Вы находитесь на странице: 1из 46

Planejamento Estratgico

Rivane Martins

Estratgias
A palavra estratgia tem origem na lngua grega, strategos, que significa chefe do exrcito.

Estratgias
A Revoluo Industrial foi um marco na evoluo da administrao das empresas. As caractersticas bsicas deste perodo so o desenvolvimento do setor fabril, a aplicao da energia indstria, o melhoramento dos meios de transporte e comunicao, o aumento do domnio do capitalismo e o grande desenvolvimento tecnolgico.

Escolas do pensamento estratgico


Ao longo do tempo os acadmicos desenvolveram e estudaram diversos processos relacionados formulao da estratgia. Mintzberg, Ahlstrand e Lampel conseguiram sistematizar esses estudos estratgicos em dez escolas de pensamento.

Escolas do pensamento estratgico


As escolas de pensamento estratgico no tratam somente da formulao da estratgia, mas do processo estratgico como um todo, cada uma das dez escolas refora uma maneira diferente de formular e/ou formar estratgias.

Escolas do pensamento estratgico


So divididas em 3 grupos:
Prescritivas Descritivas Integrativas

Escolas do pensamento estratgico


As escolas prescritivas preocupamse quanto ao modo como as estratgias devem ser formuladas, descrevendo frmulas gerais para a criao das estratgias empresariais. Escola de maior expresso: Design

Escolas do pensamento estratgico


As escolas descritivas so mais preocupadas com a descrio do processo de formulao das estratgias, consideram os aspectos especficos do processo. Escola de maior expresso: Aprendizado

Escolas do pensamento estratgico


As escolas integrativas, composto, atualmente, por apenas uma escola. A escola de configurao, isolada por integrar os conceitos das escolas antecessoras, entende a formulao das estratgias como um processo de transformao da organizao atravs das configuraes, que a organizao assume ao longo do tempo.

Escolas Prescritivas
Escola do design: formulao de estratgia como um processo informal e simples. Escola do planejamento: formulao de estratgia como um processo formal. Escola do posicionamento: formulao de estratgia como um processo analtico.

Escolas Descritivas
Escola empreendedora: formulao de estratgia como um processo de visionrio. Escola cognitiva: formulao de estratgia como um processo mental. Escola de aprendizado: formulao de estratgia como um processo de aprendizado.

Escolas Descritivas
Escola do poder: formulao de estratgia como um processo de negociao Escola cultural: formulao de estratgia como um processo coletivo. Escola ambiental: formulao de estratgia como um processo reativo ao ambiente

Escolas Integrativas
Escola de configurao: formulao de estratgia como um processo de transformao.

Prescritivas

Escola do Design
A escola do design a mais influente escola de formao de estratgias, conseguiu canalizar as principais ideias na sua base literria. Baseada na SWOT Centraliza o controle na mo do CEO Processo informal e simples

Escola do Planejamento
A escola de planejamento incorpora a maioria dos conceitos da escola de design, distinguindo-se basicamente no processo de criao das estratgias. A escola de planejamento entende que a anlise pode fornecer a sntese, ou seja, durante a execuo formal dos processos obtm-se, automaticamente, as estratgias.

Principais conceitos
A formao da estratgia deve ser um processo controlado e consciente A responsabilidade total sobre o processo do executivo principal, mas a execuo do processo da equipe de planejamento As estratgias surgem prontas deste processo, a anlise fornece a sntese

Principais conceitos
As estratgias devem ser explcitas para que possam ser implementadas atravs da ateno detalhada a objetivos, oramentos, programas e planos operacionais.

Escola do Posicionamento
Mesmo aceitando amplamente os conceitos das escolas de design e planejamento, a escola de posicionamento tem fundamental importncia pois acrescentou substncia ao modelo da escola do design e as abordagens genricas da escola do planejamento, elevou as estratgias a um plano de destaque.

Principais conceitos
Basicamente a continuao das duas primeiras, a partir dessa escola surgiu a:
BCG (Crescimento e participao de mercado) Estratgias Genricas de Porter

Principais conceitos
A responsabilidade total sobre o processo do executivo principal, mas entram em cena os analistas para a execuo. As estratgias surgem prontas deste processo analtico para serem articuladas e implementadas, pois o mercado indica as estratgias e as estratgias dirigem a organizao no mercado.

BCG

Estratgia Genrica de Competio

Descritivas

Escola Empreendedora
Contm alguns traos de prescrio, como centrar o processo estratgico no presidente da empresa. Formulao baseada em vises vagas A estratgia est resumida a um processo visionrio do lder.

Escola Cognitiva
A pesquisa dirigida ao modo como a mente humana processa a informao, mapeia a estrutura do conhecimento e obtm a formao de conceitos, focalizando, portanto, a cognio na criao da estratgia. Interpretao do comportamento humano

Escola de aprendizado
Entende a estratgia como um processo de aprendizado que se origina em toda a organizao atravs de seus membros individualmente ou coletivamente. As estratgias surgem dos padres comportamentais praticados pela organizao e so aprendizado da organizao por intermdio do fluxo das aes organizacionais.

Escola de Poder
Focaliza a formao da estratgia como um processo de negociao, que dividido em duas dimenses:
Micropoder e enxerga o desenvolvimento da estratgia dentro das organizaes como um fenmeno essencialmente poltico de modo que o processo formulatrio envolve barganha, persuaso, influencia e confrontao entre os atores que dividem o poder na empresa.

Escola de Poder
A segunda diviso dessa escola designada de macropoder, esta visualiza a organizao como uma entidade que usa seu poder sobre os outros e seus parceiros de alianas, realizando jointventures e outras redes de relacionamento para negociar estratgias "coletivas" de seu interesse.

Escola Cultural
Em posio antagnica a escola de poder. Enquanto o poder concentra-se em interesse prprio e fragmentao, a cultura volta-se para os interesses comuns e integrao dentro da organizao.

Escola Ambiental
Trata a estratgia como processo reativo, ou seja, a organizao considerada um ente passivo que consome seu tempo reagindo a um ambiente que estabelece a ordem a ser seguida. Ambiente determina as estratgias em funo de seu grau de estabilidade ou instabilidade.

Integrativa

Escola da configurao
Entende estratgia como um processo de transformao As organizaes so percebidas como configuraes, ou seja, agrupamentos coerentes de caractersticas e comportamentos. A fim de transformar uma organizao, ela teria de saltar de uma configurao para outra, sendo que nesse instante ocorreria uma mudana estratgia.

Para refletir...
O processo de formulao estratgica poder incluir uma ou mais das escolas de pensamento estratgico. Assim, as estratgias empresariais existentes so formuladas por meio da combinao do conhecimento das vrias escolas estratgicas, tornando a formao da estratgica uma entidade hbrida.

Planejamento baseado em cenrios

Fatores chave de sucesso


So pr-condies internas, de diferentes naturezas, relacionadas tanto a seus ativos tangveis quanto aos intangveis e essenciais para que a organizao pblica ou empresa privada atinja seus Objetivos

Cenrios
Cenrios so vises parciais e internamente consistentes de como o mundo ser no futuro e que podem ser escolhidas de modo a limitar o conjunto de circunstncias que podem vir a ocorrer.

Benefcios
Possibilitar com que os administradores lidem melhor com as incertezas; Facilita o fluxo de informaes dentro da empresa e a integrao entre as diversas reas; Propiciar uma viso global atual e futura do ambiente e suas interligaes; Ajudar a identificar novas oportunidades de negcios

Tipos de Cenrios
Exploratrios Probabilsticos
Baseado em brainstorming

Tendenciais
Anlise de indicadores

Exploratrios Intuitivos
Anlise das variveis crticas e desenvolvimento de cenrios pessimistas e otimistas

Exerccios

Atividades
Sobre o planejamento baseado em cenrios, correto afirmar que:
a) A escola de tendncias probabilsticas despreza o uso da opinio de especialistas. b) considera eventos como sendo sries mtricas que se modificam gradualmente ao longo do tempo, apresentando variaes de longo prazo e causando mudanas contnuas no sistema. c) suas linhas metodolgicas deram origem s escolas de lgica intuitiva, de tendncias probabilsticas e de anlise prospectiva. d) considera tendncias como sendo fenmenos categricos que podem ocorrer ou no, em determinado momento no futuro, repentina e inesperadamente, ocasionando impacto importante no comportamento do sistema. e) contribui para diminuir a flexibilidade do planejamento, uma vez que, estabelecida a viso de futuro, no mais se deve alterar o plano estratgico.

Atividades
Segundo Henry Mintzberg, so dez as escolas de planejamento estratgico: design, planejamento, posicionamento, empreendedora, cognitiva, aprendizado, poder, cultural, ambiental e configurao. Relacione as colunas na tabela abaixo e selecione a opo que representa a sequncia encontrada.

a) 5, 10, 4, 3, 7, 6, 8, 2, 9, 1 b) 6, 9, 1, 3, 10, 2, 4, 5, 8, 7 c) 2, 4, 3, 5, 10, 6, 8, 7, 9, 1 d) 10, 9, 8, 7, 6, 5, 2, 3, 4, 1 e) 5, 9, 2, 3, 8, 1, 4, 6, 10, 7

Вам также может понравиться