Вы находитесь на странице: 1из 14

"O que eu pinto triste? cru? Acho que no. Pinto a verdade.

e. "Pinto para dar uma face ao medo :(Paula Rego) Frases Emblemticas

Trabalho realizado por:

Benedita Leal 7 1 n4

PAULA REGO

NDICE
1. INTRODUO 2. PAULA REGO 3. INFLUNCIAS 4. ESTILO , TEMAS E OBRAS 5. EXPOSIES E PRMIOS 6. CONCLUSO 7. BIBLIOGRAFIA

INTRODUO
Realizei este trabalho por ter visto quadros da autora no CCB, Museu Berardo, e para conhecer mais acerca desta artista que muito importante a nvel nacional e conhecida a nvel internacional.

PAULA REGO

Paula Figueroa Rego nasceu a 26 de Janeiro de 1935, em Lisboa. Formou-se na Slade Scholl of Art A sua primeira apario perante o pblico lisboeta deuse em 1961, na II Exposio da Gulbenkian.

INFLUNCIAS
O surrealismo e o expressionismo influenciaram os seus primeiros desenhos e colagens. Passou pelo movimento da pop art inglesa, conservando, contudo, uma temtica muito pessoal. A leitura dos romances de Henry Mill er marcou igualmente o seu percurso, ao abordar temas do imaginrio er tico feminino.

O QUARTO DOS CASTIGOS

POP ART

HENRY MILLER

ESTILO , TEMAS E OBRAS


No se pode identificar uma corrente artstica especifica no trabalho de Paula Rego, devido ao facto de ser uma pintora contempornea. A sua obra influenciada pelo surrealismo e pelo expressionismo Pinta tambm figuras vrias, como um co, um bode ou bonecas de trapos, sempre em espaos diversos onde no h distino entre o bem e o mal. Aborda vrios temas conseguindo realizar obras perturbantemente doces a ao mesmo tempo assustadoramente agressivas A alma das personagens dos seus quadros est retratada nas suas faces, nos seus rostos num realismo quase grotesco, figuras grotescas, frequentemente extradas de contos de fadas, mas tratadas de forma irnica e por vezes cruel Retrata o inslito, o realismo da intimidade j que a dor, a alegria, o sofrimento e o prazer geralmente abafados pelas quatro paredes duma casa so completamente expostos. O mais original que Paula Rego tem para nos oferecer conseguir a partir de situaes do quotidiano lanar um conjunto de mensagens para a sociedade, do ntimo alcanar o quadro geral da sociedade.

Outros quadros destacam ainda o Estado Novo, a decadncia humana, o papel da mulher (notese que a mulher que aparece com o rosto marcado por uma vida de trabalho e o homem tem um corpo menos musculado, s vezes at mais frgil), a subservincia (com os corpos desproporcionados). Nada convencional.

Em 1965 produziu vrios trabalhos relacionados com acontecimentos chocantes da vida p oltica ibrica - Gorgon, Ces de Barcelona, Retrato de Grimau, Manifesto por uma causa perdida, temtica j anunciada em 1961 com Salazar a vomitar a Ptria. Faz uma leitura pessoal de outras obras de arte e das suas memrias, integradas em processos narrativos em que o mundo da infncia apare ce como um lugar ldico de perversidade e algum humorismo. Esta "narratividad e"acentuase nos anos 80. Nos anos 90, assume a orientao figurativa de raiz temtica portuguesa ou atinge ainda uma dimenso universal abordan do a condio feminina (Srie de mulher-co Marborough Gallery, 1992).

GORGON

CES DE BARCELONA

SALAZAR A VOMITAR A PTRIA

RETRATO DE GRIMAU

MANIFESTO POR UMA CAUSA PERDIDA

A mulher-co sobre o amor, e conta a histria como ela : submisso, amor desvairado, castigo, vingana. (Paula Rego) Paula Rego, Mulher Co, Pastel de leo, 1994, Tate Gallery Pinturas

Paula Rego exps nas cidades de Amesterdo, Paris, Lima e Bruxelas Em 2001, foi publicado, o livro As meninas, uma obra conjunta da artista e de Agustina Bessa-Lus.

Ao longo da sua carreira tem sido distinguida com vrio prmios, como:
Prmio Soquil (1971); TWSA Touring Exhibition; Newlyn Arts Centre, Penzance (1984); Prmio Benetton/Amadeo de Souza-cardoso, Casa de Serralves, Porto (1987); Prmio Turner 89, Londres (1989); Prmio Bordalo da Casa da Imprensa 1997,Lisboa (1998); Prmio AICA'97, Lisboa (1998); Prmio de ConsagraoCelpa/Vieira da Silva (2001).

CAPUCHINHO VERMELHO

O CRIME DO PADRE AMARO

MRTIRES WAR

CONCLUSO
Com a realizao deste trabalho , fiquei a conhecer um pouca do percurso enquanto artista da pintora portuguesa Paula Rego. Conheo agora algumas das suas obras , que considero deveras inquietantes , sei qual os temas que Paula Rego aborda nos seus quadros e qual o estilo desta pintora.

BIBLIOGRAFIA
INFOPEDIA : doc.Paula Rego BLOG : Filhos do 25 Abril

Вам также может понравиться