Вы находитесь на странице: 1из 24

RECURSO EM SENTIDO ESTRITO (artigos 581 a 592 do CPP)

Conceito O Recurso em Sentido Estrito para Espnola Filho se constitui (por ato da parte interessada ou em virtude de determinao legal) de novo exame da espcie selecionada em deciso de juiz de primeira instncia, admitida somente nos casos taxativamente enumerados no cdigo, e visando manifestao do Tribunal Superior, se o prolator daquela deciso no a reconsiderar, no curso do mesmo recurso.

Para Jos Frederico Marques o Recurso em Sentido Estrito o agravo (de petio ou de instrumento) do processo penal. Na realidade, um recurso contra as decises interlocutrias elencadas no Cdigo de Processo Penal ou em leis esparsas, excepcionalmente em decises de mrito. Ada Pellegrini Grinover alerta que este recurso corresponde, por analogia, ao agravo do Cdigo de Processo Civil (artigos 522 a 529 do CPC)

Cabimento O Recurso em Sentido Estrito, para parte da doutrina, cabe apenas nas hipteses do artigo 581 do Cdigo de Processo Penal. Assim, o elenco taxativo, exaustivo, ou seja, no admite ampliao, segundo Eduardo Espnola Filho e Frederico Marques. J para Magalhes Noronha e Mirabete o rol exemplificativo, pois, por exemplo, aplicar-se-ia em caso de rejeio do aditamento denncia. Entende-se que o rol do Recurso em Sentido Estrito no est limitado aos casos do Cdigo de Processo Penal, pois h autorizao deste recurso em leis esparsas, como ocorre na lei 5.250/67 que o autoriza contra o recebimento da denncia.

O artigo 581 do CPP autoriza o Recurso em Sentido Estrito nos seguintes casos: I) que no receber a denncia ou a queixa (Ministrio Pblico, querelante): Por falta de formalidade (artigo 41 do CPP o que deve conter na denncia e na queixa). (Segue-se a posio que o ato de no receber diferente de rejeitar a denncia, apesar de posio jurisprudencial diversa. Quando rejeitada, a doutrina e a jurisprudncia majoritria entendem tambm ser cabvel o RESE Ento, cabvel quando rejeitar ou no receber a denncia ou queixa. EXCEES - Lei de Imprensa (lei 5.250/67): cabe Recurso em Sentido Estrito da deciso que receber a denncia ou queixa e apelao da deciso que rejeit-la (artigo 44, 2). Pg 863 - Juizado Especial Criminal (lei 9.099/95): da deciso da rejeio da denncia ou queixa cabe apelao (artigo 82, caput).

II) que concluir pela incompetncia do juzo: o caso do reconhecimento ex officio pelo prprio Juiz que determina a remessa ao juzo devidamente competente (artigo 109 do CPP). Se ele se d por competente, no cabe recurso, eventualmente um habeas corpus. Segundo a doutrina, quando o juiz desclassifica o crime de competncia do Tribunal do Jri no final da fase de acusao, caberia Recurso em Sentido Estrito. III) que julgar procedentes as excees (artigo 95 do CPP), salvo a de suspeio: neste caso cabe Recurso em Sentido Estrito da deciso da incompetncia do juzo, litispendncia, legitimidade da parte ou coisa julgada.

IV) da deciso que pronunciar o ru (nos crimes de competncia do Tribunal do Jri): h discusso se da deciso que desclassifica o crime doloso contra vida seria cabvel o Recurso em Sentido Estrito com base no inciso IV, por analogia ou se o fundamento do recurso seria no inciso II, por incompetncia de juzo, conforme a doutrina majoritria e a jurisprudncia. Na absolvio sumria e na impronncia cabe Apelao. V) que conceder, negar, arbitrar, cassar ou julgar inidnea a fiana, - indeferir requerimento de priso preventiva ou revog-la, - conceder liberdade provisria ou relaxar a priso em flagrante: a cassao da fiana pode se dar em qualquer fase do processo, conforme os artigos 338 e 339 do CPP. Ser julgada inidnea, segundo artigo 340, nico, do CPP.

EXCEO O artigo 69, nico, da lei 9.099/95, determina que no se exija fiana se o autor do fato assumir o compromisso de comparecer em juzo. O assistente do Ministrio Pblico no pode recorrer da concesso da liberdade provisria. No cabe recurso em sentido estrito da deciso que decretar a priso preventiva, indeferir pedido de liberdade provisria ou relaxamento da priso; cabe habeas corpus

VI) revogado. Atualmente da absolvio sumria cabe Apelao VII) que julgar quebrada a fiana ou perdido o seu valor (perdido o seu valor: fase de execuo). Fiana quebrada: artigos 328 e 341 do CPP, mais as conseqncias do artigo 343 do CPP. Perdimento do valor: artigo 344 do CPP.

VIII) que decretar a prescrio ou julgar, por outro modo, extinta a punibilidade: deciso definitiva de mrito em sentido estrito, encerra o procedimento com julgamento de mrito, sem absolver ou condenar o ru. As causas extintivas de punibilidade esto no artigo 107 do Cdigo Penal, em um rol exemplificativo. IX) que indeferir o pedido de reconhecimento da prescrio ou de outra causa extintiva da punibilidade: o oposto ao inciso VIII, indeferido o pedido, o processo segue seu trmite. Deciso interlocutria simples, em princpio deveria ser irrecorrvel, mas, diante da previso expressa, cabe Recurso em Sentido Estrito, o que no afasta a possibilidade de impetrao de habeas corpus.

X) que conceder ou negar a ordem de habeas corpus: o dispositivo refere-se ao juzo de primeiro grau. Se negado em primeiro grau, cabe Recurso em Sentido Estrito, nada impedindo que se impetre novo habeas corpus. Se negado em 2 grau, cabe Recurso Ordinrio Constitucional (ROC). Na hiptese de concesso cabe o Recurso Obrigatrio (ex officio) (artigo 574, inciso I, do CPP), seria, assim, para alguns doutrinadores, outra exceo ao Princpio da Unirrecorribilidade.

XI) que conceder, negar ou revogar a suspenso condicional da pena: se tal deciso for na sentena, ento, cabe apelao. Aps o trnsito em julgado da condenao, na Vara de Execues Criminais, cabe agravo em execuo. Portanto, parece no caber mais Recurso em Sentido Estrito nos casos do inciso XI. Em sentido contrrio Ada Pellegrini Grinover manifesta ainda ser cabvel quando a deciso do sursis se deu aps a sentena, mas antes da execuo.

XIII) que anular o processo da instruo criminal, no todo ou em parte. Cabe habeas corpus (artigo 648, inciso VI) se a deciso indeferir o pedido de anulao, segundo Tourinho Filho, bem como cabe Correio Parcial ou Mandado de Segurana, tudo a depender do caso concreto.

XIV) que incluir jurado na lista geral ou desta o excluir: a partir da publicao da lista, qualquer pessoa pode interpor Recurso em Sentido Estrito no prazo de 20 dias, conforme previso no artigo 586, nico XV) que denegar a apelao ou a julgar deserta: juzo de admissibilidade deve ser feito tanto na primeira quanto na segunda instncia, verificando os pressupostos objetivos e subjetivos. O recurso no se volta contra a apelao, mas contra o despacho que negou seguimento a ela.

XVI) que ordenar a suspenso do processo, em virtude de questo prejudicial: prejudicial toda questo jurdica cuja resoluo constitui um pressuposto para a deciso da controvrsia submetida, de modo principal, ao juzo, segundo Manzini. A questo importa em pr-julgamento da lide. As questes prejudiciais esto previstas no Cdigo de Processo Penal, sendo no artigo 92 as devolutivas, absolutas, resolvidas fora do processo penal, e no artigo 93 as no devolutivas, relativas, resolvidas no processo criminal ou fora dele. Da deciso que denegar a suspenso no cabe recurso.

XVIII) que decidir incidente de falsidade: qualquer que seja a deciso cabe Recurso em Sentido Estrito. O documento ser retirado ou mantido nos autos conforme a deciso. O despacho que negar liminarmente a instaurao do incidente irrecorrvel, cabendo habeas corpus.

XXI) que mantiver ou substituir a medida de segurana, nos casos do art. 774: sem aplicao, pois o art. 774 CPP encontra-se tacitamente revogado, foi revogado na reforma de 1984, que alterou a parte geral do Cdigo Penal. XXIV) que converter a multa em deteno ou em priso simples: sem aplicao, em face da modificao do Cdigo Penal que veda a converso de multa em pena privativa de liberdade.

HIPTESES REVOGADAS PELA LEP XI se o sursis for concedido ou negado na sentena de mrito, caber apelao 593, I. Se o sursis for decidido pelo juiz da execuo, concedendo, negando ou revogando, caber agravo 197 LEP. XII a deciso acerca da possibilidade de livramento condicional do juiz da execuo e deve ser impugnada atravs de agravo 197, LEP. XVII compete ao juiz da execuo decidir sobre a unificao das penas, 66, III, a ento cabe agravo dessa deciso 197, LEP XIX a medida de segurana tem natureza jurdica de absolvio imprpria, portanto, inicialmente deve ser impugnada por apelao, 593, I. Se a imposio da medida de segurana for feita no curso do processo de execuo, conforme 183 LEP, a deciso ser do juiz da execuo, impugnvel, portanto, atravs de agravo, 66, V, d, 197, LEP. XX medida de segurana: internao em hospital de custdia ou internao ambulatorial. Se o juiz da execuo converter o tratamento em internao, 184 LEP, o recurso cabvel ser agravo, 66, V, f LEP. XXI igual inc. XX qualquer deciso sobre medida de segurana aps o trnsito em julgado da deciso, do juiz da execuo, cabendo ento agravo. XXII 66, V, e, 197, LEP XXIII 66, V f, 197, LEP XXIV no cabe converso de multa em deteno, logo no cabe RSE, 51 CP. Se ocorrer hiptese de HC. Esse agravo da LEP, no tem efeito suspensivo, se quiser dar esse efeito, dever se utilizar do MS.

Prazo Recurso: 5 (cinco) dias em regra, a contar da intimao (artigo 586 do CPP). EXCEES 20 (vinte) dias segundo o artigo 586, nico, na hiptese do inciso XIV do 581 do CPP (incluso ou excluso de jurado da lista geral). 15 (quinze) dias segundo em caso de recurso interposto pelo assistente de acusao no previamente habilitado , aps terminado o prazo do Ministrio Pblico, art. 584, 1c/c art. 598, nico CPP Razes: 2 (dois) dias, conforme previso no artigo 588 do CPP, e em igual prazo as contrarazes.

Processamento Em regra, o Recurso em Sentido Estrito se processa por instrumento, porm h casos em que apresentado nos prprios autos (artigo 583 do CPP). Pode ser apresentado por Petio ou Termo. Se negado o processamento do RSE, cabvel a carta testemunhvel. O instrumento ser efetuado pelo escrivo, juntando-se as peas requeridas. O Recurso em Sentido Estrito deve ser motivado, ento, aps apresentado o recurso, ser a parte intimada para em dois dias apresentar as razes. No permitido juntar as razes no segundo grau.

Efeitos a) Devolutivo: sempre; b) Regressivo: sempre, pois este recurso possibilita a retratao pelo juiz, admite reexame (artigo 589do CPP); c) Suspensivo: a legislao elencou taxativamente os casos de efeito suspensivo do Recurso em Sentido Estrito, sendo proibida a inovao pelo Judicirio, conferindo tal efeito ao recurso que no o tem (artigo 584 do CPP).

Competncia O recurso interposto, em regra, perante o juiz e as razes so dirigidas ao Tribunal. Se no houver retratao, as Cmaras que julgam. O recurso dever seguir o teor contido no artigo 582, caput, do CPP, ou seja, dever ser remetido para o Tribunal competente para julgar as apelaes (TRFs e TJs). EXCEO No caso do artigo 581, XIV, do CPP o recurso ser interposto perante o Tribunal do Jri sendo que o presidente ir julg-lo.

Caractersticas a) no permitido arrazoar em segunda instncia como na apelao; b) havendo dois ou mais rus, o prazo comum em cartrio; c) a jurisprudncia diz que o recurso pode subir sem as razes, porm isto implica impossibilidade de reexame; d) se o juiz reformar sua deciso tendo em vista o Recurso em Sentido Estrito, cabe a outra parte agora, se possvel, recorrer desta nova deciso. No podendo mais o juiz retratar-se, dever determinar a subida dos autos Instncia Superior

e) se rejeitada a pea acusatria para se processar o Recurso em Sentido Estrito, deve ser o denunciado intimado; f) o Recurso em Sentido Estrito deve ser endereado ao Tribunal de Apelao, ou seja, Tribunal de Justia, Tribunal Regional Federal, salvo nos casos previstos no artigo 582caput, do CPP ( s subsiste a do inciso XIV CPP)

g) se o Tribunal receber a denncia tendo em vista o Recurso em Sentido Estrito no necessrio recebimento pelo juiz de primeiro grau; Smula 707 STF Constitui nulidade a falta de intimao do denunciado para oferecer contrarrazes ao recurso interposto da rejeio da denncia, no a suprindo a nomeao de defensor dativo. h) a vtima somente pode interpor Recurso em Sentido Estrito, no caso de impronncia ou extino de punibilidade, desde que o Ministrio Pblico no tenha recorrido. Se habilitado o assistente, o prazo de recurso de 5 dias; se no habilitado, de 15 dias, todos a partir do transcurso do prazo do Ministrio Pblico; i) se negado seguimento ao Recurso em Sentido Estrito, cabe carta testemunhvel.

Вам также может понравиться