Вы находитесь на странице: 1из 23

Mecanismos de Defesa do Ego segundo Freud

Para Freud so diferentes tipos de manifestaes que as defesas do Ego podem apresentar j que este no se defronta s com as presses e solicitaes do Id e do Superego, pois, aos dois, se juntam o mundo exterior e as lembranas do passado.

Quando o Ego est consciente das condies reinantes, consegue ele sair-se bem das situaes sendo lgico, objetivo e racional, mas quando se desencadeiam situaes que possam vir a provocar sentimentos de culpa ou ansiedade, o Ego perde as trs qualidades citadas. quando a ansiedade-sinal (ou sinal de angstia), de forma inconsciente, ativa uma srie de mecanismos de defesa, com o fim de proteger o Ego contra um dor psquica iminente.

H vrios mecanismos de defesa, sendo alguns mais eficientes do que outros. H os que exigem menos dispndio de energia para funcionar a contento. Outros h que so menos satisfatrios, mas todos requerem gastos de energia psquica.

As defesas do ego podem dividir-se em :


a) Defesas bem sucedidas, que geram a cessao daquilo que se rejeita;

b) Defesas ineficazes, que exigem repetio ou perpetuao do processo de rejeio, a fim de impedir a irrupo dos impulsos rejeitados.

As defesas patognicas, nas quais se radicam as neuroses, pertencem segunda categoria.


Quando os impulsos opostos no encontram descarga, mas permanecem suspensos no inconsciente e ainda aumentam pelo funcionamento continuado das suas fontes fsicas, produz-se estado de tenso, com possibilidade de irrupo.

Da por que as defesas bem sucedidas tm menor importncia na psicologia das neuroses. Nem sempre, porm, se definem com nitidez as fronteiras entre as duas categorias; h vezes em que no se consegue distinguir entre um impulso que foi transformado pela influncia do ego e um impulso que irrompe com distoro, contra a vontade do ego e sem que este o reconhea. Este ltimo tipo de impulso h de produzir atitudes constrangedoras, h de repetir-se continuamente, jamais permitir relaxamento pleno e gerar fadiga.

1 - SUBLIMAO
o mais eficaz dos mecanismos de defesa, na medida em que canaliza os impulsos libidinais para uma postura socialmente til e aceitvel. As defesas bem sucedidas podem colocar-se sob o ttulo de sublimao; vrios mecanismos podem usar-se nas defesas bem sucedidas. Por exemplo, a transformao da passividade em atividade; o rodeio em volta do assunto, a inverso de certo objetivo no objetivo oposto.

2 - REPRESSO
a operao psquica que pretende fazer desaparecer, da conscincia, impulsos ameaadores, sentimentos, desejos, ou seja, contedos desagradveis, ou inoportunos. Em sentido amplo, uma operao psquica que tende a fazer desaparecer da conscincia um contedo desagradvel ou inoportuno: idia, afeto, etc.Neste sentido, o recalque seria uma modalidade especial de represso.

3 - RACIONALIZAO
um processo pelo qual o sujeito procura apresentar uma explicao coerente do ponto de vista lgico, ou aceitvel do ponto de vista moral, para uma atitude, uma ao, uma idia, um sentimento, etc., cujos motivos verdadeiros no percebe; fala-se mais especialmente da racionalizao de um sintoma, de uma compulso defensiva, de uma formao reativa. A racionalizao intervm tambm no delrio, resultando numa sistematizao mais ou menos acentuada.

4 - PROJEO
a operao pela qual o sujeito expulsa de si e localiza no outro (pessoa ou coisa) qualidades, sentimentos, desejos e mesmo objetos que ele desconhece ou recusa nele mesmo. Trata-se aqui de uma defesa de origem muito arcaica, que vamos encontrar em ao particularmente na parania, mas tambm em modos de pensar normais. Manifesta-se quando o Ego no aceita reconhecer um impulso inaceitvel do Id e o atribui a outra pessoa.

5 - DESLOCAMENTO
um processo psquico atravs do qual o todo representado por uma parte ou vice-versa.Tambm pode ser uma idia representada por uma outra, que, emocionalmente, esteja associada ela. Esse mecanismo no tem qualquer compromisso com a lgica. o caso de algum que tendo tido uma experincia desagradvel com um policial, reaja desdenhosamente, em relao a todos os policiais. muito corrente nos sonhos, onde uma coisa representa outra.

6 - IDENTIFICAO
o processo psquico por meio do qual um indivduo assimila um aspecto, um caracterstica de outro, e se transforma, total ou parcialmente, apresentando-se conforme o modelo desse outro. A personalidade constituise e diferencia-se por uma srie de identificaes.

7 - REGRESSO
concebida, na maioria das vezes, como um retorno a formas anteriores do desenvolvimento do pensamento, das relaes de objeto e da estruturao do comportamento. O Ego recua, fugindo de situaes conflitivas atuais, para um estgio anterior.

8 - ISOLAMENTO
um processo psquico tpico da neurose obsessiva, que consiste em isolar um comportamento ou um pensamento de tal maneira que as suas ligaes com os outros pensamentos, ou com o autoconhecimento, ficam absolutamente interrompidas, j que foram ( os pensamentos, os comportamentos), completamente excludos do consciente.

9 - FORMAO REATIVA
um processo psquico que se caracteriza pela adoo de uma atitude de sentido oposto a um desejo que tenha sido recalcado, constituindo-se, ento, numa reao contra ele. O indivduo que haja constitudo formaes reativas no desenvolve certos mecanismos de defesa de que se sirva ante a ameaa de perigo instintivo; modificou a estrutura da sua personalidade, como se este perigo estivesse sem cessar presente, de maneira que esteja pronto sempre que ocorra.

10 - SUBSTITUIO
Processo pelo qual um objeto valorizado emocionalmente, mas que no pode ser possudo, inconscientemente substitudo por outro, que geralmente se assemelha ao proibido. uma forma de deslocamento.

11 - FANTASIA
um roteiro imaginrio em que o sujeito est presente e

que representa, de modo mais ou menos deformado


pelos processos defensivos, a realizao de um desejo e, em ltima anlise, de um desejo inconsciente. A fantasia apresenta-se sob diversas modalidades: a)Fantasias conscientes ou sonhos diurnos.

b)Fantasias inconscientes como as que a anlise revela, como estruturas subjacentes a um contedo manifesto. c)Fantasias originrias.

12 - COMPENSAO
o processo psquico em que o indivduo se compensa por alguma deficincia, pela imagem que tem de si prprio, por meio de um outro aspecto que o caracterize, que ele, ento, passa a considerar como um trunfo.

13 - EXPIAO
o processo psquico em que o indivduo quer pagar pelo seu erro imediatamente.

14 - NEGAO
A tendncia a negar sensaes dolorosas to antiga quanto o prprio sentimento de dor. Nas crianas pequenas, muito comum a negao de realidades desagradveis, negao que realiza desejos e que simplesmente exprime a efetividade do princpio do prazer. A capacidade de negar pares desagradveis da realidade a contrapartida da realizao alucinatria dos desejos.

15 - INTROJEO
No estdio do ego prazeroso purificado, tudo quanto agrada introjetado. Em ltima anlise, todos os objetos sexuais derivam de objetivos de incorporao. Do mesmo passo, a projeo o prottipo da recuperao daquela onipotncia que foi projetada para os adultos. Contudo, a incorporao, embora exprima amor, destri objetivamente os objetos como tais, como coisas independentes do mundo exterior. Percebendo este fato, o ego aprende a usar a introjeo para fins hostis como executora de impulsos destrutivos e tambm como modelo de um mecanismo definido de defesa.

Bibliografia
FENICHEL,O., Teoria Psicanaltica das Neuroses.Atheneu.2000 GREENSON,R.R., A Tcnica e a Prtica da Psicanlise. Imago.RJ. 1981 LAPLANCHE & PONTALIS. Vocabulrio de Psicanlise (2000), Martins Fontes S.P.

Вам также может понравиться