Вы находитесь на странице: 1из 23

TRANSTORNOS ANSIOSOS INFANTIS

andreialigia@hotmail.com

ANSIEDADE
Sentimento vago e desagradvel de medo e apreenso, caracterizado por tenso, estado de alerta contnuo, desconforto global e expectativa de algum perigos. As crianas podem no ter uma crtica acurada sobre a possibilidade de seus medos serem exagerados ou irracionais. A causa dos transtornos ansiosos infantis muitas vezes desconhecida e provavelmente multifatorial, incluindo fatores hereditrios e ambientais.

INTRODUO
Sintomas de ansiedade so comuns em crianas e adolescentes, e a ansiedade patolgica um problema clnico freqente nesta faixa etria. A compreenso do quadro pelos profissionais pode melhorar bastante o prognstico destas crianas.

INTRODUO
O medo uma emoo fisiolgica, que nos avisa quando algo est errado, ou que h um perigo em potencial; importante na conservao da espcie, na medida em que serve de resposta adaptativa em muitas situaes adversas.

QUANDO TRATAR
A criana apresenta sintomas que excedem o que seria esperado no desenvolvimento; H significativo prejuzo nas vida desta criana; Os sintomas de ansiedade persistem por um tempo inadequado. Os prejuzos devem ser contabilizados incluindo a dinmica familiar.

ANSIEDADE NA INFNCIA
T. ansiedade de separao Transtorno de Pnico Transtornos fbicos
Fobia social Fobias especficas

Transtorno de Ansiedade Generalizada; Transtorno de Estresse Ps-traumtico;

T. Ansiedade de Seprao
H ansiedade diante da separao ou perspectiva de separao da figura de mais contacto afetivo (normalmente a me); A criana deve apresentar algum sofrimento significativo ou prejuzo social, escolar ou de outra rea importante de sua vida.

OUTROS SINTOMAS
Preocupao fora da realidade com algo de mal que possa acontecer a si mesma ou aos pais; Recusa em ir escola, relutncia em dormir sozinha ou longe dos pais, Queixas fsicas (cefalias, dores de estmago, nuseas, vmitos) nos momentos de separao.

OUTROS SINTOMAS
Fora de casa, pode haver retraimento, apatia, tristeza ou dificuldade para concentrar-se no trabalho, estudo ou em brincadeiras. Podem ter medo de animais, monstros, do escuro, de ladres, bandidos, seqestradores, acidentes automobilsticos, etc. Preocupaes com a morte e o morrer so comuns. Podem queixar-se de que ningum gosta delas e afirmar que desejariam estar mortas. As exigncias da criana em relao ateno, carinho e amor se transformam em uma fonte de frustrao para os pais, provocando conflito na famlia. Um humor depressivo em geral est presente nos portadores de Transtorno de Ansiedade de Separao, justificando um diagnstico adicional de Transtorno Distmico ou Transtorno Depressivo Maior. O transtorno pode preceder o desenvolvimento de Transtorno de Pnico.

EPIDEMIOLOGIA
No totalmente esclarecida; Parece acometer mais meninas; Parece mais frequente em pradolescentes, nas crianas mais velhas, podem recusar ir escola e apresentar queixas fsicas. Pode haver pesadelos sobre separao.

TRATAMENTO
Psicoterapia cognitivo-comportamental Intervenes familiares Abordagem com a escola; Quando os sintomas so graves e incapacitantes farmacoterapia pelo menor tempo possvel Antidepressivos tricclicos ainda no bem estudados Inivbidores da recaptao de serotonina fluvoxamina e fluoxetina mais recomendados Benzodiazepnicos ter cuidado com dependncia

TRANSTORNO DE ANSIEDADE GENERALIZADA


Ocorre em crianas com idade maior; Apresentam ainda mais sintomas que as crianas com TAS; Ocorre excessiva preocupao sobre aspectos diferentes de suas vidas, normalmente sobre temas de preocupao mais apropriados aos adultos. Preocupam-se com temas como a prpria competncia, com o que vestiro no dia seguinte, como se sairo numa prova ou qual a rea que escolhero na universidade.

TRANSTORNO DE ANSIEDADE GENERALIZADA


As preocupaes com a sua competncia costumam se acompanhar de perfeccionismo ou um desejo exagerado de sobressair na escola, nos esportes, nas relaes sociais e na aparncia fsica. Talvez em decorrncia destas caractersticas estas crianas costumam mostrar um grau acentuado (incomum para a idade) de autoconscientizao. So comuns as queixas somticas, inclusive cefalias, desconforto gastrintestinal e tenso muscular, chegando, esses sintomas juntamente com a prpria ansiedade, a produz sofrimento significativo e comprometimento de suas funes cotidianas

TRATAMENTO
TCC consiste em provocar uma mudana na maneira alterada de perceber e raciocinar sobre o ambiente e, especificamente, sobre o que causa a ansiedade e mudanas no comportamento ansioso ; Abordagem familiar - participam ativamente dessa terapia com crianas, ao contrrio do que feito com adultos que tm o mesmo transtorno. Faz-se um acordo com a criana e seus pais de que as perguntas exageradas no recebero resposta, com reasseguramento criana da necessidade disso para diminuir seu sofrimento. Psicofarmacoterapia - em estudos abertos, observou-se melhora significativa dos sintomas, com os ISRS sertralina, fluvoxamina e fluoxetina mostram a eficcia a curto prazo desses ISRS.

TRANSTORNO DE PNICO
Ataques de pnico (medo intenso de morrer, associado a inmeros sintomas autonmicos, como taquicardia, sudorese, tontura, falta de ar, dor no peito, dor abdominal, tremores), com preocupao persistente de vir a ter novos ataques. Pouco observado em crianas pequenas, sua freqncia aumenta bastante no final da adolescncia. Alguns pacientes desenvolvem agorafobia (esquiva de situaes/locais de difcil sada em caso de mal-estar ou ataque de pnico: locais fechados como cinemas, aglomeraes como entrada/sada da escola, etc.).

TRATAMENTO
Poucos estudos controlados; TCC tratamento de escolha, que inclui exposio situao fbica, reestruturao cognitiva e treino de relaxamento. Diversos estudos abertos reforam o uso dos ISRS ou de benzodiazepnicos como tratamento medicamentoso do TP na infncia e adolescncia.

TRANSTORNOS FBICOS
QUANDO DE PERFORMANCE SOCIAL:
FOBIA SOCIAL

QUANDO DE OBJETOS OU ANIMAIS:


FOBIA ESPECFICA

FOBIA SOCIAL
Ocorre medo anormal e com sintomas fsicos de situaes em que a criana pode se sentir avaliada, com falar em pblico, comer em pblico etc. Ao se deparar com a situao, ocorre palpitaes, sudorese, falta de ar, dores de barriga ou de cabea etc. Muitas vezes a criana evita a situao chama-se comportamento evitativo ou evitao fbica.

TRATAMENTO
FOBIA ESPECFICA TCC exposio gradual do estmulo, relaxamento, modelagem etc. FOBIA SOCIAL
TCC FARMACOTERAPIA: Os ISRS ( fluoxetina, fluvoxamina) e alguns benzodiazepnicos (alprazolam) foram estudados com boa resposta na Fobia Social.

TRANSTORNO DE ESTRESSE PS-TRAUMTICO


Presena de medo intenso, sensao de impotncia ou horror em conseqncia a exposio a trauma extremo, como ameaa de morte ou abuso sexual. Ocorre modificaes de comportamento, como inibio excessiva ou desinibio, agitao, reatividade emocional excessiva, alm de pensamentos obsessivos com contedo relacionado vivncia traumtica (em viglia e como contedo de pesadelos).

TRANSTORNO DE ESTRESSE PS-TRAUMTICO


Observa-se, comumente, comportamento de esquiva a estmulos associados ao evento traumtico, juntamente com comprometimento das atividades do paciente. O paciente evita falar sobre o ocorrido, o que parece perpetuar os sintomas, como freqentemente acontece com todos os transtornos ansiosos. Crianas, especialmente as mais jovens, apresentam uma dificuldade a mais, que a de compreender com clareza e discorrer sobre o ocorrido.

TRATAMENTO
TCC PSICOTERAPIA DINMICA BREVE FARMACOTERAPIA
Inibvidores da recaptao de serotonina primeira escolha Antidepressivos tricclicos imipramina e amitriptilina Propranolol

CONCLUSES

Вам также может понравиться