Вы находитесь на странице: 1из 10

Falta trifsica balanceada

Definio: Ocorrncia de um curto-circuito sistema eltrico qualquer. em um

Quando um sistema est sob falta, a corrente que circula determinada pelas foras eletromotrizes internas das mquinas, por suas impedncias, e pelas impedncias da rede.

Falta trifsica balanceada


O gerador o principal elemento do sistema, e quando ocorre um curto-circuito na rede, a impedncia vista pelo gerador cai, e ento surge uma corrente de curto-circuito muito elevada. Essas correntes no so suportveis pelos equipamentos, e assim, h necessidade de elimin-las no menor tempo possvel, atravs de dispositivos de proteo.

Perodo Sub-transitrio: o perodo inicial da corrente de curto, que tem um amortecimento maior, sendo que o enrolamento amortecedor, que considerado como a reatncia sub-transitria (X), o principal responsvel pelo aparecimento desse perodo na corrente.

Supe-se que a corrente de curto est subdividida em 3 perodos

Perodo Transitrio: caracterizado por um decaimento mais suave e de maior durao da corrente de curto, sendo que o enrolamento do rotor, que considerado como a reatncia transitria (X), o principal responsvel pelo aparecimento desse perodo na corrente.
Regime Permanente: o perodo de equilbrio atingido aps o transitrio, caracterizado pela reatncia sncrona (Xs).

Problemas resultantes da acorrencia de uma falta


Capacidade de transmisso de uma linha seja parcialmente reduzida, para uma impedncia de aterramento Zf 0, ou quase que drasticamente reduzida para uma impedncia de aterramento Zf = 0, ou seja, numa falta franca a tenso diminui a zero, e assim a potncia transmitida tambm. Reduzir drasticamente a capacidade de transmisso de energia de partes do sistema. As correntes de curto-circuito podem atingir valores muito superiores aos nominais dos geradores e transformadores, danificando assim equipamentos.

Transitrios em Circuitos RL Srie

Correntes de Curto-Circuito e Reatncias das Mquinas Sncronas


Reatncia permanente

Oscilograma da corrente em um gerador sncrono a vazio em curto-circuito

Distncia 0a o valor mximo da corrente de curto-circuito em regime permanente. Este valor de corrente dividido por 2 o valor eficaz da corrente de curto-circuito em regime permanente.

Correntes de Curto-Circuito e Reatncias das Mquinas Sncronas


reatncia transitria

Oscilograma da corrente em um gerador sncrono a vazio em curto-circuito

O valor eficaz desta interseco conhecido como corrente transitria, a interseco ser a distncia 0b

Correntes de Curto-Circuito e Reatncias das Mquinas Sncronas


Oscilograma da corrente em um gerador sncrono a vazio em curto-circuito
Reatancia subtransitria

A corrente subtransitria equivale distncia 0c dividida por 2.

Dois geradores esto ligados em paralelo ao lado de baixa tenso de um transformador trifsico Y, como est mostrado na Figura 1.4. O gerador 1 tem para valores nominais 50 MVA e 13,8 kV. O gerador 2 de 25 MVA e 13,8 kV. Cada gerador tem uma reatncia subtransitria de 25%. O transformador apresenta como valores nominais 75 MVA e 13,8 / 69Y kV, com uma reatncia de 10%. Antes da falta, a tenso no lado de alta tenso do transformador 66 kV. O transformador est em vazio e no h corrente circulando entre os geradores. Calcule a corrente subtransitria em cada gerador quando ocorre um curto-circuito trifsico no lado de alta tenso do transformador.

Вам также может понравиться