Вы находитесь на странице: 1из 18

Ping A pobreza no um jogo

Bianca e Ftima

Apresentao
No post-it coloca o teu nome e responde questo:
Com a tua idade, o que que achas que podes fazer para, no futuro, no seres pobre?

Pobreza
A pobreza um problema a nvel mundial e est a aumentar. Dos 450 milhes de habitantes da Europa, 60 milhes vivem abaixo do limiar da pobreza (definido como 50% do rendimento mdio de um pas), e 2,7 milhes esto desalojados.

Pobreza
Absoluta Relativa

O conceito de Pobreza absoluta baseado no que se considera como mnimo necessrio para a sobrevivncia.

Na pobreza relativa, o nvel de um grupo especfico definido e medido em relao com outros grupos no mesmo ambiente, comunidade ou pas.

Estudar!!!!
Aproveita as oportunidades que a escola te oferece:
Ficas mais inteligente! Ficas com mais qualificaes!

Consegues um melhor emprego

A sociedade de informao
Importante: aproveita a internet para adquirires mais conhecimento, para conheceres diferentes culturas e para debateres diversos assuntos!

Jogos
Importncia geral dos jogos para a educao:
Permitem o desenvolvimento de novas estratgias de aprendizagem; Aprendizagem reflexiva e critica; Aprendizagem pela explorao/descoberta; Aumento da criatividade, capacidade de planificao e pensamento estratgico.
The characteristics of engaged learning are not only desirable, but a necessary component for education in todays world. (Dickey, 2005

Tipos de jogos
Percia; Ao; Meninas; Aventura; Corridas; Estratgia; Gesto; Habilidade; Raciocnio.

Ping
A pobreza no um jogo Discusso da pobreza

http://www.povertyisnotagame.com

Ping
O jogo PING um jogo de simulao e representao de papis, em que os jogadores assumem o papel de uma personagem fictcia. Este tipo de jogo digital bom para que os jogadores vivam uma determinada situao, obrigando-os a pensar e a agir como a personagem que representam e a sentir empatia por ela. O jogo PING pode ser personalizado, atravs do desempenho de uma ou duas personagens, Jim ou Sophia. Atravs destas, os jogadores podero perceber o conceito de pobreza de diferentes pontos de vista.

Personagens: Sofia & Jim


Situao de Sophia: Sophia vive numa situao de pobreza geracional, que herdou da sua me, que no teve condies para as duas filhas (Sofia e sua irm), e da sua av que, devido idade e doena, decidiu ir para um lar de idosos. Sophia acabou por ficar sem casa, pois no tinha condies financeiras para viver sozinha no apartamento da av. Situao de Jim: Jim est a passar por uma situao de pobreza circunstancial, causada por alguns reveses da vida. Decide sair de casa para viver por sua conta, abandona a escola e, por motivos de doena e falta de sorte, perde o emprego.

Sofia & Jim


Estudar, andar na escola muito importante. uma forma de estarmos integrados na sociedade e de sermos valorizados profissionalmente. Estes 2 jovens esto em situao de pobreza por diferentes motivos. Porm, se tivessem mais habilitaes literrias conseguiriam melhores trabalhos o que evitavam a situao precariedade no trabalho e, consequentemente, a situao de pobreza.

Outros jogos

3rd farmer
Gesto de uma quinta no 3 mundo

http://www.3rdworldfarmer.com/

My Village
Recuperao Econmica e Coeso Social

http://apps.facebook.com/proj_myvillage /

Energy for life


Jogo da Oikos sobre energias renovveis e o desenvolvimento do planeta.

http://www.energy4life-game.com/EnergyForLife/

Convite
Venham ao Cid do PPA para jogarem este jogo!

Obrigada pela Vossa participao!!!

Вам также может понравиться