Вы находитесь на странице: 1из 18

66 Mandrilamento

O que mandrilamento? Mandrilamento um processo mecnico de usinagem de superfcies de revoluo, com o auxlio de uma ou mais ferramentas de corte. Nessa operao, a ferramenta de corte fixada a uma barra de mandrilar em um certo ngulo, determinado pela operao a ser realizada. A figura a seguir mostra um exemplo de barra de mandrilar, tambm chamada de mandril .

Tipos de mandrilamento
Tipos de mandrilamento Dependendo do trabalho, o mandrilamento, tambm conhecido como mandrilagem ou broqueamento , pode ser cilndrico, cnico, radial ou esfrico. Pelo mandrilamento pode-se conseguir superfcies cilndricas ou cnicas, internas, em espaos normalmente dificeis de serem atingidos, com eixos perfeitamente. paralelos entre si. As figuras a seguir mostram exemplos desses tipos de mandrilamento. O mandrilamento cilndrico o processo em que a superficie usinada. cilindrica e o seu eixo de rotao, coincide com o eixo em torno do qual a ferramenta gira. mandrilamento cilndrico

Mandrilamento cnico

O mandrilamento cnico o processo em que

a superfcie usinada cnica e seu eixo de rotao. coincide com o eixo em torno do qual a ferramenta gira.

mandrilamento radial
O mandrilamento radial o processo em que a superfcie usinada plana e perpendicular ao eixo em torno do qual gira a ferramenta.

Mandrilamento esfrico
O mandrilamento esfrico o processo em que a superfcie usinada esfrica e o eixo de rotao o coincide com o eixo em torno do qual a ferramenta gira.

Mandriladoras
As mandriladoras so maquinas especiais que permitem a adaptao de diferentes tipos de ferramentas. Com o acoplamento de acessrios apropriados,a mandriladora, alm do mandrilamento, pode ser utilizada para furar, fresar,rosquear etc., tornando-se, nesses casos, uma mquina universal. Dependendo da posio do do eixo-rvore, as mandriladoras podem ser horizontais ou verticais, como mostram as figuras.

Tipos de mandriladora

Em maquinas como essas usinam-se grandes carcaas de caixas de engrenagens e estruturas de mquinas. Uma pea com forma prismatica pode ser usinada em todas as suas quatro faces verticais porque a mandriladora tem uma mesa giratoria que possibilita a usinagem em todos os lados.

MESA GIRATORIA

MANDRILADORA
A vantagem do uso dessa mquina a economia de tempo. A mandriladora universal tem a capacidade de processar todas as operaes necessrias de usinagem, do comeo ao fim, do desbaste ao acabamento, sem que haja necessidade de remover a pea da maquina. Se, por exemplo, temos a necessidade de usinar a carcaa de uma caixa de engrenagens, ela colocada na mandriladora apoiada na mesa giratria. A mesa gira e, assim, permite o giro da carcaa em torno do seu eixo vertical. Desse modo, so executadas todas as operaes necessrias, como corte, rosqueamento, cada uma a seu tempo.

Tipos de operaes

Ferramentas da mandriladora
As ferramentas de mandrilar so selecionadas em funo das dimenses (comprimento e dimetro) e caractersticas das operaes a serem realizadas. Elas tem pequenas dimenses porque, geralmente, trabalham no interior de furos previamente executados por brocas. So feitas de ao rpido ou carboneto metlico e montadas em uma barra de mandrilar. A barra de mandrilar deve ser rgida, cilndrica, sem defeito de retilineidade. Deve ser bem posicionada no eixo-rvore, para possibilitar a montagem de buchas que formam mancais, como mostra a prxima figura, evitando com isso possveis desvios e vibraes durante o uso.

Tipos de ferramentas

Hastes com pastilhas soldadas de corte simples


, usadas para desbastar.

Lminas de corte duplo , usadas para fazer rebaixos internos de furos;

FERRAMENTAS
Brocas helicoidais de correo , usadas para corrigir deformaes, como ovalizao, conicidade e retilineidade, e na operao de pr-alargamento de furos de at 100 mm;

FERRAMENTAS

FERRAMENTAS

Вам также может понравиться