Вы находитесь на странице: 1из 11

NR-17 ERGONOMIA

ANNE KAROLINE CYNTHIA RAYNNA

Introduo
A construo civil, por sua prpria natureza, requer de seus colaboradores a realizao de tarefas rduas. Estas, associando-se a fatores como o pequeno ndice de treinamento que trabalhadores recebem, o baixo nvel de escolaridade, o sistema terceirizado de empregabilidade que muitas vezes utilizado, as baixas remuneraes pelos servios prestados e as ferramentas pouco programadas para a realizao das tarefas, tornam a ergonomia extremamente necessria para a minimizao dos riscos laborais, e manuteno da integridade fsica e mental destes trabalhadores.

ERGONOMIA Cincia do Conforto


uma cincia multidisciplinar que envolve aspectos ligados a anatomia, fisiologia, biomecnica, antropometria, psicologia, engenharia, desenho industrial, informtica e administrao de maneira a proporcionar ao homem mais conforto, segurana e eficincia em qualquer atividade.

Definio
"Ergonomia o conjunto de conhecimentos cientficos relativos ao homem e necessrio para os engenheiros conceberem ferramentas, mquinas e conjuntos de trabalho que possam ser utilizados com o mximo de conforto, segurana e eficincia." - Murrel, 1949 - Britnico. "Um conjunto de conhecimentos cientficos relativos ao homem e necessrios concepo de instrumentos, mquinas e dispositivos que possam ser utilizados com o mximo de conforto, segurana e eficincia." - Wisner, 1987

Na Construo Civil
O trabalho na construo um trabalho penoso, e requer posturas que desafiam a ergonomia, na construo suas interferncias esto representadas nas seguintes situaes:
1. Mudanas nos materiais de trabalho; 2. Mudanas nas ferramentas e equipamentos; 3. Mudanas nos mtodos e organizao do trabalho; 4. Treinamento e programas de exerccio.

NR-17
SLIDES SOBRE A NORMA

Sugestes de correes ergonmicas


No ambiente laboral a) Proporcionar maior integrao entre os trabalhadores; b) Instrues sobre sade e segurana no trabalho; c) Instalao de pausas regulares para recuperao fsica; d)Organizao e limpeza do canteiro de obras, minimizando os deslocamentos e proporcionando que estes estejam livres de obstculos; e) Melhoria nos sanitrios e cozinha, retirando o material de construo desta instalao.

Sugestes de correes ergonmicas


No posto de trabalho a) Posicionamento dos materiais em frente aos trabalhadores, evitando o uso de tores de coluna; b) Proporcionar plataforma para colocao de materiais, evitando as inclinaes de coluna durante o trabalho em p; c) Disponibilizar uma banqueta para evitar que o obreiro ajoelhe-se no cho, durante as etapas iniciais do levantamento de paredes; d) Proporcionar a utilizao de colheres de pedreiro com cabo ergonmico, evitando desvios forados de punho ou ao compensatria dos cotovelos e ombros; e) Utilizao de tijolos menores, mais leves minimizando a carga ofertada aos membros superiores.

No esquea: Ergonomia de Conscientizao!


pela realizao de treinamento, palestras, cursos de aprimoramento e atualizao constante que possvel educar o funcionrio acerca dos meios de trabalho menos prejudiciais para a sua sade individual e, ao mesmo tempo, mostrar-lhe todos os benefcios das propostas ergonmicas para a sade da coletividade.

Concluso
evidente que existem vrios riscos ergonmicos que afetam a sade dos operrios, porm estes so identificados e associados a cada tipo e atividade, tornando assim mais fcil a aplicao de solues. necessrio uma interveno ergonmica bem como uma conscientizao do trabalhador para que em conjunto exista um resultado favorvel, que s ser possvel quando for reconhecido os riscos inerentes sua atividade, bem como as suas possveis consequncias.

Bibliografia
http://www.mundoergonomia.com.br/websit e/conteudo.asp?id_website_categoria_conteu do=6355&cod=1847&idi=1&moe=74 http://www.simpep.feb.unesp.br/anais/anais_ 13/artigos/637.pdf http://pt.scribd.com/doc/22979924/ERGONO MIA-NA-CONSTRUCAO-CIVIL

Вам также может понравиться