Вы находитесь на странице: 1из 28

INSPEO COM CORRENTE PARASITA

Apresentao do Aluno Alexandre Costa Calijorne na matria Integridade Estrutural, do programa de Mestrado em Engenharia Mecnica da PUC-MG ano 2011 Professsor Dr. Perrin Smith Neto

APRESENTAO

Michael Faraday - 1842

Os ensaios por correntes parasitas, tambm conhecidos por correntes de eddy (redemoinho) ou correntes de Foulcault, baseiam-se no principio da induo eletromagntica. Uma corrente parasita uma corrente originada numa massa metlica por induo eletromagntica, o que acontece quando h variao do fluxo magntico que atravessa essa massa metlica (esta corrente conhecida tambm por corrente de Foucault). Uma forma de isso acontecer com uma corrente alternada, que produz um fluxo magntico . alternado. Origina-se um redemoinho ou turbilho de correntes e da o nome de eddy, que tem esse significado.

Aplicaes
Aplicaes: 1- Deteco de descontinuidades em metais ferrosos e no ferrosos. 2- Medio de condutividade eltrica em metais no-magnticos. 3- Medio de espessuras de camadas no condutivas sobre metais condutores nomagnticos. 4- Medio de espessuras de camadas no-magnticas sobre metais magnticos. 5- Diferenciao de metais quanto composio qumica, dureza, microestrutura, etc.

Aparelho semi automtiocopara teste de parafusosFirma Rohmann - Alemanha

Aparelho para teste de rodas - Firma Rohmann - Alemanha

Aparelho para teste de trilhos montado em um trolley de inspeo em fibra de carbono - Firma Rohmann Alemanha

Aparelho para teste de superfcies e furos Firma Rohmann Alemanha

Diferentes formatos de sondas Firma Rohmann Alemanha

A demanda por solues completas uma realidade que vai alm da apresentao apenas de uma eletrnica de teste e um sensor especfico. Desta forma somos capazes de oferecer solues personalizadas para cada tipo especfico de situao problema, principalmente na rea de inspeo de componentes. Muitas destas estaes automticas trabalham na rea da Indstria Automobilstica e seus respectivos fornecedores de maneira a realizar este ensaio 100%, especialmente em componentes de segurana durante sua produo. Solues personalizadas podem ser oferecidas para o ensaio de pinos bola, eixo de comando, cubos de roda, discos de freio, tambpres de freio e pistes. Estes sistemas so personalizados e integrados ao processo produtivo em cooperao direta com o cliente. Assim sendo, NOS DESAFIE! Estamos certos que poderemos oferecer a soluo otimizada para seu ensaio.

Todo teste prtico de eddy current requer: -Uma sonda adequada - Um instrumento com os recursos necessrios - Uma boa idia das dimenses, localizao e tipo das falhas que se deseja detectar -Um padro para ajustar o aparelho de teste e verificar sua correta operao -Um critrio de aceitao ou rejeio do objeto testado. -Um operador treinado e habilitado para entender e interpretar os resultados.

Tipos de bobinas

Existem trs tipos bsicos de bobinas : - de superfcie - externas - internas Em qualquer tipo de bobina, para a mxima deteco, a descontinuidade dever estar orientada perpendicular direo do fluxo das correntes parasita e localizada prxima superfcie.

Bobinas de superfcie

So usadas para inspecionar reas planas e geram correntes parasita prximas superfcie da pea testada em um padro circular , com dimetro aproximadamente igual ao da bobina. As espiras so freqentemente enroladas ao redor de um ncleo de ferrita que concentra o fluxo magntico em um volume menor, resultando em distribuies de correntes parasitas mais sensveis pequenas descontinuidades. As bobinas so freqentemente enclausuradas, em unidades de mo, como mostrado na figura. A parte direita da figura 13.3 mostra uma variao de bobinas de superfcie projetada para furos abertos, de dimetro de at 1 mm. Um outro tipo de bobina a bobina panqueca, para varrer uma rea maior.

Bobina panqueca

Bobinas externas ou circundantes

So usadas para inspecionar o lado externo de tubos ou barras contra falhas longitudinais, sendo mais sensveis a falhas paralelas aos fios das espiras. Como indicado na figura abaixo, o comprimento da bobina pode ser ajustado de acordo com a aplicao. Bobinas largas cobrem reas maiores e so mais sensveis a efeitos mais grosseiros, enquanto bobinas menores examinam pequenas reas e so mais sensveis a pequenas descontinuidades.

Bobinas internas
So similares s bobinas externas, porm so colocadas no interior de objetos ocos. (tubos). So mais sensveis a descontinuidades longitudinais.

Arranjos de bobinas

Bobina simples arranjo absoluto : A mesma bobina p usada para induzir as correntes parasita e para medir as reaes s mesmas. O indicador pode ser um voltmetro, um osciloscpio, ou um gravador de sinais. Esse arranjo chamado de absoluto pois o sinal no comparado com nenhum padro de referncia.

Bobina dupla padro absoluto : Uma bobina estabelece o campo e outra faz a medio. Embora mostradas em separado na figura, a bobina secundria enrolada dentro da bobina primria, mas no ligada fonte de corrente alternada.

Arranjos com bobinas diferenciais:


As bobinas diferenciais conectam as espiras ao redor de dois objetos, em pernas separadas de um circuito ponte, permitindo a comparao entre o objeto testado e um padro de referncia. O arranjo diferencial mostrado ao lado compara a pea ao padro. Nenhum sinal obtido se os dois objetos apresentam a mesma impedncia Mas se o objeto apresentar falha, um sinal indicar uma anomalia e uma indicao de reprovao ser emitida. A figura direita mostra uma montagem que compara os lados de uma mesma pea, e indicar se uma falha se desenvolve em um dos lados. Porm se uma falha se repetir em ambos os lados nenhuma indicao ser emitida. Muitos outros arranjos so possveis

Vantagens:
1- tima sensibilidade na deteco de descontinuidades superficiais. 2- Aplica-se tanto a materiais ferrosos e no-ferrosos. 3- As indicaes so imediatas. 4- No a necessidade de materiais de consumo. 5- O mtodo possibilita elevadas velocidades de inspeo. 6- No exige uma preparao superficial rigorosa das peas e serem ensaiadas. 7- A grande versatilidade do mtodo, permite que o mesmo seja utilizado com sucesso em inmeras aplicaes.

Limitaes:
1- A profundidade de penetrao do ensaio limitado, e depende da freqncia e do material ensaiado. 2 Apenas materiais condutores podem ser testados 3 O acabamento do material pode causar ms leituras. 4 Falhas paralelas soda podem no ser detectadas 5- Mais de uma varivel afeta simultaneamente o ensaio. 6- Em algumas aplicaes, o investimento inicial torna-se elevado. 7- Em algumas aplicaes, as peas a serem ensaiadas precisam ter geometria uniforme.

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS

Funcionamento
A lei de Faraday1 estabelece que um campo magntico que corta um condutor em circuito fechado (ou um condutor que corta um campo magntico) gera uma corrente magntica no condutor. A corrente pode ser induzida no condutor de duas formas. Ou o condutor pode ser movido atravs das linhas de fora magntica, ou a fora do campo pode ser ciclicamente variada, num condutor estacionrio. Este ltimo mtodo o empregado no ensaio no destrutivo de correntes parasitas, quando um campo magntico alternado gerado por uma bobina de testes trazido para perto do objeto inspecionado.

1 - Michael Faraday (Newington, Surrey, 22 de setembro de 1791 Hampton Court, 25 de agosto de 1867) foi um fsico e qumico ingls, sendo considerado um dos cientistas mais influentes de todos os tempos.[1] Suas contribuies mais importantes e seus trabalhos mais conhecidos foram nos intimamente conectados fenmenos da eletricidade e do magnetismo, mas ele tambm fez contribuies muito importantes em qumica.

Note na figura acima, que a corrente alternada na bobina gera correntes parasita na superfcie da pea. Essas correntes geram um campo magntico secundrio, oposto ao campo magntico original na bobina, alterando a impedncia da bobina, que altera a sua corrente eltrica, o que detectado no circuito da bobina. Tudo que altera as correntes parasita (trincas, porosidades, incluses) ir modificar o campo magntico secundrio e ser percebido como uma mudana de impedncia na bobina de teste.

Em outras palavras, a bobina produz um campo magntico alternado que induz correntes parasita na massa metlica da pea sob teste. Por sua vez, estas correntes parasitas influenciam uma grandeza eltrica da bobina chamada impedncia. Se existir uma fissura na pea, a corrente parasita produzida ter um valor diferente de uma massa metlica em boa condio e, por isso, tambm afeta de maneira diferente a impedncia do circuito indutor, o que ser detectado como a existncia de uma massa anormal. Com um aparelho adequado possvel detectar fissuras da ordem de grandeza de um dcimo de milmetro. Variaes nas caractersticas do material sendo ensaiado, tais como composio qumica, dureza, espessura de camadas endurecidas, condio do tratamento trmico, descontinuidade, geometria, dimenses, etc., produzem uma mudana do fluxo de correntes parasitas, e como conseqncia, uma variao do campo secundrio (HS), do campo resultante (HP HS) e da impedncia e da tenso induzida da bobina, ao ser processada, pode ser mostrada num instrumento analgico ou digital, num aparelho com tubo de raios catdicos, num registrador grfico,etc.

A densidade da corrente redemoinho a mais alta perto da superfcie da pea, ento essa regio com maior resoluo de teste. A penetrao padro definida como a profundidade na qual densidade de corrente parasita 37% de seu valor na superfcie, que por sua vez pode ser calculada a partir da freqncia da corrente alternada, da permeabilidade magntica e da condutividade do material testado. Ento, variaes na permeabilidade magntica, na condutividade do material, na freqncia da corrente e na geometria das espiras iro ter o seu efeito na sensibilidade do teste, na resoluo e penetrao.

Variveis
Condutividade eltrica : Correntes parasita percorrendo materiais com valores mais alto de condutividade sero mais sensveis aos defeitos de superfcie, mas tero menos penetrao no material. A condutividade varia com a temperatura, com a composio qumica do material, tratamento trmico e estrutura resultante, dureza, tenses residuais e descontinuidades no metal. Variaes nesses parmetros podem ser monitorados pelo teste de eddy current, dada a sua influncia sobre a condutividade do material testado.

Em geral, durante o teste, a freqncia da corrente alternada ajustada cada tipo de material, como por exemplo, as faixas de ajuste apresentadas em um aparelho da marca CRT Instruments,: 500 kHz para alumnio e ao carbono 2 Mhz para detectar pequenas trincas em alumnio, ao inox e ao carbono 6 MHz para ligas de baixa condutividade, titnio, etc.

A tabela acima mostra de ligas de alumnio que apesar de terem a mesma composio, apresentam diferentes condutividades , devido aos diferentes tratamentos trmicos que receberam, com seus subseqente efeitos em sua micro estrutura e sua resistncia trao.

Variveis no teste
Condutividade eltrica : Correntes parasita percorrendo materiais com valores mais alto de condutividade sero mais sensveis aos defeitos de superfcie, mas tero menos penetrao no material. A condutividade varia com a temperatura, com a composio qumica do material, tratamento trmico e estrutura resultante, dureza, tenses residuais e descontinuidades no metal. Variaes nesses parmetros podem ser monitorados pelo teste de eddy current, dada a sua influncia sobre a condutividade do material testado.

Em geral, durante o teste, a freqncia da corrente alternada ajustada cada tipo de material, como por exemplo, as faixas de ajuste apresentadas em um aparelho da marca CRT Instruments,: 500 kHz para alumnio e ao carbon 2 Mhz para detectar pequenas trincas em alumnio, ao inox e ao carbono 6 MHz para ligas de baixa condutividade, titnio, etc.

Permeabilidade Magntica: A permeabilidade magntica tem importante efeito no teste de corrente parasita. Essa propriedade mede a facilidade com a qual um fluxo magntico pode ser estabelecido no material testado ou o grau de magnetizao que o corpo adquire ao ser submetido a um campo magntico. A permeabilidade definida pela equao = B/H, onde B = intensidade do campo magntico e H = fora magntica no material A permeabilidade magntica 1 para materiais no ferrosos no magnticos como cobre, alumnio e etc. para aos austenticos inoxidveis, e centenas de vezes maior que 1 para materiais ferromagnticos e o campo magntico induzido B muito intensificado no objeto testado para uma dada fora magntica H. Esse fato cria um problema potencial para o teste, especialmente em materiais magnticos, pois variaes na intensidade do campo podem encobrir variaes na impedncia da bobina causadas por outros fatores de particular interesse. A soluo saturar de magnetismo o objeto testado , reduzindo a sua permeabilidade efetiva, para que pequenas mudanas no fluxo magntico no causem grandes mudanas nas Correntes parasita que possam mascarar os outros fenmenos mais interessantes. As variaes de permeabilidade geram rudo no teste, que pode reduzir a resoluo das falhas, devido a maiores oscilaes de fundo.

Fator variao de distncia (lift-off factor) : As indicaes do teste so muito sensveis distncia entre a bobina e o objeto testado, com a densidade das correntes parasita geradas decrescendo rapidamente quando a bobina afastada do objeto. importante manter distancia constante entre a sonda e a superfcie testada, pois variaes de distncia mascaram mudanas geradas por outras fontes de maior interesse. Embora esse requisito complique os testes para peas de geometria complexa, o fenmeno de sobe-desce explorado para medir espessura de revestimentos no condutivos sobre superfcies de metal, como por exemplo a pintura.

Fator enchimento: Para o caso de teste de peas cilndricas testadas dentro de uma bobina circundante, o fator sobe-desce substitudo pelo fator de enchimento, que a frao da rea da bobina de inspeo preenchida pela pea testada. Nench = (D/d)2 (D = dimetro externo e d = dimetro interno) Alternativamente, a bobina pode estar dentro da pea cilndrica, para exame de suas peas internas. Ento o fator de enchimento depender de quando a rea interna da pea preenchida. Nos dois casos, importante manter o fator de enchimento constante e to alto quanto possvel. A bobina deve ser mantida centrada. Assim como o fator de variao de distncia, os resultados do teste no destrutivo so fortemente afetados pelo fator de enchimento, mas tambm aqui, esse efeito magntico utilizado para medir o dimetro externo de fios circulares com bobinas externas ou o dimetro interno de tubos com bobinas internas.

Efeito de borda : O efeito de borda trata da distoro das correntes parasita que ocorre quando a bobina de teste se aproxima de uma borda livre ou de uma juno entre materiais. As grandes variaes surgidas das correntes nessas locaes pode mascarar outras variaes causadas por outras anomalias. Embora o uso de bobinas com fios de pequeno dimetro possam amenizar as distores, o efeito de borda no pode ser completamente eliminado. Em geral um objeto no pode ser inspecionado em regio cuja distncia borda seja menor que 1/8 embora esse limite dependa das dimenses da bobina e da freqncia de teste.

Profundidade: A figura mostra a fora das correntes parasita versus a profundidade de penetrao. Como mostrado, as corrente parasita so mais fortes na superfcie do objeto e rapidamente decaem abaixo da superfcie. Essa profundidade limitada de penetrao comumente conhecida como skin effect (efeito de pele) e resulta do campo magntico secundrio criado pelas correntes parasita. O campo secundrio se ope ao campo primrio na bobina de teste, e por sua vez reduzindo a formao das prprias correntes parasita na pea. Ento, fatores que aumentam a corrente parasita original tambm aumentam o campo secundrio oposto. Limitando a profundidade de penetrao na pea testada. A profundidade padro de penetrao do teste definida como a profundidade na qual a densidade da corrente parasita decai para 37% em relao ao seu valor na superfcie. A profundidade padro dada pela frmula : = (...)-1/2 onde = condutividade do objeto testado (mhos) = frequencia de inspeo [Hz] = permeabilidade magntica

A figura acima mostra padres de profundidade de penetrao como funo da freqncia de inspeo para diversos materiais, com diferentes condutividades e permeabilidades magnticas. Note que a profundidade da penetrao decai com o aumento da freqncia e da condutividade, levando a maior penetrao em materiais menos condutivos. A profundidade de penetrao menor em materiais ferro magnticos. Como previamente mencionado, materiais ferromagnticos so usualmente saturados com uma bobina separada em CC, para minimizar as variaes de campo magntico. Existe um fator para de espessura para o teste no destrutivo de corrente parasita. As medidas com corrente parasita so mais precisas para peas delgadas que para peas grossas, o que torna o teste com correntes de Foulcaut um complemento para os testes de ultra som, onde os testes de espessura so mais precisos para objetos grossos.

Outros fatores: A corrente na bobina e a temperatura tambm influenciam a formao das correntes parasita. Ao aumentar a corrente na bobina, aumenta-se o campo magntico e assim as correntes parasita so intensificadas na pea em estudo. Enquanto a condutividade decresce com o aumento da temperatura as correntes parasita iro ento decrescer com elas. A sensibilidade variaes de temperatura dever ser tida em mente quando se emprega bobinas diferenciais, quando se comprar o objeto testado com algum padro. (as temperaturas devem ser as mesmas na pea e no padro, para produzir os mesmos resultados.

Вам также может понравиться