Вы находитесь на странице: 1из 14

TRIGONOMETRIA MAIS DIVERTIDA

Tamanha a importncia do Teorema de Pitgoras, que corremos o risco de pensar que ele a nica propriedade importante do tringulo retngulo. Na verdade, a presena do ngulo reto no tringulo, combinada com outros resultados da Geometria, como semelhana, resulta em vrias propriedades interessantes, como medies indiretas, mdia geomtrica, seco urea, razes trigonomtricas, lei dos cossenos, lei dos senos etc.

TALES DE MILETO (aproximadamente 611545 a.C.), um dos sbios da Grcia antiga, foi um prspero mercador e seus negcios o levaram a muitos lugares, mas, provavelmente, foi o contato com a Matemtica e a Filosofia de outros povos que o fizeram, ainda jovem, abandonar o comrcio e dedicar-se Geometria, Filosofia e Astronomia. De suas descobertas, podemos destacar a resoluo de dois problemas prticos: calculou a altura da pirmide de Quops, no Egito, e determinou a distncia de uma embarcao at um ponto na costa.

Para calcular a altura da pirmide, Tales usou a semelhana de tringulos retngulos imaginrios, formados pela projeo das sombras da pirmide e da sombra de uma estaca de altura conhecida, fincada na perpendicular, perto da base do monumento.

Calculando a altura de uma rvore.


No campo, quando as pessoas precisam derrubar uma rvore, costumam usar um recurso interessante. Para determinar a rea onde a rvore vai cair, eles se afastam dela, dando-lhe as costas, e tentam avistar o seu topo por baixo das prprias pernas, ainda de costas para ela. Quando avistam o topo, esto a uma distncia segura para derrubar a rvore e no serem atingidos por ela. O que eles talvez no saibam que, da incmoda posio, avistam o topo da rvore sob um ngulo de aproximadamente 45, isto , a altura da rvore igual distncia que esto dela.

TEODOLITO
TEODOLITO um equipamento ptico muito utilizado na agrimensura e na construo civil para trabalhar com medidas indiretas. Sua utilizao permite: Medir ngulos verticais e horizontais. Medir a altura de objetos perpendiculares ao cho. Verificar congruncia e semelhana de tringulos.

VEJA COMO FCIL CONSTRUIR UM TEODOLITO


VOC IR SE SURPREENDER COM A PRECISO DESTE INSRUMENTO

Materiais necessrios:
Copo plstico com tampa de encaixe. Cpia de um transferidor circular (pode fazer uma montagem com dois semicirculares). Quadrado de papelo, ligeiramente maior que o transferidor. Pedao de arame fino de aproximadamente 15cm de comprimento. Pedao de tubo de antena de TV ou assemelhado, com cerca de 30cm.

Como construir:
Cubra o quadrado de papelo, colando a cpia do transferidor, no centro do quadrado; posicione o ngulo zero na direo do ponto mdio de um lado. Cole a tampa do copo no interior da figura do transferidor, centralizada. Perpasse o arame pela boca do copo numa posio diametral, deixando que suas pontas atinjam as extremidades do transferidor. Cole o pedao do tubo de antena no fundo do copo, tambm em posio diametral, na mesma direo do arame. Encaixe o copo na tampa.

MEDINDO A ALTURA DE UM POSTE

Utilizando o seu teodolito, calcule a altura de um poste


Imagine um tringulo formado entre o poste e o teodolito (Figura ao lado). Posicione o aparelho numa mesa plana e aponte o 0 do transferidor para o poste. Em seguida, coloque o ponteiro do teodolito em 0 e, olhando na mira, pea para algum marcar um ponto no poste. Essa linha de mira forma 90 com o poste. Levante a mira at avistar a ponta do poste e anote o ngulo indicado no transferidor. Depois, mea o cateto que representa a sua distncia at o poste. Para maior preciso, pea aos alunos que faam de trs a cinco medies e tirem a mdia. Agora basta multiplicar esse valor pela tangente do ngulo determinado pelo teodolito. Observe que, na prtica, voc pode se afastar ou aproximar do poste para ver o seu topo sob um ngulo notvel, como 30, 45 ou 60

Usando o seu teodolito, calcule a altura de uma montanha


Mesmo com o teodolito, no fcil calcular a altura de uma montanha, dadas as dificuldades de medir os catetos. Uma soluo pode ser a seguinte: a) Com o seu teodolito, encontre uma posio em que o cume da montanha seja visto sob um ngulo de 45. Observe que, nesse ponto, a altura h da montanha igual distncia entre ela e o ponto de projeo do seu cume, dentro da montanha. b) A partir desse ponto, afaste-se a uma distncia x, conhecida, por exemplo, 10m. c) Verifique, com seu teodolito, o ngulo de viso do cume. d) Teremos: tg = h/ h + x . Como voc conhece tg e x, pode determinar h, que a altura da montanha.

O CICLO TRIGONOMTRICO
O ciclo trigonomtrico , na verdade, um recurso didtico. Como voc ver, ele foi construdo cuidadosamente para que voc possa visualizar todos os resultados importantes da Trigonometria. Para comear, escolhemos um crculo de raio unitrio e traamos eixos cartesianos com origem no centro do crculo. Os ngulos positivos so medidos, a partir do eixo x, no sentido contrrio ao dos ponteiros do relgio (sentido trigonomtrico). Se tomarmos o outro sentido, o ngulo ser dito negativo.

RAZES TRIGONOMTRICAS
A origem da palavra SENO curiosa. Os indianos, no sculo V, usavam as palavras ardh-jy (semi-corda) e jy-ardh (corda metade). Para simplificar, escreviam e falavam apenas jy (corda). Os rabes, por sua vez, entenderam jba e abreviavam jb. Porm, jba, no tem significado na lngua rabe. Outros escritores associaram a abreviatura jb palavra jaib, que existe na lngua rabe e significa enseada ou baa. Mais tarde, no sculo XII, jaib foi traduzida para o latim como sinus, de mesmo significado. As palavras TANGENTE e secante tm origem na prpria Geometria, por serem segmentos das retas tangente e secante ao crculo. COSSENO, cotangente e cossecante se referem ao seno, tangente e secante dos arcos complementares.

O Teorema de Tales est na origem da viso moderna das linhas trigonomtricas. Observando a Figura voc nota que, dado um ngulo , podemos construir uma famlia de tringulos retngulos. Pelo Teorema de Tales, todos os tringulos so semelhantes, o que significa dizer, por exemplo, que a razo entre o cateto oposto e a hipotenusa de qualquer um desses tringulos sempre a mesma, isto , essa razo que chamamos seno do ngulo um nmero que est associado a esse ngulo. Se, na Figura, mudarmos o ngulo , a razo entre o cateto oposto e a hipotenusa mudar, atribuindo outro valor para o seno de .

UM PEQUENO EXERCCIO
Talvez voc nunca tenha calculado diretamente o seno de um ngulo. Experimente! Voc ver que o resultado muito parecido com os fornecidos por mquinas ou tabelas. Com o auxlio de um transferidor, desenhe o ngulo de 23; escolha um valor inteiro para a hipotenusa (para facilitar, 10cm); desenhe o tringulo retngulo com bastante capricho; mea com uma boa rgua (ou escalmetro) o cateto oposto; agora divida. Compare o seu resultado com o valor dado por uma calculadora ou por uma tabela. Verifique com seus colegas os valores que eles encontraram. Esta atividade faz com acreditemos que, apesar de dar algum trabalho, perfeitamente possvel calcular senos, cossenos e tangentes. Depois compare os resultados para vrios ngulos; isso lhes ajudar a desmistificar a Trigonometria. Considerando que os valores de seno, cosseno e tangente esto disponveis em tabelas ou calculadoras, basta conhecermos um dos lados do tringulo e um de seus ngulos agudos para determinarmos os outros lados.

TPICOS EM GEOMETRIA
TAREFA SEMANA 6 Aluno: Adilson Alves de Alcntara e Clia Ftima da Silva dos Santos Bastos Tutora: Aline de Lima Guedes Bibliografia: Bairral, M. A.; Silva, M. A., Instrumentao do Ensino da Geometria, mdulo 2, RJ, 2004, Fundao CECIERJ/ consrcio CEDERJ. Sites http://www.novaescola.com.br/, acessado pela ltima vez em 15/06/2009

Вам также может понравиться