Вы находитесь на странице: 1из 29

Conjunto de aes que proporciona o conhecimento, a deteco ou preveno de qualquer mudana nos fatores determinantes e condicionantes de sade individual

ou coletiva com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de preveno e controle das doenas ou agravos. Lei 8080/90 (Sistema nico de Sade)

Ocorreram

no sculo XX intervenes governamentais;

as

primeiras

Utilizavam-se

de grandes campanhas sanitrias que para combater as doenas que afetavam a economia. Usavam de instrumentos precisos para o diagnstico de casos, combate a vetores, imunizao e tratamento com remdios.

Grandes Marcos:

Erradicao da varola na dcada de 60;

Tema central da 21 Assembleia Mundial de Sade; Campanha de Erradicao da Varola CEV (1966 -1973).

Estabelecida a FUSESP (Fundao de Servios de Sade Pblica), onde organiza-se um sistema de notificao semanal de doenas selecionadas e um boletim quinzenal com informaes da doena;

Erradicao da Poliomielite no Brasil;

Em 1975, institudo o SNVE pela lei especfica 6.259/75 .

Decreto 78.231/76, tornaram a notificao de doenas transmissveis obrigatrias; Elaborado o primeiro manual de VE em 1977; O SUS incorporou o SNVE definindo em seu texto legal (lei 8080/90); Descentralizao de responsabilidades e integralidade da prestao de servios.

Divulgao de Informaes Pertinentes

Coleta de Dados

Avaliao da Eficcia e Efetividade das Medidas Adotadas

Processamento de Dados Coletados

Promoo das Aes de Controle Indicadas

Anlise e Interpretao dos Dados Processados

Recomendao das Medidas de Controle Apropriados

Tipos de Dados:
Dados

Demogrficos, Ambientais e Socioeconmicos; de Morbidade;

Dados Dados

de Mortalidade;
de Surtos e Epidemias.

Notificao

Fontes de Dados:
Notificao
o o o o o o

Magnitude; Potencial de Disseminao; Transcendncia; Vulnerabilidade; Compromissos internacionais; Ocorrncia de epidemias, surtos e agravamentos inusitados sade.

Fontes

Especiais de Dados

Estudos Epidemiolgicos: Inqurito Epidemiolgico; Levantamento Epidemiolgico.

Sistemas Sentinelas: Diagnstico de Casos; Investigao Epidemiolgica de Casos e Epidemias;

Outras

Bases de Dados dos Sistemas Nacionais de Informao

Laboratrios;

Investigao Epidemiolgica;

Imprensa e Populao;

A normatizao tem especial importncia a definio de caso de cada doena ou agravo, visando padronizar critrios diagnsticos para a entrada e classificao final de casos no sistema.

A retroalimentao do sistema materializa-se na disseminao peridica de informaes epidemiolgicas sobre a situao local, regional, estadual, macrorregional, ou nacional.

O reconhecimento da funo de vigilncia decorre, em ltima anlise, da capacidade demonstrada em informar com preciso, a cada momento, a situao epidemiolgica de determinada doena ou agravo, as tendncias esperadas, os impactos das aes de controle efetivadas e a indicao de outras medidas necessrias.

Os resultados do conjunto de aes desenvolvidas no sistema so tambm medidos pelos benefcios sociais e econmicos decorrentes, em termos de vidas poupadas, casos evitados, custos assistenciais reduzidos, etc.

Investigao Epidemiolgica (IE) um trabalho de campo, realizado a partir de casos notificados (clinicamente declarados ou suspeitos) e seus contatos, que tem como principais objetivos: identificar fonte e modo de transmisso; grupos expostos a maior risco, fatores determinantes, confirmar o diagnstico; e determinar as principais caractersticas epidemiolgicas. O seu propsito final orientar medidas de controle para impedir a ocorrncia de novos casos.

Consolidao e anlise das informaes j disponveis; Concluses preliminares a partir dessas informaes ; Apresentao das concluses preliminares e formulao de hipteses; Identificao de informaes especficas necessrias comprovao da(s) hiptese(s); Obteno das informaes necessrias para testar a(s) hiptese(s); Retorno ao primeiro procedimento, caso necessrio.

Assistncia Qualidade Proteo Proteo

mdica ao paciente;

da assistncia mdica;

individual; da populao.

Identificao Anamnese

do paciente;

e exame fsico;

Suspeita
Meio

diagnstica;

ambiente; laboratoriais.

Exames

Fonte de contgio; Perodo de incubao do agente; Modo de transmisso; Caractersticas biolgicas e sociais; Presena ou no de outros casos na localidade; Possibilidade da existncia de vetores ligados transmisso da doena.

Buscar reconhecer e proceder investigao de casos similares no espao geogrfico onde houver suspeita da existncia de contatos e/ou fonte de contgio ativa.

De acordo com novos dados e informaes, devem-se sempre proceder anlises parciais, a fim de se definir o passo seguinte at a concluso da investigao e as medidas de controle eficientes.

As Fichas Epidemiolgicas de cada caso devem ser analisadas visando a definir qual critrio foi ou ser empregado para o diagnstico final.

Causa da ocorrncia; Se as medidas de preveno implementadas em curto prazo esto sendo executadas;

Descrio das orientaes e recomendaes, a mdio e longo prazos, a serem institudas, tanto pela rea da sade como pelos outros setores; Alerta s autoridades de sade dos nveis hierrquicos superiores, naquelas situaes que coloquem sob riscos outros espaos geopolticos.

Agradecemos pela ateno!!!

Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia de Gois Campus Goinia Curso de Tecnologia em Saneamento Ambiental 4 Perodo

Disciplina: Sade Pblica e Vigilncia Sanitria


Professora: Sandra Maria Santos de Vasconcelos

Alunos: Joo Moreno Luiz Henrique Dourado Rafaella Ferreira

Вам также может понравиться