Вы находитесь на странице: 1из 22

A 1 GUERRA MUNDIAL 1914/1918

Disputa de mercados consumidores entre os pases centrais industriais, agravada pela criao do SISTEMA DE ALIANAS e da corrida armamentista (Paz Armada).

KRUPP CANHES NA ALEMANHA.

Avies na Inglaterra

PAZ ARMADA

SISTEMA DE ALIANAS 2 BLOCOS


Trplice Aliana Alemanha,
Imprio Austro-Hngaro e Itlia e suas colnias

Trplice Entente Inglaterra,

Frana e Rssia e suas colnias.

2 Blocos Substituram a LIGA DOS TRS IMPERADORES (DREI KAISER BUND) Alemanha, ustria e Rssia devido a disputas entre eles

Questo Marroquina (1905-1911)


Frana e Alemanha disputavam o Marrocos. Soluo diplomtica.

Guilherme II da Alemanha Exigia o Marrocos; Soluo negociada

Questo dos Blcs (1914-1918)


Regio disputada entre ustria - ampliao do Imprio; Rssia- Pan-eslavismo reunio dos povos eslavos (necessidade de portos em gua quente)

4 pases da regio no querem ser dominados: Srvia, Monte Negro, Bsnia-Herzegvina (Sarajevo capital), Crocia. -28 de junho de 1914: Francisco Ferdinando I, prncipe da ustria assassinado por um nacionalista srvio em Sarajevo (Gravilo Princip).

1 de agosto de 1914: depois de muitas ameaas, discusses a ustria invade a Srvia. Ela traz consigo a Trplice Aliana e a Srvia a Trplice Entente. Guerra torna-se mundial.

MOBILIZAO BRITNICA

Kaiser levando a Alemanha para guerra.

ALTA TECNOLOGIA DESTRUIO EM MASSA

Francesco Baracca Big Berta

Tanque de Guerra

Aviador mais famoso da 1 Guerra

Manfred Richthofen 80 avies inimigos abatidos Conhecido como o Baro Vermelho.

FASES DA GUERRA
1 Fase:- Guerra de Movimento: Conquista de
Posies (agosto/novembro de 1914) Plano Schlieffen- derrotar a Frana rapidamente e se voltar para a Rssia. Alemes detidos no Marme.

AVANO ALEMO ODETIDO NO MARME

Plano Schlieffen fracassou

2 Fase:- GUERRA DE TRINCHEIRAS OU DE POSIO: partes envolvidas permanecem nas posies conquistadas, em trincheiras.

3 Fase: Guerra Submarina no Atlntico

EVOLUO DO CONFLITO
1915- Itlia sai da T.. A. e passa para a T. E. Promessa de terras no norte do pas nas mos da ustria. 1917- Revoluo Bolchevique de Outubro. Rssia sai da guerra. EUA na guerra (06 de abril de 1917). Submarinos alemes afundam navios com norteamericanos (navio Ingls)

1918- Rssia sai da guerra. Tratado de BrestLitovsk, 03 de maro de 1918.

-Alemes derrotados aps uma reao da Trplice Entente agora com os EUA. -Dia 09 de novembro criada a Repblica de Weimar na Alemanha (extremamente liberal) e em 11 de novembro assina a rendio com armistcio

Tratados de Paz
14 PONTOS DE WILSON (1918): nova diplomacia. Sem vencedores ou vencidos. Oportunidade de recuperao para todos. No aceito.

1) Inaugurar pactos de paz, depois dos quais no dever haver acordos diplomticos secretos, mas sim diplomacia franca e sob os olhos pblicos; 2) Liberdade absoluta de navegao nos mares e guas fora do territrio nacional, tanto na paz quanto na guerra, com exceo dos mares fechados completamente ou em parte por ao internacional em cumprimento de pactos internacionais; 3) Abolio, na medida do possvel, de todas as barreiras econmicas entre os pases e o estabelecimento de uma igualdade das condies de comrcio entre todas as naes que consentem com a paz e com a associao multilateral; 4) Garantias adequadas da reduo dos armamentos nacionais at o menor nvel necessrio para garantir a segurana nacional; 5) Um reajuste livre, aberto e absolutamente imparcial da poltica colonialista, baseado na observao estrita do princpio de que a soberania dos interesses das populaes colonizadas deve ter o mesmo peso dos pedidos equiparveis das naes colonizadoras; 6) Retirada dos Exrcitos do territrio russo e soluo de todas as questes envolvendo a Rssia, visando assegurar melhor cooperao com outras naes do mundo. O tratamento dispensado Rssia por suas naes irms ser o teste de sua boa vontade, da compreenso de suas necessidades como distintas de seus prprios interesses e de sua simpatia

inteligente e altrusta;

7) Blgica, o mundo inteiro concordar, precisa ser restaurada, sem qualquer tentativa de limitar sua soberania a qual ela tem direito assim como as outras naes livres; 8- Todo territrio francs deve ser libertado e as partes invadidas restauradas. O mal feito Frana pela Prssia, em 1871, na questo da Alscia e Lorena, deve ser desfeito para que a paz possa ser garantida mais uma vez, no interesse de todos; 9) Reajuste das fronteiras italianas, respeitando linhas reconhecidas de nacionalidade; 10) Reconhecimento do direito ao desenvolvimento autnomo dos povos da ustria-Hungria, cujo lugar entre as naes queremos ver assegurado e salvaguardado; 11) Retirada das tropas estrangeiras da Romnia, da Srvia e de Montenegro, restaurao dos territrios invadidos e o direito de acesso ao mar para a Srvia; 12) Reconhecimento da autonomia da parte da Turquia dentro do Imprio Otomano e a abertura permanente do estreito de Dardanelos como passagem livre aos navios e ao comrcio de todas as naes, sob garantias internacionais; 13) Independncia da Polnia, incluindo os territrios habitados por populao polonesa, que devem ter acesso seguro e livre ao mar; 14) Criao de uma associao geral sob pactos especficos para o propsito de fornecer garantias mtuas de independncia poltica e integridade territorial dos grandes e pequenos Estados.

VERSALHES (1919) Humilha a Alemanha. Considerada culpada pela guerra, perde sua marinha de guerra, parte da ferrovia, foras armadas limitadas e deveria pagar pesada indenizao. Uma das causas da 2 Guerra.

SAINT GERMAIN Desmembra o imprio AustroHungaro.

LIGA DAS NAES


Idia de Wilson (4 Pontos) Congresso dos EUA no ratificou o Tratado de Versalhes ficando fora da SOCIEDADE DAS NAES

Sociedade das Naes 1919 -evitar futuras guerras. Sem os EUA fracassou.

ONU 1945 - Organizao das Naes Unidas. Herdeiras a Liga das Naes

Вам также может понравиться