Вы находитесь на странице: 1из 27

Direito Civil

_________________________________________ Prof. Jlio Csar de Lima Ribeiro

Lei de Introduo s Normas do Direito Brasileiro Decreto Lei n 4.657, de 4 de setembro de 1942

Vigncia da lei
Vigncia da Lei: perodo em que ela vlida e aplicvel. - Toda lei nasce, aplica-se e permanece em vigor at ser revogada.
- Nascimento: permite que se promova o incio da vigncia (aps ser devidamente levada ao conhecimento do povo) - Aplicao e permanncia em vigor: continuidade da vigncia - Revogao: cessao da vigncia

Incio da vigncia
Incio da vigncia
- Processo de criao de uma lei: elaborao, promulgao e publicao (no Dirio Oficial). - Obs: Embora, em tese, a lei nasa com a promulgao, a sua vigncia somente comea aps a sua publicao.

- E quando, aps a publicao, comea a vigncia?

Incio da vigncia
Salvo disposio em contrrio (a lei pode dispor um
prazo diferente em seu texto):

45 dias aps a sua publicao em territrio nacional e 3 meses aps a publicao nos Estado estrangeiros (geralmente leis que regulam embaixadas, consulados, etc.). OBS: se a lei publicada por uma segunda vez, o prazo comea a ser contado novamente. Esse perodo chamado de:

vacatio legis

Vacatio legis
Contagem do prazo de vacatio legis: INCLUI-SE o dia da publicao. INCLUI-SE o ltimo dia do prazo.
- Ex: Cdigo Civil. Foi publicado em 10 de janeiro de 2002 e o perodo de vacatio legis, estabelecido em seu texto foi de 1 ano. - Primeiro dia do prazo: 10 de janeiro de 2002. - ltimo dia do prazo: 10 de janeiro de 2003. - Incio da Vigncia: 11 de janeiro de 2003.

Art. 1 da Lei de introduo


Art. 1o Salvo disposio contrria, a lei comea a vigorar em todo o pas quarenta e cinco dias depois de oficialmente publicada. 1o Nos Estados, estrangeiros, a obrigatoriedade da lei brasileira, quando admitida, se inicia trs meses depois de oficialmente publicada.(Vide Lei n 2.410, de 1955) (Vide Decreto-Lei n 333, de 1967) (Vide Lei 2.145, de 1953) 2o (Revogado pela Lei n 12.036, de 2009). 3o Se, antes de entrar a lei em vigor, ocorrer nova publicao de seu texto, destinada a correo, o prazo deste artigo e dos pargrafos anteriores comear a correr da nova publicao. 4o As correes a texto de lei j em vigor consideram-se lei nova.

Fim da vigncia da lei


Fim da vigncia

As leis continuam em vigor, at serem revogadas. So, portanto, permanentes.


- No entanto, h casos em que a lei sai de vigncia sem a revogao. - Termo fixado (s por um perodo). Ex. Leis oramentrias. - Condio resolutiva (vinculada a uma situao determinada). Ex. Lei de guerra. - Consecuo de seus fins (a lei atinge seus objetivos). Ex: Lei que concedeu indenizao s famlias dos envolvidos na Revoluo de 64. - Ocorre nesses casos trs casos, a caducidade das leis. - A lei ainda pode tambm perder a vigncia, por ser declarada inconstitucional pelo STF.

Revogao
Revogao

o ato por meio do qual se da a cessao da existncia da norma


- Revogao gnero, do qual so espcies:
- Ab-rogao: Todo o texto anterior suprimido. - Derrogao: Apenas parte do texto suprimido.

- A revogao pode ainda ser:


- Expressa: A lei menciona a revogao de outra lei. - Tcita: A nova lei substitui outra, mas no menciona a revogao da anterior. - (obs: o fato de uma nova lei trazer novas disposies acerca de um instituto, no significa que houve a revogao tcita. necessrio que as disposio sejam modificativas).

Repristinao
Repristinao

- LEI A : dispe sobre um assunto x - LEI B: posterior LEI A, aparece para dispor sobre o assunto x e revogar a LEI A - LEI C : posterior LEI B, aparece para revogar a LEI B.
Pergunta: Quando a LEI C revoga a LEI B, a Lei A, volta vigncia??

- A repristinao isso: a volta vigncia de uma lei, em virtude da revogao da lei que a havia revogado.
- A lei brasileira optou por NO aplicar a repristinao. De modo que ela s ocorre se for prevista pela lei que revogar a lei revogadora (no caso do exemplo, se for prevista na LEI C.

Art. 2 da Lei de Introduo


Art. 2o No se destinando vigncia temporria, a lei ter vigor at que outra a modifique ou revogue. (Vide Lei n 3.991, de 1961) 1o A lei posterior revoga a anterior quando expressamente o declare, quando seja com ela incompatvel ou quando regule inteiramente a matria de que tratava a lei anterior. 2o A lei nova, que estabelea disposies gerais ou especiais a par das j existentes, no revoga nem modifica a lei anterior. 3o Salvo disposio em contrrio, a lei revogada no se restaura por ter a lei revogadora perdido a vigncia.

Obrigatoriedade das Leis


Ningum pode se escusar de cumprir a lei alegando que no a conhece.
- Essa mxima decorre da teoria da necessidade social. Se assim no fosse, no haveria segurana jurdica, gerando-se desordem social.
- Art. 3o Ningum se escusa de cumprir a lei, alegando que no a conhece.

Integrao das normas jurdicas


Subsuno: encaixe perfeito do caso concreto no conceito abstrato da norma jurdica Todavia, impossvel se prever todas as situaes em textos de lei
- O sistema jurdico, entretanto, foi constitudo de modo a atender tudo o que eventualmente possa acontecer, criando formas de integrao da norma jurdica.

- As solues, caso a norma no seja suficiente, a aplicao HIERRQUICA de outras fontes do Direito.

Integrao das normas jurdicas


- Analogia (aplicao de um dispositivo semelhante ao caso concreto. Requisitos: Inexistncia de dispositivo para o caso, Semelhana com o dispositivo a ser aplicado, identidade de fundamento lgicos e jurdicos) ex: Aplicao do Decreto 2.682/1912 (Relativa a trens e estradas de ferro), a outros meios de transporte) - Costumes (uso ou prtica reiterada de um comportamento. Ex: Uso do cheque pr-datado. - Princpios gerais do Direito (regras que esto na conscincia do povo. Ex: a cada um o que seu; a boa f se presume. Grande parte j est no ordenamento jurdico) Ex: O acessrio segue o principal. - Equidade (no meio supletivo, mas um recurso auxiliar, que representa a parcimnia do julgador, a igualdade, a observncia dos fins sociais, a boa f, a justia).

Integrao das normas jurdicas


Art. 4o Quando a lei for omissa, o juiz decidir o caso de acordo com a analogia, os costumes e os princpios gerais de direito. Art. 5o Na aplicao da lei, o juiz atender aos fins sociais a que ela se dirige e s exigncias do bem comum.

Hermenutica
- As normas jurdicas so expressos em textos de lei. Esses textos, assim como qualquer outro, podem gerar interpretaes diferentes, portanto, estuda-se no Direito a interpretao das leis. Interpretar descobrir o sentido e o alcance da norma jurdica. Subjetiva: buscar a vontade do legislador. Objetiva: buscar atender a concepes jurdica e sociais de cada poca. (mais aceita atualmente, pela doutrina).

A hermenutica a cincia que estuda a interpretao das normas jurdicas

Hermenutica
- Formas de interpretao: - Quanto s fontes ou origem: - Autntica ou legislativa (feita pelos prprios legisladores) - Jurisprudencial ou judicial (feita pelos juzes, desembargadores e ministros) - Doutrinria (feita pelos doutrinadores)

Hermenutica
- Formas de interpretao: - Quanto aos meios
- Gramatical (primeira anlise, relacionada ao texto) - Lgica ou racional (relacionada finalidade da norma) - Sistemtica (parte do princpio que a lei no existe isoladamente. Anlise considerando o ordenamento jurdico). - Histrica (analisa o contexto histrico da criao da norma) - Sociolgica ou teleolgica: busca-se a conexo da norma com as exigncias sociais.

Hermenutica
- Formas de interpretao: - Quanto ao resultado:
- Declarativa (o texto traz tudo o que a norma quis significar) - Extensiva ou ampliativa (o alcance da norma mais amplo que o que diz o seu texto) - Restritiva: (o alcance da lei menos amplo do que aponta o seu texto).

Conflito das leis no tempo


- Toda lei nova ter aplicao imediata e geral - Mas e quanto s situaes jurdicas anteriores a ela?

Conflito das leis no tempo


- Soluo: 1) Disposies transitrias: Disposies, elaboradas pelo legislador, disciplinando as questes relativas a aplicao da lei anterior e da nova lei que a substitui.

Conflito das leis no tempo


2) Irretroatividade: No aplicao da lei s situaes anteriores a ela. Assegura: a certeza, a segurana e a estabilidade do ordenamento jurdico
Contudo, a irretroatividade no um princpio absoluto, podendo ser aplicada em determinados casos, desde que: a) previstos em lei. b) No ofendam o ato jurdico perfeito, o direito adquirido e a coisa julgada

Conflito das leis no tempo


- Ato jurdico perfeito: o ato j consumado. - Direito adquirido: o direito que j se incorporou definitivamente ao patrimnio e personalidade do seu titular. - Coisa julgada: a imutabilidade dos efeitos da sentena transitada em julgado.

Art. 6 da Lei de Introduo


Art. 6 A Lei em vigor ter efeito imediato e geral, respeitados o ato jurdico perfeito, o direito adquirido e a coisa julgada. (Redao dada pela Lei n 3.238, de 1957) 1 Reputa-se ato jurdico perfeito o j consumado segundo a lei vigente ao tempo em que se efetuou. (Includo pela Lei n 3.238, de 1957) 2 Consideram-se adquiridos assim os direitos que o seu titular, ou algum por ele, possa exercer, como aqueles cujo comeo do exerccio tenha termo pr-fixo, ou condio pr-estabelecida inaltervel, a arbtrio de outrem. (Includo pela Lei n 3.238, de 1957) 3 Chama-se coisa julgada ou caso julgado a deciso judicial de que j no caiba recurso. (Includo pela Lei n 3.238, de 1957)

Eficcia da Lei no espao


- Princpio da Territorialidade: A norma jurdica aplica-se no territrio do Estado Nacional.
Todo o territrio Brasileiro Embaixadas Consulados Navios de guerra Navios em guas nacionais Aeronaves no espao areo nacional

- No Brasil adota-se o princpio da Territorialidade moderada. - Critrio do domiclio, para a fixao de direitos relativos ao comeo e fim da personalidade, nome, capacidade e direitos de famlia. - Logo, a legislao estrangeira se aplica no Brasil, no que se refere a esses direitos, para quem residir no exterior (Estatuto pessoal do estrangeiro). - Porm, a legislao estrangeira, no pode ferir a soberania nacional, a ordem pblica e os bons costumes.

Art. 7 e Art. 17 da Lei de Introduo


Art. 7o A lei do pas em que domiciliada a pessoa determina as regras sobre o comeo e o fim da personalidade, o nome, a capacidade e os direitos de famlia. (caput) Art. 17. As leis, atos e sentenas de outro pas, bem como quaisquer declaraes de vontade, no tero eficcia no Brasil, quando ofenderem a soberania nacional, a ordem pblica e os bons costumes.

Art. 7 a 19 da Lei de Introduo


- Normas de Direito Internacional - Casamento de estrangeiros - Divrcio / Sucesso - Regras de Competncia para julgar aes envolvendo estrangeiros - Cumprimento de decises estrangeiras no Brasil - Homologao de sentenas estrangeiras - Outras normas de Direito Internacional

Dvidas?
juliofaat@hotmail.com

Вам также может понравиться