialista poder orientar os pacientes com os cuidados bsicos de uma boa higienizao para que se mantenha uma boa sade dos fios. A tricologia veio para colocar ordem na casa ja que existem muito conhecimentos populares e muitos mitos a cerca de cuidados e receita para os problemas capilares. Vale salientar que cada individuo nico e da mesma forma mesmo que os problemas sejam parecidos necessrio que haja uma investigao e uma anammenese aprofundada de cada paciente.

TRICOLOGIA
Os conhecimentos do tricologista permitem solucionar muitos dos problemas dos cabelos e do couro cabeludo, contribuindo para a qualidade da vida humana. O Centro de Tricologia congrega profissionais ligados a esta cincia (qumicos, bilogos, cosmetlogos, farmacuticos, nutricionistas e mdicos) e tem como objetivo integrar as reas da sade e da esttica.

O que Moniletrix ?
O termo moniletrix derivado de monile (latim), que significa colar, e thrix (grego), que significa plo. Este termo indica a semelhana do cabelo com uma fieira de contas ou um colar. Moniletrix tambm conhecida como cabelos nodosos. um distrbio autossmico dominante caracterizado por cabelos que assumem um aspecto em contas, apresentando uma haste que, periodicamente, torna-se mais fina. O fentipo resulta em fragilidade capilar e alopecia distrfica em placas. Em 1897, Walter Smith descreveu pela primeira vez a moniletrix (pili moniliformes [latim]). Nodos e internodos regulares que levam quebra do cabelo e graus variveis de alopecia caracterizam esta anomalia da haste capilar.

Moniletrix herdada como trao autossmico dominante com alta penetrncia, mas expresso varivel.

Moniletrix - Fisiopatologia
Os resultados de anlise de ligaes genticas sugerem que moniletrix provavelmente seja causado por mutao em uma queratina do cabelo. Em relao a esse distrbio, tm sido descritas mutaes nas queratinas bsicas do cabelo humano hHb1 e hHb6 (Korge, 1999). Essas mutaes na regio codificadora da hlice nas queratinas especficas do cabelo podem representar diferentes e novas mutaes em ponto heterozigticas do mesmo cdon do xon 7 do gene hHb6 (Pearce, 1999). Pode existir um ponto determinado de mutao no motivo da terminao da hlice de hHb6 (Horev, 2000). At o momento, no foi determinado se a moniletrix um distrbio da funo ou da estrutura do cabelo. A etiologia continua obscura.

Moniletrix - Causas
Doena rara, hereditria, autossmica dominante; conhecida como cabelos em contas. Caracteriza-se por fragilidade, escassez e ressecamento dos cabelos . H alargamentos fusiformes da haste capilar, seguida de segmentos atrficos. O cabelo tende a quebrar nos internodos. Pode afetar cabelos de outras regies alm do couro cabeludo Associada sndrome de Menkes. - Moniletrix uma afeco que se mantm pela vida toda. - A fragilidade internodal leva quebra do cabelo e a graus variveis de alopecia. - Os sintomas regridem espontaneamente durante a puberdade e a gravidez, mas a afeco jamais desaparece completamente. - As pessoas afetadas, em geral, so saudveis. Defeitos associados: -A queratose pilar associa-se quase invariavelmente moniletrix. Os locais de predileo so o couro cabeludo, a nuca e as superfcies extensoras do brao e da coxa.

Moniletrix - Evoluo
O lanugo geralmente parece normal ao nascimento. Vrios meses mais tarde, substitudo por cabelo moniliforme, que seco, quebradio, frgil e sem brilho. O cabelo se quebra espontaneamente, atingindo 0,5 cm a 2,5 cm. Este cabelo quebrado parece ter sido queimado. Ocorre moniletrix principalmente no couro cabeludo, predominantemente na regio occipital e na nuca, ocasionalmente em outras reas do couro cabeludo. O envolvimento do couro cabeludo pode ser generalizado ou circunscrito. Clios, sobrancelhas, plos pbicos, axilares e das extremidades so envolvidos ocasionalmente. Moniletrix associa-se queratose folicular (ppulas foliculares crneas). Os pacientes com moniletrix e evoluo clnica prolongada, com durao de vrios anos, podem ter atrofia cutnea (aplasia pilorum moniliformes).

Moniletrix - Diagnstico
Atendimento mdico Microscopia ptica com exame macroscpico auxilia no diagnstico: A haste capilar tem inchamentos regulares elpticos ou fusiformes (nodos) com 0,7 mm a 1,0 mm de dimetro, separados por internodos em constrio. Os nodos apresentam dimetro de cabelos normal e so medulados, enquanto os internodos no tm medula e so os locais de fratura. Est presente pigmento em ambos os segmentos. A varredura com microscopia eletrnica (SEM - scanning electron microscopy) pode revelar achados teis: Todos os nodos demonstram escamas cuticulares transversas normais. Os internodos mostram um padro longitudinal de escamas e com cristas.

Achados histolgicos
Landau descreveu recentemente um modo fcil de diagnosticar moniletrix neonatal severa (Landau, 2002). Pode-se raspar o couro cabeludo com uma lmina de vidro, colher clulas epidrmicas e fragmentos rudimentares de cabelos e examinar o material no corado com um microscpio. Devem-se encontrar, separadas ou em pares, contas de cabelo tpicas com moniletrix.

Moniletrix - Tratamento
No existe tratamento eficaz. Alguns relatam melhora espontnea. A administrao sistmica de vitaminas, retinides, griseofulvina, contraceptivos orais, esterides, radioterapia e pomadas descamativas externas, preparaes de esterides e minoxidil no parece melhorar o quadro. Evitar trauma o mtodo mais eficaz de tratar essa anomalia. Os cabelos congenitamente anormais tendem a ter aumento da suscetibilidade a desgastes e danos por cosmticos (exposio luz do sol, tinturas, descolorimento, permanentes, frisagem), o que pode impedir o cabelo de crescer at seu comprimento mximo. Pode haver melhora na gravidez, mas volta ao estado original posteriormente. Solomon e Green referem melhora com a idade e sazonalmente no vero. Corticides sistmicos: IM Kenalog (Theracort) 40mg, uma vez por ms. At 6 tentativas. Crinovital shampoo e ampolas.

Moniletrix - Controle
Impedimento/Preveno
Evitar trauma o mtodo mais eficaz de tratar essa anomalia. Os pacientes devem evitar expor os cabelos a: Luz do sol Tinturas Descolorao Agentes qumicos usados em permanentes Aparelhos para frisar

Prognstico
Os sintomas regridem espontaneamente durante a puberdade e a gravidez, mas a afeco jamais desaparece completamente.

Tricoclasia
Tricoclasia caracterizada por pontas desfiadas ocasionadas por fraturas transversas da haste onde os cabelos ficam desfiados e desfibrados sendo a forma mais grave da Tricoptilose. Caracteriza-se pela rotura transversal do pelo, o que determina uma alopecia em extremidade da vassoura.

Alm dessas alteraes podemos citar ainda que deficincia de nutrientes no organismo causam o enfraquecimento e a diminuio no crescimento.

Tricoclasia - Etiologia
Pode ser congnita, frequente adquirida pela pessoa, por m alimentao, sistema nervoso, perturbaes digestivas e gravidez. As pontas dos cabelos ficam desfibrados e desfiados. Trata-se da forma mais grave da Tricoptilose, porm as causas so as mesmas TRICOCLASIA. Tricoptilose: um quadro comum, caracterizado por cabelos frgeis, muito conhecido como ponta dupla. o rompimento das pontas que se dividem em duas ou mais. A causa o uso indevido de produtos qumicos. O tratamento basicamente a utilizao de produtos de boa qualidade, que hidratem e devolvam a gua do fio, o uso de queratina muito indicado,pois a mesma trata os fios os deixando, mais maleveis e hidratados, alm de um bom reparador de pontas

Tricoclasia - Causas
A TRICOCLASIA uma doena capilar causada por processos qumicos, como: alisamentos permanentes corantes descolorantes uso exagerado de secador chapinha

Problemas nutricionais deixam os cabelos secos quebradios e sem vida. Deficincias de algumas vitaminas e minerais tambm causam prejuzos, como a TRICOCLASIA.

Tricoclasia - Diagnstico
importante que o Cabeleireiro tenha conhecimento profundo das patologias que atingem os cabelos e afeces do couro cabeludo para encaminhar ao profissional competente, o dermatologista, nutricionista e/ou tricologista, devido a alguns casos no serem de competncia dos Cabeleireiros, pois h necessidade de medicao tpica ou oral. J as alteraes causadas por agentes fsicos e qumicos podem e devem ser tratados pelos cabeleireiros, desde que tenham conhecimento dos ativos a serem aplicados pois, cada caso tem que ser analisado de forma nica, indicando a melhor sequncia de tratamento. A cutcula, o crtex e o contedo de enxofre so anormais.

Tricoclasia - Tratamento
O tratamento recomendado para cada caso deve ser escolhido aps o exame dos fios por um profissional competente que ir avaliar os danos e suas possveis causas para s ento indicar o tratamento adequado, sempre levando em conta as condies normais do couro cabeludo e a haste. Fratura transversal da haste que atinge a cutcula. Pode estar associada a outras alteraes da haste e geralmente causada por trauma fsico ou qumico mediano.

Cada cabelo tem sentena diferente, cada tipo de cabelo necessita de um cuidado, oleosos, crespos, com colorao, ressecados isso no importa sabendo como cuidar, com certeza eles vo ficar bonitos. O importante cuidar, tratar, preservar para que no apaream essas famosas patologias capilares como o caso da TRICOCLASIA.
Tratamento :Shampoo emoliente com massagens. Exemplo : Tratamento Crinovital shampoo e ampolas de preveno queda e rotura do cabelo.

Triconodose
Afeco comum, caracterizada por toro dos cabelos que formam ns ou laos consequente a procedimentos cosmticos ou frico. mais observado em cabelos curtos e crespos, e normalmente acomete cabelos mais finos. Mais conhecido como: N nos fios Geralmente os ns so observados prximos a ponta dos fios. Seu aparecimento causado pelos mesmos fatores citados acima, qumica e fatores mecnicos/trmicos. Pessoas que prancham os cabelos sem pentear antes aumentam a propenso a desenvolver triconodose. Geralmente passam desapercebidos; pode estar relacionada a traumas mecnicos Alem dos cabelos, pelos do pbis podem ser atingidos.

Triconodose - Diagnstico
O n na haste do cabelo induzido por trauma, fios encaracolados curtos e mdios de dimetro relativamente achatado so mais facilmente afetados. As nicas anormalidades so secundrias ao n e so localizadas na parte da haste que forma o n com desgaste excessivo e quebra da fibra. Profilaxia: No faa qumica sem antes preparar o fio (com boa antecedncia), evite usar aparelhos trmicos como secador e chapinha por perodos longos e sem proteo adequada e protetores trmicos.

Triconodose - Tratamento
O tratamento fcil mas pode ser lento. 1 Cabelo bonito precisa de Hidratao, Nutrio, Reconstruo e Manuteno, com produtos de qualidade. 2 Comear com um bom corte! O corte ir remover a parte "infeccionada" e voc no perde tempo e dinheiro. Dependendo da gravidade, talvez seja necessrio cortar mais do que se imagina. Para esses casos recomendvel utilizar instrumentos que cauterizam as pontas durante o corte como a Navalha e a Tesoura trmica. 3 Se mesmo depois do tratamento e do corte o problema persistir procure um Tricologista, se no encontrar v a um Dermatologista. No existe tratamento cientificamente provado, mas aplicando bons shampoos emolientes ou hidratantes, ajudam e muito na melhoria de cabelo disfarando os ns. Exemplo - Tratamento Crinovital, shampoo emoliente e blsamo gordo.

Bibliografia
Jeanselme M, Bloch M. Trichoclasie idiopathique. Bull Soc Fr Derm Syph. 1923; 30:79-82 Loussouarn G, El Rawadi C, Genain G. Diversity of hair growth profiles. Int J Dermatol 2005; RP, editors. Dermatology. Mosby Elsevier, 2. ed. 2008;1:965-986 Sinclair RD, Banfield CC, Dawber RPR. Handbook of diseases of the hair and scalp. Oxford: Blackwell Science 1999:3-26 Paus R, Peker S, Sundberg JP. Biology of hair and nails. In: Bologna JL, Jorizzo JL, Rapini RP, editors. Dermatology. Mosby Elsevier, 2. ed. 2008;1:965-986 Vogt A, Mcelwee KJ, Blume-Peytavi U. Biology of the hair follicle. In: Blume- Peytavi U, Tosti A, Whiting DA, Treb R (eds.). Hair growth and disorders. Berlin: Springer 2008:1-23 Touraine A, Gallerand L. Trichoclasie idiopathique. Bull Soc Fr Derm Syph. 1947; 54:18-21. [ Links ] Publicao por: Dra. Shirley de Campos

Вам также может понравиться