Вы находитесь на странице: 1из 82

SISTEMAS ELEMENTARES DE CONTROLO DE RISCOS.

Proteco colectiva e individual

As medidas de proteco colectiva, atravs dos equipamentos de proteco colectiva (EPC), devem ter prioridade, conforme determina a legislao . Uma vez que beneficiam todos os trabalhadores, indistintamente.

Os EPCs devem ser mantidos nas condies que os especialistas em segurana estabelecerem, devendo ser reparados sempre que apresentarem qualquer deficincia.

Vejamos alguns exemplos de aplicao de EPCs:


Corrimes: So fabricados com materiais rgidos e resistentes e tm uma altura mnima de 90 cm. Protectores fixos: Os mais vulgarmente utilizados so as guardas. So estruturas metlicas aparafusadas estrutura da mquina e devem impedir o acesso aos rgos de transmisso. O acesso s para aces de manuteno.

Protectores mveis: Neste caso as guardas so fixadas estrutura por dobradias ou calhas o que as torna amovveis. A abertura da proteco deve levar paragem automtica do movimento perigoso, (pode-se recorrer a um sistema de encravamento elctrico).

Comando bi-manual: Para uma determinada operao, em vez de uma s botoneira existem duas que devem ser pressionadas em simultneo. Isto obriga a que o trabalhador mantenha as duas mos ocupadas evitando cortes e esmagamentos (Guilhotinas , Prensas)

Barreiras pticas:: Dispositivo constitudo por duas colunas, uma emissora e a outra receptora, entre elas existe uma cortina de raios infravermelhos. Quando algum ou algum objecto atravessa esta cortina surge uma interrupo de sinal o que leva paragem de movimentos mecnicos perigosos. Barreiras pticas:

Define-se distncia de segurana, a distncia necessria que impea que os membros superiores alcancem zonas perigosas do equipamento .

Disjuntor diferencial: um dispositivo de segurana que

desliga automaticamente a electricidade quando se produz uma derivao com intensidade estabelecida. superior previamente

Ventilao localizada ou extraco localizada: Tem como objectivo captar o contaminante qumico no ponto em que gerado, evitando que se espalhe no ambiente geral do local.

Isolamento de mquinas ruidosas: uma medida do de e a proteco que, deve que na ser o

colectiva medida concebida

complexa de modo

possvel,

trabalhador no fique no interior do compartimento.

cabo de segurana para conter equipamentos suspensos sujeitos a esforos, caso venham a se desprender.

Quando no for possvel adoptar medidas de segurana de ordem geral, para garantir a proteco contra os riscos de acidentes e doenas profissionais, devem-se utilizar os equipamentos de proteco individual, conhecidos pela sigla EPI. Salvo casos excepcionais ou especficos de trabalho, no deve considerar-se o equipamento de proteco individual como o mtodo de segurana fundamental, no s por razes fisiolgicas mas tambm por princpio, porque o trabalhador pode, por diversas razes, deixar de utilizar o seu equipamento.

So considerados equipamentos de proteco individual todos os dispositivos de uso pessoal destinados a proteger a integridade fsica e a sade do trabalhador

Os EPIs no evitam os acidentes, como acontece de forma eficaz com a proteco colectiva. Apenas diminuem ou evitam leses que podem decorrer de acidentes.

Ao escolher um EPI deve assegurar-se de que este eficaz contra os riscos de que se quer proteger sem introduzir outros riscos novos.

TENHA EM CONTA QUE: Os trabalhadores tm o direito de participar na escolha destes equipamentos

Deve ser dada a FORMAO necessria para que o trabalhador saiba utiliz-los correctamente.

Tem de ser adoptada uma srie de precaues para a utilizao e a manuteno dos Equipamentos de Proteco Individual:
Deve guard-los num lugar limpo e seco aps cada utilizao. Tem de seguir as instrues do fabricante

Deve limp-los com regularidade

CLASSIFICAO DOS EQUIPAMENTOS DE PROTECO INDIVIDUAL Os meios de proteco dividem-se em dois tipos: proteco parcial proteco integral

protegem o indivduo contra os riscos que afectam principalmente partes ou zonas concretas do corpo

protegem o indivduo contra riscos que no afectam partes ou zonas localizadas do corpo

Veja um exemplo:
Um operador derramou metal fundido dentro de um molde, com uma concha sem reparar que havia um pouco de gua no fundo do molde. Ao derramar o metal, este reagiu com a gua, causando uma exploso que lhe atingiu o rosto. Dado que o operador usava mascara. Isso impediu que o rosto e os olhos fossem atingidos. Graas ao uso correcto do EPI, o operador no teve nenhuma leso.

Proteco da Cabea e crnio

Analisando as estatsticas de acidentes de trabalho verifica-se que, a cabea ocupa sempre os primeiros lugares entre as partes do corpo mais atingidas. Face a estes dados, a preveno e proteco dos acidentes que possam atingir a cabea tornam-se imperiosas e ganham uma importncia fundamental, em especial nas situaes de trabalho onde possam ocorrer quedas de objectos ou quedas em altura. Cabea e crnio: capacete de segurana contra impactos, perfuraes, aco dos agentes meteorolgicos etc.

A Norma Portuguesa que especifica os capacetes de proteco a NP-1526.

Os capacetes so constitudos por duas partes: - casco - arns

sendo o casco a parte exterior resistente e o arns o conjunto de elementos interiores que devem absorver a energia transmitida por um choque e ao mesmo tempo manter o capacete numa posio correcta na cabea.

Quanto ao material de fabrico os capacetes podem ser de: - couro, a usar apenas onde no haja perigo de ser atingido por objectos pesados; - metal, normalmente no aconselhados devido sua condutibilidade elctrica; -plstico, que podem ser rgidos, semi-rgidos ou flexveis e serem feitos de plstico de diversos tipos.

A utilizao adequada dos capacetes implica que se cumpram alguns procedimentos, designadamente:
recusar capacetes com arranhes ou fendas ou mesmo descoloridos; no utilizar capacetes que j tenham sofrido choques mesmo que no apresente sinais visveis de danos; no pintar nem colocar placas de metal nos capacetes plsticos;

ao colocar o capacete deve-se sempre ajustar a banda do arns por forma a que o capacete permanea na posio adequada mesmo com a cabea inclinada;

substituir o arns sempre que tenha fios partidos; sempre que individualizada. possvel terem utilizao

Proteco dos Olhos

Os olhos tambm so partes do corpo muito atingidas por acidentes de trabalho, pelo que a sua proteco de fundamental importncia para o trabalhador. H variados tipos de protectores dos olhos, devendo a sua seleco ser feita de acordo com o risco esperado e com o tipo de actividade em causa.

Vejamos os diferentes tipos de culos e outras proteces visuais, e as suas aplicaes mais adequadas:

Na seleco dos protectores dos olhos deve analisar-se as seguintes especificaes:

Proteco das Vias respiratrias

Os equipamentos para a proteco individual das vias respiratrias, destinam-se a proteger os trabalhadores contra a inalao de substncias que possam ser prejudiciais respirao e/ou ataquem os tecidos dessas vias, ou ainda contra a insuficincia de oxignio.

As substncias a evitar podem ser slidos ou gases e vapores e vo desde simples p a fumos e a gases txicos.

Os equipamentos de proteco das vias respiratrias podem ser de dois tipos:

aparelhos filtrantes, em que o ar ao ser inalado passa atravs de um filtro que retm as impurezas. aparelhos isolantes, aparelhos que fornecem ar ou oxignio a partir de uma fonte no contaminada, proveniente de um meio ambiente diferente daquele onde se encontra o utilizador.

Aparelhos Filtrantes

Estes aparelhos devem garantir a estanquicidade entre a atmosfera ambiente e o interior do aparelho. Esta estanquicidade dada pela chamada pea facial, isto , pelo rgo do aparelho que est em contacto com a face do utilizador e ao qual se ligam as restantes peas do aparelho. Os aparelhos filtrantes apenas podem ser utilizados quando a atmosfera contm oxignio suficiente para a respirao (mnimo 17%).

Os aparelhos filtrantes podem ser dos seguintes tipos: de de de partculas gases e vapores partculas, gases e vapores

cada um dos tipos admitindo ainda duas variantes, consoante a sua pea facial ela mesma filtrante ou, quando no o sendo, se torna necessrio um filtro separado. As peas faciais podem ser de diversos tipos:

mscara integral ou completa meia mscara ou mascarilha quarto de mscara bucal com pina nasal

A mscara o equipamento protector mais completo, uma vez que cobre no s as vias respiratrias, boca e nariz, como tambm os olhos e o queixo; na meia mscara a pea facial apenas cobre as entradas das vias respiratrias.

Filtros
Existem muitos tipos de filtros, utilizveis de acordo com contaminantes a reter. Genericamente podem classificar-se em: filtros filtros filtros de de de partculas; gases e vapores; partculas, de gases e de vapores.

Os filtros de partculas tm capacidades de reteno e de proteco diversas de acordo com o quadro:

Os filtros de gases e vapores tambm so classificados de acordo com o contaminante a que se destinam:

Aparelhos Isolantes

Os aparelhos que fornecem ar ou oxignio ou ainda retiram os contaminantes do ar inspirado, de acordo com a norma NP 133 classificam-se em: autnomos; no autnomos.

Os aparelhos autnomos permitem uma proteco total da respirao contra qualquer concentrao de gs txico ou qualquer insuficincia de oxignio, para o que dispem de um reservatrio adequado (de ar ou oxignio comprimidos). Devem ser utilizados quando a concentrao de gases poluentes ultrapasse 1%, ou quando o teor de oxignio possa ser inferior a 17%. Estes aparelhos tm a grande vantagem de, sendo autnomos, poderem funcionar a grande distncia da fonte de ar respirvel tendo, no entanto, o inconveniente de serem pesados e necessitarem de algum treino para utilizao adequada.

Os aparelhos no autnomos, so alimentados de ar fresco livre ou ar comprimido, atravs de um tubo flexvel. Na alimentao a ar livre este tubo no deve ultrapassar os 20 metros de comprimento (com dimetro interno de 25 mm) se no houver um insuflador manual ou motorizado. Quando ligado a ar comprimido respirvel, o tubo pode ter comprimentos at cerca de 80 metros.

Os aparelhos de ar comprimido tm algumas vantagens sobre os de ar livre: resistncia respiratria mais fraca; possibilidade de aumento do dbito de ar; presso constante e superior do ar atmosfrico.

Proteco dos Ouvidos

De acordo com a legislao nacional, os protectores de ouvidos devem: estar conformes com as normas existentes e certificados;

ser adaptados ao utilizador; ser adaptados s caractersticas e condies de trabalho;

proporcionar a atenuao adequada da exposio ao rudo.

O princpio da proteco individual, consiste em interpor entre o rudo excessivo e o canal auditivo uma barreira, como se mostra na figura.

O material de que feita esta barreira, deve absorver suficientemente a energia das ondas sonoras sem prejudicar a possibilidade de comunicao do portador, e a percepo de sons ligados a outros perigos.

Tipos de Protectores Auriculares


Os protectores usuais dos ouvidos so de dois tipos:

de insero no canal auditivo - tampes e rolhes auriculares de cobertura de todo o pavilho auditivo - conchas auriculares

Os tampes e os rolhes so dispositivos para introduzir na canal auditivo, que so feitos de substncias absorsoras diversas (algodo com/sem cera, borracha, espumas diversas, fibras minerais,...) e apresentam nveis de atenuao e de comodidade diferentes.

As conchas auriculares cobrem toda a orelha; a sua eficcia depende do seu tamanho, forma, armao, caractersticas da suspenso, e muito em especial dos materiais absorsores que utiliza.

Especificaes dos protectores

Na seleco dos protectores auditivos analisar-se as seguintes especificaes:

deve

Proteco das Mos e Membros Superiores

Os ferimentos nas mos so os mais frequentes por serem as partes mais vulnerveis do corpo, pois so elas que manipulam os objectos, utilizam equipamentos e contactam com produtos agressivos. O brao e o antebrao esto, geralmente, menos expostos do que as mos, no sendo contudo, de subestimar a sua proteco. Os danos que podem sofrer as mos vo desde simples arranhes, a queimaduras, radiaes, cortes mais ou menos profundos, perfuraes, abrases, esmagamentos e mesmo amputao de dedos ou da prpria mo.

Como dispositivos de proteco individual usar-se-o luvas, dedeiras, mangas ou braadeiras. As luvas so os dispositivos mais frequentes, existindo no mercado diversos tipos em funo do fim a que se destinam. Podem ser constitudas de diferentes materiais nomeadamente, de couro, de tecido, de borracha natural ou sinttica e ainda de malhas metlicas.

Classificao e caractersticas gerais

A norma EN-420 estabelece as exigncias gerais para todas as luvas de proteco, excepto para as de trabalhos elctricos e cirrgicos. Esta norma define em especial os requisitos quanto ergonomia, inocuidade, limpeza, conforto e eficcia, marcao e informao aplicvel. Uma luva definida como um EPI que protege a mo ou parte dela contra riscos, podendo em alguns casos cobrir tambm parte do antebrao e o brao.

Os materiais utilizados dependem do agente agressor e so fundamentalmente os seguintes


couro; tecidos (algodo, l,...); borracha natural (ltex) ou sinttica; materiais sintticos (nitrilo, neoprene, PVC,....); amianto; malha metlica; fibras resistentes (kevlar);

admissvel relacionar o tipo de material das luvas com a utilizao indicada para as mesmas, como se exemplifica a seguir:

Luvas em tecido de algodo recoberto (palma da mo e dedos) por um revestimento sinttico mais ou menos espesso e rugoso e eventualmente reforados, utilizados para a manuteno e manipulao de peas secas, polidas e ligeiramente cortantes como por exemplo chapas metlicas, perfis, produtos de vidro, correntes, tijolos, madeira (riscos mecnicos);

Luvas em tecido, reforadas com couro, utilizadas para manutenes ligeiras, manipulao de objectos no cortantes, conduo de mquinas (riscos mecnicos); Luvas com punhos em tecido de algodo, inteiramente revestidos com material sinttico utilizadas em ladrilhagem, cermica, produtos em vidro (riscos mecnicos); Luvas em couro, eventualmente reforadas, para manuteno, colocao em obra de asfalto e betume (riscos trmicos);

Luvas tricotadas muito resistentes ao corte e permitindo boa destreza manual, utilizadas para manuteno de chapas metlicas secas, de peas quentes (riscos trmicos); Luvas com punhos em tecido de algodo, inteiramente revestidos com material sinttico para manipulao de produtos corrosivos, irritantes ou txicos devido a cimentos, pinturas, solventes, e cidos (riscos qumicos); Luvas com punhos de 15 a 20cm em couro tratado, contra os efeitos do calor para trabalhos de soldadura, de oxi-corte (riscos mecnicos e trmicos);

Como meio de proteco da pele das mos contra a aco agressiva de certos produtos qumicos (cidos, bases, detergentes, solventes), podem, ainda, utilizar-se cremes protectores Estes so aplicveis depois de lavar as mos e formam uma pelcula muito fina que no altera a sensibilidade tctil e resiste durante algumas horas. A sua proteco no , obviamente, to eficiente como a que se obtm pelo uso de luvas.

Seleco e utilizao

Para a seleco e utilizao das luvas devem ser fundamentalmente consideradas as caractersticas gerais e particulares de cada luva, uma vez que podem ser de diferentes tipos de materiais e no sero naturalmente capazes de proteger contra todos os riscos e em todas as circunstncias. Na seleco de uma luva deve-se ter em considerao o tipo de tarefa a desempenhar e suas caractersticas (riscos existentes, produtos manuseados, etc.), as caractersticas do utilizador (tamanho da mo) e a marcao existente no equipamento e embalagem.

Riscos a proteger

As luvas devem proteger contra um ou mais riscos simultneos, segundo os casos:

Riscos Mecnicos Face a riscos mecnicos as luvas devem dar proteco eficaz contra: Cortes de qualquer origem; perfuraes; abrases.

Riscos trmicos Contra riscos desta natureza devidos a calor, as luvas devem proteger contra: calor de contacto; chamas; calor radiante; projeco de partculas em fuso.

Quando os riscos derivados do frio, as luvas devem proteger contra: - frio de contacto e de conveco; - contra cortes e perfuraes que diminuem o poder de resistncia ao frio.

Riscos Qumicos Para resistirem a este tipo de riscos, as luvas devem ser: - estanques aos produtos manuseados, designadamente solventes; - resistente degradao por aco de produtos qumicos; -mecanicamente resistentes a cortes e perfuraes que comprometam ou anulem a sua estanquicidade.

Riscos Elctricos Face aos riscos elctricos, as luvas devem ter capacidade isolante contra baixas e mdias tenses elctricas, aplicveis. em conformidade com as normas

Radiaes ionizantes Para resistir aos riscos de contaminao radiaes deste tipo, as luvas devem ser: - perfeitamente estanques; - resistir a produtor que as possam degradar e/ou perfurar. Em certos casos e quando se justifique, as luvas sero reforadas com folhas de chumbo de espessuras variveis consoante o risco de irradiao. por

As luvas no devem obstruir o livre movimento das mos A marcao das luvas deve ser constituda por dois grupos de informao em que uma deve ser aplicada na luva de um modo legvel e indelvel, durante toda a vida til do produto, e outra na sua embalagem. A marcao na luva constituda pelas seguintes indicaes:

Identificao do fabricante; Designao da luva (nome comercial); Tamanho; Perodo de validade (se as funes protectoras so afectadas pelo envelhecimento); Pictograma apropriado aos riscos que a luva visa proteger;

As luvas devem ser utilizadas dentro do prazo de validade e durante o perodo de durao estimado pelo fabricante, devendo ser aplicadas para o fim a que se destinam, tendo em considerao as suas propriedades e caractersticas, depois de usadas, devem ser limpas e seguidamente secas. Os materiais sintticos e borracha natural que compreendam, ou no, um suporte em algodo, devem ser lavadas regularmente com gua e sabo a fim de evitar as dermatoses e infeces. Sempre que seja detectado algum defeito aquando da utilizao deste equipamento, deve proceder-se sua imediata substituio.

Proteco dos Ps e dos Membros Inferiores

A proteco dos ps deve ser considerada quando h possibilidade de leses a partir de efeitos mecnicos, trmicos, qumicos ou elctricos. Quando h possibilidades de queda de materiais, devero ser usados sapatos ou botas (de couro, borracha ou matria plstica) revestidos interiormente com biqueiras de ao, eventualmente com reforo no artelho e no peito do p. Em certos casos verifica-se da planta dos ps, incorporada uma palmilha calado. o risco de perfurao devendo, ento, ser de ao no respectivo

Tipos de calado

A norma portuguesa NP 2190 diz-nos que o calado de segurana pode ser de trs tipos bsicos: - sapato, quando apenas resguarda o p abaixo do artelho; - bota, quando resguarda o p e a perna ao nvel do artelho; - botim, quando resguarda o p e a perna acima do artelho.

Dentro de cada um dos tipos bsicos de calado, h diversas variantes de acordo com os tipos de materiais utilizados, tipos de reforos e tipos de solas. O material por norma utilizado no fabrico do calado a pele impermeabilizada ou no. Os reforos aplicam-se na biqueira e na palmilha e em ambos se utiliza o ao inoxidvel.

Biqueira e palmilha

A biqueira de ao que protege contra os riscos de esmagamento, deve absorver os choques sem deformao, at 20 kg caindo de uma altura de 0,75 ou 1 m; o seu tamanho deve ser tal que cubra os dedos mnimos dos utilizadores. A biqueira deve estar integrada no calado de forma a que no seja possvel retir-la. Em certas actividades onde haja riscos de perfurao das solas, o calado de proteco deve incluir uma palmilha de ao inoxidvel, que deve conjugar a resistncia com a leveza e a comodidade.

Sola

As solas devem ser de material anti-derrapante e apresentar um rasto que possibilite boa aderncia aos pisos. A boa aderncia por regra consegue-se diminuindo a superfcie de contacto, o que faz para aumentar a presso por cm2 e, consequentemente, a aderncia. Para trabalhos em superfcies molhadas, garagens por exemplo, o rasto da sola deve ter um perfil que facilite a evacuao dos lquidos, semelhana do que acontece com os pneus dos automveis.

Os materiais empregues no seu fabrico so:

Para a proteco dos membros inferiores temos por exemplo as polainas dos soldadores, feitas usualmente em couro. Tambm os joelhos podem ser utilizando joalheiras apropriadas. protegidos,

Proteco do Corpo

A proteco do corpo feita com vesturio adequado que se por um lado tem de garantir algum poder de reteno de calor, por outro deve ter algum poder de absoro e de evaporao de suor, devendo ainda permitir o arejamento do corpo.

Genericamente o vesturio de proteco tem por finalidade proteger contra os seguintes riscos:
Riscos trmicos (calor, fogo, incandescentes, frio, intempries) Riscos mecnicos (cores, radiaes, raios x, soldaduras) projeces

perfuraes,

Riscos qumicos (produtos corrosivos, txicos ou irritantes poeiras, gases e vapores).

O vesturio de proteco pode ser constitudo pelas seguintes peas:


calas; casaco; calas e casaco; fato de pea nica ("fato-macaco"); capote. que podem ser combinadas de formas diversas

H uma grande variedade de tecidos cuja utilizao condicionada pelo tipo de agente agressor. So utilizveis fibras naturais ou sintticas no vesturio normal de trabalho. L = boa resistncia a elevadas temperaturas, resistncia fraca a produtos qumicos. Fibras poliamdicas = boa resistncia a calor intenso PVC, neopreno e polietileno = utilizao para proteco contra leos e outros produtos qumicos. Couro = contra radiaes

Proteco Contra Quedas em Altura

A execuo de trabalhos em altura expe os trabalhadores a riscos elevados, particularmente quedas, frequentemente com consequncias graves para os sinistrados e que representam uma percentagem elevada de acidentes de trabalho.

A proteco individual contra riscos de quedas em altura deve ser feita apenas em casos excepcionais e de curta durao, durante os quais no seja possvel garantir uma proteco estrutural ou colectiva. Os equipamentos a utilizar nestes casos so cintos ou arneses de segurana anti-queda, que devem garantir que o trabalhador no sofra quedas livres superiores a 1 metro.

Os arneses de segurana so preferveis aos cintos, uma vez que, repartem pelo corpo os efeitos da queda e podem limitar o impacto na zona abdominal a valores inferior a 9 kN.

Alm dos cuidados na escolha do cinto ou preferencialmente, do arns anti-queda, fundamental tambm a escolha do ponto de ancoragem (ou amarrao) do equipamento.

Os pontos de amarrao ou ancoragem devem:

estar acessveis directamente ou atravs de um dispositivo que permita a amarrao/libertao a distncia; ser capazes de resistir a cargas estticas de 2000 daN no sentido da queda

Os equipamentos de proteco contra quedas em altura so constitudos por:


dispositivo que prende o corpo (o cinto ou as correias no caso do arns); dispositivo de regulao (corda e gancho com fecho de segurana);

sistema de segurana anti-queda, com: - tensor automtico, ou - com corredia e travagem, ou ainda- com absorsor de energia

Proteco da Pele

O aumento das dermatoses profissionais que se manifestam em muitas actividades torna a preveno destas patologias uma necessidade.

A importncia da proteco da pele resulta da necessidade de baixar os custos de produo, reduzindo o absentismo motivado por cuidados mdicos, mas tambm da percepo que existe, de que um aumento de auto-estima dos trabalhadores se traduz sempre num ganho de produtividade

Os protectores cutneos so produtos fisiologicamente neutros e com elevada compatibilidade com a pele. A seleco do tipo mais adequado depender, como bvio, da natureza das substncias potencialmente agressoras. Os produtos protectores da pele apresentam-se sob a forma de creme ou loo, em embalagens de tubos ou cartuchos, sendo estes instalados em dosificadores ou sistemas de distribuio.

Alm dos produtos de proteco da pele, tambm se podem encontrar no mercado produtos de

- limpeza da pele; - regenerao da pele. Os produtos de regenerao da pele destinamse a repor os lquidos e as substncias redutoras de humidade de que a pele necessita para estar sempre macia e elstica, por forma a cumprir as suas funes de proteco.

Вам также может понравиться