Вы находитесь на странице: 1из 37

Ps-Graduao em Neuropedagogia e Psicanlise Prof.

Hlio dos Anjos

Prof. Hlio dos Anjos

Prof. Hlio dos Anjos

Teoria totalmente nova sobre a construo dos pensamentos desenvolvida pelo escritor e psiquiatra Dr. Augusto Cury

Esta teoria se aplica s principais funes da inteligncia humana, buscando desvendar o complexo funcionamento da mente humana.

Prof. Hlio dos Anjos

Destacam-se dez dessas funes:


- A arte de amar e valorizar a vida - A arte de apreciar o belo - A arte de pensar antes de agir - A arte de expor e no de impor as idias - A arte de ser solidrio - A arte de gerir os pensamentos dentro e fora dos conflitos - A arte de se colocar no lugar dos outros - A arte de manter o esprito empreendedor - A arte de trabalhar perdas e frustraes - A arte de colaborar em equipe

Por todo lado, erro, ignorncia e cegueira progridem ao mesmo tempo 5 que os nossos conhecimentos.Prof. Hlio dos Anjos Edgar Morin

Inteligncia Multifocal uma teoria filosfica, no somente virada para a auto-ajuda. Ela pode revolucionar todo um sistema se seus critrios forem tidos como dignos de aceitao.

Os erros, ignorncias, cegueiras e perigos tm um carter comum resultante de um modo mutilador de organizao do conhecimento, incapaz de reconhecer e de apreender a complexidade do real. Prof. Hlio dos Anjos 6 Edgar Morin

Na viso de Augusto Cury


"A teoria multifocal do conhecimento no uma teoria que procura anular as demais teorias, tais como a psicanaltica, cognitiva, comportamental; pelo contrrio, procura contribuir para explic-las, critic-las, recicl-las e abrir as novas avenidas de pesquisas para elas. As teorias psicolgicas, filosficas, psicopedaggicas, sociolgicas etc., foram produzidas usando o pensamento como alicerces, enquanto a teoria multifocal do conhecimento estuda as variveis universais que esto presentes nos prprios alicerces, ou seja, estuda os fenmenos que promovem a prpria construo dos pensamentos." (Augusto Cury - Inteligncia Multifocal - Cultrix - p. 47)

Prof. Hlio dos Anjos

INTELIGNCIA MULTIFOCAL
ANLISE DA CONSTRUO DOS PENSAMENTOS E DA FORMAO DE PENSADORES

Dr. Augusto Jorge Cury


Uma teoria revolucionria sobre o funcionamento da mente, capaz de causar grande impacto na Cincia, estimulando a formao do homem como pensador e engenheiro de ideias... Cultrix
Prof. Hlio dos Anjos 8

Desse modo, o psiclogo e escritor apresenta a teoria como totalmente nova. Segundo diz, ela no ataca construes, mas alicerces. Ela critica os prprios conceitos tidos como universais. Portanto, mais filosfica do que voltada para a auto-ajuda, diz ele.

Conceitos preliminares: Conscincia: uma qualidade

da mente, considerando abranger qualificaes tais como subjetividade, auto-conscincia, sentincia, sapincia, e a capacidade de perceber a relao entre si e um ambiente. um assunto muito pesquisado na filosofia da mente, na psicologia, neurologia, e cincia cognitiva.

Prof. Hlio dos Anjos

Conscincia: uma qualidade


psquica, isto , que pertence esfera da psique humana, por isso diz-se tambm que ela um atributo do esprito, da mente, ou do pensamento humano. Ser consciente no exatamente a mesma coisa que perceber-se no mundo, mas ser no mundo e do mundo, para isso, a intuio, a deduo e a induo tomam parte.

Prof. Hlio dos Anjos

10

Significado etimolgico
Lat. cum se scire actionem = quando se sabe a ao. Lat. conscientia de consciens p.pres. de conscire = estar cientes (cum = com, partcula de intensidade e scire = sei).

Prof. Hlio dos Anjos

11

O que a mente?
Para Augusto Cury a mente humana um campo de energia, sofisticado e complexo, que coexiste e co-interfere com o campo de energia fsico-qumica do crebro. A energia psquica transmuta-se ou transforma-se em energia fsica, e vice-versa. A mente envolve todos os acontecimentos comportamentais, desde os mais simples aos mais complexos sendo sustentada por um programa, fato que remete para a existncia da percepo, da memria e da aprendizagem como funes determinantes para a funo mental.
Prof. Hlio dos Anjos 12

A mente um todo onde decorrem simultaneamente atividades conscientes e no conscientes. Na verdade, ela resulta de padres no fluxo de energia e informaes no interior do crebro e entre crebros, criada no seio da interao dos processos neurofisiolgicos internos e das experincias interpessoais, a estrutura e o funcionamento do crebro so determinadas pelo modo como as experincias (vivncias e estmulos) moldam a maturao geneticamente programada do sistema nervoso (Sigel,1999).
Prof. Hlio dos Anjos 13

A mente, que no pra de se desenvolver ao longo da vida, possui meios distintos de processar as informaes e os estmulos oriundos do exterior e do seu relacionamento com outras mentes. Neste aspecto, de destacar o papel das emoes que intervm de forma ativa na organizao central do crebro. Assim, a capacidade de um indivduo organizar as suas emoes determina a capacidade da mente de integrar a experincia e de se adaptar a futuros focos de tenso (Sigel,1999).

Prof. Hlio dos Anjos

14

A definio de mente varia muito no tanto de autor para autor mas conforme a perspectiva seja a investigao filosfica (Money-Kyrle, 1956, 1961, Meltzer, 1978), a neurofisiolgica (Hebb, 1946; Benedetti, 1969; Eccles, 1970; Lurija, 1970, 1974, 1975; Brown, 1977; Boddy, 1978; Mancia, 1980) ou a das cincias psicolgicas. Estas ltimas usam, por vezes, dois termos distintos: mente e psique. A mente est geralmente associada s atividades intelectuais enquanto a psique est relacionada mais extensivamente com todos os processos de ordem psicolgica ligados sobretudo s emoes e aos sentimentos.

Prof. Hlio dos Anjos

15

A Teoria da Psicologia Multifocal de Augusto Cury aglutina-as. Mente e psique so palavras sinnimas e dizem respeito a todos os fenmenos e atividades mentais, sejam eles pensamentos, memrias, sensaes ou emoes. Implica igualmente no s os processos que tm o carter de conscincia mas tambm toda a gama de fenmenos que no chegam conscincia (eles ocorrem em nveis inconscientes, tambm designados por Cury como mente oculta, bastidores da mente ou inconsciente).

Prof. Hlio dos Anjos

16

Mente: o que o horizonte de tempo?

Prof. Hlio dos Anjos

17

A Educao modela as almas e recria os coraes. Ela a alavanca das mudanas sociais

HORIZONTE DE TEMPO
A nossa educao - concebida escala da nossa pequenez - sempre limitou a capacidade visionria da nossa mente. Estamos (e continuamos) bastante condicionados nesta matria. Isso ter levado Einstein a desabafar algo como "se libertssemos a imaginao humana ns j estaramos muito mais avanados no desenvolvimento". Mesmo assim, a sociedade humana avanou porque, ao longo da sua histria, apareceram uns sujeitos que conseguiam ver alm do bvio e do que lhes aparecia frente do nariz. Esse fulanos pensavam pr-ativamente. E aqui entra um fator decisivo em todas as pocas: o "horizonte de tempo". O que isto?
Prof. Hlio dos Anjos 18

HORIZONTE DE TEMPO:
capacidade de concebermos o tempo na nossa mente e de nos projetarmos no futuro. o perodo cognitivo dentro do qual somos capazes de projetar, planejar e executar aes no futuro. Elliot Jacques, professor de sociologia britnico, chamou a esta capacidade "janela do tempo". Ele foi peremptrio: "a durao mxima de tempo que a mente de uma pessoa pode alcanar permite avaliar e definir o nvel do poder cognitivo dessa pessoa". As pessoas com um horizonte de tempo amplo so bastante inteligentes e, por isso, podem ser magnficos visionrios (no sentido em que percebem as mudanas sutis que ocorrem na sociedade e so capazes de intuitivamente conceber o que vai acontecer), alm de excelentes condutores de misses.

Prof. Hlio dos Anjos

19

Aumentam as provas (cientficas) de que quanto mais longe o nosso crebro for capaz de "trabalhar" no tempo, mais inteligentes nos tornamos. Essa capacidade est localizada nos chamados "lobos frontais", as zonas mais modernas (em termos evolutivos) do crebro humano. Nas pessoas em que o "horizonte de tempo" pequeno verifica-se alguma rigidez na elasticidade de resposta a desafios em que o fator tempo seja prioritrio.
Prof. Hlio dos Anjos 20

FUNES ATRIBUDAS AOS LOBOS FRONTAIS Lobos frontais: correlaes antomo-funcionais Trs regies: crtex motor primrio (circunvoluo frontal ascendente): motricidade voluntria. crtex pr-motor (crtex de associao motora): integrao dos atos motores e seqncias de aes aprendidas. Leso na rea de Broca: afasia. crtex pr-frontal: principal funo: planejamento e anlise das conseqncias de aes futuras, estando relacionado com comportamento Recebe informao de praticamente todo o crtex do hemisfrio ipsilateral (reas de associao dos lobos parietal, temporal e occipital e reas multimodais) e tambm do crtex pr-frontal contralateral (atravs do corpo caloso);

Prof. Hlio dos Anjos

21

Conexes com o sistema lmbico, crtex pr-motor, formao reticular, hipotlamo, amgdala, hipocampo, estruturas subcorticais, ...

Prof. Hlio dos Anjos

22

Prof. Hlio dos Anjos

23

Em pocas como a nossa - em que temos de lidar com a complexidade, a ambigidade, a rapidez dos acontecimentos e o paradoxo - as pessoas habilitadas a funcionar com amplos "horizontes de tempo" esto mais a - vontade para responderem criativamente aos desafios.

Prof. Hlio dos Anjos

24

Robert Cooper, um prestigiado psiclogo organizacional, foi um extraordinrio professor que fez perceber a importncia que cada um de ns deve dar ao fator "tempo" e "percepo do futuro".
Prof. Hlio dos Anjos 25

Alguns dos seus conselhos para agilizar a mente e desenvolver nela o "horizonte de tempo":

- estar abertos a todas as fontes de informao; - procurar mais do que uma resposta para os problemas; - usar conhecimentos ou dados contraditrios para gerar respostas alternativas; - pensar fora das regras e normas habituais (ser criativo e inovador!!);

Prof. Hlio dos Anjos

26

Alguns dos seus conselhos para agilizar a mente e desenvolver nela o "horizonte de tempo":
- dar ateno a tudo aquilo que, relativamente a um problema, fique por dizer; - no ter receio de gerar "novas teorias" ou de "ver as coisas de forma diferente"; - encarar a incerteza como recurso! Para comear, sugere tambm que, deve-se desenvolver "uma viso pessoal do tempo futuro" (uma verdadeira "autobiografia futura"), imaginando-se a atuar num tempo futuro.
Prof. Hlio dos Anjos 27

Construo do pensamento
pelo pensamento que se reconhece a identidade, formula-se a estratgia da ao que determina a atuao do ser e sua interferncia em seu meio. com ele que expressamos sentimentos e nos comunicamos. A qualidade de nossos pensamentos define nosso estado de harmonia com nosso sistema de vida. Conscientes do funcionamento desta poderosa engrenagem podemos exercer melhor o poder sobre ns mesmos, despertando a conscincia que percebe e constri nossa histria com sabedoria e inteligncia. O pensamento constitudo de estmulos que geram programas em nossa memria. Das impresses no incio de nossa vida formamos valores e princpios que definem seu funcionamento, at que cheguem novas impresses que os transformam.
Prof. Hlio dos Anjos 28

Construo do pensamento
A construo do pensamento feita pela leitura daquilo que foi armazenado na memria. Assimilamos aquilo que nos interessam de acordo com os nossos valores. Os valores formam as crenas determinando o que permitimos que entre e permanea na memria servindo de material, para produzir pensamentos e aes diante dos relacionamentos. Como em uma usina estamos em constante troca com energias, promovendo o dinamismo do processo que somos e definem a qualidade daquilo que emitimos. Depende da qualidade de energia que aceitamos como combustvel, a qualidade daquilo que produzimos e doamos ao ambiente. Se nosso ambiente sempre se mantm contaminado de sentimentos, pensamentos, valores e crenas, desarmnicas e excludentes. A mente encontra dificuldade de se conectar com a fonte criadora de onde vem a inspirao da intuio.
Prof. Hlio dos Anjos 29

Construo do pensamento
Com o aumento de estmulos os portais da memria so acionados com mais freqncia. A cada cinco anos dobra-se o conhecimento adquirido. Antes da era da informao este fato acontecia a cada 200 anos. A mente funciona atravs de leitura das pastas de memria, armazenada pelos estmulos que aceitamos e motivada pelo interesse provocado pelos valores aprendidos. Ao se abrir janela da memria com o que temos de mais profundo expande se arte de pensar, amar e viver em plenitude. nos trinta segundos de tenso interna que o ser humano promove os atos mais agressivos como: suicdio, assassinatos e outras barbaridades que mudam o curso de sua existncia. Ao manter a nutrio do ser em pleno funcionamento, bons sentimentos criam boas lembranas e conseguimos visualizar e sentir a fora de nossa prpria essncia, princpio universal que nos tornam luminosos e sbios.

Prof. Hlio dos Anjos

30

Segundo Augusto Cury no livro Inteligncia Multifocal Anlise da Construo dos Pensamentos e da Formao de Pensadores, da Ed. Cultrix: A Inteligncia Multifocal...

1. a primeira teoria ampla sobre o funcionamento da mente humana criada por um cientista brasileiro e uma das poucas produzidas em termos mundiais. 2. A primeira teoria cientfica a afirmar que no apenas o eu faz a leitura da memria, mas que h trs outros fenmenos nos bastidores inconscientes da mente humana que tambm lem a memria e constroem cadeias de pensamentos sem a autorizao do eu.

Prof. Hlio dos Anjos

31

Segundo Augusto Cury no livro Inteligncia Multifocal Anlise da Construo dos Pensamentos e da Formao de Pensadores, da Ed. Cultrix: A Inteligncia Multifocal...

3. A primeira teoria a estudar o fluxo vital da energia psquica, que o princpio dos princpios que regem o processo de formao da personalidade. Esse princpio incorpora o princpio do prazer, de Freud, do self criador, de Jung, da busca de proteo e segurana, de Erich Fromm, da busca de sentido existencial, de Viktor Frankil, etc. 4. A primeira teoria a estudar e defender a tese de que pensar mais do que uma opo do homo sapiens. Pensar o seu destino inevitvel, evidenciando que impossvel interromper o processo de construo de pensamentos.

Prof. Hlio dos Anjos

32

Segundo Augusto Cury no livro Inteligncia Multifocal Anlise da Construo dos Pensamentos e da Formao de Pensadores, da Ed. Cultrix: A Inteligncia Multifocal...
5. Uma das poucas teorias que no apenas produzem conhecimentos psicolgicos, mas tambm descrevem os procedimentos utilizados no seu processo de construo, tais como a arte de observao, a anlise multifocal, a arte da pergunta, a arte da dvida, a arte da crtica, a busca do processo de descontaminao interpretativa, etc. 6. A primeira teoria a descrever duas graves doenas psicossociais da modernidade: a sndrome da exteriorizao existencial, caracterizada pela incapacidade de se interiorizar, repensar, reorganizar, etc., e o mal de logos estril, caracterizado pela incorporao do conhecimento sem deleite, sem desafio, sem crtica, sem conhecer seu processo de construo, sem compromisso social, etc.

Prof. Hlio dos Anjos

33

A teoria da Inteligncia Multifocal nos provoca e nos leva a fazer uma das mais ricas viagens intelectuais que algum possa empreender: uma viagem para dentro de ns mesmos, para os complexos bastidores da nossa mente, prope que enfrentemos o maior desafio humano e sejamos lderes de ns mesmos. Leva-nos reflexo com perguntas:

Como voc tem vivido sua vida? Voc tem objetivos metas, ideais e sonhos escritos bem definidos e com data marcada? Voc sabe para onde est indo na vida? A falta de direo um grande problema da humanidade. Para quem no sabe onde est indo, qualquer caminho serve. Temos poder de escolha, recebemos de maneira divina o livre arbtrio, mas no que pautamos nossas escolhas?

Prof. Hlio dos Anjos

34

A Teoria da Inteligncia Multifocal usa questes que nos instigam a pensar: O que voc est fazendo aqui? O que quer desta vida? O que importante para voc? Onde deseja estar daqui a dez anos? Como vai fazer para chegar l? Voc j procurou esquecer tudo ao seu redor e olhar para dentro de si? Voc j experimentou se permitir fascinar pela vida que pulsa em voc? Voc tem conscincia da grandeza de sua existncia? Voc grato por isso? Prope que sejamos humildes para entender a grandeza da vida. Que se investigarmos o tecido ntimo da inteligncia humana, saberemos que cada ser humano nico e tem a mesma oportunidade de ter uma histria magnfica. Todos temos uma mente fantstica e um potencial grandioso, represados na maioria dos casos por no assumirmos em nossas mos a nossa histria. Podemos, assim, partir de um novo paradigma, da pressuposio que tudo comea em ns ou por ns.
Prof. Hlio dos Anjos 35

A Energia Intrapsquica (Mental)


A Neurocincia conhece cada vez melhor o crebro e o seu funcionamento, mas continua longe de compreender o funcionamento da psique, por ser ela algo que no se pode ver e se expandir por territrios onde h uma total inacessibilidade: cerca de 95% de nossas atividades psquicas operam-se em nveis a que no temos acesso consciente. E a residem muitos dos seus mistrios e incgnitas. A psique constituda de um complexo campo de energia psquica onde ocorre uma multiplicidade de processos de construo, tais como pensamentos, conscincia existencial, as memrias e a transformao da energia emocional e motivacional. Trata-se de um campo de energia em contnuo estado de desequilbrio psicodinmico, em contnuo estado de transformao essencial onde se processam as faculdades intelectuais ou processos de construo da mente e que daro origem produo de pensamentos, emoes e motivaes dirias.
Prof. Hlio dos Anjos 36

Prof. Hlio dos Anjos

37

Вам также может понравиться