Вы находитесь на странице: 1из 10

o territrio mais a Oeste da Europa e que engloba o que hoje Portugal e Espanha.

Durante muitos anos, a Pennsula Ibrica foi habitada por vrios povos: Iberos Celtas Celtiberos Lusitanos Fencios Gregos Cartagineses Romanos Brbaros Muulmanos

IBEROS

Dama de Elche escultura da poca ibrica, encontrada perto de Alicante (Espanha).

Foi o primeiro povo a chegar Pennsula, por volta do sculo VI a.C. Por isso comeou, a partir da, a chamar-se Pennsula Ibrica. Este povo dedicava-se explorao mineira, agricultura e metalurgia.

CELTAS

Citnia de Briteiros, perto de Guimares

Arrecadas encontradas na Citnia de Briteiros

o povo que chegou Pennsula Ibrica por volta do ano 1000 a.C. Praticavam a agricultura e a pecuria, mas ficaram conhecidos pela ourivesaria valiosa que fabricavam. Viviam em casas redondas, cobertas com colmos os castros.

Celtiberos / Lusitanos
Anos mais tarde, os Iberos e os Celtas juntaram-se e formaram os Celtiberos. Este povo tinha vrias tribos, sendo a mais famosa os Lusitanos.

O seu grande chefe


foi Viriato que em 147 a.C. resistiu heroicamente s invases romanas.

Os Lusitanos eram um povo guerreiro, em que as mulheres lutavam lado a lado com os homens.

Esttua de Viriato em Viseu

Fencios/Gregos/Cartagineses

Estes povos eram navegadores e comerciantes. Vieram para a Pennsula atrados pelas riquezas naturais: prata, cobre, estanho, chumbo e ouro. Fundaram feitorias e vrias colnias. Implementaram a noo de moeda e criaram o 1 alfabeto.

Feitoria de Fencios

Romanos

Chegaram Pennsula Ibrica no sc . III a.C. Comearam por construir uma rede de estradas que ligava as principais cidades Deixaram o seu sistema de numerao e construram pontes, estradas e monumentos. Dominaram a Pennsula Ibrica durante mais de quatrocentos anos.

Estrada romana perto de Sintra

Templo romano de Diana em vora

Brbaros
No coNo comeo do sculo V No comeo os Suevos e os Visigodos do sculo V e invadem a Pennsulaoscomo Suevos e os no eram civilizados, ficaram Visigodos invadem conhecidos por Brbaros a Pennsula V como meo do sculo e os Suevos e os no eram civilizados, Visigodos invadem a Pennsula e como no eram ficaram conhecidos civilizados,Brbaros por ficaram conhecidos por Brbaros

Muulmanos
Acrescentam novos vocbulos lngua portuguesa: algarismo, Algarve, almofada, alface

Os Mouros foram os ltimos invasores. Ficam aqui cerca de 800 anos. Os Muulmanos, tambm so conhecidos por rabes, Mouros, Maometanos, Sarracenos ou Infiis.

Introduzem novas plantas (arroz, laranjeira) e novas tcnicas de rega( nora, aude, canais de conduo de gua
nora

Mesquita de Mrtola

Вам также может понравиться