Вы находитесь на странице: 1из 58

De acordo com a Classificao internacional de Doenas CID 10, o termo transtorno mental substitui o termo doena mental.

Personalidade: totalidade relativamente estvel e previsvel dos traos emocionais e comportamentais que caracterizam a pessoa na vida cotidiana, sob condies normais (Kaplan; Sadock, 1993, p. 196). Personalidade: a organizao dinmica, dentro do indivduo, daqueles sistemas psicofsicos que determinam seus ajustamentos nicos ao ambiente. (Allport)

Personalidade uma unidade integrativa do ser humano, pressupondo uma idia de totalidade. Um conjunto de caractersticas que diferenciam os indivduos.

A formao da personalidade com base na psicanlise

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10.

Praticidade Independente Dependente Imaginativo Introvertido Otimismo Pessimismo Impulsividade Conservadorismo Extrovertido, etc....

Um pessoa normal capaz de entender que no perfeita; entende que no pode ser tudo para os outros, reformula seus pensamentos e sentimentos mediante as experincias, enfrenta mudanas e desafios da vida cotidiana, procura ajuda para superar traumas ou dificuldades.

Quando h transtorno de Personalidade?


Quando h padres de comportamentos profundamente arraigados e permanentes, manifestando-se como respostas inflexveis a uma ampla srie de situaes pessoais e sociais. (Kaplan; Sadock, 1993, p. 196).

Quando h transtorno de Personalidade?


A inflexibilidade no est associada a doena cerebral ou a outro tipo de transtorno mental, excessiva e compromete o funcionamento social ou ocupacional de modo significativo e/ ou vem acompanhado de sofrimento subjetivo (psquico).

Quando h transtorno de Personalidade?


Uma ou mais caracterstica de personalidade predominam ostensivamente e a pessoa perde a capacidade de adaptao exigida pelas circunstncias do trabalho e da vida social, independentemente da situao vivenciada.

Tipos de transtornos de Personalidade?


1. Paranoide (sufixo significa semelhante a, a pessoa no paranoica). O indivduo sempre interpreta de maneira errada ou distorce as aes das outras pessoas, demonstrando desconfiana sistemtica e excessiva. O comportamento generalizado. Guarda rancor, busca reparaes, no perdoa injrias ou ofensas.

Tipos de transtornos de Personalidade?


2. Esquizoide (sufixo significa semelhante a, a pessoa no esquizofrnica). O indivduo isola-se, busca de atividades solitrias e introspectivas, no retribui cumprimentos e mninas manifestaes de afeto. Seu comportamento apresentar tendncia a um contato mais frio e distante com os demais;

Tipos de Personalidade?
3.

transtornos

de

Dependente: indivduo torna-se incapaz de tomar decises, sozinho, de alguma importncia.

Tipos de transtornos de Personalidade?


4. De evitao: indivduo isola-se, mas sofre por desejar o relacionamento afetivo, sem saber como conquist-lo. O retraimento social, marca importante, vem acompanhado pelo medo a crticas, rejeio ou desaprovao.

Tipos de transtornos de Personalidade?


5. Emocionalmente instvel: indivduo oscila entre o melhor e pior do mundo. Cede a impulsos e prejudica-se, seus relacionamentos podem ser intensos, porm instveis.

1. Loquacidade; charme superficial 2. superestima 3. Estilo de vida parasitrio; necessidade de estimulao; tendncia ao tdio; 4. Mentira patolgica; vigarice; manipulao; 5. Ausncia de remorso ou culpa; 6. Insensibilidade afetivo-emocional; indiferena; falta de empatia; 7. Impulsividade; descontroles comportamentais;

8. ausncia de metas realistas a longo prazo; 9. irresponsabilidade; incapacidade para aceitar responsabilidade pelo prprios atos; 10. promiscuidade sexual; 11. muitas relaes conjugais de curta durao; 12. transtornos de conduta na infncia; 13. delinquncia juvenil; 14. revogao de liberdade condicional; 15. versatilidade criminal.

Tipos de Personalidade?

transtornos

de

6. Histrinico: indivduo busca ateno excessiva. 7. Personalidade Antissocial.

Quando h transtorno mental? Quando h comprometimento:


1. As funes mentais superiores (sensao, percepo, ateno, memria, pensamento, linguagem e emoo).

Quando h transtorno mental? Quando h comprometimento:


2. Atividades da vida diria, rotineiras, usualmente necessrias, sofrem comprometimento em algum grau.

O que pode provocar os transtornos mentais? H interao entre os fatores endgenos e exgenos: Fatores exgenos (causas fora do indivduo): estresse, uso de psicotrpicos; Fatores endgenos (internos): precrio desenvolvimento emocional com comprometimento da estrutura da personalidade; herana hereditria (no se sabe a incidncia deste fator;

Exames para verificao do estado mental nos casos criminais, cveis ou do trabalho. Perito Oficial: o psiquiatra, pode ser auxiliado por psiclogos, mdico de outras reas (por ex. neurologista). Psiquiatria o ramo da Medicina que lida com a preveno, atendimento, diagnstico, tratamento e reabilitao das doenas mentais, sejam elas de cunho orgnico ou funcional.

1. 2.

3.
4. 5.

6. 7.

Identificao Histrico Objetivo da percia A autoridade requisitante Informaes do processo (artigos referente ao delito cometido). Histrico Criminal Antecedentes pessoais e familiares

8. Exame fsico geral e especial 9.Exame psquico 10. Nvel de conscincia 11. Contato estabelecido com o perito 12. Orientao auto e alopsquica 13. Presena ou ausncia de sintomas (alucinaes, delrios, comprometimento da volio, etc...)

14. Exames complementares: exemplos EEG e avaliao psicolgica. 15. Concluso Hiptese diagnstica 16. Resposta aos quesitos.

1. Ao tempo da ao imputada, era o(a) acusado(a) portador de doena ou transtorno mental ?

2. Em caso afirmativo, qual a doena mental e quais so os seus sintomas? 3. Essa doena o(a) tornava inteiramente incapaz de entender o carter criminoso do fato cuja prtica lhe imputada ?

4. Se era capaz de entender o carter criminoso do fato, o(a) acusado(a) era inteiramente incapaz de determinar-se de acordo com esse entendimento ? 5. Se negativa a resposta ao 1o quesito, o(a) acusado(a) portador de desenvolvimento mental incompleto ou retardado ?

6. Em caso afirmativo, esse desenvolvimento mental incompleto, ou retardado, o(a) tornava inteiramente incapaz de entender o carter criminoso do fato ? 7. Se era capaz de entender o carter criminoso do fato, esse desenvolvimento mental incompleto, ou retardado, o tornava inteiramente incapaz de determinar-se de acordo com esse entendimento?

8. Em virtude desse desenvolvimento mental incompleto, ou retardado, o(a) acusado(a) era apenas parcialmente capaz de entender o carter criminoso do fato (pargrafo nico do art.26 do CP) ?

9. Se era capaz de entender o carter criminoso do fato, total ou parcialmente, era o(a) acusado(a), em virtude desse desenvolvimento mental incompleto, ou retardado, apenas parcialmente capaz de determinarse de acordo com esse entendimento (pargrafo nico do art.26 do CP) ?

10. Se negativas as respostas ao primeiro e quinto quesitos, era o(a) acusado(a) portador de alguma perturbao da sade mental ao tempo da ao imputada? 11. Em virtude dessa perturbao da sade mental, era o(a) acusado(a) apenas parcialmente capaz de entender o carter criminoso do fato (pargrafo nico do art.26 do CP) ?

12. Se era capaz de entender o carter criminoso do fato, total ou parcialmente, era o(a) acusado(a), em virtude dessa perturbao da sade mental, apenas parcialmente capaz de determinar-se de acordo com esse entendimento (pargrafo nico do art.26 do CP) ? 13. O(a) acusado(a) era oligofrnico ao tempo do fato ?

Inimputveis Art. 26 - isento de pena o agente que, por doena mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado, era, ao tempo da ao ou da omisso, inteiramente incapaz de entender o carter ilcito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento.

Reduo de pena Pargrafo nico - A pena pode ser reduzida de um a dois teros, se o agente, em virtude de perturbao de sade mental ou por desenvolvimento mental incompleto ou retardado no era inteiramente capaz de entender o carter ilcito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento.

Objetivo: Responder as questes da autoridade judicial estabelecendo uma relao de nexo causal entre a personalidade e delito. Portanto ser estudada a estrutura, dinmica da personalidade e nvel mental do examinando.

rea Forense: quando solicitado pelo psiquiatra (perito oficial) compem o exame de sanidade mental. Na execuo penal: o juiz pode ou no solicitar o exame criminolgico nos processos de Concesso de Benefcios Penais (Progresso de Regime, Livramento Condicional, Comutao de Pena e Indulto).

Caso Andria (nome fictcio) Andria atualmente com 31 anos, cumpre pena de 28 anos e 4 meses de recluso, dos quais cumpriu um pouco mais de 12 anos, devido prtica delitiva referente ao artigo 214, cc artigo 224, alnea a , artigo 226, inciso I e artigo 121, todos do Cdigo Penal.

Em virtude do delito realizado por Andria e da recente repercusso na mdia de homicdio de adolescentes praticado por reeducando que, embora sob custdia do Estado, gozava de regime especial que o permitia ter contato com a sociedade, fato que propiciou a ocorrncia do delito, decidimos elaborar estudo bem fundamentado sobre a personalidade da reeducanda.

Por esta razo, foram aplicados testes projetivos HTP, Pfister e Rorschach, sendo os dois ltimos aplicados e analisados por peritos da Sociedade de Rorschach, meus colaboradores neste caso. Tambm foram entrevistas a reeducanda, evidentemente, e sua me.

A anlise dos dados obtidos nos testes psicolgicos permite considerar que a reeducanda possui uma dinmica de personalidade caracterizada pela tendncia a se impressionar com os estmulos externos, que em situaes emocionalmente estressantes a ela, pode reagir de modo impulsivo, expressando sua agressividade e ou irritabilidade.

Como apresenta dificuldades para lidar com os sentimentos provocados por estas situaes, pois no consegue pensar sobre eles tende a atuar, ou seja, age impulsivamente sem mediao do pensamento.

Neste caso, a capacidade de pensar no se diz respeito apenas ao processo cognitivo no qual a pessoa estabelece relao de juzo entre elementos, mas a capacidade da pessoa de entrar em contato com aquilo que lhe traz angstia, o que impede o processo de elaborao.

Alm do mais, sua percepo torna-se extremamente subjetiva, rompendo assim com a realidade, voltando-se para ela mesma. Sua percepo tende a ser generalista e superficial, no se atendo a detalhes e sua baixa capacidade de controle de impulsos agressivos frgil, geralmente o meio externo que exerce este controle, pois apresenta capacidade de conhecer as normas e valores sociais.

Em virtude destas caractersticas, numa situao de estresse emocional procura se encaixar num padro de comportamento conhecido ou prestabelecido, tentando ocultar suas reaes emocionais.

Esta dinmica de personalidade fruto de uma infncia marcada por situaes de vitimizao, insegurana afetiva, ausncia materna e presena de uma figura paterna ameaadora. Alessandra possui dificuldade em lidar com as emoes, sentimentos pertinentes a sua infncia, mesmo porque nem antes ou durante a sua priso foi submetida a qualquer modalidade de tratamento psicolgico.

A experincia da priso e sua vivncia religiosa atual lhe propiciam o controle externo sobre seus impulsos, no entanto h a necessidade de oferecer reeducanda tratamento psicolgico para que possa desenvolver-se emocionalmente a ponto de minimamente lidar com suas angstias. Este trabalho tambm deve envolver a famlia.

Em resposta aos quesitos elencados pela autoridade judicial informo:


A sentenciada mantm vnculos familiares?

A sentenciada possui vnculos com os familiares, medida que recebe visitas espordicas da me devido a sua limitao econmica;

b) Possui Planos realistas para o seu futuro?

Possui

planos futuros passveis de serem realizados, pois deseja morar com a famlia e trabalhar com a me;

C) Qual sua percepo do crime praticado? D) Demonstra algum remorso ou reflexo sobre os fatos?

C e D) Sua reflexo sobre o delito empobrecida, pois sua percepo do mesmo parcial e muito subjetiva;

E) H elementos que indicam evoluo no processo de ressocializao?


E) Para sua ressocializao importante atendimento psicolgico, embora no ambiente prisional este tipo de trabalho seja muito difcil, alm do mais, na Lei de Execuo Penal, no artigo 11, h omisso da assistncia psicolgica como direito do reeducando(a).

Mesmo diante da dificuldade institucional e omisso legal, considero importante ser oferecido reeducanda tratamento psicolgico e aps seis meses ocorrer nova avaliao.

Вам также может понравиться